OT - Mundo Automóvel
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Bruxelas vai aumentar tarifas sobre veículos elétricos chineses já em julho
União Europeia vai endurecer as tarifas aplicadas sobre as importações de veículos elétricos chineses, em resposta aos subsídios dados por Pequim. Ideia passa por subir a taxas atuais de 10% para um valor próximo de 25% a partir de julho. Alemanha teme retaliação por parte da China.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
China’s plan to sell cheap EVs to the rest of the world
The resurrection of a car plant in Brazil’s poor north-east stands as a symbol of China’s global advance — and the west’s retreat.
BYD, the Shenzhen-based conglomerate, has taken over an old Ford factory in Camaçari, which was abandoned by the American automaker nearly a century after Henry Ford first set up operations in Brazil.
When Luiz Inácio Lula da Silva, Brazil’s president, visited China last year, he met BYD’s billionaire founder and chair Wang Chuanfu. After that meeting, BYD picked the country for its first carmaking hub outside of Asia.
Under a $1bn-plus investment plan, BYD intends to start producing electric and hybrid automobiles this year at the site in Bahia state, which will also manufacture bus and truck chassis and process battery materials.
The new Brazil plant is no outlier — it falls into a wave of corporate Chinese investment in electric vehicle manufacturing supply chains in the world’s most important developing economies.
The inadvertent result of rising protectionism in the US and Europe could be to drive many emerging markets into China’s hands.
Last month, Joe Biden issued a new broadside against Beijing’s deep financial support of Chinese industry as he unveiled sweeping new tariffs on a range of cleantech products — most notably, a 100 per cent tariff on electric vehicles. “It’s not competition. It’s cheating. And we’ve seen the damage here in America,” Biden said.
The measures were partly aimed at boosting Biden’s chances in his presidential battle with Donald Trump. But the tariffs, paired with rising restrictions on Chinese investment on American soil, will have immense impact on the global auto market, in effect shutting China’s world-leading EV makers out of the world’s biggest economy.
The EU’s own anti-subsidy investigation into Chinese electric cars is expected to conclude next week as Brussels tries to protect European carmakers by stemming the flow of low-cost Chinese electric vehicles into the bloc.
Government officials, executives and experts say that the series of new cleantech tariffs issued by Washington and Brussels is forcing China’s leading players to sharpen their focus on markets in the rest of the world.
This, they argue, will lead to Chinese dominance across the world’s most important emerging markets, including south-east Asia, Latin America and the Middle East, and the remaining western economies that are less protectionist than the US and Europe.
“That is the part that seems to be lost in this whole discussion of ‘can we raise some tariffs and slow down the Chinese advance’? That’s only defending your homeland. That’s leaving everything else open,” says Bill Russo, the former head of Chrysler in Asia and founder of Automobility, a Shanghai consultancy.
“Those markets are in play and China is aggressively going after those markets.”
(...)
FT
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Atualizado com os dados de Abril, confirmando a tendência dos últimos meses.
A venda de (puros) eléctricos estagnada ou em baixa, contrastando com a alta dos híbridos.

(fonte dos dados: acea)
A venda de (puros) eléctricos estagnada ou em baixa, contrastando com a alta dos híbridos.
(fonte dos dados: acea)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
MarcoAntonio Escreveu:Em jovem, era um fervoroso adepto e seguidor da Formula 1. As décadas de 70-90 marcaram provavelmente uma ou duas gerações (há quem fale da era de ouro da F1). E um dos ícones dessa fase do desporto automóvel foi, incontornavelmente, Ayrton Senna.
Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.
Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
Esse Mclaren de Senna e Prost ficou mesmo para a história
O recorde que detinham foi ultrapassado precisamente o ano passado
2023 RedBull Honda RBPTH001, Max e Pérez ganham 21 das 22 corridas (95,45%)
1988 McLaren Honda RA168E 1.5 V6 turbo, Senna e Prost ganham 15 das 16 corridas (93,75%)
2016 Mercedes PU106C Hybrid, Hamilton e Rosberg ganham 19 de 21 corridas (90,48%)
2002 Ferrari, Schumacher e Barrichelo ganham 15 de 17 corridas (88,24%)
Ainda nenhuma equipa conseguiu ganhar todas as corridas numa época
Re: Mundo Automóvel
longe vão os tempos em que produzíamos motores, como o Alba todo em alumínio
https://www.turbo.pt/alba/
https://www.turbo.pt/alba/
Re: Mundo Automóvel
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Para quem estiver interessado ou curioso, a apresentação do Adamastor Furia está programada para daqui a 30 minutos.
https://www.adamastor.com.pt/home
Entretanto... o Negócios acabou de publicar uma galeria de imagens, preço e ficha técnica.

1.6 milhões de euros mais impostos.
https://www.adamastor.com.pt/home
Entretanto... o Negócios acabou de publicar uma galeria de imagens, preço e ficha técnica.
1.6 milhões de euros mais impostos.
Ficha técnica do Adamastor Furia
Chassis:
Fibra de carbono
Dimensões exteriores
Comprimento: 4.560 mm
Largura: 2.212 mm
Altura: 1.098 mm
Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)
Largura de vias
Dianteira: 1.755 mm
Traseira: 1.705 mm
Distância entre eixos: 2.800 mm
Suspensão
Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor
Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll sOffness, bump sOffness
Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance
Cilindrada: 3.5 litros
Potência máxima: + 650 cavalos
Binário máximo: + 571 Nm
Combustível: Gasolina; compatível com combustíveis sintéticos
Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada
Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos
Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos
Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h - 1.000 kg
Travões
Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás.
Variação da força de travagem disponível na versão Race.
Equipamento de série
ABS e TC
Opções de personalização
A Adamastor permite uma grande liberdade de personalização do Furia, inclusivamente no design interior.
Produção prevista
Série limitada de 60 unidades
Preço da versão de estrada (road legal):
Estimado em 1,6 milhões de euros + impostos
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O aparente "ressurgimento" dos híbridos que estará por detrás do realinhamento estratégico de várias marcas.

Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Adamastor Furia: “Supercarro” português será produzido em Matosinhos num investimento de 17 milhões
Um modelo protótipo anterior, testado há uns 5 anos atrás:
"Vamos apresentar no dia 14 a versão de estrada, mas duas versões foram desenhadas e vão entrar em produção: a versão de estrada, limitada a 60 unidades, e a versão de competição, que em princípio não terá limite”, anunciou o empresário Ricardo Quintas.
Um modelo protótipo anterior, testado há uns 5 anos atrás:
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr escala 40% na estreia em bolsa
O IPO da Zeekr é o maior de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global em 2021.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Carmakers bet on hybrids as shift to EVs slows
Nissan, Hyundai and Ford focus on tapping resurgent demand for so-called stop-gap vehicles
Global carmakers are stepping up their investment in hybrid technologies as consumers’ growing wariness over fully electric vehicles forces the industry to rapidly shift gear, according to top executives.
A combination of still high interest rates and concern over inadequate charging infrastructure has chilled buyers’ enthusiasm for fully electric cars, prompting a rebound in sales of hybrid vehicles that most of the industry had long regarded as nothing more than a stop-gap. (...)
FT
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford planeia recuar nos planos para vender apenas carros elétricos na UE a partir de 2030
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
O aumento da venda de veículos híbridos levou a Ford a reavaliar a possibilidade de vender modelos com motor de combustão além de 2030.
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Consome-se mais oil na actualidade do que antes da revolução verde.
- Anexos
-
- oil.JPG (45.95 KiB) Visualizado 16184 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Governos avançam com novos impostos sobre veículos elétricos: queda de receitas nos impostos dos combustíveis obriga a medidas impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
VW warns EU against raising tariffs on Chinese cars
Brussels should not raise tariffs on Chinese cars imported into Europe, and doing so would risk “retaliation” against international brands in the country, the head of the Volkswagen brand has warned.
The European Commission is investigating electric car imports from China and is widely expected to raise tariffs in the coming months.
But VW brand chief Thomas Schäfer said: “I don’t believe in tariffs. I want everybody to compete on the same terms.”
“There is always some sort of retaliation,” he told the FT’s Future of the Car Summit.
His comments echo concerns raised by Mercedes-Benz boss Ola Källenius, who said he favoured lowering tariffs.
FT
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Como é que era a canção?
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Mundo Automóvel
O Porsche Taycan e o Xiaomi SU7.
Ou é ao contrário?...




Ou é ao contrário?...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Chemicals in car interiors may cause cancer — and they’re required by US law: Study
Tens of millions of Americans each day breathe in carcinogenic chemicals that are woven into the interiors of their cars, a new study has found.
(...)
By federal law, the interior of these vehicles are required to contain flame retardants, or chemicals that make it harder for them to combust in a crash.
(...)
Virtually all cars investigated by Duke University researchers contained the chemical tris (1-chloro-isopropyl) phosphate, or TCIPP — which the U.S. National Toxicology Program is investigating as a potential carcinogen.
Most cars also had two other phosphate-based flame retardants that the state of California is investigating as potential carcinogens: Those chemicals are tris (1,3-dichloro-2-propyl) phosphate (TDCIPP) and tris (2-chloroethyl) phosphate (TCEP).
(...)
The Hill
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford prepared to restrict UK sales of petrol cars to hit EV targets
Ford is prepared to restrict the sale of petrol models in the UK in order to hit the country’s stretching electric vehicle targets, a move that will probably push up prices for consumers, its European boss has warned.
FT
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Aquele gp do Japão na pista de Susuka foi simplesmente alucinante , não me canso de ver o video...
Estou como tu Marco , desde a morte do Senna perdi o interesse na F1 ....chegava a por o despertador para ver o gp do Japão e o da Austrália
....enfim tempos idos.
Nesse tempo tanto o Prost como o Senna tinha o Mp4...talves o melhor carro de F1 de todos os tempos.
Estou como tu Marco , desde a morte do Senna perdi o interesse na F1 ....chegava a por o despertador para ver o gp do Japão e o da Austrália
....enfim tempos idos.
Nesse tempo tanto o Prost como o Senna tinha o Mp4...talves o melhor carro de F1 de todos os tempos.
- Mensagens: 378
- Registado: 12/4/2021 11:59
Re: Mundo Automóvel
Provavelmente, a maior rivalidade da F1 e do desporto, foi entre Alan Prost e Ayrton Senna, que partilharam a mesma equipa (McLaren) entre 1988 e 1989.
Pedro
Pedro
Re: Mundo Automóvel
Em jovem, era um fervoroso adepto e seguidor da Formula 1. As décadas de 70-90 marcaram provavelmente uma ou duas gerações (há quem fale da era de ouro da F1). E um dos ícones dessa fase do desporto automóvel foi, incontornavelmente, Ayrton Senna.
Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.

Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.
Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Quando um Volvo não parece um Volvo:


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Custo do seguro limita aumento de vendas de carros elétricos
O custo dos seguros de carros elétricos é um dos entraves à adoção generalizada deste tipo de veículos. Face a este cenário algumas fabricantes já estão a comercializar seguros automóveis.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Mensagens: 4949
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Bing [Bot], cali010201, cmsbarros, Mavericks7, Mmmartins, Opcard33, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, Riomel, SerCyc e 138 visitantes



