Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mundo Automóvel

por yaya » 15/5/2024 0:23

longe vão os tempos em que produzíamos motores, como o Alba todo em alumínio

https://www.turbo.pt/alba/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2369
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 14/5/2024 20:37

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 14/5/2024 19:00

Para quem estiver interessado ou curioso, a apresentação do Adamastor Furia está programada para daqui a 30 minutos.

https://www.adamastor.com.pt/home


Entretanto... o Negócios acabou de publicar uma galeria de imagens, preço e ficha técnica.


Imagem

1.6 milhões de euros mais impostos.


Ficha técnica do Adamastor Furia

Chassis:
Fibra de carbono

Dimensões exteriores
Comprimento: 4.560 mm
Largura: 2.212 mm
Altura: 1.098 mm
Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)

Largura de vias
Dianteira: 1.755 mm
Traseira: 1.705 mm
Distância entre eixos: 2.800 mm

Suspensão
Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor
Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll sOffness, bump sOffness

Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance
Cilindrada: 3.5 litros
Potência máxima: + 650 cavalos
Binário máximo: + 571 Nm
Combustível: Gasolina; compatível com combustíveis sintéticos
Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada
Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos
Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos

Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h - 1.000 kg

Travões
Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás.
Variação da força de travagem disponível na versão Race.

Equipamento de série
ABS e TC

Opções de personalização
A Adamastor permite uma grande liberdade de personalização do Furia, inclusivamente no design interior.

Produção prevista
Série limitada de 60 unidades

Preço da versão de estrada (road legal):
Estimado em 1,6 milhões de euros + impostos
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 13/5/2024 19:15

O aparente "ressurgimento" dos híbridos que estará por detrás do realinhamento estratégico de várias marcas.

Imagem

Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 11/5/2024 16:33

Adamastor Furia: “Supercarro” português será produzido em Matosinhos num investimento de 17 milhões

"Vamos apresentar no dia 14 a versão de estrada, mas duas versões foram desenhadas e vão entrar em produção: a versão de estrada, limitada a 60 unidades, e a versão de competição, que em princípio não terá limite”, anunciou o empresário Ricardo Quintas.




Um modelo protótipo anterior, testado há uns 5 anos atrás:

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/5/2024 21:18

Fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr escala 40% na estreia em bolsa

O IPO da Zeekr é o maior de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global em 2021.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/5/2024 14:28

Carmakers bet on hybrids as shift to EVs slows

Nissan, Hyundai and Ford focus on tapping resurgent demand for so-called stop-gap vehicles

Global carmakers are stepping up their investment in hybrid technologies as consumers’ growing wariness over fully electric vehicles forces the industry to rapidly shift gear, according to top executives.

A combination of still high interest rates and concern over inadequate charging infrastructure has chilled buyers’ enthusiasm for fully electric cars, prompting a rebound in sales of hybrid vehicles that most of the industry had long regarded as nothing more than a stop-gap. (...)


FT
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 9/5/2024 20:55

Ford planeia recuar nos planos para vender apenas carros elétricos na UE a partir de 2030

O aumento da venda de veículos híbridos levou a Ford a reavaliar a possibilidade de vender modelos com motor de combustão além de 2030.



Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 8/5/2024 20:50

Consome-se mais oil na actualidade do que antes da revolução verde.
Anexos
oil.JPG
oil.JPG (45.95 KiB) Visualizado 15613 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10730
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por VALHALLA » 8/5/2024 14:53

Governos avançam com novos impostos sobre veículos elétricos: queda de receitas nos impostos dos combustíveis obriga a medidas impopulares

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 616
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 8/5/2024 14:37

VW warns EU against raising tariffs on Chinese cars

Brussels should not raise tariffs on Chinese cars imported into Europe, and doing so would risk “retaliation” against international brands in the country, the head of the Volkswagen brand has warned.

The European Commission is investigating electric car imports from China and is widely expected to raise tariffs in the coming months.

But VW brand chief Thomas Schäfer said: “I don’t believe in tariffs. I want everybody to compete on the same terms.”

“There is always some sort of retaliation,” he told the FT’s Future of the Car Summit.

His comments echo concerns raised by Mercedes-Benz boss Ola Källenius, who said he favoured lowering tariffs.


FT
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 7/5/2024 22:09

Como é que era a canção?

"O estado é quem mais ordena... "

Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"

Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.

A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10730
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 7/5/2024 21:33

O Porsche Taycan e o Xiaomi SU7.

Ou é ao contrário?...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 7/5/2024 19:49


Chemicals in car interiors may cause cancer — and they’re required by US law: Study

Tens of millions of Americans each day breathe in carcinogenic chemicals that are woven into the interiors of their cars, a new study has found.

(...)

By federal law, the interior of these vehicles are required to contain flame retardants, or chemicals that make it harder for them to combust in a crash.

(...)

Virtually all cars investigated by Duke University researchers contained the chemical tris (1-chloro-isopropyl) phosphate, or TCIPP — which the U.S. National Toxicology Program is investigating as a potential carcinogen.

Most cars also had two other phosphate-based flame retardants that the state of California is investigating as potential carcinogens: Those chemicals are tris (1,3-dichloro-2-propyl) phosphate (TDCIPP) and tris (2-chloroethyl) phosphate (TCEP).

(...)



The Hill
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 7/5/2024 19:44

Ford prepared to restrict UK sales of petrol cars to hit EV targets

Ford is prepared to restrict the sale of petrol models in the UK in order to hit the country’s stretching electric vehicle targets, a move that will probably push up prices for consumers, its European boss has warned.


FT
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por iniciado1 » 30/4/2024 18:45

Aquele gp do Japão na pista de Susuka foi simplesmente alucinante , não me canso de ver o video...
Estou como tu Marco , desde a morte do Senna perdi o interesse na F1 ....chegava a por o despertador para ver o gp do Japão e o da Austrália
....enfim tempos idos.
Nesse tempo tanto o Prost como o Senna tinha o Mp4...talves o melhor carro de F1 de todos os tempos.
 
Mensagens: 354
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mundo Automóvel

por PMP69 » 30/4/2024 16:22

Provavelmente, a maior rivalidade da F1 e do desporto, foi entre Alan Prost e Ayrton Senna, que partilharam a mesma equipa (McLaren) entre 1988 e 1989.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3725
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 30/4/2024 15:56

Em jovem, era um fervoroso adepto e seguidor da Formula 1. As décadas de 70-90 marcaram provavelmente uma ou duas gerações (há quem fale da era de ouro da F1). E um dos ícones dessa fase do desporto automóvel foi, incontornavelmente, Ayrton Senna.

Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.

Imagem


Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 28/4/2024 21:21

Quando um Volvo não parece um Volvo:

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 27/4/2024 18:58

Custo do seguro limita aumento de vendas de carros elétricos

O custo dos seguros de carros elétricos é um dos entraves à adoção generalizada deste tipo de veículos. Face a este cenário algumas fabricantes já estão a comercializar seguros automóveis.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 15/4/2024 8:02

.
Editado pela última vez por Opcard em 29/4/2024 15:41, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4780
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 10/4/2024 15:32

Vejam esta anomalia viajar num eléctrico a 100 km/h em vez de 130 poupa tempo.

“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
 
Mensagens: 4780
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 10/4/2024 15:25

.
Editado pela última vez por Opcard em 29/4/2024 15:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4780
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MVP » 10/4/2024 14:30

654235 Escreveu:O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.


Tendo aderido à mobilidade eletrica, tenho de discordar que a autonomia ainda seja uma real questão. É verdade que numa viagem mais longa temos de planear o nosso percurso e não apenas ir.

Mas em 99% dos dias do ano, em que fazemos casa-trabalho-casa e/ou deslocações num raio de 50 (?) km, a autonomia que já existe é mais do que suficiente. Afinal, quantas vezes a maioria das pessoas faz mais do que 300km num dia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1217
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/4/2024 14:00

Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”

A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41576
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

AnteriorPróximo