OT - Mundo Automóvel
Re: Mundo Automóvel
longe vão os tempos em que produzíamos motores, como o Alba todo em alumínio
https://www.turbo.pt/alba/
https://www.turbo.pt/alba/
Re: Mundo Automóvel
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Para quem estiver interessado ou curioso, a apresentação do Adamastor Furia está programada para daqui a 30 minutos.
https://www.adamastor.com.pt/home
Entretanto... o Negócios acabou de publicar uma galeria de imagens, preço e ficha técnica.

1.6 milhões de euros mais impostos.
https://www.adamastor.com.pt/home
Entretanto... o Negócios acabou de publicar uma galeria de imagens, preço e ficha técnica.
1.6 milhões de euros mais impostos.
Ficha técnica do Adamastor Furia
Chassis:
Fibra de carbono
Dimensões exteriores
Comprimento: 4.560 mm
Largura: 2.212 mm
Altura: 1.098 mm
Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)
Largura de vias
Dianteira: 1.755 mm
Traseira: 1.705 mm
Distância entre eixos: 2.800 mm
Suspensão
Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor
Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll sOffness, bump sOffness
Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance
Cilindrada: 3.5 litros
Potência máxima: + 650 cavalos
Binário máximo: + 571 Nm
Combustível: Gasolina; compatível com combustíveis sintéticos
Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada
Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos
Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos
Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h - 1.000 kg
Travões
Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás.
Variação da força de travagem disponível na versão Race.
Equipamento de série
ABS e TC
Opções de personalização
A Adamastor permite uma grande liberdade de personalização do Furia, inclusivamente no design interior.
Produção prevista
Série limitada de 60 unidades
Preço da versão de estrada (road legal):
Estimado em 1,6 milhões de euros + impostos
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O aparente "ressurgimento" dos híbridos que estará por detrás do realinhamento estratégico de várias marcas.

Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
Vendas (registros) de veículos de passageiros novos por tipo na UE (fonte dos dados: acea)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Adamastor Furia: “Supercarro” português será produzido em Matosinhos num investimento de 17 milhões
Um modelo protótipo anterior, testado há uns 5 anos atrás:
"Vamos apresentar no dia 14 a versão de estrada, mas duas versões foram desenhadas e vão entrar em produção: a versão de estrada, limitada a 60 unidades, e a versão de competição, que em princípio não terá limite”, anunciou o empresário Ricardo Quintas.
Um modelo protótipo anterior, testado há uns 5 anos atrás:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Fabricante de carros elétricos chinesa Zeekr escala 40% na estreia em bolsa
O IPO da Zeekr é o maior de uma empresa chinesa nos Estados Unidos desde a Didi Global em 2021.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Carmakers bet on hybrids as shift to EVs slows
Nissan, Hyundai and Ford focus on tapping resurgent demand for so-called stop-gap vehicles
Global carmakers are stepping up their investment in hybrid technologies as consumers’ growing wariness over fully electric vehicles forces the industry to rapidly shift gear, according to top executives.
A combination of still high interest rates and concern over inadequate charging infrastructure has chilled buyers’ enthusiasm for fully electric cars, prompting a rebound in sales of hybrid vehicles that most of the industry had long regarded as nothing more than a stop-gap. (...)
FT
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford planeia recuar nos planos para vender apenas carros elétricos na UE a partir de 2030
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
O aumento da venda de veículos híbridos levou a Ford a reavaliar a possibilidade de vender modelos com motor de combustão além de 2030.
Ford mulls offering gas-powered vehicles, hybrids in Europe beyond 2030 (Reuters)
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Consome-se mais oil na actualidade do que antes da revolução verde.
- Anexos
-
- oil.JPG (45.95 KiB) Visualizado 15602 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Governos avançam com novos impostos sobre veículos elétricos: queda de receitas nos impostos dos combustíveis obriga a medidas impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governos-avancam-com-novos-impostos-sobre-veiculos-eletricos-queda-de-receitas-nos-impostos-dos-combustiveis-obriga-a-medidas-impopulares
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
VW warns EU against raising tariffs on Chinese cars
Brussels should not raise tariffs on Chinese cars imported into Europe, and doing so would risk “retaliation” against international brands in the country, the head of the Volkswagen brand has warned.
The European Commission is investigating electric car imports from China and is widely expected to raise tariffs in the coming months.
But VW brand chief Thomas Schäfer said: “I don’t believe in tariffs. I want everybody to compete on the same terms.”
“There is always some sort of retaliation,” he told the FT’s Future of the Car Summit.
His comments echo concerns raised by Mercedes-Benz boss Ola Källenius, who said he favoured lowering tariffs.
FT
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Como é que era a canção?
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
"O estado é quem mais ordena... "
Para o UK fica mesmo a questão: "para que serve a democracia?"
Votaram Brexit para continuar a prescrever as politicas da UE em paralelo. Votam conservadores para terem um dos governos mais progressistas de sempre. Este ano com eleições a escolha recai entre socialismo marxista e marxismo socialista.
A Europa moderna pensou erroneamente por duas vezes que tinha vencido a tirania. Agora está a terceira vaga em curso.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Mundo Automóvel
O Porsche Taycan e o Xiaomi SU7.
Ou é ao contrário?...




Ou é ao contrário?...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Chemicals in car interiors may cause cancer — and they’re required by US law: Study
Tens of millions of Americans each day breathe in carcinogenic chemicals that are woven into the interiors of their cars, a new study has found.
(...)
By federal law, the interior of these vehicles are required to contain flame retardants, or chemicals that make it harder for them to combust in a crash.
(...)
Virtually all cars investigated by Duke University researchers contained the chemical tris (1-chloro-isopropyl) phosphate, or TCIPP — which the U.S. National Toxicology Program is investigating as a potential carcinogen.
Most cars also had two other phosphate-based flame retardants that the state of California is investigating as potential carcinogens: Those chemicals are tris (1,3-dichloro-2-propyl) phosphate (TDCIPP) and tris (2-chloroethyl) phosphate (TCEP).
(...)
The Hill
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Ford prepared to restrict UK sales of petrol cars to hit EV targets
Ford is prepared to restrict the sale of petrol models in the UK in order to hit the country’s stretching electric vehicle targets, a move that will probably push up prices for consumers, its European boss has warned.
FT
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Aquele gp do Japão na pista de Susuka foi simplesmente alucinante , não me canso de ver o video...
Estou como tu Marco , desde a morte do Senna perdi o interesse na F1 ....chegava a por o despertador para ver o gp do Japão e o da Austrália
....enfim tempos idos.
Nesse tempo tanto o Prost como o Senna tinha o Mp4...talves o melhor carro de F1 de todos os tempos.
Estou como tu Marco , desde a morte do Senna perdi o interesse na F1 ....chegava a por o despertador para ver o gp do Japão e o da Austrália
....enfim tempos idos.
Nesse tempo tanto o Prost como o Senna tinha o Mp4...talves o melhor carro de F1 de todos os tempos.
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- Registado: 12/4/2021 11:59
Re: Mundo Automóvel
Provavelmente, a maior rivalidade da F1 e do desporto, foi entre Alan Prost e Ayrton Senna, que partilharam a mesma equipa (McLaren) entre 1988 e 1989.
Pedro
Pedro
Re: Mundo Automóvel
Em jovem, era um fervoroso adepto e seguidor da Formula 1. As décadas de 70-90 marcaram provavelmente uma ou duas gerações (há quem fale da era de ouro da F1). E um dos ícones dessa fase do desporto automóvel foi, incontornavelmente, Ayrton Senna.
Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.

Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.
Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mundo Automóvel
Quando um Volvo não parece um Volvo:


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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Custo do seguro limita aumento de vendas de carros elétricos
O custo dos seguros de carros elétricos é um dos entraves à adoção generalizada deste tipo de veículos. Face a este cenário algumas fabricantes já estão a comercializar seguros automóveis.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Vejam esta anomalia viajar num eléctrico a 100 km/h em vez de 130 poupa tempo.
“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
654235 Escreveu:O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.
Tendo aderido à mobilidade eletrica, tenho de discordar que a autonomia ainda seja uma real questão. É verdade que numa viagem mais longa temos de planear o nosso percurso e não apenas ir.
Mas em 99% dos dias do ano, em que fazemos casa-trabalho-casa e/ou deslocações num raio de 50 (?) km, a autonomia que já existe é mais do que suficiente. Afinal, quantas vezes a maioria das pessoas faz mais do que 300km num dia?
Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia
Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”
A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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