Winning the loser's game
Brokers para ETF
Neste momento estou indeciso entre que brokers apostar (2 opções):
- TD Ameritrade: Custos de trade inexistentes - desde que escolha ETF da lista de 100 que eles lá têm. Praticamente seriam custos de transferência de dinheiro de PT para US (a volta de 20 EUR) e depois eventualmente de US para PT (20 EUR).
A somar a isto teria apenas a dupla tributação (que ainda não percebi se posso evitá-la (0%) ou minimizá-la (15%) + a tributação em Portugal (breve nos 28%).
- BEST Trading Pro (BTP): Custos de trade de 10 EUR (Se 10 ETF = 100 EUR/ano, considerando reforços anuais).
Tributação apenas em Portugal e sem custos de transferências bancárias.
Escolha de ETF mais limitada que a TD Ameritrade.
A grande questão aqui será a dupla tributação...porque imaginando um horizonte de 25 anos...se for taxado nos US a 15% ou mesmo 5%, sobre as mais valias (ou dividendos?? nunca percebi esta parte)..essa pequena taxa pode tornar-se mais pesada que ir pagando os custos de trade no BTP.
Tirando estas 2 opções, não vejo, para um investidor passivo, outra opção!
- TD Ameritrade: Custos de trade inexistentes - desde que escolha ETF da lista de 100 que eles lá têm. Praticamente seriam custos de transferência de dinheiro de PT para US (a volta de 20 EUR) e depois eventualmente de US para PT (20 EUR).
A somar a isto teria apenas a dupla tributação (que ainda não percebi se posso evitá-la (0%) ou minimizá-la (15%) + a tributação em Portugal (breve nos 28%).
- BEST Trading Pro (BTP): Custos de trade de 10 EUR (Se 10 ETF = 100 EUR/ano, considerando reforços anuais).
Tributação apenas em Portugal e sem custos de transferências bancárias.
Escolha de ETF mais limitada que a TD Ameritrade.
A grande questão aqui será a dupla tributação...porque imaginando um horizonte de 25 anos...se for taxado nos US a 15% ou mesmo 5%, sobre as mais valias (ou dividendos?? nunca percebi esta parte)..essa pequena taxa pode tornar-se mais pesada que ir pagando os custos de trade no BTP.
Tirando estas 2 opções, não vejo, para um investidor passivo, outra opção!
Obrigado pelo research interessante que vais postando!!
Abr
Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
The Big Lie Is a Cruel Hoax
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Investors Following the Herd Historically Bought High and Sold Low
When the S&P 500 Index performed well, there was an influx of money to equity funds (buying high)—and when the market pulled back, investors withdrew their money from equity funds (selling low) and rushed into bond funds.
THE PROBLEM OF GOING WITH THE FLOW
Fear is a common trigger for abrupt deviations from an investment strategy, but those deviations can have a negative impact on progress toward your investment goals. Buying low takes courage, especially when it seems everyone around you is doing the opposite.

When the S&P 500 Index performed well, there was an influx of money to equity funds (buying high)—and when the market pulled back, investors withdrew their money from equity funds (selling low) and rushed into bond funds.
THE PROBLEM OF GOING WITH THE FLOW
Fear is a common trigger for abrupt deviations from an investment strategy, but those deviations can have a negative impact on progress toward your investment goals. Buying low takes courage, especially when it seems everyone around you is doing the opposite.

Homenagem.
LTCM,
Registei-me agora no fórum, apesar de já o seguir passivamente há uns meses, para expressar a minha gratidão pelas "opiniões" que aqui partilhou.
Foi a partir delas que me comecei a cultivar na área dos investimentos financeiros. Estimulou-me a sair da "minha zona de conforto" para ler uns quantos livritos sobre estas temáticas e agora, que começo a conseguir algum capital, tenciono fazer uso do pouco know-how que já consegui reunir. A realidade é que, num mundo em que cada vez mais sabemos tudo sobre nada, esta temática fugia considerávelmente à minha área de especialização.
Entretanto depreendo que o tópico foi encerrado e por isso não podia deixar de lhe prestar a minha homenagem pelo tempo que dedicou a ensinar e a esclarecer dúvidas (que ainda que colocadas por alguns, eram partilhadas por muitos outros).
Bons investimentos.
Com os meus melhores cumprimentos.
Registei-me agora no fórum, apesar de já o seguir passivamente há uns meses, para expressar a minha gratidão pelas "opiniões" que aqui partilhou.
Foi a partir delas que me comecei a cultivar na área dos investimentos financeiros. Estimulou-me a sair da "minha zona de conforto" para ler uns quantos livritos sobre estas temáticas e agora, que começo a conseguir algum capital, tenciono fazer uso do pouco know-how que já consegui reunir. A realidade é que, num mundo em que cada vez mais sabemos tudo sobre nada, esta temática fugia considerávelmente à minha área de especialização.
Entretanto depreendo que o tópico foi encerrado e por isso não podia deixar de lhe prestar a minha homenagem pelo tempo que dedicou a ensinar e a esclarecer dúvidas (que ainda que colocadas por alguns, eram partilhadas por muitos outros).
Bons investimentos.
Com os meus melhores cumprimentos.
- Registado: 11/10/2004 22:21
Elias Escreveu:
Basicamente isto significa que quem estiver noutro país (por exemplo cá) não tem qualquer protecção contra a inflação a nível de mercados, uma vez que esses activos só se vão "inflacionar" se houver igualmente inflação nos EUA, ou estou a ver mal a coisa?
Estás a ver a coisa sensivelmente como ela é. Se as taxas de inflação se movimentarem em sentido diverso, "aqui" e nos EUA, o hedge fica prejudicado, o que não quer dizer que não exista, pode ocorrer de forma parcial.
Obrigado LTCM.
Quanto a esta parte:
Basicamente isto significa que quem estiver noutro país (por exemplo cá) não tem qualquer protecção contra a inflação a nível de mercados, uma vez que esses activos só se vão "inflacionar" se houver igualmente inflação nos EUA, ou estou a ver mal a coisa?
Quanto a esta parte:
LTCM Escreveu:Isto é para a inflação nos EUA, para o resto do mundo existem outras variáveis.
- Registado: 5/11/2002 12:21
LTCM Escreveu:frugal Escreveu:Ltcm
obrigado pelo tempo dispendido nas respostas, quanto mais avanço na matéria mais duvidas aparecem, estando a ser bastante complicado concluir. Cada dia encontro mais opiniões e modelos de lazy portefolios.
A informaçao em excesso torna a questao dolorosa.
Que me podes aconselhar face a este meu desabafo e aos portfolios com que me deparo que certamente traduzem a sabedoria de alguém que se debruçou bem sobre este assunto.
Deixo o link : http://madmoneymachine.com/wp-content/u ... image7.png
Uma pergunta tão ampla não é possível de ser respondida de outra forma que não vaga.
Constitui uma carteira com um DD, histórico, compatível com a tua apetência pelo risco. Isto não é ciência de foguetões, na verdade até é mas essa parte deixei de fora, é uma forma de investir bastante simples, basta não fazer nada demasiado mal e a longo prazo os resultados aparecem.
Ltcm
como rentabilidades e drawdowns passados provavelmente não se repetirão no futuro a minha vontade é diversificar muito. Julgo que uma carteira muito diversificada poderá sofrer com maiores custos de compra e venda+rebalanceamento e obter menor rentabilidade. Talvez ganhe em Risco. Podes comentar.
Cumprimentos
Elias Escreveu:ao ler este tópico de 31 de Agosto:
fiquei com uma dúvida: por um lado o quadro sugere que as commodities têm uma correlação muito razoável num cenário de hiperinflação, por outro lado refere-se que o ouro tem uma das piores.
A dúvida é esta: quais são as commodities que realmente contribuem para essa correlação "amiga"?
E entretanto mais uma dúvida: isto é verdade para inflação em geral? ou apenas nos EUA?
Metais não preciosos, metais industriais, cobre, e alumínio fornecem um hedge contra a inflação significativo, qualquer que seja o horizonte de investimento.
Commodities, como cacau, café, milho, grãos, soja, açúcar e trigo não têm poder de cobertura significativo. Só o algodão tem alguma capacidade de cobertura.
Metais preciosos, ouro, platina e prata não têm potencial de cobertura significativa embora o chumbo, níquel e zinco sejam hedges significativos para um horizonte de investimento de um mês.
Existem várias outras commodities, com capacidade de cobertura significativa, como gado vivo, agricultura, pecuária e produção animal, para horizontes de investimento de pelo menos seis meses.
As commodities relacionados com a energia funcionam bem como hedges de inflação (todo o petróleo bruto, óleo para aquecimento, o petróleo, gasolina sem chumbo, gás natural, energia, e energia / metais), particularmente para investimento de mais longo prazo.
Deixo um estudo do Citi Investment Research and Analysis de Março de 2012
Existe um bom estudo da Ibbotson Associates sobre as commodities, mas é de 2006...
Isto é para a inflação nos EUA, para o resto do mundo existem outras variáveis.
ao ler este tópico de 31 de Agosto:
fiquei com uma dúvida: por um lado o quadro sugere que as commodities têm uma correlação muito razoável num cenário de hiperinflação, por outro lado refere-se que o ouro tem uma das piores.
A dúvida é esta: quais são as commodities que realmente contribuem para essa correlação "amiga"?
E entretanto mais uma dúvida: isto é verdade para inflação em geral? ou apenas nos EUA?
LTCM Escreveu:As TIPS, tal como o Imobiliário e o Ouro, devem fazer parte de um portefólio dito diversificado.![]()
Do ponto de vista teórico as TIPS devem funcionar, relativamente bem, num cenário de Hiperinflação. Mas na realidade não se sabe... uma vez que elas não possuem esse histórico - só existem desde 1997 - e a correlação com a inflação é o que se sabe.
P.S. Sim o tipo é americano
- Registado: 5/11/2002 12:21
frugal Escreveu:Ltcm
obrigado pelo tempo dispendido nas respostas, quanto mais avanço na matéria mais duvidas aparecem, estando a ser bastante complicado concluir. Cada dia encontro mais opiniões e modelos de lazy portefolios.
Que me podes aconselhar face a este meu desabafo e aos portfolios com que me deparo que certamente traduzem a sabedoria de alguém que se debruçou bem sobre este assunto.
Uma pergunta tão ampla não é possível de ser respondida de outra forma que não vaga.
Constitui uma carteira com um DD, histórico, compatível com a tua apetência pelo risco. Isto não é ciência de foguetões, na verdade até é mas essa parte deixei de fora

frugal Escreveu:A informaçao em excesso torna a questao dolorosa.
Acredita!! Até eu com alguma formação na àrea às vezes ando à nora lol. às vezes apetece investir só em VWINX e mais nada LOL, um bocadinho alavancado que não mata ng :-)
Dos "Lazy portfolios" o que prefiro é o do Swenson mas acho que faria algumas modificações, como 10% ouro por exemplo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
LTCM Escreveu:frugal Escreveu: Que Reit's utilizaste ?
Vanguard REIT Index Fundfrugal Escreveu:Relativamente ao teu modelo de portefolio e algo que pouco atrás já rápidamente falámos, como analisas a seguinte opinião:
A minha opinião na construção do portefólio de outrem desse ser irrelevante, cada um deve arquitectar a sua carteira de acordo com o MIX que julga mais adequado em face das suas particularidades.frugal Escreveu:"Regarding stocks - I don't think you should have more European stocks then their fair share of the world stocks.
É um critério, entre outros, que considero acertado para a alocação desse ADI.frugal Escreveu:But with bonds - It's a different story, because bonds are currency denominated - they are not a real asset, but an obligation in a certain currency.
Não concordo, IMHO, não é a moeda em que o ADI está cotado que o torna ou não um ADI.frugal Escreveu:So if you have too much bonds in USD - you take a currency risk - the risk that the EUR will rise against the USD, and your investment will be worth less when measured in EUR. Now, the whole points of bonds is to be stable, and currencies ratios are not stable, so if you buy foreign bonds your bonds are not stable, they have high volatility (with low reward) - so what's the point of having such bonds? you can just buy stocks and have high volatility but with high reward."
Na carteira modelo só existem Obrigações EUA, por comodidade minha, e no pressuposto (meu) que a longo prazo a paridade, por exemplo, EUR/USD seja favorável ao USD.
O objectivo das Obrigações é ser estável e proporcionar diversificação, não é o facto de serem cotadas noutra moeda que destrói todo o potencial de diversificação. Obrigações internacionais “unhedged” são com certeza mais voláteis, mas podem ser uma forma de diversificação positiva ao estarem expostas a uma moeda diferente da moeda local. Um exemplo disso é o Pimco Foreign Bond Fund PFUIX (Unhedged) e o Pimco Foreign Bond Fund PFORX com clara vantagem na rentabilidade para a versão “unhedged”. Mas à custa de mais do dobro da volatilidade.
Quem seja mais conservador deve, se pretender ter na sua carteira Obrigações internacionais, fazer o “Hedge” das mesmas, se não pela totalidade, pelo menos 70% da alocação que historicamente é o valor que apresenta o melhor rácio risco/rentabilidade.
Ltcm
th3Rm Escreveu:Há muito tempo que acompanho este tópico e já o li do principio ao fim várias vezes, o que me fez pensar seriamente em constituir uma carteira tendo como base a carteira P1 apresentada pelo LTCM.
No entanto tenho algumas questões, das quais destaco a seguinte.
Existem alguns ETF's que sejam idênticos aos seguintes e que sejam disponibilizados pelo BIG:
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund
Obrigado a todos pelo contributo que deram a este tópico em especial ao LTCM.
Já tive o DBC na minha carteira no BIG, o ITE não me lembro. Se não tiver envia um email apedir que eles adicionam. Foi o que fiz na altura.
- Registado: 2/10/2009 10:36
th3Rm Escreveu:Existem alguns ETF's que sejam idênticos aos seguintes e que sejam disponibilizados pelo BIG:
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund
Obrigado a todos pelo contributo que deram a este tópico em especial ao LTCM.
Olá,
Penso que podes ver isso em sites de ETFs, como por exemplo o http://www.xtf.com/ que te mostram ETFs semelhantes. Verifica sempre a exposicão do etf.
espero ter ajudado.
- Registado: 30/3/2011 17:37
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 145 visitantes