Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Brokers para ETF

por ghorez » 31/10/2012 10:12

Neste momento estou indeciso entre que brokers apostar (2 opções):

- TD Ameritrade: Custos de trade inexistentes - desde que escolha ETF da lista de 100 que eles lá têm. Praticamente seriam custos de transferência de dinheiro de PT para US (a volta de 20 EUR) e depois eventualmente de US para PT (20 EUR).
A somar a isto teria apenas a dupla tributação (que ainda não percebi se posso evitá-la (0%) ou minimizá-la (15%) + a tributação em Portugal (breve nos 28%).

- BEST Trading Pro (BTP): Custos de trade de 10 EUR (Se 10 ETF = 100 EUR/ano, considerando reforços anuais).
Tributação apenas em Portugal e sem custos de transferências bancárias.
Escolha de ETF mais limitada que a TD Ameritrade.

A grande questão aqui será a dupla tributação...porque imaginando um horizonte de 25 anos...se for taxado nos US a 15% ou mesmo 5%, sobre as mais valias (ou dividendos?? nunca percebi esta parte)..essa pequena taxa pode tornar-se mais pesada que ir pagando os custos de trade no BTP.

Tirando estas 2 opções, não vejo, para um investidor passivo, outra opção!

Registado: 25/9/2012 10:49

por frugal » 28/10/2012 17:13

Há que ter em consideração que daqui a 40 anos, 1M deverá ser o equivalente a 300mil hoje.

Registado: 16/9/2012 22:36

por SIRS » 28/10/2012 7:12

VirtuaGod Escreveu:Obrigado pelo research interessante que vais postando!!

Abr

Subscrevo. Cumprimentos.

Registado: 11/10/2004 22:21

por VirtuaGod » 28/10/2012 2:24

Obrigado pelo research interessante que vais postando!!

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

The Big Lie Is a Cruel Hoax

por LTCM » 27/10/2012 22:40

Nothing gets my attention quicker than the perpetuation of what I call "the big lie". It is usually presented like this: Index based investing is fine if you are not too bright, or lazy and don't have the time to do the research, or if you are willing to settle for "average" returns. Otherwise, you should include actively managed mutual funds (where the fund manager attempts to beat the returns of a designated benchmark, like the S&P 500 index) in your portfolio."

Ironically, the opposite is true. Really smart people have done the research and reached this conclusion: There is no reliable way to predict which actively managed funds are likely to outperform their designated benchmarks in the future. You can find quotes from a sampling of these people here.

Fortune Magazine compiled a list of the smartest people alive in finance in 1998. It included Eugene Fama, Nobel Laureate Merton Miller, Nobel Laureate Myron Scholes, Kenneth French, Roger Ibbotson and Rex Sinquefield. Extensive research by these distinguished scholars supports the view that there is no way to predict outperformance by actively managed funds.

You can find reams of additional research debunking this myth in my books and in books written by Burton Malkiel, William Bernstein, Michael Edesess (who wrote The Big Investment Lie), Mark Hebner, Rick Ferri, Allan Roth, John Bogle and many others.

The perpetuation of the myth that you can pick outperforming actively managed funds through "research" is a cruel hoax. It makes ordinary investors feel inadequate when their efforts fail. Most don't realize that extraordinary resources by researchers with advanced degrees in finance have been devoted to finding the magic bullet that would "beat the markets." None have succeeded.

The fruitless search for predictive factors of outperforming funds is harmful to your financial health. In a recent blog on Forbes, Richard Ferri calculated the probability of selecting a winning actively managed fund for different categories of stocks and bonds ranged from a low of 22 percent to a high of 32 percent.

Most investors hold a portfolio of mutual funds, and not just a single fund. Ferri reached some startling conclusions about the probability of a portfolio of all actively managed funds beating a comparable portfolio of all index funds. This statistic stood out: An actively managed portfolio consisting of five funds held for 20 years had only a 2 percent chance of beating a comparable portfolio of index funds. Ferri concludes that "[T]he evidence in favor of all index funds, all of the time, is irrefutable, overwhelming and important to all investors."

Don't be misled by statements indicating there is some way you can identify actively managed funds that will outperform their benchmarks prospectively. As one commentator noted, relying on past performance and hoping it will persist is "like driving forward while looking through the rear view mirror."

Smart, diligent, responsible investors are familiar with the peer-reviewed data supporting Ferri's conclusion. If your portfolio does not consist of "all index funds all the time", it's because you are being fooled into believing it's your fault that your actively managed portfolio is underperforming its benchmark.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por LTCM » 27/10/2012 22:32

Managing Through Low Yields and High Volatility

It's not the world it was a decade ago. It's not even the world it was in 2008. Investors today are faced with more challenges than ever. Yields are low. Volatility is high. Confidence is shaken. Markets aren't behaving the way they used to. We know the problems individual investors are facing because they are the same problems all of us are facing.

All investors from all walks of life are asking the same questions: When will I be able to retire? Will I be able to pay for my children's education? Will I outlive my savings?

Ultimately, these questions are all a different way of asking the real question that is on everyone's mind:
So what do I do with my money?™

The good news is that there are answers. Because no matter how tumultuous change is, it also brings opportunity. In a world where many of the old ways may not deliver the returns you need, we believe it's time to throw out the old rulebook for allocating assets. The traditional mix of stocks and bonds just won't deliver what you need. Portfolios today need to be dynamic — flexible enough to adapt to rapidly changing markets and more diverse than they have ever been before.

At BlackRock, we call this Investing for a New World™ — a strategy for working with your financial professional to build a new portfolio designed for today's (and tomorrow's) opportunities.

In this paper, and in more detailed complementary pieces, we outline three key themes that investors should consider in today's market:

Reconstruct Your Fixed Income Portfolio
Develop Equity Strategies for Today's Markets
Open Your Eyes to Alternatives
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por LTCM » 27/10/2012 16:17

Investors Following the Herd Historically Bought High and Sold Low

When the S&P 500 Index performed well, there was an influx of money to equity funds (buying high)—and when the market pulled back, investors withdrew their money from equity funds (selling low) and rushed into bond funds.

THE PROBLEM OF GOING WITH THE FLOW
Fear is a common trigger for abrupt deviations from an investment strategy, but those deviations can have a negative impact on progress toward your investment goals. Buying low takes courage, especially when it seems everyone around you is doing the opposite.

Imagem

por LTCM » 24/10/2012 21:11

por Tridion » 21/10/2012 19:45

Game over!? What!? Why!? :?

Registado: 13/5/2010 17:53

Homenagem.

por SIRS » 21/10/2012 12:00

LTCM,

Registei-me agora no fórum, apesar de já o seguir passivamente há uns meses, para expressar a minha gratidão pelas "opiniões" que aqui partilhou.

Foi a partir delas que me comecei a cultivar na área dos investimentos financeiros. Estimulou-me a sair da "minha zona de conforto" para ler uns quantos livritos sobre estas temáticas e agora, que começo a conseguir algum capital, tenciono fazer uso do pouco know-how que já consegui reunir. A realidade é que, num mundo em que cada vez mais sabemos tudo sobre nada, esta temática fugia considerávelmente à minha área de especialização.

Entretanto depreendo que o tópico foi encerrado e por isso não podia deixar de lhe prestar a minha homenagem pelo tempo que dedicou a ensinar e a esclarecer dúvidas (que ainda que colocadas por alguns, eram partilhadas por muitos outros).

Bons investimentos.

Com os meus melhores cumprimentos.

Registado: 11/10/2004 22:21

por frugal » 8/10/2012 23:03

Ltcm
vou ler o endereço que apresentaste.
Diz-me qual a percentagem de impostos que incidem sobre a rentabilidade da carteira, nos USA e PORTUGAL.
Cumprimentos

por LTCM » 7/10/2012 13:16

por Elias » 6/10/2012 15:17

Obrigado LTCM.

Por outro lado, se houver inflação nos EUA mas não cá (cenário teórico), isto dava direito a uns ganhos jeitosos 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por LTCM » 6/10/2012 13:08

Elias Escreveu:
Basicamente isto significa que quem estiver noutro país (por exemplo cá) não tem qualquer protecção contra a inflação a nível de mercados, uma vez que esses activos só se vão "inflacionar" se houver igualmente inflação nos EUA, ou estou a ver mal a coisa?

Estás a ver a coisa sensivelmente como ela é. Se as taxas de inflação se movimentarem em sentido diverso, "aqui" e nos EUA, o hedge fica prejudicado, o que não quer dizer que não exista, pode ocorrer de forma parcial.

por Elias » 5/10/2012 20:09

Obrigado LTCM.

Quanto a esta parte:

LTCM Escreveu:Isto é para a inflação nos EUA, para o resto do mundo existem outras variáveis.

Basicamente isto significa que quem estiver noutro país (por exemplo cá) não tem qualquer protecção contra a inflação a nível de mercados, uma vez que esses activos só se vão "inflacionar" se houver igualmente inflação nos EUA, ou estou a ver mal a coisa?

por frugal » 5/10/2012 19:54

LTCM Escreveu:
frugal Escreveu:Ltcm
obrigado pelo tempo dispendido nas respostas, quanto mais avanço na matéria mais duvidas aparecem, estando a ser bastante complicado concluir. Cada dia encontro mais opiniões e modelos de lazy portefolios.
A informaçao em excesso torna a questao dolorosa.
Que me podes aconselhar face a este meu desabafo e aos portfolios com que me deparo que certamente traduzem a sabedoria de alguém que se debruçou bem sobre este assunto.

Deixo o link : http://madmoneymachine.com/wp-content/u ... image7.png

Uma pergunta tão ampla não é possível de ser respondida de outra forma que não vaga.

Constitui uma carteira com um DD, histórico, compatível com a tua apetência pelo risco. Isto não é ciência de foguetões, na verdade até é mas essa parte deixei de fora :mrgreen: , é uma forma de investir bastante simples, basta não fazer nada demasiado mal e a longo prazo os resultados aparecem.

Ltcm

como rentabilidades e drawdowns passados provavelmente não se repetirão no futuro a minha vontade é diversificar muito. Julgo que uma carteira muito diversificada poderá sofrer com maiores custos de compra e venda+rebalanceamento e obter menor rentabilidade. Talvez ganhe em Risco. Podes comentar.

Cumprimentos

por LTCM » 5/10/2012 13:17

Elias Escreveu:ao ler este tópico de 31 de Agosto:
fiquei com uma dúvida: por um lado o quadro sugere que as commodities têm uma correlação muito razoável num cenário de hiperinflação, por outro lado refere-se que o ouro tem uma das piores.

A dúvida é esta: quais são as commodities que realmente contribuem para essa correlação "amiga"?

E entretanto mais uma dúvida: isto é verdade para inflação em geral? ou apenas nos EUA?

Metais não preciosos, metais industriais, cobre, e alumínio fornecem um hedge contra a inflação significativo, qualquer que seja o horizonte de investimento.

Commodities, como cacau, café, milho, grãos, soja, açúcar e trigo não têm poder de cobertura significativo. Só o algodão tem alguma capacidade de cobertura.

Metais preciosos, ouro, platina e prata não têm potencial de cobertura significativa embora o chumbo, níquel e zinco sejam hedges significativos para um horizonte de investimento de um mês.

Existem várias outras commodities, com capacidade de cobertura significativa, como gado vivo, agricultura, pecuária e produção animal, para horizontes de investimento de pelo menos seis meses.

As commodities relacionados com a energia funcionam bem como hedges de inflação (todo o petróleo bruto, óleo para aquecimento, o petróleo, gasolina sem chumbo, gás natural, energia, e energia / metais), particularmente para investimento de mais longo prazo.

Deixo um estudo do Citi Investment Research and Analysis de Março de 2012

Existe um bom estudo da Ibbotson Associates sobre as commodities, mas é de 2006...

Isto é para a inflação nos EUA, para o resto do mundo existem outras variáveis.

por Elias » 4/10/2012 22:12

ao ler este tópico de 31 de Agosto:

LTCM Escreveu:As TIPS, tal como o Imobiliário e o Ouro, devem fazer parte de um portefólio dito diversificado. :mrgreen:

Do ponto de vista teórico as TIPS devem funcionar, relativamente bem, num cenário de Hiperinflação. Mas na realidade não se sabe... uma vez que elas não possuem esse histórico - só existem desde 1997 - e a correlação com a inflação é o que se sabe.

Imagem

P.S. Sim o tipo é americano :twisted:

fiquei com uma dúvida: por um lado o quadro sugere que as commodities têm uma correlação muito razoável num cenário de hiperinflação, por outro lado refere-se que o ouro tem uma das piores.

A dúvida é esta: quais são as commodities que realmente contribuem para essa correlação "amiga"?

E entretanto mais uma dúvida: isto é verdade para inflação em geral? ou apenas nos EUA?

por LTCM » 4/10/2012 21:30

frugal Escreveu:Ltcm
obrigado pelo tempo dispendido nas respostas, quanto mais avanço na matéria mais duvidas aparecem, estando a ser bastante complicado concluir. Cada dia encontro mais opiniões e modelos de lazy portefolios.
Que me podes aconselhar face a este meu desabafo e aos portfolios com que me deparo que certamente traduzem a sabedoria de alguém que se debruçou bem sobre este assunto.

Uma pergunta tão ampla não é possível de ser respondida de outra forma que não vaga.

Constitui uma carteira com um DD, histórico, compatível com a tua apetência pelo risco. Isto não é ciência de foguetões, na verdade até é mas essa parte deixei de fora :mrgreen: , é uma forma de investir bastante simples, basta não fazer nada demasiado mal e a longo prazo os resultados aparecem.

por VirtuaGod » 4/10/2012 0:37

frugal Escreveu:A informaçao em excesso torna a questao dolorosa.

Acredita!! Até eu com alguma formação na àrea às vezes ando à nora lol. às vezes apetece investir só em VWINX e mais nada LOL, um bocadinho alavancado que não mata ng :-)

Dos "Lazy portfolios" o que prefiro é o do Swenson mas acho que faria algumas modificações, como 10% ouro por exemplo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por frugal » 3/10/2012 22:53

LTCM Escreveu:
frugal Escreveu: Que Reit's utilizaste ?

Vanguard REIT Index Fund

frugal Escreveu:Relativamente ao teu modelo de portefolio e algo que pouco atrás já rápidamente falámos, como analisas a seguinte opinião:

A minha opinião na construção do portefólio de outrem desse ser irrelevante, cada um deve arquitectar a sua carteira de acordo com o MIX que julga mais adequado em face das suas particularidades.

frugal Escreveu:"Regarding stocks - I don't think you should have more European stocks then their fair share of the world stocks.

É um critério, entre outros, que considero acertado para a alocação desse ADI.

frugal Escreveu:But with bonds - It's a different story, because bonds are currency denominated - they are not a real asset, but an obligation in a certain currency.

Não concordo, IMHO, não é a moeda em que o ADI está cotado que o torna ou não um ADI.

frugal Escreveu:So if you have too much bonds in USD - you take a currency risk - the risk that the EUR will rise against the USD, and your investment will be worth less when measured in EUR. Now, the whole points of bonds is to be stable, and currencies ratios are not stable, so if you buy foreign bonds your bonds are not stable, they have high volatility (with low reward) - so what's the point of having such bonds? you can just buy stocks and have high volatility but with high reward."

Na carteira modelo só existem Obrigações EUA, por comodidade minha, e no pressuposto (meu) que a longo prazo a paridade, por exemplo, EUR/USD seja favorável ao USD.

O objectivo das Obrigações é ser estável e proporcionar diversificação, não é o facto de serem cotadas noutra moeda que destrói todo o potencial de diversificação. Obrigações internacionais “unhedged” são com certeza mais voláteis, mas podem ser uma forma de diversificação positiva ao estarem expostas a uma moeda diferente da moeda local. Um exemplo disso é o Pimco Foreign Bond Fund PFUIX (Unhedged) e o Pimco Foreign Bond Fund PFORX com clara vantagem na rentabilidade para a versão “unhedged”. Mas à custa de mais do dobro da volatilidade.

Quem seja mais conservador deve, se pretender ter na sua carteira Obrigações internacionais, fazer o “Hedge” das mesmas, se não pela totalidade, pelo menos 70% da alocação que historicamente é o valor que apresenta o melhor rácio risco/rentabilidade.

Ltcm

por th3Rm » 2/10/2012 18:33

Obrigado pelas respostas mushis e Ledisi.
Grande ajuda... já estou esclarecido.

Registado: 1/10/2009 11:32

por Ledisi » 2/10/2012 17:38

th3Rm Escreveu:Há muito tempo que acompanho este tópico e já o li do principio ao fim várias vezes, o que me fez pensar seriamente em constituir uma carteira tendo como base a carteira P1 apresentada pelo LTCM.

No entanto tenho algumas questões, das quais destaco a seguinte.

Existem alguns ETF's que sejam idênticos aos seguintes e que sejam disponibilizados pelo BIG:
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund

Obrigado a todos pelo contributo que deram a este tópico em especial ao LTCM.

Já tive o DBC na minha carteira no BIG, o ITE não me lembro. Se não tiver envia um email apedir que eles adicionam. Foi o que fiz na altura.

Registado: 2/10/2009 10:36

por mushis » 2/10/2012 17:26

th3Rm Escreveu:Existem alguns ETF's que sejam idênticos aos seguintes e que sejam disponibilizados pelo BIG:
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund

Obrigado a todos pelo contributo que deram a este tópico em especial ao LTCM.

Olá,
Penso que podes ver isso em sites de ETFs, como por exemplo o http://www.xtf.com/ que te mostram ETFs semelhantes. Verifica sempre a exposicão do etf.
espero ter ajudado.

Registado: 30/3/2011 17:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 143 visitantes