BCP - Tópico Geral
Como parece que não ficou claro, vou tentar ser mais sucinto e eventualmente mais directo:
O BCP antes e após o AC não são a mesma coisa. Ou o BCP aumentando o capital quase para o dobro é a mesma coisa e tudo o que acontecer agora é atribuível às acções antigas?
Os investidores que têm direitos estão a ganhar mais do que a valorização do BCP porque por enquanto eles têm na mão uma grande parte das novas acções (que teoricamente estão a valorizar embora o preço de subscrição esteja fixo). Assim, os investidores com direitos na mão beneficiam de um efeito de alavancagem (como referi no primeiro post e que depois o altrio colocou em números) durante este período.
Qualquer outro investidor que queira "jogar" com os direitos nos dias em que estiverem a negociação também poderão vir a beneficiar (ou ser prejudicados) por este efeito de alavancagem...
O BCP antes e após o AC não são a mesma coisa. Ou o BCP aumentando o capital quase para o dobro é a mesma coisa e tudo o que acontecer agora é atribuível às acções antigas?
Os investidores que têm direitos estão a ganhar mais do que a valorização do BCP porque por enquanto eles têm na mão uma grande parte das novas acções (que teoricamente estão a valorizar embora o preço de subscrição esteja fixo). Assim, os investidores com direitos na mão beneficiam de um efeito de alavancagem (como referi no primeiro post e que depois o altrio colocou em números) durante este período.
Qualquer outro investidor que queira "jogar" com os direitos nos dias em que estiverem a negociação também poderão vir a beneficiar (ou ser prejudicados) por este efeito de alavancagem...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
altrio Escreveu:
Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.
Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.
Está lá tudo no meu post. Escusam de reescrever o mesmo por outras palavras...

Joca601 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Lê outra vez o que eu escrevi...
os meus calculos continuam a resultar em 0,12 antes de destacamento de direitos, e acho que era isso que o Artista também queria dizer... não vejo onde possa estar a dúvida.
Se leste o meu post, eu também não vejo onde está a dúvida.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos!
Quanto ao BCP ele subiu 18.6%, ou seja seria de 0.091 para 0.108 euros.
Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.
Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Re: bcp
pandora2000 Escreveu:MrBalboa Escreveu:Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..
Eu não disse que queria comprar agora, apenas disse que ainda nao desisti do BCP.
A minha questão aqui foi...o porquê desta avalanche de compra no dia de hoje.MrBalboa Escreveu:Carissimos...boa tarde,
Ainda não desisti do BCP mas continuo fora,alguém me consegue explicar a avalanche que se passou hoje?...está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?!
Cumps,
Entendo que não queiram responder caso esta pergunta já tenha sido feita.
Abraço e bons negócios,
Pelo que li, ninguém sabe ao certo (e se alguém sabe, não partilha).
Foram aventadas essencialmente duas hipóteses:
1 - Entrada de um investidor forte;
2 - O BCP começar tardiamente a recuperação que os outros bancos tiveram, nomeadamente, o BEs e o BPI.
http://www.youtube.com/watch?v=crc1etEY8kw
http://www.youtube.com/watch?v=YK4BtjW- ... ure=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=c80_0vWu ... ure=relmfu
e sobretudo:
http://www.youtube.com/watch?v=zDDk5ETk ... ure=relmfu
Lê outra vez o que eu escrevi...

MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos!
Não exactamente: em exacto, o BCP "fechou" a 10.8 euros.
O que se passa é que este aumento de capital tem um par de particularidades que o faz sair do que é mais usual: (a) o aumento de capital quase dobra o capital bolsista do BCP; (b) o preço de subscrição é muito baixo face ao custo real da acção.
Isto traduz-se em quê?
Traduz-se em que simplesmente quem tem direitos na mão já tem na mão "metade" das acções novas e hoje "ganhou" não só sobre as acções antigas mas também (praticamente) metade da valorização das novas.
É como se já tivesse feito metade da compra das novas acções e já está a ganhar com elas sendo que toda essa valorização cai sobre o direito gerando um efeito de alavancagem, dado que o preço de subscrição esse tá fixado (este efeito é muito notório neste caso por causa daquele par de razões que indiquei atrás).
O que o artista disse e bem, é que o bcp antes de destacamento de direitos valeria 0,12 e isso está correcto.
artista Escreveu:
Não exactamente: em exacto, o BCP "fechou" a 10.8 euros.
O que se passa é que este aumento de capital tem um par de particularidades que o faz sair do que é mais usual: (a) o aumento de capital quase dobra o capital bolsista do BCP; (b) o preço de subscrição é muito baixo face ao custo real da acção.
Isto traduz-se em quê?
Traduz-se em que simplesmente quem tem direitos na mão já tem na mão "metade" das acções novas e hoje "ganhou" não só sobre as acções antigas mas também (praticamente) metade da valorização das novas.
É como se já tivesse feito metade da compra das novas acções e já está a ganhar com elas sendo que toda essa valorização cai sobre o direito gerando um efeito de alavancagem, dado que o preço de subscrição esse tá fixado (este efeito é muito notório neste caso por causa daquele par de razões que indiquei atrás).
O preço do orgulho e da teimosia paga-se bem caro, o BCP é um bom exemplo disso!!
Em vez de sucessivos aumentos de capital que no final resultam sempre no mesmo: um esforço acrescido para o accionista! O BCP já devia ter pedido ajuda ao BCE para se recapitalizar, à muito tempo!!
Estão à espera de quê para o fazer, que a cotação chegue a zero?!?!
Abraço
Em vez de sucessivos aumentos de capital que no final resultam sempre no mesmo: um esforço acrescido para o accionista! O BCP já devia ter pedido ajuda ao BCE para se recapitalizar, à muito tempo!!
Estão à espera de quê para o fazer, que a cotação chegue a zero?!?!
Abraço
MarcoAntonio Escreveu:Berafo Escreveu:Joca601 Escreveu:Fecho teórico dos direitos a 0,052044
Pelas minhas contas dá um valor teórico 0,039..
Está incorrecto, o valor teórico dos direitos é neste momento 0.052 euros (cerca de 5 centimos).
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos! Bela valorização... parabéns aos que tiveram a coragem de apostar no BCP nos últimos dias, uma "lufada de ar fresco" para todos os que estão a perder imenso no título, será desta?! Esperemos que sim!

Mas, para já, os riscos continuam grandes, pelo menos para quem usa AT...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Warrants do BCP
Já agora acrescento um esclarecimento a quem detivesse warrants do BCP e não sabe como vão ser ajustados com este aumento de capital.
A fórmula de conversão é muito fácil, bastará dividir o "strike price" por 1,55887.
Por exemplo, nos warrants "CZ Call BCP 0,1 Dez12" que se vencem a 19 de Dezembro de 2012 a única coisa que muda é o "strike price" que passa de 0,10 € / ação para 0,064 € / ação (= 0,1 / 1,55887).
Fica o esclarecimento para juntar aos FAQ, à atenção dos prestimosos e muito úteis posts do Marco Antonio.
A fórmula de conversão é muito fácil, bastará dividir o "strike price" por 1,55887.
Por exemplo, nos warrants "CZ Call BCP 0,1 Dez12" que se vencem a 19 de Dezembro de 2012 a única coisa que muda é o "strike price" que passa de 0,10 € / ação para 0,064 € / ação (= 0,1 / 1,55887).
Fica o esclarecimento para juntar aos FAQ, à atenção dos prestimosos e muito úteis posts do Marco Antonio.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
MrBalboa Escreveu:Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..
Eu não disse que queria comprar agora, apenas disse que ainda nao desisti do BCP.
A minha questão aqui foi...o porquê desta avalanche de compra no dia de hoje.MrBalboa Escreveu:Carissimos...boa tarde,
Ainda não desisti do BCP mas continuo fora,alguém me consegue explicar a avalanche que se passou hoje?...está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?!
Cumps,
Abraço e bons negócios,
Pelo que li, ninguém sabe ao certo (e se alguém sabe, não partilha).
Foram aventadas essencialmente duas hipóteses:
1 - Entrada de um investidor forte;
2 - O BCP começar tardiamente a recuperação que os outros bancos tiveram, nomeadamente, o BEs e o BPI.
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer
- Registado: 8/6/2012 16:43
MarcoAntonio Escreveu:Berafo Escreveu:Joca601 Escreveu:Fecho teórico dos direitos a 0,052044
Está incorrecto, o valor teórico dos direitos é neste momento 0.052 euros (cerca de 5 centimos).
A fórmula correcta encontra-se aqui além de muitos outros esclarecimentos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618
Obrigado Marco,
Mas estava a achar muita fruta, e achei que a conta correcta seria acrescer +/- os 19% da subida das acções ao valor dos direitos, sorry.
- Registado: 29/11/2007 2:14
Re: aumento de capital
Aveloz Escreveu:Já li o faq do BCP, mas ainda assim, gostaria que confirmassem esta ideia:
Será uma operação neutra, uma das duas hipoteses abaixo?
1 - tenho 95.391 direitos de açoes BCP, e só quero vender 45.391,vou portanto ao aumento de capital comprando 50.000 açoes a .04, e vendo os restantes direitos (45.391).
2- vendo todos os direitos (95.391) e com o produto da venda compro 50.000 açoes a cotaçao do dia.
ABC para todos
A segunda é neutra. A primeira depende da evolução da cotação das acções e direitos...
MrBalboa Escreveu:Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..
Cumps,
Abraço e bons negócios,
Eu respondi directamente a isto:
está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?
bcp
Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..
A minha questão aqui foi...o porquê desta avalanche de compra no dia de hoje.
Abraço e bons negócios,
A minha questão aqui foi...o porquê desta avalanche de compra no dia de hoje.
MrBalboa Escreveu:Carissimos...boa tarde,
Cumps,
Abraço e bons negócios,
- Registado: 27/9/2011 16:13
aumento de capital
Já li o faq do BCP, mas ainda assim, gostaria que confirmassem esta ideia:
1 - tenho 95.391 direitos de açoes BCP, e só quero vender 45.391,vou portanto ao aumento de capital comprando 50.000 açoes a .04, e vendo os restantes direitos (45.391).
2- vendo todos os direitos (95.391) e com o produto da venda compro 50.000 açoes a cotaçao do dia.
ABC para todos
ABC para todos
- Registado: 27/9/2010 17:20
Os Dogmáticos!
MarcoAntonio Escreveu:O que eu vou dizer pode ser entendido como uma crítica - com o onus que isso representa - mas como moderador e administrador do site tenho de dizer que a minha clara impressão (com n evidências indirectas acumuladas ao longo do tempo) é que simplesmente há muitas pessoas que consultam o tópico do BCP e não olham para mais nada no Forum, o que é uma pena.
Marco o BCP é uma religião...

Editado pela última vez por Visitante em 11/9/2012 17:54, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Re: Duvida
MarcoAntonio Escreveu:Pela enésima vez, ler o FAQ!
Não quero ser chato mas está lá tudo explicado e eu gastei várias horas a organiza-lo por isso é uma pena ver que as pessoas colocam as dúvidas que estão lá esclarecidas como se o FAQ não existisse...
e mais do que por palavras, o melhor agradecimento que podemos dar a quem teve o trabalho é consultar esse tópico, não por obrigação (claro) mas para esclarecimento

O BCP está danado hoje.
Parece que o touro ainda não esta morto.
A preços sem a correcção técnica com o disparo de hoje isto deve corresponder a algo à volta dos 12cts.
Hmm!!!
Deve estar na altura de começar a pensar num bom short!!
Pelo menos havia por lá umas resistências incluindo a MM200...
Parece que o touro ainda não esta morto.
A preços sem a correcção técnica com o disparo de hoje isto deve corresponder a algo à volta dos 12cts.
Hmm!!!
Deve estar na altura de começar a pensar num bom short!!

Pelo menos havia por lá umas resistências incluindo a MM200...
- Registado: 21/5/2009 18:43
O que eu vou dizer pode ser entendido como uma crítica - com o onus que isso representa - mas como moderador e administrador do site tenho de dizer que a minha clara impressão (com n evidências indirectas acumuladas ao longo do tempo) é que simplesmente há muitas pessoas que consultam o tópico do BCP e não olham para mais nada no Forum, o que é uma pena.
Re: Duvida
MrBalboa Escreveu:Carissimos...boa tarde,
Cumps,
Obviamente, não, uma vez que as acções compradas hoje não dão direito a nada: os direitos são atribuidos em função das acções detidas no fecho da passada sexta-feira.
Pela enésima vez, ler o FAQ!
Não quero ser chato mas está lá tudo explicado e eu gastei várias horas a organiza-lo por isso é uma pena ver que as pessoas colocam as dúvidas que estão lá esclarecidas como se o FAQ não existisse...
Berafo Escreveu:Joca601 Escreveu:Fecho teórico dos direitos a 0,052044
A fórmula correcta encontra-se aqui além de muitos outros esclarecimentos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618
fabiocpm Escreveu:chaves7 Escreveu:fabiocpm Escreveu:Boa tarde a todos,
Alguém já simulou na calculadora apresentada pelo jornal de negócios?
Penso que o cálculo das acções a que pode subscrever não está correcto, ora vejamos:
Tenho 61450 títulos, deveria ter direito a 61450 x 1.734 = 105554 novas acções
No entanto a calculadora apresenta o valor de 6.843.
Estou correcto?
Cumps
penso eu que o valor da calculadora é o que tens de gastar para adquirires as novas ações
Não me parece, o valor será:
61450 x 1,7343846613 x 0.04 = 4263,12€
Cumps
a tua conta está correta, mas eu pensei que a tua dúvida era entre ao n.º de ações e o valor a gastar
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Denário, Google [Bot], Google Feedfetcher, Phil2014 e 186 visitantes