Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/9/2012 19:41

Como parece que não ficou claro, vou tentar ser mais sucinto e eventualmente mais directo:

O BCP antes e após o AC não são a mesma coisa. Ou o BCP aumentando o capital quase para o dobro é a mesma coisa e tudo o que acontecer agora é atribuível às acções antigas?

Os investidores que têm direitos estão a ganhar mais do que a valorização do BCP porque por enquanto eles têm na mão uma grande parte das novas acções (que teoricamente estão a valorizar embora o preço de subscrição esteja fixo). Assim, os investidores com direitos na mão beneficiam de um efeito de alavancagem (como referi no primeiro post e que depois o altrio colocou em números) durante este período.

Qualquer outro investidor que queira "jogar" com os direitos nos dias em que estiverem a negociação também poderão vir a beneficiar (ou ser prejudicados) por este efeito de alavancagem...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 11/9/2012 19:31

altrio Escreveu:
Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.

Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.

Está lá tudo no meu post. Escusam de reescrever o mesmo por outras palavras...

:wink:

Joca601 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Lê outra vez o que eu escrevi...

os meus calculos continuam a resultar em 0,12 antes de destacamento de direitos, e acho que era isso que o Artista também queria dizer... não vejo onde possa estar a dúvida.

Se leste o meu post, eu também não vejo onde está a dúvida.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por altrio » 11/9/2012 19:29

MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos!

Quanto ao BCP ele subiu 18.6%, ou seja seria de 0.091 para 0.108 euros.

Quem ontem comprou uma acção do BCP a 0,091, e hoje pudesse vender tudo, obteria 0,07+0,052=0,122.

Cada acção do BCP subiu 18,6%, mas cada direito subiu 60,8%.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

Re: bcp

por richardj » 11/9/2012 19:18

pandora2000 Escreveu:
MrBalboa Escreveu:Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..

Eu não disse que queria comprar agora, apenas disse que ainda nao desisti do BCP.

A minha questão aqui foi...o porquê desta avalanche de compra no dia de hoje.

MrBalboa Escreveu:Carissimos...boa tarde,

Ainda não desisti do BCP mas continuo fora :D ,alguém me consegue explicar a avalanche que se passou hoje?...está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?!

Cumps,

Entendo que não queiram responder caso esta pergunta já tenha sido feita.

Abraço e bons negócios,

Pelo que li, ninguém sabe ao certo (e se alguém sabe, não partilha).
Foram aventadas essencialmente duas hipóteses:
1 - Entrada de um investidor forte;
2 - O BCP começar tardiamente a recuperação que os outros bancos tiveram, nomeadamente, o BEs e o BPI.

http://www.youtube.com/watch?v=crc1etEY8kw

http://www.youtube.com/watch?v=YK4BtjW- ... ure=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=c80_0vWu ... ure=relmfu

e sobretudo:

http://www.youtube.com/watch?v=zDDk5ETk ... ure=relmfu

Registado: 25/4/2011 22:36

por Joca601 » 11/9/2012 19:14

MarcoAntonio Escreveu:Lê outra vez o que eu escrevi...

os meus calculos continuam a resultar em 0,12 antes de destacamento de direitos, e acho que era isso que o Artista também queria dizer... não vejo onde possa estar a dúvida.

Registado: 7/1/2012 13:03

por JOMIGUEL » 11/9/2012 19:06

Boa tarde,

Alguem sabe quando serão colocados os direitos para negociação na carteira do clientes.

Obrigado
BN

Registado: 10/5/2009 21:02

por MarcoAntonio » 11/9/2012 19:06

Lê outra vez o que eu escrevi...

Imagem

Administrador Fórum

por Joca601 » 11/9/2012 19:02

MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:
O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos!

Não exactamente: em exacto, o BCP "fechou" a 10.8 euros.

O que se passa é que este aumento de capital tem um par de particularidades que o faz sair do que é mais usual: (a) o aumento de capital quase dobra o capital bolsista do BCP; (b) o preço de subscrição é muito baixo face ao custo real da acção.

Isto traduz-se em quê?

Traduz-se em que simplesmente quem tem direitos na mão já tem na mão "metade" das acções novas e hoje "ganhou" não só sobre as acções antigas mas também (praticamente) metade da valorização das novas.

É como se já tivesse feito metade da compra das novas acções e já está a ganhar com elas sendo que toda essa valorização cai sobre o direito gerando um efeito de alavancagem, dado que o preço de subscrição esse tá fixado (este efeito é muito notório neste caso por causa daquele par de razões que indiquei atrás).

O que o artista disse e bem, é que o bcp antes de destacamento de direitos valeria 0,12 e isso está correcto.

Registado: 7/1/2012 13:03

por MarcoAntonio » 11/9/2012 18:55

artista Escreveu:

Não exactamente: em exacto, o BCP "fechou" a 10.8 euros.

O que se passa é que este aumento de capital tem um par de particularidades que o faz sair do que é mais usual: (a) o aumento de capital quase dobra o capital bolsista do BCP; (b) o preço de subscrição é muito baixo face ao custo real da acção.

Isto traduz-se em quê?

Traduz-se em que simplesmente quem tem direitos na mão já tem na mão "metade" das acções novas e hoje "ganhou" não só sobre as acções antigas mas também (praticamente) metade da valorização das novas.

É como se já tivesse feito metade da compra das novas acções e já está a ganhar com elas sendo que toda essa valorização cai sobre o direito gerando um efeito de alavancagem, dado que o preço de subscrição esse tá fixado (este efeito é muito notório neste caso por causa daquele par de razões que indiquei atrás).

Imagem

Administrador Fórum

por Alladin Broker » 11/9/2012 18:50

O preço do orgulho e da teimosia paga-se bem caro, o BCP é um bom exemplo disso!!

Em vez de sucessivos aumentos de capital que no final resultam sempre no mesmo: um esforço acrescido para o accionista! O BCP já devia ter pedido ajuda ao BCE para se recapitalizar, à muito tempo!!

Estão à espera de quê para o fazer, que a cotação chegue a zero?!?!

Abraço

Registado: 15/6/2010 20:09

por artista_ » 11/9/2012 18:40

MarcoAntonio Escreveu:
Berafo Escreveu:
Joca601 Escreveu:Fecho teórico dos direitos a 0,052044

Pelas minhas contas dá um valor teórico 0,039..

Está incorrecto, o valor teórico dos direitos é neste momento 0.052 euros (cerca de 5 centimos).

O que quer dizer que o BCP fechou hoje acima dos 12 cêntimos, valores antes do destaque dos direitos! Bela valorização... parabéns aos que tiveram a coragem de apostar no BCP nos últimos dias, uma "lufada de ar fresco" para todos os que estão a perder imenso no título, será desta?! Esperemos que sim! :wink:

Mas, para já, os riscos continuam grandes, pelo menos para quem usa AT...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Warrants do BCP

por Cem pt » 11/9/2012 18:08

Já agora acrescento um esclarecimento a quem detivesse warrants do BCP e não sabe como vão ser ajustados com este aumento de capital.

A fórmula de conversão é muito fácil, bastará dividir o "strike price" por 1,55887.

Por exemplo, nos warrants "CZ Call BCP 0,1 Dez12" que se vencem a 19 de Dezembro de 2012 a única coisa que muda é o "strike price" que passa de 0,10 € / ação para 0,064 € / ação (= 0,1 / 1,55887).

Fica o esclarecimento para juntar aos FAQ, à atenção dos prestimosos e muito úteis posts do Marco Antonio.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por pandora2000 » 11/9/2012 18:07

MrBalboa Escreveu:Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..

Eu não disse que queria comprar agora, apenas disse que ainda nao desisti do BCP.

Ainda não desisti do BCP mas continuo fora :D ,alguém me consegue explicar a avalanche que se passou hoje?...está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?!

Cumps,

Abraço e bons negócios,

Pelo que li, ninguém sabe ao certo (e se alguém sabe, não partilha).
Foram aventadas essencialmente duas hipóteses:
1 - Entrada de um investidor forte;
2 - O BCP começar tardiamente a recuperação que os outros bancos tiveram, nomeadamente, o BEs e o BPI.
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer

Registado: 8/6/2012 16:43

por Berafo » 11/9/2012 18:06

MarcoAntonio Escreveu:
Berafo Escreveu:

Está incorrecto, o valor teórico dos direitos é neste momento 0.052 euros (cerca de 5 centimos).

A fórmula correcta encontra-se aqui além de muitos outros esclarecimentos:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618

Obrigado Marco,

Mas estava a achar muita fruta, e achei que a conta correcta seria acrescer +/- os 19% da subida das acções ao valor dos direitos, sorry.

Registado: 29/11/2007 2:14

Re: aumento de capital

por MarcoAntonio » 11/9/2012 18:06

Aveloz Escreveu:Já li o faq do BCP, mas ainda assim, gostaria que confirmassem esta ideia:

Será uma operação neutra, uma das duas hipoteses abaixo?

1 - tenho 95.391 direitos de açoes BCP, e só quero vender 45.391,vou portanto ao aumento de capital comprando 50.000 açoes a .04, e vendo os restantes direitos (45.391).
2- vendo todos os direitos (95.391) e com o produto da venda compro 50.000 açoes a cotaçao do dia.
ABC para todos

A segunda é neutra. A primeira depende da evolução da cotação das acções e direitos...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/9/2012 18:05

Cumps,

Abraço e bons negócios,

Eu respondi directamente a isto:

está tudo a comprar para ter direito aos direitos?!?!?!?!?
Imagem

Administrador Fórum

bcp

por MrBalboa » 11/9/2012 18:01

Carissimos, peço desculpa pela questão que fiz, mas penso que não foi bem entendida..

Cumps,

Abraço e bons negócios,

Registado: 27/9/2011 16:13

aumento de capital

por aveloz » 11/9/2012 17:53

Já li o faq do BCP, mas ainda assim, gostaria que confirmassem esta ideia:

Será uma operação neutra, uma das duas hipoteses abaixo?

1 - tenho 95.391 direitos de açoes BCP, e só quero vender 45.391,vou portanto ao aumento de capital comprando 50.000 açoes a .04, e vendo os restantes direitos (45.391).
2- vendo todos os direitos (95.391) e com o produto da venda compro 50.000 açoes a cotaçao do dia.
ABC para todos

Registado: 27/9/2010 17:20

Os Dogmáticos!

por L.S.S » 11/9/2012 17:53

MarcoAntonio Escreveu:O que eu vou dizer pode ser entendido como uma crítica - com o onus que isso representa - mas como moderador e administrador do site tenho de dizer que a minha clara impressão (com n evidências indirectas acumuladas ao longo do tempo) é que simplesmente há muitas pessoas que consultam o tópico do BCP e não olham para mais nada no Forum, o que é uma pena.

Marco o BCP é uma religião... :mrgreen:
Editado pela última vez por Visitante em 11/9/2012 17:54, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

Re: Duvida

por Overnight » 11/9/2012 17:40

MarcoAntonio Escreveu:Pela enésima vez, ler o FAQ!
Não quero ser chato mas está lá tudo explicado e eu gastei várias horas a organiza-lo por isso é uma pena ver que as pessoas colocam as dúvidas que estão lá esclarecidas como se o FAQ não existisse...

e mais do que por palavras, o melhor agradecimento que podemos dar a quem teve o trabalho é consultar esse tópico, não por obrigação (claro) mas para esclarecimento :idea:

Registado: 27/5/2008 16:55

por Storgoff » 11/9/2012 17:39

O BCP está danado hoje.
Parece que o touro ainda não esta morto.

A preços sem a correcção técnica com o disparo de hoje isto deve corresponder a algo à volta dos 12cts.

Hmm!!!

Deve estar na altura de começar a pensar num bom short!!
:lol:

Pelo menos havia por lá umas resistências incluindo a MM200...

Registado: 21/5/2009 18:43

por MarcoAntonio » 11/9/2012 17:33

O que eu vou dizer pode ser entendido como uma crítica - com o onus que isso representa - mas como moderador e administrador do site tenho de dizer que a minha clara impressão (com n evidências indirectas acumuladas ao longo do tempo) é que simplesmente há muitas pessoas que consultam o tópico do BCP e não olham para mais nada no Forum, o que é uma pena.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Duvida

por MarcoAntonio » 11/9/2012 17:29

Cumps,

Obviamente, não, uma vez que as acções compradas hoje não dão direito a nada: os direitos são atribuidos em função das acções detidas no fecho da passada sexta-feira.

Pela enésima vez, ler o FAQ!

Não quero ser chato mas está lá tudo explicado e eu gastei várias horas a organiza-lo por isso é uma pena ver que as pessoas colocam as dúvidas que estão lá esclarecidas como se o FAQ não existisse...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/9/2012 17:27

Berafo Escreveu:

A fórmula correcta encontra-se aqui além de muitos outros esclarecimentos:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618
Imagem

Administrador Fórum

por chaves7 » 11/9/2012 17:07

fabiocpm Escreveu:
chaves7 Escreveu:
fabiocpm Escreveu:Boa tarde a todos,

Alguém já simulou na calculadora apresentada pelo jornal de negócios?

Penso que o cálculo das acções a que pode subscrever não está correcto, ora vejamos:

Tenho 61450 títulos, deveria ter direito a 61450 x 1.734 = 105554 novas acções

No entanto a calculadora apresenta o valor de 6.843.

Estou correcto?

Cumps

penso eu que o valor da calculadora é o que tens de gastar para adquirires as novas ações

Não me parece, o valor será:

61450 x 1,7343846613 x 0.04 = 4263,12€

Cumps

a tua conta está correta, mas eu pensei que a tua dúvida era entre ao n.º de ações e o valor a gastar
Não são as nossas qualidades que definem o que somos. São as nossas escolhas

Registado: 8/3/2009 0:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], karaya75, nbms2012, Phil2014 e 116 visitantes