Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: comentário

por artista_ » 5/9/2012 22:17

Banesco Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Não é uma desvalorização, ninguém está a perder nada com isso e pode-se resumir da seguinte forma:

Num dia têm uma acção a 0.085 e no outro têm uma acção a 0.0565 e também um direito a 0.0285, tudo junto vale a mesma coisa (fora as oscilações e pequenos diferenciais normais nestes processos).

Teoricamente não há desvalorização. Mas tendo em conta a psicologia dos mercados, penso ser provável que amanhã a cotação caia, pois vai haver investidores que preferem vender a ficarem com mais acções mas a valerem menos.

Podes ter razão mas isto já era espectável, tanto que até um membro aqui no forum já conhecia os dados essenciais do AC. E, caso se confirmem as quedas amanhã, nada nos pode garantir que está a cair por causa disso, o que não têm faltado são motivos para o BCP cair nos últimos anos! :roll:

Se calhar hoje já caiu por causa disto... sei lá, nem me interessa muito! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 5/9/2012 22:14

JCS Escreveu:Um aumento de capital 80% abaixo do que muitos pregavam como sendo "o fundo" (€0,20)... Nunca pensem que não pode cair mais (ou subir em caso de acções que estejam a fazer novos máximos). Tem sido uma destruição de valor impressionante este BCP... :roll:

Só imaginável porque sabemos que no limite tudo pode acontecer... mas há dois ou três anos pareceria inimaginável! :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Texano Bill » 5/9/2012 22:13

MarcoAntonio Escreveu:Não é uma desvalorização, ninguém está a perder nada com isso e pode-se resumir da seguinte forma:

Num dia têm uma acção a 0.085 e no outro têm uma acção a 0.0565 e também um direito a 0.0285, tudo junto vale a mesma coisa (fora as oscilações e pequenos diferenciais normais nestes processos).

Teoricamente não há desvalorização. Mas tendo em conta a psicologia dos mercados, penso ser provável que amanhã a cotação caia, pois vai haver investidores que preferem vender a ficarem com mais acções mas a valerem menos.

Registado: 20/8/2011 12:52

por artista1939 » 5/9/2012 22:12

MarcoAntonio Escreveu:
artista1939 Escreveu:
artista Escreveu:
artista1939 Escreveu:É possível vender os direitos?

Claro que sim, quando forem destacados...

Obrigado Xará.

É possível calcular o quanto poderemos amealhar baseado no numero de acções que temos? O mesmo valor que teríamos de despender para a aquisição das novas acções?

Sim, já está tudo nos meus posts, é só reler o que eu já escrevi na última hora.

O caldeirão precisa de mais uma plataforma: WikiMarco :mrgreen:

Obrigado! :wink:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por MarcoAntonio » 5/9/2012 22:10

artista1939 Escreveu:
artista Escreveu:

Obrigado Xará.

É possível calcular o quanto poderemos amealhar baseado no numero de acções que temos? O mesmo valor que teríamos de despender para a aquisição das novas acções?

Sim, já está tudo nos meus posts, é só reler o que eu já escrevi na última hora.

Em particular os posts das 21:19 e o das 21:40 respondem à tua questão.

Os valores utilizados são meramente indicativos pois o BCP não vai ficar necessariamente parado nos 0.085 euros actuais... em todo o caso estão também aí as formulas para recalcular para qualquer outro valor para o qual a cotação do BCP evolua entretanto.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/9/2012 22:13, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JCS » 5/9/2012 22:10

Um aumento de capital 80% abaixo do que muitos pregavam como sendo "o fundo" (€0,20)... Nunca pensem que não pode cair mais (ou subir em caso de acções que estejam a fazer novos máximos). Tem sido uma destruição de valor impressionante este BCP... :roll:

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista1939 » 5/9/2012 22:09

artista Escreveu:

Obrigado Xará.

disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

por MarcoAntonio » 5/9/2012 22:07

jotabilo Escreveu:Não afirmo e apenas questiono, perguntando.....mas perante a notícia de que as acções relativas ao AC que vai ter lugar ´rondará provalvelmente os 0,058 ...os actuais investidores que detêm titulos a 0,085.....amanhã tentarão vendê-los imediatamente e em grandes volumes...

O ajuste de 0.085 para 0.056 (ou qualquer outro par de valores que se aplique à data) deriva do destaque dos direitos.

Não é uma desvalorização, ninguém está a perder nada com isso e pode-se resumir da seguinte forma:

jotabilo Escreveu:no limite, o valor poderá atingir rapidamente os 0,040 dado que os direitos em consequência do abaixamento rápido da cotação terão um valor quase próximo do zero....isto parece-me óbvio....ou não será assim?.....

No limite, poderiam baixar para 0.04 ou até mais abaixo do que isso mas para isto era necessário que não existisse procura nenhuma no AC e os direitos valessem zero.

jotabilo Escreveu: Ou seja, ao sair a notícia antes do aumento efectivo do capital, vai provocar uma fuga aos títulos em causa....tendendo o seu valor aproximar-se do valor dos novos títulos, previsto....
Bem ..parece quase um assalto....

Não é isto que se passa. Naturalmente, o BCP pode cair (ou até subir) durante os próximos dias conforme o apelo dos investidores pelo AC e outros factores.

O ajuste da cotação é um ajuste técnico que não representa perdas para ninguém e ele dá-se para um valor correspondente que segue as formulas que já coloquei (aos valores actuais seria para ~0.056).

Fora isso, a cotação varia como é lógico mas a pressão que descreveste não existe (o BCP pode inclusivamente, pelo menos em teoria, até subir... não faço qualquer consideração sobre se isso vai acontecer ou não e isto não é uma previsão, é apenas a descrição do processo de AC).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 5/9/2012 22:06

por richardj » 5/9/2012 22:05

e não há split ??? :shock: :shock: :twisted:

Registado: 25/4/2011 22:36

por Storgoff » 5/9/2012 22:05

richardj Escreveu:mas onde é que está escrito que o estado entra a 4 cêntimos. vejo isso na comunicação social com frequência, mas no decreto de lei que saiu sobre a ajuda do estado à banca não diz em lado algum que o estado compra as acções a 4 cêntimos, mas sim com 25 ou 30% de desconto...

EDIT:

eu sei que se os investidores não entrarem o gito, o estado entra, mas desde inicio que se disse que entrava sempre aos 4, mas isso não está no decreto de lei. se a 4 centimos não tiverem o dinheiro para fazer o aumento de capital o estado devia ter acções com 3 centimos, para ter o desconto dos 25% +-

Essa informação foi comunicada em despacho do Ministério das Finanças.

Mais concretamente no Despacho n.º 8840-A/2012

Registado: 21/5/2009 18:43

por artista1939 » 5/9/2012 22:05

É possível vender os direitos?

por caracinha » 5/9/2012 22:04

quem esta short vai ficar rico :mrgreen:

Registado: 23/6/2009 21:43

Re: BCP

por artista_ » 5/9/2012 22:04

SMALL1969 Escreveu:Parece-me um esforço demasiado grande para quem tem bastantes acções. Na prática tem que investir quase o dobro daquilo que hoje vale a sua carteira BCP.

Não, tem de investir cerca de 5 euros por cada 7 que tem neste momento.. isso já se sabia há muito tempo, não é novidade nenhuma!

artista em 24.8.2012 Escreveu:Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros!

por Storgoff » 5/9/2012 21:59

MarcoAntonio Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Andei aqui as voltas para perceber como chegaste aquela formula mas já percebi.

Estamos a falar de C como o preço antes do ajuste do direito.

Esta é a formula já simplificada para determinar o valor teórico dos direitos para qualquer valor (não necessariamente os 0.085 actuais) conforme expliquei e permite como é óbvio antever o futuro valor do BCP também: a cotação pós destaque dos direitos será C-D conforme está na citação.

Storgoff Escreveu:
Tudo cozinhado da que :

D = (C-Ps). (r/(r+1))

Nada intuitivo
:wink:

Esta fórmula contém um erro, o correcto é:

D = (C - Ps) / (1 + 1/r)

Não tem erro nenhum, é a mesma coisa que tu escreveste:

1+1/r = (r+1)/r

Como tu divides e eu multiplico, no meu caso uso o factor inverso

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:57

richardj Escreveu:mas onde é que está escrito que o estado entra a 4 cêntimos. vejo isso na comunicação social com frequência, mas no decreto de lei que saiu sobre a ajuda do estado à banca não diz em lado algum que o estado compra as acções a 4 cêntimos, mas sim com 25 ou 30% de desconto...

O decreto lei a que te referes só tem as regras genéricas para a recapitalização dos Bancos.

A aquisição do Estado a 0.04 euros foi anunciada há alguns meses atrás em comunicado disponível na CMVM.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 5/9/2012 21:56

caracinha Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.

Não é mais que isso? O meu raciocínio é o seguinte: O BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC é de 500 milhões. Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros! Está certo não está?!

Já agora, na sequência deste raciocínio não é possível que os títulos sejam colocados a 4 cêntimos sejam necessários 1,7 direitos para comprar um novo título! Caracinha, andas a enganar-nos?! :x :shame:
bem os 4 centimos ja la estao agora o nº de direitos vamos ver

Eu depois escrevi...

artista Escreveu:Pois mas a situação é ao contrário. Por cada ação detida teria direito a subscrever 1,7 novas ações. Se calhar até é isso e o caracinha percebeu ao contrário!

O preço das novas ações do AC será a 4 cêntimos e cada investidor terá direito a comprar 1,7 ações por cada direito detido! Se for isto não percebo é como é que ainda ninguém sabe, só o tal gestor e o caracinha!? icon_rolleyes.gif icon_smile.gif

e...

MarcoAntonio Escreveu:São necessários ~0.5767 direitos para a aquisição de cada acção nova.

Ou seja, por cada ação detida compras 1,7 novas! Como dizia o outro, "é só fazer as contas"!

Ou achas que os 500 milhões apareciam por artes mágicas?! :roll:

comentário

por jotabilo » 5/9/2012 21:56

Não afirmo e apenas questiono, perguntando.....mas perante a notícia de que as acções relativas ao AC que vai ter lugar ´rondará provalvelmente os 0,058 ...os actuais investidores que detêm titulos a 0,085.....amanhã tentarão vendê-los imediatamente e em grandes volumes...facto esse que fará baixar a cotação para o valor que se anuncia após o AC.....ou seja.....no limite, o valor poderá atingir rapidamente os 0,040 dado que os direitos em consequência do abaixamento rápido da cotação terão um valor quase próximo do zero....isto parece-me óbvio....ou não será assim?.....
Ou seja,a saída da notícia antes do aumento efectivo do capital, vai provocar uma fuga aos títulos em causa....tendendo, o seu valor, aproximar-se do valor dos novos títulos, previsto....
Bem ..parece quase um assalto....

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 5/9/2012 22:01, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 20:31

por richardj » 5/9/2012 21:54

mas onde é que está escrito que o estado entra a 4 cêntimos. vejo isso na comunicação social com frequência, mas no decreto de lei que saiu sobre a ajuda do estado à banca não diz em lado algum que o estado compra as acções a 4 cêntimos, mas sim com 25 ou 30% de desconto...

EDIT:

eu sei que se os investidores não entrarem o gito, o estado entra, mas desde inicio que se disse que entrava sempre aos 4, mas isso não está no decreto de lei. se a 4 centimos não tiverem o dinheiro para fazer o aumento de capital o estado devia ter acções com 3 centimos, para ter o desconto dos 25% +-
Editado pela última vez por richardj em 5/9/2012 21:56, num total de 1 vez.

Registado: 25/4/2011 22:36

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:52

Storgoff Escreveu:

Esta é a formula já simplificada para determinar o valor teórico dos direitos para qualquer valor (não necessariamente os 0.085 actuais) conforme expliquei e permite como é óbvio antever o futuro valor do BCP também: a cotação pós destaque dos direitos será C-D conforme está na citação.

Storgoff Escreveu:
Tudo cozinhado da que :

D = (C-Ps). (r/(r+1))

Nada intuitivo

Esta fórmula contém um erro, o correcto é:

D = (C - Ps) / (1 + 1/r)
Imagem

Administrador Fórum

por Storgoff » 5/9/2012 21:43

MarcoAntonio Escreveu:
D = ( C - 0.04 ) / 1.577

Onde D é o valor teórico do direito e C a cotação das acções do BCP à data.

A cotação do BCP ajustará para C - D à data de ex-direitos, pelo que isto também serve para estimar para que valores vai passar a cotação do BCP (se este se mantivesse nos 0.085 seria algo em torno dos 0.056 euros a nova cotação do BCP já após o ajuste e destaque dos direitos).

Ainda assim é preciso manipular aqui umas formulas
:lol:

No fundo deriva de 2 cond.

Pm = C-D

e

Pm =Ps +1/r .D

Onde Pm é o preço de equilibrio de mercado quando estiver a negociar o direito.
Ps - preço de subscrição
r - é o nº de acçoes atribuidas pelo direito

Tudo cozinhado da que :

D = (C-Ps). (r/(r+1))

Nada intuitivo

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:40

SMALL1969 Escreveu:
jarc Escreveu:Por esta é que poucos esperavam. Quem detém ações irá poder entrar a 0.04. Palpita-me que uma boa parcela daqueles que estão fora amanhã vão acotovelar-se.

Parece-me um esforço demasiado grande para quem tem bastantes acções. Na prática tem que investir quase o dobro daquilo que hoje vale a sua carteira BCP.

Isto não está correcto. Por cada acção que já detém actualmente, teria de colocar em dinheiro fresco mais 0.04*1.734 euros por acção.

Ou seja, se detém 100.000 acções (a 0.085 euros) isto representa 8.500 euros actualmente investidos no BCP e teria de colocar mais ~6.940 euros para acompanhar na integra os direitos que receberá, fora comissões.

No final ficaria com ~273.400 acções que cotariam (presumivelmente) por roda dos ~0.0565 euros, representando um investimento total de ~15.440 euros incluindo antigas e novas acções.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:33

jarc Escreveu:Por esta é que poucos esperavam. Quem detém ações irá poder entrar a 0.04. Palpita-me que uma boa parcela daqueles que estão fora amanhã vão acotovelar-se.

As acções custam basicamente o mesmo para quem está fora ou dentro, não há razão nenhuma para acotovelanço: se o BCP não variar dos 0.085 será algo como 0.0565 euros o custo total real de cada acção nova (e o que será também o valor a que cotará na altura o BCP).

Se variar, é seguir as formulas de cima que já coloquei e refazer os cálculos.

Normalmente adquirir novas com direitos fica ligeiramente mais barato mas é por norma uma diferença marginal, na ordem de 1 ou 2%, o que no caso do BCP representa para aí 0.001 euros de diferença por acção... para sabermos valores exactos teremos de esperar pela altura.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/9/2012 21:42, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:29

caracinha Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Se o que tu queres saber é quanto vai ser preciso meter de dinheiro fresco adicional para 100.000 acções (~9.000 euros) isso pode-se dizer por aproximação, sejam qual for o valor / número de acções novas: será na ordem dos 6 mil euros.

Não é mais que isso? O meu raciocínio é o seguinte: O BCP vale cerca de 700 milhões de euros em bolsa, o AC é de 500 milhões. Isto que dizer que por cada 7 euros detidos um investidor terá de colocar 5. Ou seja, quem tem 9000 euros em ações do BCP terá de investir... bom afinal não me dá mais que isso, fiz as contas e dá-me 6428 euros! Está certo não está?!

Já agora, na sequência deste raciocínio não é possível que os títulos sejam colocados a 4 cêntimos sejam necessários 1,7 direitos para comprar um novo título! Caracinha, andas a enganar-nos?! :x :shame:
bem os 4 centimos ja la estao agora o nº de direitos vamos ver

São necessários ~0.5767 direitos para a aquisição de cada acção nova.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/9/2012 21:27

Em relação às datas, que era a outra questão, ainda não foram anunciadas (certamente serão anunciadas em breve).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Google [Bot], Luzemburg, Metalor, Opcard33 e 175 visitantes