Francisco Louçã defende nacionalização do BPI e BCP
o Estado não paga, mas claro que a culpa é dos bancos

Estado deve 1,5 mil milhões
25 Julho 2012Nº de votos (0) Comentários (2)
Por:Raquel Oliveira com Lusa
A dívida do Estado às empresas de construção aumentou, no primeiro semestre, 147 milhões de euros, atingindo já 1,5 mil milhões de euros, revelou ontem a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Só a Administração Local deve às empresas do sector cerca de 960 milhões de euros.
A análise da associação conclui que, "desta forma, e contrariamente ao estabelecido no Memorando de Entendimento assinado com a troika, verifica--se um agravamento" dos montantes em dívida.
No caso das autarquias, o atraso nos pagamentos, estimado pela AICCOPN, é em média de 8,4 meses. O tempo médio para receber os valores em dívida constitui, segundo a associação, "o pior registo de sempre".
Os atrasos nos pagamentos são, no entanto, generalizados, registando-se dívidas por pagar tanto na Administração Central como nas empresas públicas. A falta de pagamento, por um lado, e a falta de investimento, por outro, estão a debilitar o sector da construção.
- Registado: 5/11/2002 12:21
E para quem não estiver convencido que são os atrasos de pagamento por parte do Estado que estão a encravar o sistema, aqui fica mais uma:
Empresas sofrem calote do Estado de 5 mil milhões
Dava pagar valores em atraso junto da banca e ainda sobrava
2012-08-16
Se o Estado pagasse as faturas em atraso, a indústria, o comércio e a hotelaria podiam saldar o malparado e sobravam 2 mil milhões, tanto quanto os subsídios cortados aos reformados e aos funcionários públicos, escreve o «Jornal de Notícias».
As faturas vencidas há mais de 90 dias somam cinco mil milhões, valor da dívida em atraso do Estado a fornecedores. Se as pagasse, as empresas podiam saldar mais de metade crédito malparado à Banca.
Os números referem-se só aos atrasos superiores a 90 dias, não soma as faturas com menor atraso, apesar de o Estado ele próprio cobrar coimas e juros de mora quando um contribuinte se atrasa um dia que seja.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Bom, se isto é demagogia, então é melhor esquecermos os dados do Banco de Portugal
Estado deve 59 mil milhões à banca portuguesa
21.06.2012 19:14
ECONOMIA
De acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal. O Estado Português deve 59 mil milhões de euros só aos bancos portugueses. O último boletim estatístico do banco central revela ainda que a banca empresta cada vez menos dinheiro. O crédito às famílias caiu, já o crédito malparado não pára de subir.
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article1620772.ece
Elias Escreveu:Mcmad Escreveu:Se a banca só consegue financiamento com aval do Estado, não vejo porque a
a banca não possa falir..
Se o Estado pagasse o que deve, a banca não tinha por onde falir.
http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1862635
Isso é demagogia. Dados? Quanto deve o Estado á banca? E quanto está avalizar?
Repito, se a banca não consegue financiamento sem aval do Estado, não vejo porque não podem falir.
- Registado: 29/11/2007 10:26
Mcmad Escreveu:Se a banca só consegue financiamento com aval do Estado, não vejo porque a
a banca não possa falir..
Se o Estado pagasse o que deve, a banca não tinha por onde falir.
http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1862635
Re: Francisco Louçã defende nacionalização do BPI e BCP
artista Escreveu:
Se eu comprar obrigações da EDP e um dia deixar de pagar a minha conta da eletricidade eles deverão ter em conta que me devem dinheiro?!![]()
Penso que terias uma atenção muito especial por parte da EDP se o Mexia te telefonasse todos os dias para lá meteres muitas milhas e te aconselhasse a endividares-te porque é investimento garantido!

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
artista Escreveu:pc05 Escreveu:artista Escreveu:pc05 Escreveu:Lion_Heart Escreveu:No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
Se o critério fosse apenas o juro pago (lucro) pq não compraram dívida irlandesa ou mesmo grega (na mesma proporção)? Estão todos no mesmo barco!
E quem te disse que não compraram dívida desses países?!
Eu sei perfeitamente que compraram dívida grega (alguns), mas nada comparável com o investimento feito na dívida portuguesa, nem pouco mais ou menos! Por ex. o bcp, ex maior detentor de dívida grega com 700M€ (atualmente terá um valor quase residual), tem (e tinha na altura) um investimento que ronda os 5.000M€ de dívida pública portuguesa (>7x superior). Ou seja, o investimento em dívida soberana realizado pela banca concentrou-se na dívida portuguesa (de longe).
Então achas que eles compraram dívida portuguesa por serem compatriotas!?
Claro que não. Mas sabemos que, nos meses que antecederam o pedido de ajuda, altura em que o governo andava desesperado por conseguir credores, foram realizadas reuniões entre o governo e a banca. Se existe algum tipo de acordo ou contrapartida, não sei.... Por outro lado, além do juro, esta dívida é elegível junto do bce como colateral na obtenção de financiamento a 1%.
PMACS Escreveu:Eu não estava a defender os bancos, apenas estou contra as ideias do Louçã e dei como exemplo a divida Pública em posse da banca,porque temos que ter isso em conta.
Eu acho que isso não tem nada que ser tido em conta para o caso. Dívida portuguesa têm muitas instituições espalhadas pelo mundo fora e não é por isso que têm alguma relação especial com o estado português. Fizeram apenas um investimento com outro qualquer...
Se eu comprar obrigações da EDP e um dia deixar de pagar a minha conta da eletricidade eles deverão ter em conta que me devem dinheiro?!

PMACS Escreveu:Políticos Portugueses com acesso directo ao guito da Banca é capaz de não ser boa ideia!
Pois, os políticos portugueses deviam ter acesso ao mínimo possível!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
pc05 Escreveu:artista Escreveu:pc05 Escreveu:Lion_Heart Escreveu:No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
Se o critério fosse apenas o juro pago (lucro) pq não compraram dívida irlandesa ou mesmo grega (na mesma proporção)? Estão todos no mesmo barco!
Eu sei perfeitamente que compraram dívida grega (alguns), mas nada comparável com o investimento feito na dívida portuguesa, nem pouco mais ou menos! Por ex. o bcp, ex maior detentor de dívida grega com 700M€ (atualmente terá um valor quase residual), tem (e tinha na altura) um investimento que ronda os 5.000M€ de dívida pública portuguesa (>7x superior). Ou seja, o investimento em dívida soberana realizado pela banca concentrou-se na dívida portuguesa (de longe).
Então achas que eles compraram dívida portuguesa por serem compatriotas!?

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
.Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu deixava falir uns e despedia no outro.
Então mas se deixares falir os bancos, onde é que o Estado se vai financiar a seguir?
Aos restantes que continuam a emprestar porque sao burros pelos vistos!
Nunca pensei que fosse possível o estado manter os bancos falidos para continuar a ter financiamento!
Menos mal que um dia destes além dos bancos também o estado vai falir. Assim já se trata dos dois ao mesmo tempo.
artista Escreveu:pc05 Escreveu:Lion_Heart Escreveu:No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
artista Escreveu:PMACS Escreveu:artista Escreveu:PMACS Escreveu:Alguém explica ao senhor Louçã que os dois bancos têm cerca de 7,6 Bis em divida Portuguesa (BCP tem 4,7 Bis e o BPI tem 2,9 Bis)!
E então? O que é que um coisa tem a ver com a outra? Eu também devo dinheiro ao banco mas enquanto não incumprir com as prestações que acordei não lhes empresto nenhum à borla.
Provavelmente (e infelizmente) o que vai acontecer é que o estado será obrigado a nacionalizá-los, pelo menos o BCP. Espero que isto não venha a acontecer, era bom sinal para o país por variadas razões!
Sim, tens razão nesse ponto, mas toda a gente parece andar esquecida que se uns incompetentes e irresponsáveis não tivessem andado a pressionar e a impingir dívida pública cá dentro e lá fora, deixando os bancos nesta situação, talvez o País e a Banca não estivessem agora de mão estendida!
Cada um faz o que lhe dá jeito, mas nada desculpa a banca, a situação em que está deve-se única e exclusivamente á sua má gestão.
Aliás, se eles não tivessem sido tão ganaciosos provavelmente o país teria sido obrigado a pedir ajuda mais cedo e não estaríamos tão mal. Mas a compra da dívida parecia-lhes a galinha dos ovos de ouro, financiavam-se no BCE a 2% compravam dívida a 4/5/6%, negócio da cina!! E deixaram de comprar dívida apenas quando perceberam que afinal os ovos estavam estragados! Quando se queixam que é o país que lhes está a criar problemas, deviam assumir que também eles contribuiram decisivamente para esses mesmos problemas, até porque há muitos que defendem que o maior problema do país nem é a dívida pública, mas sim a dívida privada!
Eu não estava a defender os bancos, apenas estou contra as ideias do Louçã e dei como exemplo a divida Pública em posse da banca,porque temos que ter isso em conta.
Políticos Portugueses com acesso directo ao guito da Banca é capaz de não ser boa ideia!
Quanto á má gestão da banca, penso que quem está pior será o BCP, Varas e companhia!
Abraço
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
pc05 Escreveu:Lion_Heart Escreveu:No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
PMACS Escreveu:artista Escreveu:PMACS Escreveu:Alguém explica ao senhor Louçã que os dois bancos têm cerca de 7,6 Bis em divida Portuguesa (BCP tem 4,7 Bis e o BPI tem 2,9 Bis)!
E então? O que é que um coisa tem a ver com a outra? Eu também devo dinheiro ao banco mas enquanto não incumprir com as prestações que acordei não lhes empresto nenhum à borla.
Provavelmente (e infelizmente) o que vai acontecer é que o estado será obrigado a nacionalizá-los, pelo menos o BCP. Espero que isto não venha a acontecer, era bom sinal para o país por variadas razões!
Sim, tens razão nesse ponto, mas toda a gente parece andar esquecida que se uns incompetentes e irresponsáveis não tivessem andado a pressionar e a impingir dívida pública cá dentro e lá fora, deixando os bancos nesta situação, talvez o País e a Banca não estivessem agora de mão estendida!
Cada um faz o que lhe dá jeito, mas nada desculpa a banca, a situação em que está deve-se única e exclusivamente á sua má gestão.
Aliás, se eles não tivessem sido tão ganaciosos provavelmente o país teria sido obrigado a pedir ajuda mais cedo e não estaríamos tão mal. Mas a compra da dívida parecia-lhes a galinha dos ovos de ouro, financiavam-se no BCE a 2% compravam dívida a 4/5/6%, negócio da cina!! E deixaram de comprar dívida apenas quando perceberam que afinal os ovos estavam estragados! Quando se queixam que é o país que lhes está a criar problemas, deviam assumir que também eles contribuiram decisivamente para esses mesmos problemas, até porque há muitos que defendem que o maior problema do país nem é a dívida pública, mas sim a dívida privada!
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:eu nao uso duas medidas, a banca se emprestou a incautos foi porque quis e muitas vezes se aproveitou da ignorancia e sensaçao de confiança que incutem para tal (o objectivo e sempre o lucor maximo seja a quem for). No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
E nao esquecer de quem sao as PPP´s , as estradas, os hospitais e etc. (os consorcios)
Claro que emprestou porque quis, mas quem é que disse o contrário?
tu e o PMACS que dizem para privatizar o Estado e nao Nacionalizar bancos falidos.
Eu deixava falir uns e despedia no outro.
Candidata-te que eu voto em ti

― Confucius
― Confucius
Lion_Heart Escreveu:No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
Editado pela última vez por PC05 em 19/8/2012 16:34, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:eu nao uso duas medidas, a banca se emprestou a incautos foi porque quis e muitas vezes se aproveitou da ignorancia e sensaçao de confiança que incutem para tal (o objectivo e sempre o lucor maximo seja a quem for). No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
E nao esquecer de quem sao as PPP´s , as estradas, os hospitais e etc. (os consorcios)
tu e o PMACS que dizem para privatizar o Estado e nao Nacionalizar bancos falidos.
Eu deixava falir uns e despedia no outro.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:eu nao uso duas medidas, a banca se emprestou a incautos foi porque quis e muitas vezes se aproveitou da ignorancia e sensaçao de confiança que incutem para tal (o objectivo e sempre o lucor maximo seja a quem for). No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
eu nao uso duas medidas, a banca se emprestou a incautos foi porque quis e muitas vezes se aproveitou da ignorancia e sensaçao de confiança que incutem para tal (o objectivo e sempre o lucor maximo seja a quem for). No Estado foi exactamente o mesmo , se compraram divida foi pq o lucro compensava (nao e por serem patriotas ) e tem a garantia de 10 milhoes de patos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Exacto, e quem os mandou comprar?
Acho sempre engraçado quando a banca andou a impingir creditos a incautos a culpa ser dos incautos, quando a banca compra divida publica a culpa e do Estado.
Ironico mais uma vez.
Qual é a diferença? Em ambos os casos é a banca que empresta o dinheiro! Porque é que no caso do Estado desculpas e no caso dos incautos não?
Tu e que estas a desculpar a banca! Para mim a banca e a padaria da esquina sao iguais. Em mercado livre e caopitalista tem que ser. Neste mercado nao e dai estas crises e distorçoes que tendem sempre a piorar a medida que este buracos negros ficam maiores.
Não tentes virar o bico ao prego. Tu estás a usar dois pesos e duas medidas.
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Exacto, e quem os mandou comprar?
Acho sempre engraçado quando a banca andou a impingir creditos a incautos a culpa ser dos incautos, quando a banca compra divida publica a culpa e do Estado.
Ironico mais uma vez.
Qual é a diferença? Em ambos os casos é a banca que empresta o dinheiro! Porque é que no caso do Estado desculpas e no caso dos incautos não?
Tu e que estas a desculpar a banca! Para mim a banca e a padaria da esquina sao iguais. Em mercado livre e caopitalista tem que ser. Neste mercado nao e dai estas crises e distorçoes que tendem sempre a piorar a medida que este buracos negros ficam maiores.
Lion_Heart
Lion_Heart
artista Escreveu:PMACS Escreveu:Alguém explica ao senhor Louçã que os dois bancos têm cerca de 7,6 Bis em divida Portuguesa (BCP tem 4,7 Bis e o BPI tem 2,9 Bis)!
― Confucius
― Confucius
Lion_Heart Escreveu:Exacto, e quem os mandou comprar?
Ironico mais uma vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, bigest, fincas, Google [Bot], IX Hispana, luislobs, malakas, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO e 332 visitantes