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Caldeirão da Bolsa

1º de Maio / Pingo Doce

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: AC

por Lion_Heart » 9/8/2012 16:44

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
O que nao falta em Portugal e concertaçao de preços, a começar nas empresas do "Estado" e a acabar no preço do cafe. E os preços sao quase sempre fixos.


Podes provar o que acabas de dizer ou isso é mesmo na base da demagogia barata à moda de Braga?


Obviamente que nao podes provar nada, a nao ser que apanhes os donos das empresas sentados a mesa a assinar papeis de acordo. Ora isso e impossivel.

Agora quando temos preços iguais aos centésimos de euro , subidas de preço ao mesmo tempo e etc. Temos uma clara concertaçao de preços. Alias e tao nitido que nenhuma entra em guerra de preços. Nem mesmo com o Pais no buraco.

Por ex. em Espanha as chamadas ja estao nos 06 cent p. minuto e as operadoras ja te oferecem telefones , mesmo iphones (contrato 18 meses). E sabes porque? Pq entrou a Orange no mercado.
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Re: AC

por dfviegas » 9/8/2012 16:40

Elias Escreveu:
dfviegas Escreveu:Curioso é a autoridade da concorrência encontrar motivos para aplicação de multa no caso em que muitos portugueses foram beneficiados, mas no caso da concertação do preço da gasolina onde somos constantemente "roubados" a AC não encontre nenhum indicio de concertação.


dfviegas,

E tu encontras?

Ou por outra, achas que consegues demonstrar que há concertação?


Vais numa auto-estrada, os preços das várias gasolineiras mudam todas no mesmo dia e é igual ou varia 0,005 é porque há concertação.

Mais a GALP que domina a cadeia de fornecimento, deveria conseguir ter preços mais baratos que as outras.

Como é que uma estação que à noite tem carregamento automático pratica o mesmo preço que outra ao lado que tem funcionários a atender?

Como é que uma estação que vende outros produtos 24 horas diárias tem os mesmos preços de outra que não serve nada disso?

Para o Marco, não me vou alongar muito sobre este assunto porque sei que és um especialista nesta temática, mas a sensação que tenho é que há uns 10 anos atrás tinhamos o brent a 100$ e o gasóleo a 0,75€ hoje ronda os mesmo valores e o gasóleo está a 1,50€ não pode ter sido só a inflacção a fazer isto.
 
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por Elias » 9/8/2012 16:32

migluso Escreveu:Pois caro artista, só me resta dizer-te: neste caso, criminosa é a lei. Logo, criminosos são os legisladores.


Logo, criminosos são os que votaram neles :mrgreen:

Logo, tá tudo preso :mrgreen: :mrgreen:

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/bIfbRBA22TQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

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por migluso » 9/8/2012 16:29

artista Escreveu:
migluso Escreveu:lol...
Isto é que é regulação???
Ridículo... Perverso, mesmo...


Pois, como é costume, o crime compensa! :x

EDIT: Só venderam 15 produtos abaixo dopreço de custo?! :mrgreen: :mrgreen:

Ou os fornecedores foram esmifrados até ao tutano, ou perderam em todos!


Pois, o problema é mesmo esse.

Neste país uma acção destas ser crime ou sujeita a coima ou lá o que é...lolol... somos pobres e muito bem, merecemos...

Pois caro artista, só me resta dizer-te: neste caso, criminosa é a lei. Logo, criminosos são os legisladores.
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Re: AC

por Elias » 9/8/2012 16:27

Lion_Heart Escreveu:
O que nao falta em Portugal e concertaçao de preços, a começar nas empresas do "Estado" e a acabar no preço do cafe. E os preços sao quase sempre fixos.


Podes provar o que acabas de dizer ou isso é mesmo na base da demagogia barata à moda de Braga?
 
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Re: AC

por Lion_Heart » 9/8/2012 16:24

Elias Escreveu:
dfviegas Escreveu:Curioso é a autoridade da concorrência encontrar motivos para aplicação de multa no caso em que muitos portugueses foram beneficiados, mas no caso da concertação do preço da gasolina onde somos constantemente "roubados" a AC não encontre nenhum indicio de concertação.


dfviegas,

E tu encontras?

Ou por outra, achas que consegues demonstrar que há concertação?


O que nao falta em Portugal e concertaçao de preços, a começar nas empresas do "Estado" e a acabar no preço do cafe. E os preços sao quase sempre fixos.
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Re: AC

por Elias » 9/8/2012 16:08

dfviegas Escreveu:Curioso é a autoridade da concorrência encontrar motivos para aplicação de multa no caso em que muitos portugueses foram beneficiados, mas no caso da concertação do preço da gasolina onde somos constantemente "roubados" a AC não encontre nenhum indicio de concertação.


dfviegas,

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Re: AC

por MarcoAntonio » 9/8/2012 16:07

dfviegas Escreveu:Curioso é a autoridade da concorrência encontrar motivos para aplicação de multa no caso em que muitos portugueses foram beneficiados, mas no caso da concertação do preço da gasolina onde somos constantemente "roubados" a AC não encontre nenhum indicio de concertação.


Somos "roubados" como?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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AC

por dfviegas » 9/8/2012 16:02

Curioso é a autoridade da concorrência encontrar motivos para aplicação de multa no caso em que muitos portugueses foram beneficiados, mas no caso da concertação do preço da gasolina onde somos constantemente "roubados" a AC não encontre nenhum indicio de concertação.
 
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por MarcoAntonio » 9/8/2012 15:51

TheTraveler Escreveu:A haver direito a multa, não deveria ser aplicada a cada loja que tivesse cometido a infracção?


Para bem, era a cada produto vendido...

Just kidding, nem sequer estou de acordo com a penalização conforme referi já na altura da promoção (e respectiva polémica). Mas infelizmente, a tendência aqui é aplicar esta regra do dumping arbitrariamente talvez para dizer que se faz alguma coisa e se está de olho em cima da "concorrência".

Quem perde com isto?

Os consumidores...
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por TheTraveler » 9/8/2012 15:35

A haver direito a multa, não deveria ser aplicada a cada loja que tivesse cometido a infracção?
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por pvg80713 » 9/8/2012 15:25

que me lembre, eles registaram um prejuízo de 10ME... só por causa deste dia... isto deve ter doido.
 
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por artista_ » 8/8/2012 20:33

migluso Escreveu:lol...
Isto é que é regulação???
Ridículo... Perverso, mesmo...


Pois, como é costume, o crime compensa! :x

EDIT: Só venderam 15 produtos abaixo dopreço de custo?! :mrgreen: :mrgreen:

Ou os fornecedores foram esmifrados até ao tutano, ou perderam em todos!
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por Pata-Hari » 8/8/2012 20:28

desde que não tenha esmifrado os fornecedores para isso... e provavelmente terá, porque abaixo do preço de custo significa provavelmente que a perda é encaixada pelo produtor/fornecedor.
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por mfsr1980 » 8/8/2012 19:51

Elias Escreveu:Pingo Doce alvo de coima de quase 30 mil euros pela promoção do 1º de Maio
08 Agosto 2012 | 18:57
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O Pingo Doce foi alvo de uma coima de quase 30 mil euros pela promoção que realizou no dia 1 de Maio, de acordo com a RTP. A Autoridade da Concorrência terá identificado alguns produtos vendidos abaixo do preço de custo.

A Autoridade da Concorrência terá identificado 15 produtos vendidos abaixo do preço de custo, segundo a RTP. Esta prática terá valido aos supermercados da Jerónimo Martins uma coima no valor de 30 mil euros.

(Notícia em actualização)


Cada vez admiro mais o Alexandre Soares dos Santos e o seu filho Pedro que está à frente do negócio!
30.000 euros paga bem a excelênte publicidade e simultaneamente ajudou as familias!
Grande Homem!
 
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por migluso » 8/8/2012 19:50

lol...
Isto é que é regulação???
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por Elias » 8/8/2012 19:16

Pingo Doce alvo de coima de quase 30 mil euros pela promoção do 1º de Maio
08 Agosto 2012 | 18:57
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

O Pingo Doce foi alvo de uma coima de quase 30 mil euros pela promoção que realizou no dia 1 de Maio, de acordo com a RTP. A Autoridade da Concorrência terá identificado alguns produtos vendidos abaixo do preço de custo.

A Autoridade da Concorrência terá identificado 15 produtos vendidos abaixo do preço de custo, segundo a RTP. Esta prática terá valido aos supermercados da Jerónimo Martins uma coima no valor de 30 mil euros.

(Notícia em actualização)
 
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por MIGUELV73 » 28/7/2012 11:45

Sem dúvida que não dão ponto sem nó! O impacto que que deu em Portugal foi brutal mais que o esperado; os consumidores não vão esquecer tão depressa!
Agora é colher os frutos uma vez que objectivo foi cumpriddo!


majomo Escreveu:
Banesco Escreveu:Ao ler o Caldeirão vi que alguém tinha falado acerca d quanto o Pingo Doce poupou em publicidade, que naquela semana do 1º de Maio foi feita durante os noticiários (ou seja horário nobre/prime time) por largos minutos e ainda mais se considerarmos os comentadores.

(E descarto tb o efeito psicológico, pois por muito tempo as pessoas se vão lembrar dessa promoção)

Só para ter termo de comparação com os 10 milhões que dizem que o PD teve de gastar com a promoção, sabem-me dizer quanto é o custo da publicidade nesse horário?


Talvez isto ajude...
Pingo Doce faz redução de 88% no investimento publicitário em Maio
 
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por majomo » 28/7/2012 10:51

Banesco Escreveu:Ao ler o Caldeirão vi que alguém tinha falado acerca d quanto o Pingo Doce poupou em publicidade, que naquela semana do 1º de Maio foi feita durante os noticiários (ou seja horário nobre/prime time) por largos minutos e ainda mais se considerarmos os comentadores.

(E descarto tb o efeito psicológico, pois por muito tempo as pessoas se vão lembrar dessa promoção)

Só para ter termo de comparação com os 10 milhões que dizem que o PD teve de gastar com a promoção, sabem-me dizer quanto é o custo da publicidade nesse horário?


Talvez isto ajude...
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por Texano Bill » 28/7/2012 10:11

Ao ler o Caldeirão vi que alguém tinha falado acerca d quanto o Pingo Doce poupou em publicidade, que naquela semana do 1º de Maio foi feita durante os noticiários (ou seja horário nobre/prime time) por largos minutos e ainda mais se considerarmos os comentadores.

(E descarto tb o efeito psicológico, pois por muito tempo as pessoas se vão lembrar dessa promoção)

Só para ter termo de comparação com os 10 milhões que dizem que o PD teve de gastar com a promoção, sabem-me dizer quanto é o custo da publicidade nesse horário?
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por alexandre7ias » 28/7/2012 3:53

Retalho
Trabalhadores acusam Pingo Doce de violar contrato colectivo de trabalho
Dírcia Lopes 
27/07/12 17:20
Os trabalhadores dos supermercados Pingo Doce, detidos pelo grupo Jerónimo Martins, estão a acusar a empresa de introduzir alterações do horário de trabalho que violam o contrato colectivo de trabalho (CCT) negociado com a representante do sector, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição.
Em declarações ao Económico, o dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), José Monteiro, explicou que o Pingo Doce "está a alterar o horário de trabalho, que já configura trabalho suplementar, mas que não está a ser pago". José Monteiro referiu que a empresa está a adoptar o regime de adaptabilidade, mas não está a cumprir com a compensação que deve corresponder a um período máximo de oito semanas.
Outro ponto que o CESP crítica resulta de a cadeia de supermercados não ter comunicado as alterações com a antecedência mínima de trinta dias, além de "os dirigentes sindicais não estão a ser consultados sobre estas alterações, tal como está definido no CCT", acusa a mesma fonte. José Monteiro afirma que os trabalhadores tiveram conhecimento destas alterações esta semana.
No comunicado que está a ser distribuído nas lojas, o Pingo Doce informa os trabalhadores que "as escalas vão mudar e algumas secções vão passar a usar adaptabilidade, possibilidade de fazer mais horas num dia e menos noutro, tudo previsto em horário".
O dirigente da CESP salienta que a empresa está a aproveitar as alterações ao código do trabalho para avançar com estas mudanças no horário.
 
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por alexandre7ias » 25/7/2012 14:18

Jerónimo Martins
Pingo Doce perde 10 milhões com campanha do 1º de Maio
Publicado hoje às 10:25
Dinheiro Vivo

Foto: Fernando Fontes / Global Imagens
A bolsa de Lisboa está a cair 1,02% para os 4,439 pontos pressionada pela queda da Jerónimo Martins.
A retalhista está a cair 7,27% para os 11,55 euros depois de ter apresentado os resultados semestrais onde demonstra que a empresa sofreu um abrandamento dos lucros.

A operação na Polónia continua a crescer, apesar de registar algum abrandamento, e em Portugal a campanha de descontos do Pingo Doce prejudicou as receitas antes de impostos, apesar de ter registado um forte crescimento de vendas no trimestre.
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por PMACS » 23/6/2012 18:07

Soares dos Santos ainda não se lembrou disto! :lol:

Supermercado alemão oferece compras a clientes nus

Um supermercado na cidade alemã de Süderlügum, perto na fronteira com a Dinamarca, ofereceu compras gratuitas aos primeiros 100 clientes que aparecessem completamente nus na sexta-feira. A reacção dos consumidores superou as expectativas, visto que apareceram 250 pessoas sem roupa junto ao estabelecimento, sendo limitada a entrada a grupos de 20.

A promoção da cadeia de supermercados Pliss foi limitada a 270 euros de compras, que foram usadas sobretudo em bebidas alcoólicas pelos arejados visitantes, muitos dos quais oriundos da Dinamarca.

O gerente do supermercado, Nils Sterndorff, disse ter ficado espantado com o sucesso da promoção, garantindo que esperava "cerca de dez" pessoas nuas.

link com o video: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -com-video
Anexos
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― Confucius
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por MarcoAntonio » 25/5/2012 18:44

richardj Escreveu:
marco os 50% que me estava a referir eram os das ultimas promoções.



Richardj, o meu post já está a responder a isso (olha lê lá outra vez).

richardj Escreveu:
Sim, a % é sobre o valor bruto, mas a duração das mesmas são diferentes.



Estas promoções (que eu já inclui na minha resposta) têm ainda menos impacto - devem ter um impacto na facturação mensal para aí de 1 ou 2% se forem realizadas duas vezes por mês.

O problema mantém-se totalmente e portanto o que dizes não faz sentido, comparas o directamente incomparável.

Como podes ver de resto pelas várias notícias a discussão das margens não é pontual nem tão pouco se dirige exclusivamente aos produtos em promoção: eles estão - segundo as notícias - a querer renegociar contratos (o que implica que vão ter descontos em datas em que não estão a dar desconto aos clientes) e com um leque alargado de produtores (ou seja, tentando obter descontos em produtos que não são exactamente aqueles que estão a vender com desconto).

O que escreveste fazia sentido se o PD estivesse a tentar renegociar o preço da carne com os produtores e apenas para os dias em que esteve em promoção, o preço do peixe com os fornecedores de peixe e apenas para os dias em que esteve em promoção, etc, etc, etc. Como não é nada disto que se está a passar, não podes comparar os 50% da promoção com os 2 ou 3% da tal renegociação de contratos que as notícias mencionam.


E isto já está tudo no meu primeiro post, eu agora só estou a decompor o que já te tinha dito de forma resumida...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por richardj » 25/5/2012 18:16

MarcoAntonio Escreveu:
richardj Escreveu:fazer descontos de 50% e vir dizer que são os fornecedores a pagar porque são reduzidas as margens em 2 ou 3% é um pouco a distorcer a realidade...


Nope, os descontos são pontuais (o do dia 1 sobre todos os produtos durou um dia e aparentemente nem se vai repetir mais) e/ou bastante limitados (restritos a um conjunto de produtos por uma série de dias, como está a acontecer com as novas) enquanto que a renegociação dos contratos com aumento das margens (redução do valor pago aos produtores) é para ficar e estende-se pelo período todo fora...

Os dois valores não são directamente comparáveis assim da forma como estás a sugerir.


marco os 50% que me estava a referir eram os das ultimas promoções.

Sim, a % é sobre o valor bruto, mas a duração das mesmas são diferentes.

Estas margens, no meu entender são também restritas a 1 ano pelo acordo de pagamento médio de 10 dias. Mas isto não é factual.

Quero é ver o relatório do próximo trimestre da JMT e da sonae.
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