Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 18/7/2012 11:25

Saibam que nem todos os negócios se realizam na bolsa. A Abertis pode muito bem mudar de ideias até ao fim da OPA.
Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por nuuuuno » 18/7/2012 11:20

bom dia, nao tenho acompanhado muito as noticias da brisa, mas pelo meu entendimento e analisando a estrutura accionista temos:

grupo mello : 30.5%
albertis : 16%
Arcus: 19%
freefloat: 34.5 %

a questao central está se a albertis vai ou nao vender a 2.76 correcto?!?

Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Shortar

por altrio » 18/7/2012 10:49

zekinha1 Escreveu:Ninguem vai comprar a um preço superior ao preço da OPA sendo que apenas poderá cair na melhor das hipóteses :P

Supõe que a OPA é um fiasco, o que indicaria que a oferta é muito baixa. Isto pode fazer subir o título bem acima do valor da OPA.

A decisão de shortar ou não é tua, mas como em todos os investimentos, há um risco.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por zekinha1 » 18/7/2012 10:42

racaires Escreveu:
Sargotronss Escreveu:
racaires Escreveu:Estou a pensar em shortar a Brisa e recorrendo aos factor certificates do commerzbank. Alguém aqui está familiarizado com estes instrumentos ou conhecem outra alternativa que não seja o meio clássico de shortar?

Espero que estejas a pensar em shortar apenas após o fim da OPA a 8 de agosto?

Estou a pensar em shortar na expectativa de acontecer o mesmo que ocorreu com a cimpor. E estou a pensar em recorrer ao factor certificate do commerzbank. Mas ainda me decide pois nao conheço bem este instrumento e ainda não há indícios de que a brisa venha a passar pelo que passou a cimpor...

Não poderá ser um bom pensamento este?

Ninguem vai comprar a um preço superior ao preço da OPA sendo que apenas poderá cair na melhor das hipóteses :P

Pode-se aproveitar variações negativas momentâneas que poderão render sempre algum dinheiro.

Registado: 19/10/2010 13:30

por hucruz » 18/7/2012 10:40

Quem tem ações da BRISA, como é que as pode vender na OPA?

Basta criar uma ordem de venda a 2,76?

Registado: 14/3/2009 22:46

Re: esquesito!!!!!!!!!!!!

por sargotrons » 18/7/2012 6:29

rasteiro Escreveu:Porque é que, o pessoal está a vender a brisa a 2.70, quando pode já hoje dar a ordem de venda ao banco a 2.76, e ficar seguro que é esse valor que irá receber até ao dia 06Agosto.
Agora não sei se o dinheiro fica já hoje disponivél, ou tém que aguardar até ao dia 06Agosto!

Abraços

o dinheiro fica disponivel tres dias uteis apos o apuramento dos resultados a dia 9 de agosto, ou seja a 14 de Agosto. De qualquer maneira ja dei ordem de venda em bolsa pelo mesmo valor .
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por malakas » 17/7/2012 22:53

TOPGUN2 Escreveu:Preciso de um esclarecimento, quem comprar acções no mercado, pode vender na OPA na mesma.

Obrigado
BN

Sim, podes comprar as que quiseres no mercado e dar ordem de venda na OPA (até dia 8 de Agosto).

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:06

por racaires » 17/7/2012 21:17

Sargotronss Escreveu:
racaires Escreveu:Estou a pensar em shortar a Brisa e recorrendo aos factor certificates do commerzbank. Alguém aqui está familiarizado com estes instrumentos ou conhecem outra alternativa que não seja o meio clássico de shortar?

Estou a pensar em shortar na expectativa de acontecer o mesmo que ocorreu com a cimpor. E estou a pensar em recorrer ao factor certificate do commerzbank. Mas ainda me decide pois nao conheço bem este instrumento e ainda não há indícios de que a brisa venha a passar pelo que passou a cimpor...
Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

por JOMIGUEL » 17/7/2012 20:29

Preciso de um esclarecimento, quem comprar acções no mercado, pode vender na OPA na mesma.

Obrigado
BN

Registado: 10/5/2009 21:02

por jlcvr » 17/7/2012 20:08

Pelo que percebi quem vender agora as acções na OPA a 2,76 apenas recebe o dinheiro no dia 14 de Agosto. Poderá ser a razão para haver pessoal a vender as acções na bolsa, abaixo do valor da OPA, pois ficam logo com o dinheiro disponível.
Não percebo porque é que o pessoal diz que as acções depois da OPA vão baixar, pois se os accionistas não venderem a 2,76 é porque acham o valor baixo, logo faria sentido que a acção subisse. Estou a dizer uma asneira muito grande?

Cumprimentos,

Registado: 21/12/2007 17:30

por mfsr1980 » 17/7/2012 19:51

Deixa-o shortar que eu tenho aqui muito dinheiro para aplicar. :clap:

Registado: 3/5/2007 13:55

esquesito!!!!!!!!!!!!

por rasteiro » 17/7/2012 13:29

Porque é que, o pessoal está a vender a brisa a 2.70, quando pode já hoje dar a ordem de venda ao banco a 2.76, e ficar seguro que é esse valor que irá receber até ao dia 06Agosto.
Agora não sei se o dinheiro fica já hoje disponivél, ou tém que aguardar até ao dia 06Agosto!

Abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por sargotrons » 17/7/2012 3:54

Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por rsacramento » 16/7/2012 23:32

racaires Escreveu:
racaires Escreveu:
rsacramento Escreveu:tens CFDs

No meu banco não. ActivoBank

a goBulling tem CFDs e é possível shortar a brisa com eles
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por racaires » 16/7/2012 23:20

racaires Escreveu:

Mas não conhece os certificados do commerzbank?
Caveat Emptor

por racaires » 16/7/2012 23:13

Caveat Emptor

por rsacramento » 16/7/2012 23:08

tens CFDs

por racaires » 16/7/2012 23:06

rsacramento Escreveu:

que meio?

Pronto, forma clássica, pedir acções emprestadas, pagar um juro, etc...
Caveat Emptor

por rsacramento » 16/7/2012 22:57

que meio?

Shortar

por racaires » 16/7/2012 22:39

Estou a pensar em shortar a Brisa e recorrendo aos factor certificates do commerzbank. Alguém aqui está familiarizado com estes instrumentos ou conhecem outra alternativa que não seja o meio clássico de shortar?
Caveat Emptor

por MatildeSerrano » 16/7/2012 22:25

Ulisses Pereira Escreveu:nuuno,por que é pouco?

Volto a dizer em relação à OPA da Brisa o que disse em relação à OPA da Cimpor: Quem não vende numa OPA arrisca a meter-se numa batalha complicada.

Um abraço,
Ulisses

Facto é que o preço é ridiculamente baixo.
Facto é que haverá muita gente que não irá vender as acções a este preço.
Facto é que caso não haja OPA potestativa então irá ficar tudo na mesma, para que não venda.

Registado: 30/6/2008 20:42

por AmigosdaBolsa » 16/7/2012 19:44

"OPA à Brisa começa amanhã e termina a 8 de Agosto (act.)
16 Julho 2012 | 18:55
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
Partilhar

PImprimir|
EEnviar|
RReportar Erros|
PPartilhar|
Votar|
Total: 0 Votos
T--T++Tamanho

Mais de três meses depois do anúncio preliminar, a OPA sobre a Brisa foi hoje registada pelo regulador.
A CMVM já registou a OPA lançada pelo Grupo José de Mello e o fundo Arcus sobre a Brisa. A operação começa amanhã e termina a 8 de Agosto, indicou a reguladora em comunicado.

A decisão da CMVM, hoje tomada após a reunião do conselho directivo, seguiu-se ao aumento da contrapartida por parte dos oferentes, dos 2,66 euros inicialmente definidos para os 2,76 euros. O anúncio preliminar da Brisa tinha sido feito a 29 de Março.

“O valor da contrapartida oferecida é de 2,76 euros por acção, a ser pago em numerário e a oferta decorrerá entre os dias 17 de Julho e 8 de Agosto de 2012, inclusive”, indica o documento.

A mesma fonte adianta que os intermediários financeiros responsáveis pela assistência à OPA sobre a Brisa são o Banco Comercial Português, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A. e o Caixa- Banco de Investimento, S.A.

Registo acontece depois de aumento de contrapartida

O registo da operação acaba com um braço-de-ferro que opôs o Grupo José de Mello e o fundo de investimento Arcus, que lançaram uma OPA à concessionária de auto-estradas, e a CMVM.

A reguladora analisou a legalidade e a equidade da contrapartida apontada pelos oferentes, tendo também em conta a “imputação no tempo de participações qualificadas que pudessem ter consequências sobre esta OPA”. Para a entidade presidida por Carlos Tavares, esteve sob análise a possibilidade de o acordo entre os oferentes ser anterior à data do anúncio preliminar do negócio. Tal hipótese, segundo chegou a noticiar o “Diário Económico”, baseava-se num possível entendimento desde 2010.

Contudo, as dúvidas da CMVM em relação à legalidade e equidade da contrapartida ter-se-ão dissipado depois de a Tagus ter revisto em alta a contrapartida a pagar pelas acções nesta oferta pública de aquisição geral e obrigatória, na passada semana.

Depois de revista em alta a contrapartida, o registo da OPA estava dependente da actualização de documentos como um prospecto com as novas condições e um documento com as garantias bancárias. Além disso, também o conselho de administração da sociedade visada, a Brisa, se tinha de pronunciar, o que aconteceu na passada sexta-feira. Todos os administradores da concessionária, à excepção do representante da Abertis que, por motivos técnicos não conseguiu votar, aprovaram o aumento da contrapartida.

(Notícia actualizada às 19h12 com mais informações)"

Finalmente está regista. Esperar uns dias a ver se existe alguma contra-opa e vender....

Registado: 25/10/2010 9:57

por agany » 14/7/2012 13:17

Ulisses Pereira Escreveu:nuuno,por que é pouco?

Volto a dizer em relação à OPA da Brisa o que disse em relação à OPA da Cimpor: Quem não vende numa OPA arrisca a meter-se numa batalha complicada.

Um abraço,
Ulisses

Se as acções desvalorizarem depois da OPA, tomando o exemplo da CIMPOR, os Mellos arriscam-se a dar um tiro no próprio pé. A garantia das acções da BRISA dadas como colateral à sua imensa dívida no sector bancário deixaria os fiadores entalados. Portanto, as acções até podem subir, para gáudio dos credores, em vez de descerem :wink:

Registado: 29/11/2007 1:44

Re: Reunião do CA

por artista1939 » 14/7/2012 12:36

portucel Escreveu:
Drecksack Escreveu:Caramba...que atraso para esta OPA falhar de vez !

Tanta vigarice que o Mello tem feito que devia beber do próprio veneno, o que fez na reunião do CA é indescritível.

Nem me admira que a Abertis tome uma posição para procedimento criminal.

Que aconteceu?
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

Reunião do CA

por portucel » 14/7/2012 9:34

Drecksack Escreveu:Caramba...que atraso para esta OPA falhar de vez !

Tanta vigarice que o Mello tem feito que devia beber do próprio veneno, o que fez na reunião do CA é indescritível.

Nem me admira que a Abertis tome uma posição para procedimento criminal.

Registado: 10/11/2006 16:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, fosgass2020, Goya777, nickforum, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 59 visitantes