Situação na Grécia - Tópico Geral
Mart77 Escreveu:Desculpa então a minha ignorancia, os Bancos não foram Nacionalizados? Não se torna divida publica?
Não estou a ser irónico, estou só a perguntar?
Ao nacionalizar os bancos decidiram não pagar a estrangeiros. Não tem nada que ver com a dívida pública normal que, não só continuou a ser pagar, como o pagamento até foi antecipado.
Podes ler este tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Mart77 Escreveu:AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.Mart77 Escreveu:Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=1827119
Lembram-se?
O pessoal esquece rápido.![]()
Vocês confundem dívida privada com dívida pública. Se isto não fosse um forum de mercado ainda desculpava tanta ignorância, mas sendo um forum de mercados e tendo o assunto sido tão debatido. A Islândia não deixou de pagar a dívida pública. Ponto.
Desculpa então a minha ignorancia, os Bancos não foram Nacionalizados? Não se torna divida publica?
Mart mas repara
Imagina que tinhas os Espanhois e os Franceses a meter dinheiro no BPN que dava taxa de 6% ao ano bla bla bla
no fim o banco é nacionalizado, porque foi a falência. Espanha e França pagava esse dinheiro aos seus e vinham pedir a pasta a Portugal.. e Portugal dizia "mazé malucos, é aquilo que vocês são"
achas que é o mesmo que agora deixar-mos de pagar a nossas Obrigações do tesouro?
- Registado: 25/12/2011 23:28
AutoMech Escreveu:alexandre7ias Escreveu:.Mart77 Escreveu:Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
Lembram-se?
Vocês confundem dívida privada com dívida pública. Se isto não fosse um forum de mercado ainda desculpava tanta ignorância, mas sendo um forum de mercados e tendo o assunto sido tão debatido. A Islândia não deixou de pagar a dívida pública. Ponto.
Desculpa então a minha ignorancia, os Bancos não foram Nacionalizados? Não se torna divida publica?
- Registado: 18/8/2011 20:50
Mart77 Escreveu:Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
Lembram-se?
mas comparar isto com o caso da Grécia é comparar coisas diferentes.. nem entendo sinceramente a lógica ..
isso da islandia foram os respectivos governos que "adiantaram" o dinheiro os seus cidadãos que foram gulosos em juros de 6% e mais ao ano na Islandia, ninguem os mandou chegar a frente...
A islandia ai o que disse foi "ninguem mandou especular com os bancos islandeses, e se se chegaram a frente o problema é vosso"
A questão da Grécia é "ligeiramente" diferente
alexandre7ias Escreveu:.Mart77 Escreveu:Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
Lembram-se?
Mart77 Escreveu:Primeiro os Gregos querem pagar, como os Portugueses o querem. Querem se manter no projecto Euro (Sondagem) e numa comunidade solidária (como foi vendido o projecto União Europeia), o partido que supostamente será mais votado é Europeista (não pretende sair, mas sim renogociar as condições).
Mas tu não consegues ler nas entrelinhas. Não percebes o que é que o Syriza quer dizer quando fala em fazer uma auditoria à dívida Grega. Para bom entendedor...
Mart77 Escreveu:Desde quando que tu (falo no geral e não no particular pq não te conheço) se o Banco agora chegasse e dissesse que tinhas que pagar o teu empréstimo em 5 anos e não em 10 como inicialmente tinhas acordado e te dissesse que tinhas que deixar de comer (até pq foste cortado no teu salario em 15%) como reagirias! Eu sei que o exemplo não pode ser à imagem de um para a outra, no entanto é unico que posso realicionar, visto que são dividas diferentes.
O quê ? Então estes tipos já tiveram o segundo plano. Já tiveram o haircut e ainda vens dizer que estão a exigir prazos mais curtos de pagamento ?
Então e toda a dívida pública que criaram para viverem à grande e à francesa com défices brutais ?
Se víssemos arrependimento e vontade de mudar... Mas não, estes tipos não querem um milímetro de sacrifício. Tão simples como isso.
Mart77 Escreveu:Vejam o que disseram..."vao bater à porta do Banco Grego"...Isto parece-me que não é uma resposta técnica!
Resposta irónica mas merecida porque é aquilo que vão ter de fazer se o Syriza for eleito. É a vontade deles. Ninguém se deve meter. Não esperem é continuar a receber mais dinheiro. Esteve muitíssimo bem o BCE.
.Mart77 Escreveu:Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
Lembram-se?
O pessoal esquece rápido.

Os Islandeses sim, disseram que não queria pagar as dividas
Lembram-se?
Lembram-se?
Mart77 Escreveu:QuantMath Escreveu:Mart77 Escreveu:Penso que os Gregos pretendem cumprir (sondagens dizem que querem continuar no Euro), querem sim uma alternativa às medidas drásticas que afectam o dia à dia do cidadão. Qual é o problema de assim pensarem e já agora qual a diferença entre o Dia de hoje (BCE não financia Bancos) com o não conseguirem formar governo!
Pq esta medida Hoje?
A medida de hoje acho que é para indicar aos Gregos qual o seu "caminho".
Isso de alternativas......
Existem sempre alternativas...Porque não haveria. Só existe preto e branco?
existe sempre alternativas... agora neste caso é preciso que mais gente queira alternativas... e parece que ninguém mais se chega a frente
.Os atos de vandalismo tiveram como alvo o carro e a casa do responsável alemão, localizada em Potsdam, perto de Berlim.
"O carro da família foi incendiado" e as paredes da casa de Reichenbach foram sujas com tinta, explicou, em declarações via telefone à agência francesa AFP, o procurador do Ministério Público de Potsdam, Helmut Lange.
O procurador acrescentou que os atos foram reivindicados por um grupo grego, sem avançar mais pormenores.
"Condenamos este ato isolado contra um membro da Comissão", declarou o porta-voz da Comissão Europeia, Antony Gravili.
O representante recusou-se a "comentar as motivações" dos autores destes atos.
"A polícia alemã abriu um inquérito e está em contacto com o nosso serviço de segurança", acrescentou Antony Gravili.
Estes atos, que ocorreram na noite de domingo para segunda-feira, foram reivindicados na terça-feira junto a um jornal berlinense por um grupo intitulado "Os amigos de Loukanikos", segundo a edição online do jornal Die Welt, que evoca uma organização de extrema-esquerda.
Num comunicado, ainda por autentificar, o grupo acusa a União Europeia (UE) de ter provocado uma "degradação extrema" do nível de vida dos gregos, segundo o Die Welt.
O Ministério Público de Potsdam anunciou ter aberto um inquérito.
"Estamos no início da investigação, todas as pistas são viáveis", precisou Helmut Lange.
"Loukanikos" é o nome de um cão que marca presença na maioria das manifestações contra a austeridade em Atenas e que foi mediatizado pelos repórteres fotográficos internacionais.
O cão "Loukanikos" transformou-se num símbolo mundial da contestação popular quando a revista norte-americana Time o nomeou como uma das personalidades do ano.
A "task force" (grupo de trabalho) europeia, que integra cerca de 40 altos funcionários, está encarregada de ajudar o Governo grego a implementar as reformas estruturais exigidas pela "troika" de credores do país (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).
Que se ponham finos...que já não é só não pagamos...onde já ouvi isto!
QuantMath Escreveu:Mart77 Escreveu:Penso que os Gregos pretendem cumprir (sondagens dizem que querem continuar no Euro), querem sim uma alternativa às medidas drásticas que afectam o dia à dia do cidadão. Qual é o problema de assim pensarem e já agora qual a diferença entre o Dia de hoje (BCE não financia Bancos) com o não conseguirem formar governo!
Pq esta medida Hoje?
Existem sempre alternativas...Porque não haveria. Só existe preto e branco?
AutoMech Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Parece que tem sido mais de acordo com o estado de espírito ao acordar de dois ou três políticos (com p pequeno) do que de acordo com o interesse da UE/Zona euro!
Acordar de 2 ou 3 políticos ? Então e como é que eles apareceram ? Não foi com o voto do povo ? Isto é simplesmente a escolha livre do povo que devemos respeitar. Querem seguir a sua vida sem planos de austeridade e sem pagar as dívidas ? Pois que sigam, mas sem o dinheiro dos outros, daí que o BCE fez muitíssimo bem em fechar a torneira.
Numa coisa estamos de acordo: já foi tarde.
Primeiro os Gregos querem pagar, como os Portugueses o querem. Querem se manter no projecto Euro (Sondagem) e numa comunidade solidária (como foi vendido o projecto União Europeia), o partido que supostamente será mais votado é Europeista (não pretende sair, mas sim renogociar as condições).
Desde quando que tu (falo no geral e não no particular pq não te conheço) se o Banco agora chegasse e dissesse que tinhas que pagar o teu empréstimo em 5 anos e não em 10 como inicialmente tinhas acordado e te dissesse que tinhas que deixar de comer (até pq foste cortado no teu salario em 15%) como reagirias! Eu sei que o exemplo não pode ser à imagem de um para a outra, no entanto é unico que posso realicionar, visto que são dividas diferentes.
No entanto continuo a achar e penso que não conseguiste relacionar a questão politica/acto democrático, com a solvabilidade de instituições financeiras com o BCE. Esta medida ao ser efectuada aos Bancos Gregos então deverão fazer aos Bancos a outros Bancos Europeus. Fizeram-no ao Bankia?
Vejam o que disseram..."vao bater à porta do Banco Grego"...Isto parece-me que não é uma resposta técnica!
Mart77 Escreveu:Penso que os Gregos pretendem cumprir (sondagens dizem que querem continuar no Euro), querem sim uma alternativa às medidas drásticas que afectam o dia à dia do cidadão. Qual é o problema de assim pensarem e já agora qual a diferença entre o Dia de hoje (BCE não financia Bancos) com o não conseguirem formar governo!
Pq esta medida Hoje?
Dom_Quixote Escreveu:Parece que tem sido mais de acordo com o estado de espírito ao acordar de dois ou três políticos (com p pequeno) do que de acordo com o interesse da UE/Zona euro!
Acordar de 2 ou 3 políticos ? Então e como é que eles apareceram ? Não foi com o voto do povo ? Isto é simplesmente a escolha livre do povo que devemos respeitar. Querem seguir a sua vida sem planos de austeridade e sem pagar as dívidas ? Pois que sigam, mas sem o dinheiro dos outros, daí que o BCE fez muitíssimo bem em fechar a torneira.
Numa coisa estamos de acordo: já foi tarde.
Penso que os Gregos pretendem cumprir (sondagens dizem que querem continuar no Euro), querem sim uma alternativa às medidas drásticas que afectam o dia à dia do cidadão. Qual é o problema de assim pensarem e já agora qual a diferença entre o Dia de hoje (BCE não financia Bancos) com o não conseguirem formar governo!
Pq esta medida Hoje?
Pq esta medida Hoje?
ul Escreveu:Aqui está uma lista (não exaustiva):
- O resgate da UE, o BCE eo FMI, em Maio de 2010: 110 mil milhões de euros
- O resgate de Outubro de 2011: EUR 130.000 milhões
- Os novos títulos soberanos gregos detidos por bancos e países na área do euro: cerca de 25 bilhões, talvez mais
- As obrigações de empresas gregas detidas por bancos na área do euro.
- As dívidas acumuladas pelos bancos centrais da zona euro através TARGET : pelo menos 104 mil milhões de euros.
Nada disto eu questiono. Só perguntei se será de aplaudir a decisão do BCE. Tomada agora. Porquê agora e não antes? Era mistério para alguém que a renogociação feita não foi mais do que deitar dinheiro para a fogueira? Só para ganhar tempo? Mas... os privados também ficaram a arder nesse jogo político! Nomeadamente a banca (BCP, BPI, etc.) e seus accionistas. E agora, vou aplaudir? Não! Vou e posso dizer que não estou de acordo com o calendário delineado, porque nem sequer o foi.
Parece que tem sido mais de acordo com o estado de espírito ao acordar de dois ou três políticos (com p pequeno) do que de acordo com o interesse da UE/Zona euro!
E eu, que sou parvo, vou aplaudir?
@keijas e @D. Quixote
Então vocês veem um país que dá mostras de não querer pagar rigorosamente nada e queriam que o BCE ainda atirasse para lá mais dinheiro ? (gostava de saber, sem respostas evasivas, se é isso que defendem).
Para mim o BCE só revelou algum juízo (que honestamente pensei que não teria).
Então vocês veem um país que dá mostras de não querer pagar rigorosamente nada e queriam que o BCE ainda atirasse para lá mais dinheiro ? (gostava de saber, sem respostas evasivas, se é isso que defendem).
Para mim o BCE só revelou algum juízo (que honestamente pensei que não teria).
Aqui está uma lista (não exaustiva):
- Os novos títulos soberanos gregos detidos por bancos e países na área do euro: cerca de 25 bilhões, talvez mais
- As dívidas acumuladas pelos bancos centrais da zona euro através TARGET : pelo menos 104 mil milhões de euros.
Dom_Quixote Escreveu:ul Escreveu:A austeridade não funciona, dizem repetidamente os meios de comunicação. Na verdade isto nao é austeridade, mas aprender a viver dentro das nossas possibilidades.
Tudo bem, mas o que eu questiono é se será de aplaudir a decisão.
A aprendizagem será o que os gregos dela quizerem retirar mas será agora o momento, neste conturbado tempo político-económico, de dificuldade para TODOS os membros da UE/Zona euro, de "encostar à parede" um Estado que ainda é membro com o intuito único de lhe dar "uma ensinadela"?
E se a Grécia cair (estou convencido que é a vontade de alguns, nomeadamente da Alemanha) por causa de uma tentativa de "ensinadela"? Quem cai a seguir? Nós!!! E a Espanha fica na calha... a Itália volta à calha e a França entra na calha. E pára? Ou a França também cai? Não! Aí...pum UE/Zona euro!
Será que vamos apaudir?
- Registado: 14/3/2009 0:19
Parabéns BCE por acender a Fogueira!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=557203Chefe da troika na Grécia foi vítima de actos de vandalismo
16 Maio 2012 | 19:36
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
O alemão Horst Reichenbach foi vítima esta semana de actos de vandalismo, reivindicados por um grupo grego, alegadamente conotado com a extrema-esquerda.
O chefe da "task force" europeia responsável pela ajuda à Grécia, o alemão Horst Reichenbach, foi vítima esta semana de actos de vandalismo, reivindicados por um grupo grego, alegadamente conotado com a extrema-esquerda, divulgou hoje uma fonte judicial.
Os actos de vandalismo tiveram como alvo o carro e a casa do responsável alemão, localizada em Potsdam, perto de Berlim.
"O carro da família foi incendiado" e as paredes da casa de Reichenbach foram sujas com tinta, explicou, em declarações via telefone à agência francesa AFP, o procurador do Ministério Público de Potsdam, Helmut Lange.
O procurador acrescentou que os actos foram reivindicados por um grupo grego, sem avançar mais pormenores.
"Condenamos este ato isolado contra um membro da Comissão", declarou o porta-voz da Comissão Europeia, Antony Gravili.
O representante recusou-se a "comentar as [eventuais] motivações" dos autores destes actos.
"A polícia alemã abriu um inquérito e está em contacto com o nosso serviço de segurança", acrescentou Antony Gravili.
Estes actos, que ocorreram na noite de domingo para segunda-feira, foram reivindicados na terça-feira junto a um jornal berlinense por um grupo intitulado "Os amigos de Loukanikos", segundo a edição online do jornal Die Welt, que evoca uma organização de extrema-esquerda.
Num comunicado, ainda por autentificar, o grupo acusa a União Europeia (UE) de ter provocado uma "degradação extrema" do nível de vida dos gregos, segundo o Die Welt.
O Ministério Público de Potsdam anunciou ter aberto um inquérito.
"Estamos no início da investigação, todas as pistas são viáveis", precisou Helmut Lange.
"Loukanikos" é o nome de um cão que marca presença na maioria das manifestações contra a austeridade em Atenas e que foi mediatizado pelos repórteres fotográficos internacionais.
O cão "Loukanikos" transformou-se num símbolo mundial da contestação popular quando a revista norte-americana Time o nomeou como uma das personalidades do ano.
A "task force" (grupo de trabalho) europeia, que integra cerca de 40 altos funcionários, está encarregada de ajudar o Governo grego a implementar as reformas estruturais exigidas pela "troika" de credores do país (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).
Editado pela última vez por Visitante em 16/5/2012 20:20, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
ul Escreveu:A austeridade não funciona, dizem repetidamente os meios de comunicação. Na verdade isto nao é austeridade, mas aprender a viver dentro das nossas possibilidades.
Tudo bem, mas o que eu questiono é se será de aplaudir a decisão.
A aprendizagem será o que os gregos dela quizerem retirar mas será agora o momento, neste conturbado tempo político-económico, de dificuldade para TODOS os membros da UE/Zona euro, de "encostar à parede" um Estado que ainda é membro com o intuito único de lhe dar "uma ensinadela"?
E se a Grécia cair (estou convencido que é a vontade de alguns, nomeadamente da Alemanha) por causa de uma tentativa de "ensinadela"? Quem cai a seguir? Nós!!! E a Espanha fica na calha... a Itália volta à calha e a França entra na calha. E pára? Ou a França também cai? Não! Aí...pum UE/Zona euro!
Será que vamos apaudir?
A fogueira já tinha muita lenha e já estava bem regada com gasolina, o BCE como achou a fogueira pequena e com pouco combustível resolveu reforçar nos ingredientes e lançou o fósforo...
Meus amigos a Europa já era.
Se vocês estivesses na Grécia neste momento, e perante a situação económica e politica, qual seria a melhor atitude a tomar?
Meus amigos a Europa já era.
Se vocês estivesses na Grécia neste momento, e perante a situação económica e politica, qual seria a melhor atitude a tomar?
Editado pela última vez por Visitante em 16/5/2012 20:16, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
A austeridade não funciona, dizem repetidamente os meios de comunicação. Na verdade isto nao é austeridade, mas aprender a viver dentro das nossas possibilidades.
Dom_Quixote Escreveu:AutoMech Escreveu: Nunca pensei que tivessem coragem. É de aplaudir.
É de aplaudir? Porquê?
- Registado: 14/3/2009 0:19
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google Adsense [Bot] e 190 visitantes