Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Escorregar no leitinho a 13 cêntimos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por escada1 » 13/1/2012 17:43

O que dizem é errado:

Compro a X com desconto de 75%.

DEPOIS com esse desconto, compro QQ coisas.

DEPOIS digo que já não quero isso, e peço o dinheiro de VOLTA.

Tive de volta os 75%

Portanto estão a fazer mal as contas.

Registado: 23/8/2011 11:35

por MarcoAntonio » 13/1/2012 17:36

fjp1977 Escreveu:
Marco

Num caso dizem que há 75% de desconto, quando na melhor das hipoteses são 42,8%

fjp1977, és tu que estás a truncar a informação desse ponto para a frente quando eles mencionam que o desconto é em cartão e toda a demais informação sobre a promoção.

Se pegares num panfleto ou se te deslocares a um Continente, a informação que te dão em todo o lado não é meramente "75% de desconto" mas uma coisa diferente e mais completa.

Que está tão correcta quanto dizer "mais 50% de produto grátis".

fjp1977 Escreveu:
Noutro dizem que determinado produto leva pelo mesmo preço mais 50% de produto...

A mim parecem-me duas coisas bem diferentes...

Abraço

Parece-te diferente porque neste caso já não estás a truncar informação informação relevante. Estás a escrever tudo o que é preciso escrever sobre a promoção neste caso.

O Continente (actualmente) escreve tudo o que é preciso escrever sobre a promoção nos locais onde é anunciada, tu é que não na descrição que aqui estás a fazer dela.

Na verdade, se deres o mesmo tratamento aos dois casos, são perfeitamente semelhantes. Portanto, ou reproduzes a promoção como efectivamente o continente a descreve ou truncas nos dois casos (no segundo caso fazes de conta que não está lá o "mais" escrito, por exemplo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por andfigueiredo » 13/1/2012 17:34

Eu não disse que as contas estavam mal feitas. O que eu disse (e acho que corretamente) é que o que diz a promoção/anúncio é que o Continente atribui 75% da compra realizada em cartão para gastar com determinadas condições.

Falas-me em simplificação e julgo que simplificação é dizer que o desconto não é realmente de 75% mas outro número qualquer...

Se queres um número, também te posso dar outro... que é o número 0.

Na realidade se eu chegar e comprar 10 euros em produtos com promoção (ficando com 5 + 2,5 euros em cartão) e depois for efectuar compras para gastar esse montante e efectuar compras de 100 mil euros ou 1 milhão (obviamente que estou a exagerar) então o desconto na realidade não é de 75% mas de zero (em termos percentuais).

Sempre ouvi dizer que não há almoços grátis e estes descontos do Continente é um bom exemplo disso.

Registado: 15/3/2011 14:49

por Automech » 13/1/2012 17:25

A promoção habitual dos 50% de desconto no Continente podem, de facto, traduzir-se em quase 50% sobre o produto porque pode-se voltar de seguida (ou no dia seguinte, não estou certo) e comprar o mesmo produto, ainda dentro do período de promoção.

Compra-se 10€ de açúcar. Recebe-se 5€ de desconto no cartão.
Compra-se 5€ de açúcar. Recebe-se 2.5€ de desconto no cartão.
Compra-se 2.5€ de açúcar. Recebe-se 1.25€ de desconto no cartão.
Compra-se 1.25€ de açúcar. Recebe-se 0.625€ de desconto no cartão.
No limite teórico (porque quase ninguém fará isto), gastámos 10€ e teremos 20€ de compras nesse produto.

Na promoção dos 75% nunca pode ser conseguido porque os descontos de 50% + 25% só estão disponíveis mais tarde, numa altura em que o produto já não está em promoção.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por fjp1977 » 13/1/2012 17:25

MarcoAntonio Escreveu:
fjp1977 Escreveu:
Pois, mas neste caso não há publicidade enganosa, de facto levas 50% mais de produto pelo mesmo preço... claro que muitas pessoas de repente pensam que estão a ter um desconto de 50%, é um trocadilho de marketing, mas a verdade está lá e é clara...

Abraço

fjp1977, é a mesma coisa que dizer 50% de desconto em cartão.

Não faz sentido dizer que há publicade enganosa num caso e dizer que é clara no outro quando ambas estão a descrever efectivamente a promoção e são igualmente claras e suscitam igualmente o mesmo tipo de confusão...

Se as pessoas depois conseguem computar o significado da promoção já é outra história (e acontece tanto num caso cmomo no outro).

Marco

Num caso dizem que há 75% de desconto, quando na melhor das hipoteses são 42,8%

Noutro dizem que determinado produto leva pelo mesmo preço mais 50% de produto...

A mim parecem-me duas coisas bem diferentes...

Abraço

Registado: 8/1/2010 12:53

por rmachado » 13/1/2012 17:20

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Já agora sabes pq é que pagas preços exorbitantes no peixe?
Já foste as lotas para perceber o esquema da pesca?

É que é similar ao do leite ou pior. E podia ser a base alimentar na nossa população...

Eu não sei Machado. Podes explicar p.f. ?

Assim de repente..

Tens em toda a Europa o chamado preço de retirada, preço que abaixo do qual todo o peixe é destruido (ou conduzido a fabricas de rações).
Tens o peixe não vendável por não obdecer ao tamanho certo mas o pescador recebe alguma coisa por isto...
Tens 1ª e 2ª lota onde o peixe sobe de preço quase sem mudar de sitio pq quem pode comprar na primeira pode vender na segunda e nem sequer pesca..
Todos os kg (cabazes) de pescado "extra" que ultrapassam as "quotas" são pagos pela CE.
Os pescadores ganham mais com isto do que a vender peixe... se não tavam tramados..

Só a titulo de exemplo já vi cabazes (se não me engano 22 kg) de carapau a 50 (escudos na altura).. e seriam vendidos em Supermercado/Mercado por 300 (escudos) o kg...

Tinhas até o esquema dos espanhóis que comprando lá (sem chegar ao preço de retirada mas perto disso) conseguiam vir vender em lota (na 2ª) abaixo do de cá só pela razão simples de conseguirem ganhar 1 hora (diferente fuso) e ser permitido vender em 2ª.

Enfim.. é um negócio algo penalizador para as "pontas" da cadeia.. pescador e consumidor.

Registado: 24/8/2004 10:42

por MiamiBlue » 13/1/2012 17:20

Neste tópico o que se deveria estar a discutir é o monopólio que a JM e a Sonae têm sobre aquisição de produtos agrícolas.

O preço é decretado comprador e o produtor aceita ou não opção.

Problema levantado pela Troika e que até ao momento o Governo não fez nada!!!

Registado: 17/10/2010 19:32

por MarcoAntonio » 13/1/2012 17:16

fjp1977 Escreveu:
Pois, mas neste caso não há publicidade enganosa, de facto levas 50% mais de produto pelo mesmo preço... claro que muitas pessoas de repente pensam que estão a ter um desconto de 50%, é um trocadilho de marketing, mas a verdade está lá e é clara...

Abraço

fjp1977, é a mesma coisa que dizer 50% de desconto em cartão.

Não faz sentido dizer que há publicade enganosa num caso e dizer que é clara no outro quando ambas estão a descrever efectivamente a promoção e são igualmente claras e suscitam igualmente o mesmo tipo de confusão...

Se as pessoas depois conseguem computar o significado da promoção já é outra história (e acontece tanto num caso cmomo no outro).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por fjp1977 » 13/1/2012 17:12

SMALL1969 Escreveu:Mas este é o truque mais velho do marketing! Foi apenas aplicado de uma forma diferente.

- As promoções que indicam "+50% grátis", no fundo estão a oferecer 33% de desconto e assim por diante

Exemplo 5 litros+50% grátis = 5 litros +oferta de 2,5 litros= 7,5 litros pelo preço de 5 litros. O desconto são os 2,5 litros = 33% do total.

É totalmente diferente de dizer "50% do produto é grátis". Aí sim, o preço era cortado em 2.

Neste caso do continente, a oferta ainda é menor, porque fica diluída nas 2 compras seguintes.

Fica por esclarecer quem é que paga esta promoção ao cliente, ou seja, será directamente o fornecedor, como é costume?
Caso seja, como desconfio porque é sempre ainda que seja indirectamente, pode realmente ser considerado dumping.

Abraço

por Automech » 13/1/2012 17:10

rmachado Escreveu:Já agora sabes pq é que pagas preços exorbitantes no peixe?

É que é similar ao do leite ou pior. E podia ser a base alimentar na nossa população...

Eu não sei Machado. Podes explicar p.f. ?

por rmachado » 13/1/2012 17:09

mfsr1980 Escreveu:
rmachado Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Acho vergonhoso que se apreenda leite com base no preço quando há milhares de crianças em carência alimentar porque os pais não têem direito a subsidio de desemprego e fazem parte do meio milhão de pessoas que está sem subsidio.
Esta iniciativa só pode partir de quem é completamente insensivel a situação que se vive actualmente.
o bloco de esquerda e a ASAE estão a ultrapassar os limites do admissivel!

Explica lá essa?

Não percebeste ainda que não é bem por causa do preço que eles apreendem o leite?
Não percebeste tb que o consumidor tem de pagar na integra o valor e depois é que pode descontar o valor?

Não sabes que enterram fruta, conservas, peixe and so on por causa do preço e por razões da CE e da concorrência?

Só te indiganaste agora pela questão do leite? E já agora pq a referência ao BE? Não percebi neste contexto...

O leite é um produto consumido sobretudo pelas crianças e é importantissimo no desenvolvimento delas!

Apreensão de leite foi porque o preço era baixo ou porque estavam a promover 1 litro na compra de outro litro de leite!

O Bloco de Esterco congratulou-se com esta apreensão!

Os produtores de leite têem quotas de leite o que significa que conseguem colocá-los no mercado SEMPRE à custa do contribuinte que paga!

VERGONHA!

Estás a confundir várias coisas..

É ilegal (considerado dumping por leis da CE) vender produtos abaixo do preço pago ao produtor...
No caso português é .30€.
Isto não é uma lei cá do burgo.

Os produtores de leite teêm quotas de produção e só lhe pagam 0.3 por litro em Portugal seja lá qual for a producção.. e quem paga não é o contribuinte só tb é a distribuição...

A PEC é que dá cabo disto.

Já agora sabes pq é que pagas preços exorbitantes no peixe?

por MarcoAntonio » 13/1/2012 17:02

tavaverquenao2 Escreveu:Marco, já pedi desculpa, eu sei que o desconto é a parte que não se paga. :wink:

Eu comecei a escrever antes de ler o teu segundo post, embora ele só tenha entrado depois...

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por tava3 » 13/1/2012 16:56

Marco, já pedi desculpa, eu sei que o desconto é a parte que não se paga. :wink:
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por SMALL1969 » 13/1/2012 16:50

Mas este é o truque mais velho do marketing! Foi apenas aplicado de uma forma diferente.

- As promoções que indicam "+50% grátis", no fundo estão a oferecer 33% de desconto e assim por diante

Exemplo 5 litros+50% grátis = 5 litros +oferta de 2,5 litros= 7,5 litros pelo preço de 5 litros. O desconto são os 2,5 litros = 33% do total.

É totalmente diferente de dizer "50% do produto é grátis". Aí sim, o preço era cortado em 2.

Neste caso do continente, a oferta ainda é menor, porque fica diluída nas 2 compras seguintes.

Fica por esclarecer quem é que paga esta promoção ao cliente, ou seja, será directamente o fornecedor, como é costume?
Caso seja, como desconfio porque é sempre ainda que seja indirectamente, pode realmente ser considerado dumping.

Registado: 3/2/2009 12:21

por MarcoAntonio » 13/1/2012 16:46

tavaverquenao2 Escreveu:É mais ou menos como o Marco disse lá atrás, com a resalva de que 40 em 70 não é 42% mas sim 57%, mais coisa menos coisa.

O desconto é a parte que se deixa de pagar, a parte que se subtrai ao preço original e não a parte que ainda se paga.

O desconto é de 42.86% no cenário que indiquei...
Imagem

Administrador Fórum

por tava3 » 13/1/2012 16:44

Têm razão os dois, li mal, o valor que se paga é que é 57%, sorry. :oops:

por mfsr1980 » 13/1/2012 16:42

rmachado Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Acho vergonhoso que se apreenda leite com base no preço quando há milhares de crianças em carência alimentar porque os pais não têem direito a subsidio de desemprego e fazem parte do meio milhão de pessoas que está sem subsidio.
Esta iniciativa só pode partir de quem é completamente insensivel a situação que se vive actualmente.

Explica lá essa?

Não percebeste ainda que não é bem por causa do preço que eles apreendem o leite?
Não percebeste tb que o consumidor tem de pagar na integra o valor e depois é que pode descontar o valor?

Não sabes que enterram fruta, conservas, peixe and so on por causa do preço e por razões da CE e da concorrência?

Só te indiganaste agora pela questão do leite? E já agora pq a referência ao BE? Não percebi neste contexto...

O leite é um produto consumido sobretudo pelas crianças e é importantissimo no desenvolvimento delas!

Apreensão de leite foi porque o preço era baixo ou porque estavam a promover 1 litro na compra de outro litro de leite!

O Bloco de Esterco congratulou-se com esta apreensão!

Os produtores de leite têem quotas de leite o que significa que conseguem colocá-los no mercado SEMPRE à custa do contribuinte que paga!

VERGONHA!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 13/1/2012 16:46, num total de 1 vez.

Registado: 3/5/2007 13:55

por Automech » 13/1/2012 16:41

tavaverquenao2 Escreveu:Essas percentagens de desconto são realmente uma ilusão, se se quiser abater o desconto temos de fazer mais compras, logo, o valor sobre o qual se abate o desconto é o total das compas e não na inicial. É mais ou menos como o Marco disse lá atrás, com a resalva de que 40 em 70 não é 42% mas sim 57%, mais coisa menos coisa.

Não Tavaver. Tu ficas com 17.50€ de leite pelos 10€ que pagaste inicialmente. O desconto é de 7.5€ em 17.50€ de compras ou seja 42.86%

por tava3 » 13/1/2012 16:40

Essas percentagens de desconto são realmente uma ilusão, se se quiser abater o desconto temos de fazer mais compras, logo, o valor sobre o qual se abate o desconto é o total das compas e não na inicial. É mais ou menos como o Marco disse lá atrás, com a resalva de que 40 em 70 não é 42% mas sim 57%, mais coisa menos coisa.

por fjp1977 » 13/1/2012 16:33

MarcoAntonio Escreveu:
apgfigueiredo Escreveu:Mas que raio de contas é que estão a fazer?

o que diz a promoção é que ficas com 75% do valor gasto em cartão, ou seja, 10 euros gastos equivale a 7,5 euros em cartão (relativamente a essa compra).

As contas que estão a fazer (envolvendo compras subsequentes)

(...)

A promoção envolve compras subsequentes.

É impossível obter qualquer desconto sem realizar compras subsequentes.

A primeira compra (a que anuncia o desconto) é paga integralmente. O desconto não é obtido nunca em dinheiro nem se realiza de forma directa no produto que a anuncia mas em produtos nas compras seguintes.

apgfigueiredo Escreveu: obviamente darão um valor mais reduzido, mas o raciocinio está errado, pelo menos do meu ponto de vista

E está errado porquê ao certo?

São precisamente essas as condições da promoção.

Imagina que tu ves a promoção e estás interessado unicamente num produto (suponhamos o leite). A única coisa que comprarás é leite e nada mais.

Não há forma de entrares no Continente com um montante e saires de lá com leite e teres pago apenas 25% do preço marcado no leite, por cada unidade obtida (ou seja, com um desconto de 75%).

É portanto a tua "simplificação" que corresponde a algo que não se passa na realidade de todo...

Só para acrescentar que no caso de não utilizares esse valor que ficou no cartão nas datas indicadas pelo continente perdes esse valor, logo pode nem haver desconto nenhum...

por MarcoAntonio » 13/1/2012 16:26

apgfigueiredo Escreveu:Mas que raio de contas é que estão a fazer?

o que diz a promoção é que ficas com 75% do valor gasto em cartão, ou seja, 10 euros gastos equivale a 7,5 euros em cartão (relativamente a essa compra).

As contas que estão a fazer (envolvendo compras subsequentes)

(...)

A promoção envolve compras subsequentes.

É impossível obter qualquer desconto sem realizar compras subsequentes.

A primeira compra (a que anuncia o desconto) é paga integralmente. O desconto não é obtido nunca em dinheiro nem se realiza de forma directa no produto que a anuncia mas em produtos nas compras seguintes.

apgfigueiredo Escreveu: obviamente darão um valor mais reduzido, mas o raciocinio está errado, pelo menos do meu ponto de vista

E está errado porquê ao certo?

São precisamente essas as condições da promoção.

Imagina que tu ves a promoção e estás interessado unicamente num produto (suponhamos o leite). A única coisa que comprarás é leite e nada mais.

Não há forma de entrares no Continente com um montante e saires de lá com leite e teres pago apenas 25% do preço marcado no leite, por cada unidade obtida (ou seja, com um desconto de 75%).

É portanto a tua "simplificação" que corresponde a algo que não se passa na realidade de todo...
Imagem

Administrador Fórum

por andfigueiredo » 13/1/2012 16:17

Mas que raio de contas é que estão a fazer?

As contas que estão a fazer (envolvendo compras subsequentes) obviamente darão um valor mais reduzido, mas o raciocinio está errado, pelo menos do meu ponto de vista

Registado: 15/3/2011 14:49

por Elias » 13/1/2012 15:29

Chamo a V/ atenção para este post onde se fala também dos descontos em cartão.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 13/1/2012 15:18

Onelife Escreveu:
fjp1977 Escreveu:Podes explicar, por favor...

Basicamente:
Pegando no teu exemplo:
Tu compras 30L de leite - Pagas 30€
Dai a 2 semanas eles dão-te 15€
Passadas outras duas semanas eles dão-te mais 7,5€

Ou seja, eles devolvem-te 22,5€ dos teus 30€ (ou seja, elem devolvem-te 75% do que pagaste)

Como disse, os cálculos do jp1977 não estão incorrectos. Mas também não estão correctos no sentido de que não são universais e não são representativos de todos os cenários...

Os teus contudo estão mesmo incorrectos porque eles nunca dão dinheiro e nunca devolvem dinheiro nenhum, dão produtos de borla em troca do desconto o que é diferente (se quiseres, é semelhante a uma embalagem de chocolate em pó oferecer mais 50% do produto sem cobrar nada por esse produto a mais). Ninguém te devolveu nada e tu gastaste mesmo os "30 euros" no chocolate em pó, o que trouxeste foi mais produto pelo mesmo montante.

No limite, o que um cliente podia fazer (e neste cenário vamos considerar que não havia promoções nesta data, o que continua a ser uma simplificação) era trazer leite de borla nas vezes seguintes. O fjp considerou sempre trazer a mesma quantidade mas ninguém é obrigado e inclusivamente o cliente pode comprar a mais face às necessidades e não precisar de comprar tanto nas vezes seguintes e portanto maximizar o desconto para o leite que vai precisar num dado periodo.

Assim, neste cenário, o cliente podia fazer o seguinte:

40 embalagens na primeira compra (pagas integralmente)
20 embalagens na segunda ida (de borla)
10 embalagens na terceira ida (de borla)

Neste cenário o desconto teria sido de 42.86% (70 embalagens de leite adquiridas pelo preço de 40).

Continua a ser uma simplificação porque na prática os clientes não precisam de trazer leite sequer nas vezes seguintes e podem-se deparar novamente com promoções (fazer calculos exactos é preciso ter um breakdown exacto das compras e promoções e fazer um cálculo iteractivo).
Imagem

Administrador Fórum

por rmachado » 13/1/2012 15:16

Explica lá essa?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google Adsense [Bot], PacoNasssa, trilhos2006, yggy e 192 visitantes