Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida: Diversificação de uma carteira de acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tridion » 31/12/2011 18:23

Elias se queres que te diga não perdi muito tempo com o FTSE 100, a cotação da maioria das acções e o facto de ser pouco falado aqui no caldeirão, parece-me um mercado tão longínquo com o Nikkei ou Hang Seng...

Mas o erro é meu, comecei por dizer que não tinha ideias pré-concebidas a analisar os mercados e, afinal parece que tinha sem ter dado por isso :wink:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Elias » 31/12/2011 16:41

Tridion Escreveu:O que comecei a ver foi que os States têm uma data de acções interessantes e que a Europa, tirando o AEX, está num impasse.

Tridion,

O FTSE é pouco falado neste forum mas na minha óptica é actualmente um dos índices mais fortes da Europa (em termos relativos, claro) e também tem uma série de acções em máximos de sempre.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tridion » 29/12/2011 23:32

Grande informação LTCM era mesmo este tipo de conhecimento que estava a precisar de ler :) Muito obrigado.

Apesar de ainda ir ler os documentos, fico agradavelmente surpreendido das minhas conclusões terem algum fundamento. É um pequeno sinal de que estou no caminho certo.

por LTCM » 29/12/2011 22:20

Tridion Escreveu:(...) pergunta-se a quem possa ter mais experiência, existem alturas em que só têm posições longas?

A esmagadora maioria do tempo, se não formos o James Chanos.

LTCM Escreveu:Não é a toa que:
Os MF que pretendem uma exposição “short” utilizam uma estratégia 130-30;
Os HF tendencialmente “long” são substancialmente mais numerosos, e melhor sucedidos, que os HF tendencialmente “short”.

http://arc.hhs.se/download.aspx?MediumId=474

http://web.mit.edu/alo/www/Papers/13030.pdf

Um fundo 130-30 é um tipo de fundo de investimento colectivo com um regulamento de gestão que permite ao gestor do fundo assumir tanto posições longas como curtas.

O 130-30 refere-se à proporção geralmente adoptada, que tende a ser de 130% posições longas para 30% de posições curtas, sendo que existem fundos com rácios de até 150-50. O limite de 150-50 é usual nos EUA devido à existência de legislação específica (Regulation T) que limita a exposição máxima do lado curto a 50%, o rácio 130-30 é o mais comum.

Os fundos 130-30 são considerados, em termos de classificação, Fundos Long-Short Equity, significando que podem investir simultaneamente em posições longas e curtas, podendo assim tentar mitigar algumas flutuações negativas do mercado. Este segmento do mercado tem registado uma expansão forte, devido à volatilidade recente (em 2007/2008).

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=130
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Tridion » 29/12/2011 17:42

Pata-Hari Escreveu:Sistema muito giro. Podes dar uma ideia das rentabilidades, draw downs, volatilidade, essas cenas ca malta gosta?

Basicamente vou proceder à compra de um cabaz de acções, arriscando em cada trade cerca de 3% do capital inicial, porque o dinheiro que tenho não é muito. Ideal seria reduzir o valor de cada trade para 1/2%, mas para isso era preciso muito mais dinheiro, algo que não tenho de momento.

Vou estar exposto em 20% do meu capital, o que dá 6 acções e o resto para comissões e outros encargos.

Comecei a analisar os principais mercados sem ideias fixas ou pré-concebidas. O que comecei a ver foi que os States têm uma data de acções interessantes e que a Europa, tirando o AEX, está num impasse.

O NYSE, NASDAQ e o AEX têm uma série de acções em máximos, o que significa comprar. Estas acções que estão em ponto rebuçado perfazem a quantidade de acções para o meu cabaz.

Contudo, antes de analisar os mercados pensava entrar longo e curto para diversificar o risco, mas agora já não tenho certeza porque:

1º Maioria das acções na Europa que dizem para ir curto estão estranhamente numa fase consolidação sem perceber se estão a ganhar fôlego para continuar a descer ou se estão a começar a inverter das fortes quedas dos últimos meses;

2º Curiosamente das análises que tenho efectuado reparo que as tendências de descida são mais difíceis de identificar (tirando a banca em geral :P ), porque são mais breves, violentos e corrigem mais rapidamente, fazendo que os stop's tenham intervalos maiores e o que significa um volume de acções baixo para os meus 3% por cada trade.

Perante esta dúvida pergunta-se a quem possa ter mais experiência, existem alturas em que só têm posições longas?

Relativamente à rentabilidade e aos draw downs só tenho dados dos testes que fiz e esses de nada valem...mas espero ganhar dinheiro :mrgreen: :mrgreen:

por Pata-Hari » 29/12/2011 15:18

Sistema muito giro. Podes dar uma ideia das rentabilidades, draw downs, volatilidade, essas cenas ca malta gosta?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pickbull » 29/12/2011 14:47

Pessoalmente gosto de estar longo e curto ao mesmo tempo.

Quer estejamos em bull ou bear há sempre acções a fazer novos máximos e novos mínimos.

Não tenho é pré-definido qualquer valor para posições curtas e longas. Vai um bocado ao sabor da maré (tendência).
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Dúvida: Diversificação de uma carteira de acções

por Tridion » 29/12/2011 13:34

O que será preferivel ter uma carteira composta de acções em máximos ou ter um mix de posições longas e o restante curtas, sendo que as posições longas serão a maioria (6/4) :?:

Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, karaya75, latbal, m-m, malakas, Mar58, MiamiBlue, MR32, nickforum, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Ruffus86, trilhos2006 e 529 visitantes