Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa ou arrendar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 18/2/2012 4:27

terranova Escreveu:Na minha modesta opinião, só compensa investir em imobiliário(arrendar), quem tiver + de 50% do capital a investir.

Terranova, podes fundamentar com números ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por monterrey » 17/2/2012 12:58

Desculpem o engano, mas na questão de isenção de IMI,ainda estão em vigor as isenções, para já.
Na minha modesta opinião, só compensa investir em imobiliário(arrendar), quem tiver + de 50% do capital a investir.

Registado: 29/11/2007 1:59

por fbatista72 » 17/2/2012 11:52

Para ajudar essa folha de Excel tens esta ferramenta:
http://www.nytimes.com/interactive/busi ... lator.html

PS: Já tinha indicado este link aqui
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 571#741571

Registado: 3/3/2004 18:21

por pvg80713 » 17/2/2012 10:54

Sr_SNiper Escreveu:Estou a fazer um excel para saber se compensa arrenda ou comprar casa dependendo de diversos fatores.
ostava de saber se são apenas estas despesas que têm em conta no comprar casa:

1-juros a pagar pelo empréstimo (spred + euribor.)
2-Condomínimo.
3-IMI a pagar a partir do 8 ano.
4-Seguro contra incendios etc (para uma casa de 100k quanto é este valor anualizado ?).

Depois é necessário fazer o valor atual liquido de todas estas parcelas e comparar com o valor atual líquido do somatório das rendas pelo periodo que esperamos viver...
Estou a pensar bem ?
Obrigado

seguro de vida. que dependendo da tua idade pode ser um balurdio. IMT no acto da compra que pode ser grande... tipo uns milhares de euros.

Registado: 19/4/2005 11:11

por monterrey » 17/2/2012 10:39

As isenções já acabaram.

Registado: 29/11/2007 1:59

por A330-300 » 17/2/2012 8:40

Sr_SNiper Escreveu:Estou a fazer um excel para saber se compensa arrenda ou comprar casa dependendo de diversos fatores.

2-Condomínimo.
4-Seguro contra incendios etc (para uma casa de 100k quanto é este valor anualizado ?).

Depois é necessário fazer o valor atual liquido de todas estas parcelas e comparar com o valor atual líquido do somatório das rendas pelo periodo que esperamos viver...
Estou a pensar bem ?
Obrigado

Olhe que não tenho a certeza de que o IMI ainda está isento até o oitavo ano.Veja isso bem porque acho que acabaram as isenções.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Automech » 17/2/2012 2:45

Depende de muita coisa, como o ano de construção, área, local, recheio, etc. Podes simular usando um destes:
http://www.portaldeseguros.net/simuladores.html

No geral para 100K + 10K de recheio acho que se considerares 150 euros anuais até deve ser demais.

por Sr_SNiper » 17/2/2012 2:39

Lion_Heart Escreveu:Assim a 1ª vista falta o seguro de vida para proteger o banco. As despesas com a contratação e escrituras.

Obrigado, vou adicionar esses dados.
Alguem me pode dar valores para casas de 100k ? é que não tenho noção nenhuma...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 17/2/2012 2:38

Basicamente é isso Sniper. Se quiseres ser rigoroso, pode haver outros pormenores, mas mais dificieis de estimar:

- Na prestação do banco vais ter de meter o seguro de vida

- De X em X anos (penso que a lei diz que é de 8 em 8 mas são raros os que cumprem), tem de haver obras de manutenção do prédio (reparações de fissuras, pintura, etc.). A não ser que pagues um valor muito alto de condomínio, o que será raro, é de esperar que tenhas de fazer uma contribuição extraordinária para isto. Num empréstimo de 25 anos estima 2 obras destas, pelo menos.

- Pequenas reparações que provavelmente não terias se fores inquilino.

- Há autarquias que cobram a taxa de saneamento anual fora da factura da água e outras que a incluem mensalmente na factura. Se for anual, sei que há concelhos que mandam a factura ao proprietário e não ao inquilino (não sei se é hábito os senhorios depois debitarem isso ao inquilinos).

- Quando fizeres o VA das prestações da casa, não esquecer também de estimar quanto é que o imóvel se pode valorizar anualmente (ou desvalorizar).

- Não esquecer de incluir nos cálculos o valor da entrada inicial, que não terias de desembolsar caso continues como inquilino.

- Aqui já é meter o bedelho onde não sou chamado :wink: mas se comprares e alugares um quarto em casa própria, pode render dinheiro que também deverá ser incluído.

por Lion_Heart » 17/2/2012 2:29

Assim a 1ª vista falta o seguro de vida para proteger o banco. As despesas com a contratação e escrituras.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Sr_SNiper » 17/2/2012 2:22

Estou a fazer um excel para saber se compensa arrenda ou comprar casa dependendo de diversos fatores.

2-Condomínimo.

Estou a pensar bem ?
Obrigado

por Um curioso... » 11/2/2012 19:30

Para quem estiver interessado, leilão on-line:

http://oportunityleiloes.auctionserver. ... lot/45204/

Registado: 29/11/2007 14:04

por Sr_SNiper » 9/2/2012 11:26

TJB Escreveu:Obrigado pelo vosso feedback! Vou atualizar a folha de excel com os dados que me indicaram. Parece-me que mesmo assim compensará alugar...

coloca naqui a folha excel que eu tb preciso :)
Obrigado

por btmoreira » 9/2/2012 11:06

Obrigado pelo vosso feedback! Vou atualizar a folha de excel com os dados que me indicaram. Parece-me que mesmo assim compensará alugar...

Registado: 11/10/2006 22:14

por fbatista72 » 9/2/2012 2:35

TJB Escreveu:Boas noites,

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a estas contas simples que estou a fazer para ponderar a decisão de comprar casa ou arrendar:

(Rendimento de deposito + Prestação Mensal) > Valor da renda => ALUGAR

(Rendimento de deposito + Prestação Mensal) < Valor da renda => COMPRAR

(De notar que o capital desvaloriza 3% ao ano mas o valor das casas também...)

Obrigado desde já pelas vossas opiniões!

Essa "Prestação Mensal" terá concerteza de englobar seguros de crédito, seguros de saúde, IMI, condomínio, alguma manutenção da casa no período em quase, etc.
Se mesmo assim a opção é COMPRAR penso que só fará sentido se houver uma previsão de ter a casa durante mais de 5/6 anos.

Disclaimer: Eu nunca comprei casa.

Registado: 3/3/2004 18:21

por L.S.S » 9/2/2012 1:40

No ultimo leilão do BCP tinham 60 casas para vender, só 38 tiveram comprador.

Algumas casas já nem com desconto lhe pegam...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Sr_SNiper » 9/2/2012 0:44

TJB Escreveu:Boas noites,

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a estas contas simples que estou a fazer para ponderar a decisão de comprar casa ou arrendar:

IMI, CONDOMÍNIO também devem entrar, alem que reparações etc, é o senhorio que entra se tiveres casa alugada.

Eu tenho casa alugada ( sou solteiro) e não penso comprar casa enquanto assim estiver... para mim não compensa... além disso preciso de flexibilidade e com casa comprada acabava isso

por btmoreira » 9/2/2012 0:10

Boas noites,

Registado: 11/10/2006 22:14

por artista_ » 5/12/2011 17:45

Palmix Escreveu:Por acaso alguém tem o link de um video de um argentino que deu uma conferencia há uns anos sobre as vantages de arrendar casa?

Não mas parece-me que as vantagens são conhecidas, ainda assim cada caso é um caso, não se pode dizer que em todos é preferível aluga do que comprar casa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Sr_SNiper » 5/12/2011 13:57

Por mero acaso alguem anda á procura de casa na zona de Almada?

por Palmix » 5/12/2011 12:56

Por acaso alguém tem o link de um video de um argentino que deu uma conferencia há uns anos sobre as vantages de arrendar casa?

Registado: 29/11/2007 11:27

por artista_ » 4/12/2011 12:47

vset Escreveu:Bom dia,

Que contas fazem vocês para justificar a compra de um imóvel para alugar?

Como chegam ao resultado de ser vantajoso investir em imóveis?

vset, as minhas contas são de algibeira não sou propriamente um expert na matéria. Além de que só será um bom negócio se os preços não cairem muito mais, embora o possa ser a longo prazo mesmo que isso venha a acontecer pontualmente.

E, é preciso ter em conta que aqui se falou de compra de pechinchas que neste momento aparecem com alguma frequência. Acho que é noutro tópico mas o Alvim descreveu uma situação incrivel, no caso dele até já lhe ofereceram mais do triplo do que ele pagou pelo imóvel e ele não vendeu...

As contas que faço têm a ver com o rendimento anual que um imóvel pode garantir ao ser arrendado.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por vset » 4/12/2011 12:41

Bom dia,

Que contas fazem vocês para justificar a compra de um imóvel para alugar?

Como chegam ao resultado de ser vantajoso investir em imóveis?

Cumprimentos.

Registado: 11/1/2004 13:37

por Automech » 3/12/2011 17:04

Elias Escreveu:O problema do nosso mercado de arrendamento é exactamente para os senhorios: em caso de calote, a justiça protege o infractor e os despejos são complicados.

Exacto. Para não falar nos que acabam por sair com despejo judicial, ficam dever e ainda partem a casa toda antes de sair, como retaliação não sei do quê.

por artista_ » 3/12/2011 16:24

pvg80713 Escreveu:não podes confiar nas imobiliárias. elas só querem receber o mês de renda de comissão... mais IVA.
a ideia é dizer que se quer sempre um inquilino com IRS suficiente 2 a 3 vezes a renda e fiador nas mesmas condições. mas sem elas raramente consegues arrendar...

pvg, no meu caso só uma vez arrendei através delas! :)

Já o arrendei a 6 pessoas, só duas é que foram através da imobiliária. E só fiz isso quase por acaso, como estou em Almada coloquei um anúncio num sítio qualquer (acho que no jornal Ocasião) e a imobiliária ligou-me a dizer que tinha uma pessoa interessada, eu arranjei forma de lhes fazer chegar uma chave do apartamento e eles trataram de tudo, nem fui lá abaixo, só por isso é que recorri a eles. Mas no Algarve é relativamente fácil arrendar, há muita procura, tanta que até agora os primeiros que foram ver o apartamento ficaram logo! :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PiFer, PMP69 e 193 visitantes