Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fado património Imaterial da humanidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 28/11/2011 12:32

Mais uma caracteristica do problema deste país (os portugueses) é a inveja. Anda sempre tudo, de braço cruzado, a reclamar que não se faz nada, quando alguém faz então é tudo a deitar a baixo. Anda sempre tudo a falar de mérito, mas quando aparece alguém ou algo cheio dele é ridicularizado. Os velhos do restelo devem ter andado a fazer filhos em tudo o que éra mulher neste país. Enfim!

Eu não gosto de vinho do Porto nem sou da região do Douro, não morro de amores por fado (tirando ao vivo que é arrepiante), sou de Aveiro mas também não sou lá grande apreciador de ovos moles, Luis Pato tem vinhos de grande qualidade, mas os vinhos da Bairrada provocam-me azia...

TODOS representam Portugal, a TODOS reconheço qualidade... TODOS me fazem sentior orgulho.

Quanto ao fado, lá porque não gostam, não apreciam ou não sabem dar o devido valor, tenho a dizer que se há música cantada na NOSSA LÍNGUA que conseguimos exportar (não estou a falar para emigrantes) é o fado. Xutos, António Variações, Tony Carreira ou Rui Veloso... nem ao Brasil conseguimos vender (tirando o Tony adoro todos os outros que referi). Mesmo sem nada perceberem, ao ouvir fado os estranjas conseguem recepcionar todo o sentimento que nele é transmitido o que o torna universal.

Basta fazer uma pequena pesquisa no youtube e ler os comentários postados pela estrangeirada :wink: A maioria percebe melhor o fado que muitos "bons" portugueses.

Vejam até ao fim... goste-se ou não, é possível não sentir orgulho?!?!

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/r7UDQDl1tcw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Quico » 28/11/2011 11:50

Eu não "estou contra" e até fico satisfeito com este reconhecimento (possivelmente ao contrário de outros).
O que fiz foi questionar se não se estaria a exagerar na relevância da coisa.
É que, será que isto é uma coisa assim tãããão importante? Se nós próprios nem sabemos ou valorizamos as restantes atribuições conferidas a patrimónios de outros países... acham que o resto do mundo ficou-nos a invejar por este feito, ou sequer deu por ela?
Às vezes faz-me lembrar quando ficamos eufóricos por sermos campeões do mundo em hóquei em patins quando a maior parte do globo nem sabe que esse desporto existe; ou (guardando as respectivas proporções) quando se consegue mais um record do Guinness pela maior omelete do mudo (ou coisa que o valha). ;)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por monterrey » 28/11/2011 11:40

Mais um motivo de grande orgulho para Portugal :clap: :clap: :clap:
É com grande alegria que recebi esta noticia :lol:
Fico triste com alguns comentários que se fizeram neste tópico acerca do Fado.
Não podemos todos gostar do mesmo,mas podemos ter orgulho de tudo o que quer que seja que leve Portugal a todos os cantos do mundo.

Registado: 29/11/2007 1:59

por monterrey » 28/11/2011 11:37

Mais um motivo de grande orgulho para Portugal :clap: :clap: :clap:
É com grande alegria que recebi esta noticia :lol:
Fico trite com alguns comentários que se fizeram neste tópico acerca do Fado.
Não podemos todos gostar do mesmo,mas podemos ter orgulho de tudo o que quer que seja que leve Portugal a todos os cantos do mundo.

Registado: 29/11/2007 1:59

por MarcoAntonio » 28/11/2011 0:54

Francamente, não entendo que faça sentido a discussão que decorre neste tópico. Dizer que o fado não representa o país inteiro é o mesmo que dizer que a região vinhateira do alto douro não representa o país inteiro...

Ao certo, para que é que isso interesse, se é de ambito nacional ou não?

O que interessa é se o produto que é proposto (material ou imaterial) é de qualidade e é reconhecido internacionalmente pelo seu valor.

Do Saramago ao Fado, sempre que ocorre um reconhecimento internacional de alguma forma oficial surge este tipo de discussão, a menosprezar ou até a tentar destruir o mérito do reconhecimento. Como se nós já não tivessemos muito com que nos preocuparmos, ainda gastamos tempo a destruir a pouco projecção internacional positiva que obtemos!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por eviruxa » 27/11/2011 22:58

Pode-se gostar ou não de fado, até se pode "aprender" a gostar, como tudo o que vem com a idade, mas para mim é também uma questão de orgulho e identidade nacional. Qualquer um, gostando ou não, associa, automaticamente, a música country aos EUA e será uma questão de tempo e investimento até que se associe também o fado a Portugal, com tudo o de positivo isso pode trazer-nos, portanto deixemo-nos de regionalismos.

Registado: 29/11/2007 9:40

por Quico » 27/11/2011 22:45

Eu cá por mim, prefiro outro património imaterial. Eis o grande Vicente Fernadez (uma espécie de Amália mechicano)!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/YGbiWnoWTto" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

(Para quem não se apercebeu, os "Maricahi" também foram classificados como "património imaterial da humanidade" :) )
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por charles » 27/11/2011 22:38

Eu gosto de todo o tipo de musica, como tal gosto bastante de fado, acho o fado simplesmente brutal e os senhores que o elegeram também devem ter achado, quem segue as carreiras de cantoras como Mariza que já cantou nos melhores palcos do mundo, ou quem olha para a história de Amália não pode ficar indiferente ao fenomeno....se no País é tudo mau é porque é tudo mau, se temos algo de bom continua a ser mau, vejam lá se se decidem, mais que não seja o turismo pode vir a colher frutos desta decisão.

Por outro lado aqui no CB aprende-se cada coisa, eu não sabia que havia uma corrente anti-fado (tipo anti Lisboa, ou tipo SL.... :twisted: ), nem sequer sabia que o fado representaria 20% do território e 40% da população, é espantoso estamos sempre a aprender coisas novas :-k

Cumprimentos Natalicios :lol:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Automech » 27/11/2011 22:29

Quico Escreveu:Ok, tá muito bem, é muito bonito, mas... será assim uma coisa tão importante e decisiva para este país? (...até abre telejornais!)

Que parolada! Apetece dizer a este país: "Get a life!" :roll:

Bom, o Sporting - Benfica ou os jogos da selecção também não são :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Epá, sempre serve para variar a notícia de abertura. tem sido todos os dias o orçamento de estado ou o Duarte Lima, eheheh.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Quico » 27/11/2011 21:04

Ok, tá muito bem, é muito bonito, mas... será assim uma coisa tão importante e decisiva para este país? (...até abre telejornais!)

Que parolada! Apetece dizer a este país: "Get a life!" :roll:

por EuroVerde » 27/11/2011 19:38

bC10 Escreveu:Passa-me ao lado.

Mas é engraçado ver o lobby lisboeta a funcionar =)

Lobby Lisboeta? lol qual?
O fado tá em todo mundo.

Registado: 29/11/2007 11:19

por bC10 » 27/11/2011 19:29

Passa-me ao lado.

Mas é engraçado ver o lobby lisboeta a funcionar =)

Registado: 6/2/2010 4:56

por EuroVerde » 27/11/2011 19:18

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/Xz8eu-KEaDI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/K3rRBWVWvDE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por Pousada » 27/11/2011 19:14

Quem nos deva que todos os investimentos de 1.5 milhões de euros tivessem um retorno como o que vai ter este do fado.
É mais um ponto de visita para os turistas logo mais facturação, museu, casa de fados, discos, convites dos fadistas para espectáculos e a própria imagem de Portugal no estrangeiro.
rubini

Podemos não gostar de um produto mas se é para exportar vamos apoiar, até posso não gostar de vinho mas para exportar o nosso é o melhor do mundo e vale bem a pena investir mais de 1.5 milhões de euros .
Estive na Turquia em Agosto e fui assistir a um espectáculo e no final (porque estavam muitos portugueses na sala) terminou com um fado e os actores com um xaile pelos ombros, foi simplesmente arrepiante e no final muitos estrangeiros perguntavam que tipo de música era aquela.
Vamos ser orgulhosos e patriotas de todos os produtos que exportamos e este é português é nosso só nós sabemos fazer é único.
E já agora não mistures negócios com prazer.

Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

por L.S.S » 27/11/2011 18:39

Fado é Património da Humanidade

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/QOCDuhRJ1P4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Automech » 27/11/2011 17:10

rubini Escreveu:Acho é lamentável que se gaste 1,5 milhões de Euros para declarar um estilo musical local/regional que representa no máximo 20% do território e 40% da população, como um símbolo que não é nem nunca foi de âmbito nacional.

Bem, haverá uma grande maioria de pessoas nunca irão na vida a Montalegre ou a Evoramonte, nem se identificam com esses locais, pelo que devemos deixar cair os castelos ? O tema da cultura e o que é a cultura tem pano para mangas...

por L.S.S » 27/11/2011 16:21

Mariza - Ó Gente da Minha Terra-Fado é Património da Humanidade

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/dLv2IXi9ouc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por paulop2009 » 27/11/2011 16:03

É uma grande oportunidade para nós! Espero que a saibamos aproveitar para fomentar o turismo e os demais produtos nacionais que com isto se podem alavancar.

Os privados deviam unir-se para aproveitar isto!!

Registado: 15/9/2010 15:02

por rubini » 27/11/2011 15:49

Eu não disse que alguém obriga seja quem for a ouvir fado, nem o desrespeitei.

Acho é lamentável que se gaste 1,5 milhões de Euros para declarar um estilo musical local/regional que representa no máximo 20% do território e 40% da população, como um símbolo que não é nem nunca foi de âmbito nacional.

Querem ouvir fado, ouçam à vontade. Querem promovê-lo, idem aspas. Mas não o tratem como símbolo de Portugal quando na verdade só uma minoria realmente o aprecia.

P.S.: Só um aparte: virem-me falar de patriotismo e orgulho nacional num fórum de bolsa... não me façam rir. Estamos todos aqui porque queremos ganhar dinheiro. Se fosse pelo patriotismo, estavamos a comprar acções e pulseiras do BCP.

Registado: 8/6/2011 20:44

por AC Investor Blog » 27/11/2011 15:38

Sejamos orgulhosos e patriotas deste fantástico estilo musical. Quer se goste ou não, o FADO é produto nacional e deve ser respeitado e orgulhosamente reconhecido. Um bem haja a todos os fadistas...

Um prémio à diva....

http://youtu.be/jt0WUyrG8b8
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Automech » 27/11/2011 15:09

rubini Escreveu: é mais uma mania moura a ser imposta ao resto de regiões que nada têm a ver com essa decadência musical.

Mas alguém obriga a ouvir fado ? É o mesmo que dizer que as pinturas rupestres são impostas a quem não gosta.

por BYPASS » 27/11/2011 14:30

rubini Escreveu:Odeio fado. Estava com esperança que não ganhasse mas já reparei que quando se trata de choradeiras, os representantes deste país conseguem sempre o que querem.

Ainda por cima com o lobby lisboeta sempre a mandar, é mais uma mania moura a ser imposta ao resto de regiões que nada têm a ver com essa decadência musical.

Tristeza. Hoje estou de luto. Talvez vá cantar fado pra um canto para ficar ainda mais deprimido.

E Fado não existe o de Coimbra?
Ah ok, abaixo do Douro é outro continente...
Também é fado sermos assim!

Registado: 6/11/2008 13:21

por EuroVerde » 27/11/2011 14:21

Também adoro Fado. Acho que faz parte de nós e é uma grande marca em todo mundo.

Estou contente por todos os profissionais deste estilo, só tenho pena de não ouvir mais vezes a Dulce Pontes que põe qualquer uma da actualidade a um canto. :clap:

por ninja1200 » 27/11/2011 14:21

rubini Escreveu:Odeio fado. Estava com esperança que não ganhasse mas já reparei que quando se trata de choradeiras, os representantes deste país conseguem sempre o que querem.

Ainda por cima com o lobby lisboeta sempre a mandar, é mais uma mania moura a ser imposta ao resto de regiões que nada têm a ver com essa decadência musical.

Tristeza. Hoje estou de luto. Talvez vá cantar fado pra um canto para ficar ainda mais deprimido.

Pergunto-me o que andas aqui a fazer... Se gostas tanto do norte, porque não vais para o pólo norte? Lá pelo menos não ouves fado, deixas de fazer posts estúpidos e deixas de ter representantes com mania que gostam daquilo que é deles.

Registado: 29/11/2007 11:03

por rubini » 27/11/2011 14:14

Odeio fado. Estava com esperança que não ganhasse mas já reparei que quando se trata de choradeiras, os representantes deste país conseguem sempre o que querem.

Registado: 8/6/2011 20:44

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, carlosdsousa, CORTIÇA, dragom, Google [Bot], Heldroo, HFCA, IX Hispana, latbal, m-m, malakas, MiamiBlue, Minsk, MR32, niceboy, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, rg7803, Silvaz77 e 295 visitantes