Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cortar na saúde; Muito polémico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por _urbanista_ » 9/10/2011 18:18

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:Os subsidios mecanismo feito para que os grandes países exportadores da europa vendam os seu submarinos, navios e maquinaria em geral para todo mundo, permitindo que esses países nos vendam os seus produtos agriculas e outros de baixo custo. Foi a forma encontrada para a nossa agricultura não morrer. A partir do momento em que aumentassem as taxas alfandegárias haveria retaliação...

Então e estar a subsidiar para vender mais barato não é concorrência desleal?

Ou será que a concorrência desleal só é nociva quando são os outros a praticá-la? :roll:

Muitos dos países dos quais importamos produtos agriculas e outros não dão condições aos seus operários nem quaisquer direitos, usam metodos de produção mais prejudiciais do ambiente etc e nós pagamos subsidios para concorrer com eles. onde está a diferença?

Registado: 29/6/2009 12:38

por MarcoAntonio » 9/10/2011 18:10

Elias Escreveu:Como sempre, a interferência do Estado prejudica mais do que ajuda...

Isto não é claro de todo e não há razões suficientes para acreditar que o mercado se regula sozinho em todas as matérias e em todos os sectores: existe muita evidência do contrário.

Por exemplo, os Estados Unidos durante muito tempo entregaram a saúde imensamente ao mercado e ao privado (muito mais do que em Portugal e na Europa em geral): o resultado foi um dos países mais desenvolvidos do mundo a terem um sistema de saúde caro (salvo erro a saúde mais cara per capita do mundo), com elevada taxa de fraude e com resultados medíocres (dezenas de países desenvolvidos com sistemas de saúde com muito mais intervenção do Estado a obter melhores resultados por mais baixo preço).

Não é claro de todo que em tudo o que o Estado põe a mão (intervém) fica pior. Aliás, como já disse uma série de vezes, alguns dos países mais ricos per capita e com melhor qualidade de vida têm Estados pesados que metem a mão em imensa coisa com os seus Orçamentos a representarem uma fatia do PIB muitíssimo grande (alguns maior do que a de Portugal)!

A chave está essencialmente - a meu ver - no mérito das medidas e não se a mão é do Estado ou do Privado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 9/10/2011 18:04

MarcoAntonio Escreveu:Os subsídios para a agricultura são importantes e inevitáveis porquanto eles existem para outros sectores: a energia, a industria (militar e outra) e etc são objecto de apoio do Estado.

Isso faz com que o sector da agricultura não seja apelativo ou competitivo...

Pois é... se não houvesse subsídios se calhar era mais competitivo e apelativo.

Como sempre, a interferência do Estado prejudica mais do que ajuda...

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 9/10/2011 18:01

Os subsídios para a agricultura são importantes e inevitáveis porquanto eles existem para outros sectores: a energia, a industria (militar e outra) e etc são objecto de apoio do Estado.

Isso faz com que o sector da agricultura não seja apelativo ou competitivo...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 9/10/2011 17:57

_urbanista_ Escreveu:Os subsidios mecanismo feito para que os grandes países exportadores da europa vendam os seu submarinos, navios e maquinaria em geral para todo mundo, permitindo que esses países nos vendam os seus produtos agriculas e outros de baixo custo. Foi a forma encontrada para a nossa agricultura não morrer. A partir do momento em que aumentassem as taxas alfandegárias haveria retaliação...

Então e estar a subsidiar para vender mais barato não é concorrência desleal?

Ou será que a concorrência desleal só é nociva quando são os outros a praticá-la? :roll:

por _urbanista_ » 9/10/2011 17:48

Elias Escreveu: Quem é que não está a cumprir as regras?

As regras que a lei exige, pagando os impostos devidos etc, muitas vezes essa mão de obra é usada ilegalmente....

Elias Escreveu: Não, nada disso.

Sou é favor de se acabar com os subsídios a torto e a direito.

Contudo, lá por não haver subsídios isso não significa que a agricultura desapareça do mapa. Se calhar alguns produtos perdem e outros ganham.

Não percebi bem a pergunta...

Os subcidios e as táxas alfándegárias estão directamente ligados.

Os subsidios mecanismo feito para que os grandes países exportadores da europa vendam os seu submarinos, navios e maquinaria em geral para todo mundo, permitindo que esses países nos vendam os seus produtos agriculas e outros de baixo custo. Foi a forma encontrada para a nossa agricultura não morrer. A partir do momento em que aumentassem as taxas alfandegárias haveria retaliação...

por Elias » 9/10/2011 17:30

_urbanista_ Escreveu:Eu acho bem que seja assim, desde que todos cumpram as regras.

Quem é que não está a cumprir as regras?

_urbanista_ Escreveu:Então es a favor de uma UE sem setor primário?

Não, nada disso.

Sou é favor de se acabar com os subsídios a torto e a direito.

Contudo, lá por não haver subsídios isso não significa que a agricultura desapareça do mapa. Se calhar alguns produtos perdem e outros ganham.

_urbanista_ Escreveu:Há formas, mas achas que a Alemanha e a França não deveriam exportar os seus produtos para fora da UE?

Não percebi bem a pergunta...

por _urbanista_ » 9/10/2011 17:12

Elias Escreveu: Bem, mas isso é o mercado a funcionar, não é?

É e acho bem que assim o seja, desde que não haja concorrência desleal.

Elias Escreveu: Claro. É uma função que não exige grandes qualificações e por isso há pessoas, vindas de países mais pobres, dispostas a trabalhar por muito pouco. Achas mal? Achas que se devia proibir o emprego de estrangeiros que estão dispostos a fazer uma dada função por metade daquilo que os portugueses querem receber?

Eu acho bem que seja assim, desde que todos cumpram as regras.

Elias Escreveu: Pois eu não vejo com bons olhos todos estes subsídios. A subsidiação continuada é uma distorção de mercado e é exactamente por haver essa subsidiação que muitos agricultores continuam em actividade, senão há muito que teriam mudado de vida.
A agricultura, tal como qualquer outra actividade, deve ser sustentável por si. Os países devem apostar naquilo em que são competitivos, e não naquilo em que não o são.

Então es a favor de uma UE sem setor primário?

Elias Escreveu: Mas há formas de resolver isso. Por exemplo com barreiras alfandegárias muito grandes, nomeadamente no que se refere à entrada de produtos agrícolas. A partir daí a economia ajusta-se automaticamente.
O que não podemos é querer ter uma economia global (para termos produtos baratos) e simultaneamente querer que a nossa agricultura seja sustentável e pague bem. Temos de optar...

Há formas, mas achas que a Alemanha e a França não deveriam exportar os seus produtos para fora da UE?

por Mares » 9/10/2011 17:12

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:Não valoriza porque a concorrência é enorme

Bem, mas isso é o mercado a funcionar, não é?

Portugal é um país pobre, debaixo do escudo do FMI+BCE para não entrar em "default" e mesmo assim importa 3 mil milhões de euros por ano em produtos alimentares.

O défice da balança comercial é de aprox. 12 mil milhões de euros, onde 25% provém dos produtos alimentares.

Têmos o mercado a funcionar? Se não, quem está a distorçê-lo?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 9/10/2011 16:22

_urbanista_ Escreveu:Não valoriza porque a concorrência é enorme

Bem, mas isso é o mercado a funcionar, não é?

_urbanista_ Escreveu:a mão de obra usada é sem qualquer qualificação, e quando existe muita oferta desse tipo de mão de obra está tudo dito...

Claro. É uma função que não exige grandes qualificações e por isso há pessoas, vindas de países mais pobres, dispostas a trabalhar por muito pouco. Achas mal? Achas que se devia proibir o emprego de estrangeiros que estão dispostos a fazer uma dada função por metade daquilo que os portugueses querem receber?

_urbanista_ Escreveu:Daí a união europeia subsidiar a agricultura para concorrer com os países que exportam para o espaço europeu, senão seria o fim da agricultuta europeia...

Pois eu não vejo com bons olhos todos estes subsídios. A subsidiação continuada é uma distorção de mercado e é exactamente por haver essa subsidiação que muitos agricultores continuam em actividade, senão há muito que teriam mudado de vida.
A agricultura, tal como qualquer outra actividade, deve ser sustentável por si. Os países devem apostar naquilo em que são competitivos, e não naquilo em que não o são.

_urbanista_ Escreveu:Isto é impossivel resolver numa economia global. A concorrência é desleal, quando em certos países há quem trabalhe por um prato de sopa noutros para produzir exatamente o mesmo produto há um contrato de trabalho com todas as despesas a ele inerentes...
Em certos países não são permitidos determinadas práticas agriculas mas se os produtos forem importados já pode...
Enquanto não ouver igualdade é impossivel resolver isto ou sequer fazer comparações...

Mas há formas de resolver isso. Por exemplo com barreiras alfandegárias muito grandes, nomeadamente no que se refere à entrada de produtos agrícolas. A partir daí a economia ajusta-se automaticamente.
O que não podemos é querer ter uma economia global (para termos produtos baratos) e simultaneamente querer que a nossa agricultura seja sustentável e pague bem. Temos de optar...

por _urbanista_ » 9/10/2011 16:02

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:Não é bem assim. É mal remunerado em qualquer país do mundo, mesmo onde a produtividade é alta...

Se é mal remunerado é porque o mercado não o valoriza.

Não valoriza porque a concorrência é enorme, a mão de obra usada é sem qualquer qualificação, e quando existe muita oferta desse tipo de mão de obra está tudo dito...Daí a união europeia subsidiar a agricultura para concorrer com os países que exportam para o espaço europeu, senão seria o fim da agricultuta europeia...

Elias Escreveu:
_urbanista_ Escreveu:Não é bem assim. É mal remunerado em qualquer país do mundo, mesmo onde a produtividade é alta...

Como queres resolver isto? Estabelecendo salários mais altos por decreto?

Isto é impossivel resolver numa economia global.
A concorrência é desleal, quando em certos países há quem trabalhe por um prato de sopa noutros para produzir exatamente o mesmo produto há um contrato de trabalho com todas as despesas a ele inerentes...
Em certos países não são permitidos determinadas práticas agriculas mas se os produtos forem importados já pode...
Enquanto não ouver igualdade é impossivel resolver isto ou sequer fazer comparações...

por Elias » 9/10/2011 15:47

Se é mal remunerado é porque o mercado não o valoriza.

Como queres resolver isto? Estabelecendo salários mais altos por decreto?

por _urbanista_ » 9/10/2011 15:38

Eu sou a favor do aumento das taxas moderadoras.
E conto a seguinte
O meu pai no inicio deste ano foi parar às urgências de um hospital, teve que fazer uns exames raio x etc foi submetido a uma intervenção cirurgica, esteve lá uns dias e depois veio para casa.Uns dias ou semanas depois chega uma conta do hospital com tudo descriminado, e o valor de alguns exames e análises é ridiculo. 20 cêntimos 50 cêntimos, acho que o raio x era pouco mais de 1 euro...No total pagou cerca de €15 por uma estadia de 1 semana no hospital.
É claro que se pagam impostos etc, mas é muito pouco o que se paga, se houvessem taxas moderadoras ajustadas, certamente o SNS não teria os problemas finançeiros que tem e funcionaria muito melhor.

por _urbanista_ » 9/10/2011 15:17

Elias Escreveu:
super_fm Escreveu:Quando digo que o trabalho na agricultura deveria ser mais valorizado estou a pensar que é um trabalho muitas vezes mal remunerado e que por muitos é considerado como sendo um trabalho inferior

É mal remunerado na medida em que a produtividade é muito baixa... logo a actividade torna-se pouco atractiva.

Não é bem assim. É mal remunerado em qualquer país do mundo, mesmo onde a produtividade é alta... aqui nos nossos vizinhos espanhóis Às vezes são apanhados com mão de obra escrava. nos estados unidos há estados em que é legal pelo monos nas férias escolares, o trabalho de crianças na agricultura porque as remuneraões são mais baixas...

por MiamiBlue » 8/10/2011 20:25

Mares Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Mares Escreveu:
artista1939 Escreveu:Ainda ontem estava a discutir, com alguém que anda por dentro deste meandros, o assunto dos cortes na saúde. Qual não foi o meu espanto quando soltam: "Sabes, fulano de tal (médico) pagou este último carro que comprou com as horas extraordinárias..."

Despedi-me das pessoas vim embora.

É apenas isso.

O aumento das taxas moderadoras será para pagar outros carros...(o Estado não pode continuar pagando carros por fora).

Com eses pensamentos, é melhor mudares de país.

Para Miami

Recomendo

Registado: 17/10/2010 19:32

por Mares » 8/10/2011 19:44

MiamiBlueHeart Escreveu:
Mares Escreveu:
artista1939 Escreveu:Ainda ontem estava a discutir, com alguém que anda por dentro deste meandros, o assunto dos cortes na saúde. Qual não foi o meu espanto quando soltam: "Sabes, fulano de tal (médico) pagou este último carro que comprou com as horas extraordinárias..."

A partir deste momento tornou-se-me muito claro que os cortes na saúde não terão impacto (em geral) no serviço que os utentes receberão, mas sim no bolso de alguns por dentro do sistema.

É apenas isso.

O aumento das taxas moderadoras será para pagar outros carros...(o Estado não pode continuar pagando carros por fora).

Para Miami

por MiamiBlue » 8/10/2011 19:31

Mares Escreveu:

A partir deste momento tornou-se-me muito claro que os cortes na saúde não terão impacto (em geral) no serviço que os utentes receberão, mas sim no bolso de alguns por dentro do sistema.

É apenas isso.

por Mares » 8/10/2011 15:08

É apenas isso.

por artista1939 » 8/10/2011 15:00

Ainda ontem estava a discutir, com alguém que anda por dentro deste meandros, o assunto dos cortes na saúde. Qual não foi o meu espanto quando soltam: "Sabes, fulano de tal (médico) pagou este último carro que comprou com as horas extraordinárias..."

disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por MiamiBlue » 8/10/2011 13:47

No meu ponto de vista, os problemas na área da Saúde, têm que ser discutidos segundo 2 prespectivas:
1. Produtividade/eficiência do SNS;
2. Que futuro para o SNS?

Sobre o ponto 1, julgo ser concensual, que a produtividade e a eficiência do SNS é mediocre tento em consideração o dinheiro dispendido. Por isso, o primeiro passo óbvio é efectuar as alteraçoes necessárias alocar melhor os recursos disponíveis ou efectuar os cortes no desperdício.
Quando ouvi, que em 2010 o SNS pagou mais de um milhão de horas extraordinárias, pergunto-me, como é possível tal descontrolo. Como alguma actividade pública, em qualquer país deste mundo é gerível, quando se pagam mais de um milhão de horas extraordinárias??

Como é possível os médicos não saberem os custos dos tratamentos que prescrevem?

...

E o problema é que durante muito tempo, os médicos, que são/eram grandes médicos, viraram gestores, muitos maus gestores, muitos deles.

Por isso, falta responsabilidade, eficácia, produtividade para melhorar o desempenho dos hospitais portugueses e este é um trabalho que devia ser para ontem mas que há anos pouco avança.

Relativamente ao segundo ponto, que SNS queremos para o futuro, sabendo nós, que o actual modelo se encontra ultrapassado prque desde a sua criação, tudo se alterou, a longevidade das pessoas, os custos com os exames, com o pessoal, ect. Por isso julgo que deveria haver um grande debate público para traçar o caminho futuro.

Será fácil? Não, mas fechar os olhos (como andamos a fazer à anos) só levará o SNS definar..

por Mares » 7/10/2011 23:05

Fazer contas é relativamente fácil.

O difícil mesmo é viver com essas medidas (e que algumas pessoas trouxeram para aqui situações bem reais).

Dessa forma, a discussão ficou mmuito mais rica com essas participações.

Democracia não é ír somente votar (para quem o faz), mas muito mais importante é questionar as medidas do governo.

por MarcoAntonio » 7/10/2011 20:59

sevenairam Escreveu:
Marco, eu fui um pouco mauzinho na resposta a si, pois interpretei bem o que queria dizer, mas estava "passado" com a leviandade de alguns foristas.

(...)

( A minha reacção indignada não tinha como alvo você em particular)

Eu entendo, não há problema.

Mas, uma coisa, trata-me por favor por "tu".
Imagem

Administrador Fórum

por super_fm » 7/10/2011 20:47

sevenairam Escreveu:Esta minha atitude é provocada porque eu já estive na situação de ganhar o Salário minimo e sei muito bem o milagre que é chegar ao fim de mês com as contas pagas :(

Para mim estes trabalhadores mereciam muito mais ajudas. E não me venham dizer a treta do costume : quem estudou merece ganhar mais, se não está bem que emigre, etc....

100 % de acordo. Abraço.

Registado: 9/6/2009 18:55

por sevenairam » 7/10/2011 20:41

Eu tenho um problema com as citações :)

Marco, eu fui um pouco mauzinho na resposta a si, pois interpretei bem o que queria dizer, mas estava "passado" com a leviandade de alguns foristas.

Quanto ao que não percebeu na minha reacção eu vou dar-lhe um exemplo :

Uma pessoa com salário mínimo não paga IRS, mas também não tem benefícios ficais ( já sei que os beneficios fiscais não compensam a diferença).
A questão de haver "que por vezes chegam a ter casa de borla" a sua frase diz tudo : por vezes, são casos pontuais.

É evidente que em alguns casos quem ganha 700/800 euros/mês fica com rendimento líquido inferior a quem ganha o SM, mas são casos mesmo pontuais.

( A minha reacção indignada não tinha como alvo você em particular)

Esta minha atitude é provocada porque eu já estive na situação de ganhar o Salário minimo e sei muito bem o milagre que é chegar ao fim de mês com as contas pagas :(

Para mim estes trabalhadores mereciam muito mais ajudas. E não me venham dizer a treta do costume : quem estudou merece ganhar mais, se não está bem que emigre, etc....

Estive a ler e existe um tópico acerca do aumento de 20% de um imposto que alguém fez as contas e daria mais 3,4 euros mês e acharam isso "insignificante".
Dito assim realmente parece, mas representa cerca de 0,8% de quem ganha o Salário minimo.

( Infelizmente parece-me que se está a dar cabo do resto da dignidade quem leva uma vida dificil)

Registado: 28/7/2011 13:58

por super_fm » 7/10/2011 19:36

kuppka Escreveu: Não vás com o Super Fm q pra ele livros e sapatilhas ..

????????

Registado: 9/6/2009 18:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crosses, Google Adsense [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 203 visitantes