Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo quer défice nulo em 2015

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luis_k » 1/9/2011 0:42

sqezer Escreveu:É possível vivermos constantemente com um défice de 3% sem chegarmos batermos na parede?

se as exportaçoes subirem, e as importaçoes descerem...

o dinheiro que vem de fora, pode ajudar a controlar o defice!!!

já li algures alguma "coisa" sobre o que acabei de escrever!!!

Registado: 29/5/2010 22:23

por migluso » 31/8/2011 15:25

sqezer Escreveu:É possível vivermos constantemente com um défice de 3% sem chegarmos batermos na parede?

A resposta é só uma, e o resto é teoria económica: é possível enquanto nos emprestarem dinheiro.

Emprestarem-nos ou não dinheiro, depende da propensão ao risco que os credores tenham a cada momento. Tanto pode ser com a dívida a 100% do PIB, como a 60%, como a 20%.

Há também aqueles Estados que, não tendo credores que lhes emprestem dinheiro, se dediquem à monetização dos défices. Ora bem, isto não passa de um imposto escondido sobre os cidadãos. Não há almoços grátis.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pantone » 31/8/2011 15:19

JCS Escreveu:
Muffin Escreveu:
Para dimínuir a dívida, o déficit terá que crescer menos que o PIB. A dívida ao ser calculada em % do PIB diminuirá se o PIB cresce mais do que esta.

Havendo défice tens aumento da divida mesmo que o PIB suba 3% e o défice seja 2% do PIB. Esses 2% do défice acrescem à divida existente. Num ano se tens défice é porque tem despesas maiores que as receitas. Como tens de pagar as despesas, tens de te endividar para colmatar a diferença (uma vez que as receitas não chegam e o dinheiro não nasce das árvores). Se o défice fosse 0,01% o endividamento aumentava.

JCS

JCS, mas o valor da dívida por si só é irrelevante. O que interessa é a sua relação com o PIB. Neste caso como em alguns outros, pensar macro em termos de economia doméstica pode ser intuitivo, mas tem pouca aplicação.

Levando ao extremo, pois é mais fácil perceber. Se o PIB em Portugal, num ano, crescesse 100 vezes e a dívida crescesse para o dobro teríamos uma economia 100x maior com uma dívida patética. Aplique-se este conceito para valores menores e num espaço temporal maior e veremos a dívida a ser "comida" com base no crescimento (e.g. EUA nas décadas seguintes à II G.M.).

O problema para Portugal é que o crescimento é anémico, e aí sim, as contas têm que estar equilibradas. Mas a falta de crescimento/produtividade é o problema crónico nacional. O déficit a sua consequência.

Registado: 4/1/2004 22:32

por JCS » 31/8/2011 14:18

Muffin Escreveu:
Para dimínuir a dívida, o déficit terá que crescer menos que o PIB. A dívida ao ser calculada em % do PIB diminuirá se o PIB cresce mais do que esta.

Havendo défice tens aumento da divida mesmo que o PIB suba 3% e o défice seja 2% do PIB. Esses 2% do défice acrescem à divida existente. Num ano se tens défice é porque tem despesas maiores que as receitas. Como tens de pagar as despesas, tens de te endividar para colmatar a diferença (uma vez que as receitas não chegam e o dinheiro não nasce das árvores). Se o défice fosse 0,01% o endividamento aumentava.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pantone » 31/8/2011 14:02

artista Escreveu:Nem sei se não será necessário haver um dévice negativo, ou seja, ganharmos mais do que gastamos para conseguirmos controlar a dívida que temos!?

Registado: 4/1/2004 22:32

por Sinner » 31/8/2011 13:04

Mcmad Escreveu:
Sinner Escreveu:
Mcmad Escreveu:Ora expliquem lá sendo o défice em função do PIB como podemos viver eternamente com défices de 3%???

Estás a confundir PIB com crescimento.

Eu não estou a confundir nada! Absolutamente nada!

Se o PIB cresce, e o défice se mantêm em 3% é sinal que gastas mais!

-----Isto é verdade se continuares a aumentar a despesa.

-----Não é esse o objectivo.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

Amen !

por bboniek33 » 31/8/2011 12:57

Basta aumentar o numero de pobres. Ja vai acima dos 10%. Se aumentarem os pobres para uns 35% o defice acaba em 2013.

Nao ha ee coragem poliitica ! Eles sao uns rachados...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Mcmad » 31/8/2011 12:50

Sinner Escreveu:
Mcmad Escreveu:Ora expliquem lá sendo o défice em função do PIB como podemos viver eternamente com défices de 3%???

Eu não estou a confundir nada! Absolutamente nada!

Se o PIB cresce, e o défice se mantêm em 3% é sinal que gastas mais!
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Sinner » 31/8/2011 12:47

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por JCS » 31/8/2011 12:46

Havendo défice o endividamento aumenta. O endividamento é limitado pelo que défice constante torna-se a longo prazo insustentável. Andamos há anos e anos nisto porque o nivel de endividamento ia permitindo acrescentos ano após ano até se chegar ao descalabro em que nos encontramos. Grandes défices conduzem a grandes aumentos do endividamento. Pequenos défices conduzem a pequenos aumentos no endividamento. Ambas as situações são insustentáveis no longo prazo (apenas muda a velocidade com que se afunda).

Só se vive sustentávelmente quando se gasta menos do que se ganha. Seja o estado, sejam empresas, sejam familias. Tudo o resto não é sustentável a longo prazo.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Mcmad » 31/8/2011 12:38

Ora expliquem lá sendo o défice em função do PIB como podemos viver eternamente com défices de 3%???

por Palmix » 31/8/2011 12:26

Elias Escreveu:

A resposta é: sim, se houver crescimento económico.

O crescimento económico só por si não é suficiente. Há sempre umas externalidades que convém prever.

Mas, concordo com o Elias. É possível e bem possível, basta haver organização, controlo, objectivos definidos.
Aliás, isto nunca devia era ter defice...mas isso é outra conversa.

Registado: 29/11/2007 11:27

por Elias » 31/8/2011 12:23

A resposta é: sim, se houver crescimento económico.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Xiça » 31/8/2011 12:21

É possível vivermos constantemente com um défice de 3% sem chegarmos batermos na parede?

Registado: 14/5/2011 18:59

por Mcmad » 31/8/2011 12:14

Eu também quero. Se as mentiras eleitorais pagassem imposto já lá estavamos!!!!!

Re: Governo quer défice nulo em 2015

por Mares » 31/8/2011 11:50

Elias Escreveu:Governo quer défice nulo em 2015

"Promessas,... Leva-as o vento"
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por JMHP » 31/8/2011 11:31

artista Escreveu:Nem sei se não será necessário haver um dévice negativo, ou seja, ganharmos mais do que gastamos para conseguirmos controlar a dívida que temos!?

Algum tempo atrás (antes do pedido de ajuda externa e com os juros abaixo dos 7%)os principais economistas portugueses diziam que para inverter a necessidade do recurso ao financiamento externo do Estado português, ou seja diminuição da divida publica, a nossa economia teria de ter um superavit anual acima dos 3%.

Actualmente, tal feito só é possível através de um milagre.... :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

Eu queria um Ferrari amarelo!

por Palmix » 31/8/2011 11:28

É bom ver os objectivos definidos.
Ter objectivos ambiciosos.
Mas já levamos muitas decepções nos últimos anos...mais não!

Registado: 29/11/2007 11:27

por Noob » 31/8/2011 11:23

Pois ... eu também queria muita coisa :)

A esperança é ultima a morrer mas será tarefa muito difícil para não dizer impossível, vejamos :

- A crise internacional e as suas consequências
- A venda da quase totalidade de activos do estado no imediato, pelo menos os que valem alguma coisa ou seja mais nada para vender.
- O aumento da despesa do estado em apoios sociais e redução da receita fiscal

Do meu ponto de vista depende mais da Europa e muito menos de nós essa meta,que considero sem grande lógica um deficit controlado nos 3% já seria muito bom porque não esquecer que deficits de 0 ou superavit pagam-se através do desinvestimento na economia.

Penso que não se deve dar grande relevância a esta noticia, daqui até 2015 todos os governos da austeridade na Europa caem, a preocupação do crescimento vai-se sobrepôr ao controlo dos deficits e a austeridade como solução vai ser ultrapassada pelos apoios governamentais e reduções fiscais para aumentar o crescimento ( o FMI ainda há pouco tempo começou a dar os primeiros sinais ).

Tenho alguma fé neste governo (que se vai esbatendo) mas penso que é um erro querer ir mais além do pedido pela troika, devíamos antes reorganizar-nos em função das regras definidas, até ao momento vejo um fosso enorme entre os objectivos para a economia real e para os do governo/união europeia.

Registado: 23/8/2011 14:25

por artista_ » 31/8/2011 11:06

Elias Escreveu:

Chama-se superavit :wink:

Eu sei Elias, apenas escrevi de uma forma diferente, se calhar incorrecta... e tu não deixas passar nada! :x :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 31/8/2011 10:58

Chama-se superavit :wink:

por artista_ » 31/8/2011 10:50

Nem sei se não será necessário haver um dévice negativo, ou seja, ganharmos mais do que gastamos para conseguirmos controlar a dívida que temos!?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 31/8/2011 9:49

31 Agosto 2011 | 09:23
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt

O Executivo quer reduzir o défice para um valor próximo de zero até ao final de 2015.

O Governo, que hoje apresenta as grandes linhas orientadoras da consolidação orçamental, tem como objectivo conseguir atingir o “equilíbrio orçamental em 2015”, de acordo com uma nota enviada ainda ontem à noite pela presidência do Conselho de Ministros.

Portugal comprometeu-se com a troika atingir um défice de 5,9% do produto interno bruto (PIB) este ano, 4,5% em 2012 e 3% em 2013.

Mas o Governo liderado por Passos Coelho traçou já as metas para um horizonte mais longínquo e quer chegar ao final de 2015 com um orçamento equilibrado. O mesmo é dizer que pretende que o défice se situe próximo dos zero.

O ministro das Finanças vai esta tarde apresentar as linhas orientadoras da consolidação orçamental.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Shimazaki_2 e 107 visitantes