Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ouro no BES

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 10/8/2011 14:56

obrigado JCS

Registado: 5/11/2002 12:21

por sergiomanuel332 » 10/8/2011 14:36

Almendra, a funcionária em causa foi bem explicita, o bes de momento só vende mesmo barras de 1 quilograma, não por falta de outras menores, mas mesmo por politica do banco.

Um abraço.

Registado: 29/11/2007 13:16

por Berluscony » 10/8/2011 12:58

E porque não apostar em acções de empresas que comercializem direitos sobre o ouro?

O risco de investir neste mercado é maior neste momento que investir directamente em ETFs?

Ando a seguir esta: Royal Gold Inc, NASDAQ

Alguém pode dar uma vista de olhos, parece interessante...

Registado: 15/11/2009 0:19

por JCS » 10/8/2011 12:45

Elias Escreveu:Puxo novamente a minha dúvida: qual a diferença entre ouro físico e ouro spot?

Para não inventar fica aqui um link a explicar o spot price. O ouro físico é normalmente mais caro que o spot, talvez pela delivery, comissões etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/Spot_price

Abraço.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Elias » 10/8/2011 12:31

Puxo novamente a minha dúvida: qual a diferença entre ouro físico e ouro spot?

por Pipo79 » 10/8/2011 12:23

sergiomanuel332 Escreveu:Uma questão ainda do meu tópico, porque razão o BES de momento apenas vender barras de 1Kg?

Um abraço,

O BES vende de todos os tamanhos sujeito a disponibilidade, isto é, deve ser as únicas que tem em stock neste momento.

Registado: 29/11/2007 1:51

por sergiomanuel332 » 10/8/2011 10:30

Uma questão ainda do meu tópico, porque razão o BES de momento apenas vender barras de 1Kg?

Um abraço,

por Elias » 9/8/2011 20:09

Já agora, uma dúvida: qual a diferença entre ouro físico e ouro spot?

por fcaseiro » 9/8/2011 20:05

Pastel Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:... Em portugal é complicado vender ouro fisico.

Já fui o feliz proprietário de um "sabonete" e vi-me e desejei-me para o vender. Só me safei através de um conhecimento que conhecia uma pessoa que fazia peças de joalharia e me pagou o valor de mercado. Não é fácil não..

Pensando bem, se o tivesse guardado valeria várias vezes mais hoje em dia :roll:

E dentro de alguns anos, 5 a 10 anos, uma barra tb pode valer varias vezes mais que hoje, basta pensar que o ouro e' um bem escasso e que 3/4 já foi extraído desde a antiguidade, só faltam cerca de 59 000 toneladas e muitas picaretas. :mrgreen:

Registado: 19/7/2011 19:36

por JCS » 9/8/2011 17:30

Pastel Escreveu:

Já fui o feliz proprietário de um "sabonete" e vi-me e desejei-me para o vender. Só me safei através de um conhecimento que conhecia uma pessoa que fazia peças de joalharia e me pagou o valor de mercado. Não é fácil não..

Pensando bem, se o tivesse guardado valeria várias vezes mais hoje em dia :roll:

No topo da bolha em que toda a gente vai querer ouro como se fosse ar para respirar talvez a venda, mesmo sendo a valores bem mais altos, fosse muito mais fácil do que na altura em que a vendeste.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pastel » 9/8/2011 17:22

Registado: 29/11/2007 11:30

por fcaseiro » 9/8/2011 16:49

fcaseiro Escreveu:
sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?

Mas guardar OURO num banco sera um contrato de aluguer de um cofre, paga uma renda anual não e um deposito, logo penso que não pode ser considerado um activo do banco como um deposito. Mais, nem o Banco pode abrir o cofre só o próprio ou os seus herdeiros e com a presença de um Notário.

Nem o Banco consegue abrir sozinho o cofre, pois não tem chave.Exemplo, no caso de morte do detentor do dto ao aluguer do cofre e nao havendo herdeiros, tem de vir um técnico especializado credenciado para abrir o cofre, na presença de um Notário para depois entregar a quem dto, sem herdeiros será o Estado.

Outra questão, a quem vender o Ouro, estou convencido que os Bancos compram ao preço de mercado, mas..
Editado pela última vez por fcaseiro em 9/8/2011 20:18, num total de 2 vezes.

por Pata-Hari » 9/8/2011 16:43

A minha dúvida (metódica) é se esse ETF (activo financeiro indexado ao ouro) está mesmo suportado pelo correspondente ouro (activo físico) no momento do eventual estouro da Instituição Financeira que comercializou o ETF no mercado secundário ao pequeno investidor.

Seamen, tens duas questões diferentes nesta frase:
- o depositário
- o emitente.

O teu depositário tem que ter o património separado. Tal como se tivesse um cofre. A instituição estoira, as coisas são tuas (mesmo que seja um fundo dessa casa). Isso falhou no BPP.

O emitente tem que ter o ouro fisico para te dar caso estoire. Também falhou no BPP que tinha notes sobre activos e não os activos....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por patacas » 9/8/2011 16:40

fcaseiro Escreveu:
sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?

Mas guardar OURO num banco sera um contrato de aluguer de um cofre, paga uma renda anual não e um deposito, logo penso que não pode ser considerado um activo do banco como um deposito. Mais, nem o Banco pode abrir o cofre só o próprio ou os seus herdeiros e com a presença de um Notário.

De facto, se a instituição rebentar e o ouro não for físico, adeus ao investimento.
No caso dos cofres, é diferente.Esse é um dos problemas dos bancos gregos: muita gente levantou euros em especie e guardou-o em cofres nos bancos; o dinheiro está nos bancos mas está fora do circuito.

Registado: 3/4/2008 11:50

por Pata-Hari » 9/8/2011 16:40

guardado num cofre tens o problema da venda e do preço de venda. Em portugal é complicado vender ouro fisico.
Administrador Fórum

por Seaman » 9/8/2011 16:39

Pata-Hari Escreveu:seamen, isso nem se aplica. É como teres uma acção depositada no banco. O emitente é o teu risco. E a autonomia do património é aquilo que tem que ser garantido (ou seja, se a instituição emitente - coisa bem diferente de depositária - estoirar, o conteúdo do ETF é teu).

Sim, concordo que o conteúdo do ETF é do investidor.

Não é nessa parte que estava a nossa dúvida (pelo menos a minha).

Repara que não estou a questionar os ETF's enquanto instrumento financeiro. Longe disso.

Embora nunca tenha negociado ETF's é um instrumento que considero muito interessante. Tem uma vantagem enorme, além de outras, pois permite a um pequeno investidor criar um portfolio diversificado de activos gerindo assim o risco da sua carteira.

A minha dúvida (metódica) é se esse ETF (activo financeiro indexado ao ouro) está mesmo suportado pelo correspondente ouro (activo físico) no momento do eventual estouro da Instituição Financeira que comercializou o ETF no mercado secundário ao pequeno investidor.

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por fcaseiro » 9/8/2011 16:35

por Pata-Hari » 9/8/2011 16:25

seamen, isso nem se aplica. É como teres uma acção depositada no banco. O emitente é o teu risco. E a autonomia do património é aquilo que tem que ser garantido (ou seja, se a instituição emitente - coisa bem diferente de depositária - estoirar, o conteúdo do ETF é teu).
Administrador Fórum

por Seaman » 9/8/2011 16:22

Pois não sei responder com experiência própria pois nunca usei esse serviço.

Na minha opinião, em caso de falência, todos os valores depositados num Banco devem valorizados e identificados (o seu proprietário) e a regra da garantia máxima de 25.000€ por cliente deve ser aplicada. No caso do BPN acho que cada cliente só recuperou até 25.000€ de todos os activos que tinha lá depositados.

Se assim não fosse criava-se uma tendência e as pessoas informadas queriam transformar tudo (acima dos 25.000€) em ouro depositado no cofre...

se a moda pega... os Bancos não gostariam :mrgreen:

.

por Pata-Hari » 9/8/2011 16:18

Seaman, por isso é que é importante que haja ouro fisico por detrás. Vais lá buscar a tua barra e metes no bolso.

Exemplo de ETF :

ch0024391002 (em CHFs) - zkb gold

Description
The fund's investment objective is primarily to reflect the long-term performance of gold, after deducting the fees and incidental costs charged to the fund's assets. The fund invests exclusively in physical Gold and replicates the value of approximately 100 gram per Unit.

ou o

us5706ou1007 . market vect ric
Administrador Fórum

por sergiomanuel332 » 9/8/2011 16:14

...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?

por Seaman » 9/8/2011 16:08

Presa35 Escreveu:E se a instituição que lhe vende o ETF estoura?

Pois estava cá a pensar o mesmo para com os meus botões :lol:

Claro que é complicada a logística de guardar barras de ouro em casa mesmo admitindo que ninguém sabe que se comprou barras de ouro. Se é para guardar no cofre de um Banco é um activo como outro qualquer e pode estar sob a regra dos 25.000€ garantidos por Banco.

por Presa36 » 9/8/2011 16:05

E se a instituição que lhe vende o ETF estoura?

Pergunto eu, atendendo ao receio generalizado que as pessoas têm sobre algumas instituições financeiras.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

Pergunta para a Pata

por Ixonas » 9/8/2011 16:03

Boa tarde,
Pata, que tipo de commodity é que os profissionais usam para o mergulho? :shock:

obrigado
Ixonas

Registado: 12/12/2010 12:21

por sergiomanuel332 » 9/8/2011 15:57

:) Muito obrigado, Pata Hari pelo esclarecimento.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, niceboy, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 143 visitantes