Ouro no BES
E porque não apostar em acções de empresas que comercializem direitos sobre o ouro?
O risco de investir neste mercado é maior neste momento que investir directamente em ETFs?
Ando a seguir esta: Royal Gold Inc, NASDAQ
Alguém pode dar uma vista de olhos, parece interessante...
O risco de investir neste mercado é maior neste momento que investir directamente em ETFs?
Ando a seguir esta: Royal Gold Inc, NASDAQ
Alguém pode dar uma vista de olhos, parece interessante...
- Registado: 15/11/2009 0:19
Elias Escreveu:Puxo novamente a minha dúvida: qual a diferença entre ouro físico e ouro spot?
Para não inventar fica aqui um link a explicar o spot price. O ouro físico é normalmente mais caro que o spot, talvez pela delivery, comissões etc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Spot_price
Abraço.
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
sergiomanuel332 Escreveu:Uma questão ainda do meu tópico, porque razão o BES de momento apenas vender barras de 1Kg?
Um abraço,
O BES vende de todos os tamanhos sujeito a disponibilidade, isto é, deve ser as únicas que tem em stock neste momento.
- Registado: 29/11/2007 1:51
Pastel Escreveu:Pata-Hari Escreveu:... Em portugal é complicado vender ouro fisico.
Já fui o feliz proprietário de um "sabonete" e vi-me e desejei-me para o vender. Só me safei através de um conhecimento que conhecia uma pessoa que fazia peças de joalharia e me pagou o valor de mercado. Não é fácil não..
Pensando bem, se o tivesse guardado valeria várias vezes mais hoje em dia
E dentro de alguns anos, 5 a 10 anos, uma barra tb pode valer varias vezes mais que hoje, basta pensar que o ouro e' um bem escasso e que 3/4 já foi extraído desde a antiguidade, só faltam cerca de 59 000 toneladas e muitas picaretas.

- Registado: 19/7/2011 19:36
Pastel Escreveu:Pata-Hari Escreveu:... Em portugal é complicado vender ouro fisico.
Já fui o feliz proprietário de um "sabonete" e vi-me e desejei-me para o vender. Só me safei através de um conhecimento que conhecia uma pessoa que fazia peças de joalharia e me pagou o valor de mercado. Não é fácil não..
No topo da bolha em que toda a gente vai querer ouro como se fosse ar para respirar talvez a venda, mesmo sendo a valores bem mais altos, fosse muito mais fácil do que na altura em que a vendeste.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Pata-Hari Escreveu:... Em portugal é complicado vender ouro fisico.

- Registado: 29/11/2007 11:30
fcaseiro Escreveu:sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?
Mas guardar OURO num banco sera um contrato de aluguer de um cofre, paga uma renda anual não e um deposito, logo penso que não pode ser considerado um activo do banco como um deposito. Mais, nem o Banco pode abrir o cofre só o próprio ou os seus herdeiros e com a presença de um Notário.
Nem o Banco consegue abrir sozinho o cofre, pois não tem chave.Exemplo, no caso de morte do detentor do dto ao aluguer do cofre e nao havendo herdeiros, tem de vir um técnico especializado credenciado para abrir o cofre, na presença de um Notário para depois entregar a quem dto, sem herdeiros será o Estado.
Outra questão, a quem vender o Ouro, estou convencido que os Bancos compram ao preço de mercado, mas..
Editado pela última vez por fcaseiro em 9/8/2011 20:18, num total de 2 vezes.
A minha dúvida (metódica) é se esse ETF (activo financeiro indexado ao ouro) está mesmo suportado pelo correspondente ouro (activo físico) no momento do eventual estouro da Instituição Financeira que comercializou o ETF no mercado secundário ao pequeno investidor.
Seamen, tens duas questões diferentes nesta frase:
- o depositário
- o emitente.
O teu depositário tem que ter o património separado. Tal como se tivesse um cofre. A instituição estoira, as coisas são tuas (mesmo que seja um fundo dessa casa). Isso falhou no BPP.
O emitente tem que ter o ouro fisico para te dar caso estoire. Também falhou no BPP que tinha notes sobre activos e não os activos....
fcaseiro Escreveu:sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?
Mas guardar OURO num banco sera um contrato de aluguer de um cofre, paga uma renda anual não e um deposito, logo penso que não pode ser considerado um activo do banco como um deposito. Mais, nem o Banco pode abrir o cofre só o próprio ou os seus herdeiros e com a presença de um Notário.
De facto, se a instituição rebentar e o ouro não for físico, adeus ao investimento.
No caso dos cofres, é diferente.Esse é um dos problemas dos bancos gregos: muita gente levantou euros em especie e guardou-o em cofres nos bancos; o dinheiro está nos bancos mas está fora do circuito.
- Registado: 3/4/2008 11:50
Pata-Hari Escreveu:seamen, isso nem se aplica. É como teres uma acção depositada no banco. O emitente é o teu risco. E a autonomia do património é aquilo que tem que ser garantido (ou seja, se a instituição emitente - coisa bem diferente de depositária - estoirar, o conteúdo do ETF é teu).
Sim, concordo que o conteúdo do ETF é do investidor.
Não é nessa parte que estava a nossa dúvida (pelo menos a minha).
Repara que não estou a questionar os ETF's enquanto instrumento financeiro. Longe disso.
Embora nunca tenha negociado ETF's é um instrumento que considero muito interessante. Tem uma vantagem enorme, além de outras, pois permite a um pequeno investidor criar um portfolio diversificado de activos gerindo assim o risco da sua carteira.
A minha dúvida (metódica) é se esse ETF (activo financeiro indexado ao ouro) está mesmo suportado pelo correspondente ouro (activo físico) no momento do eventual estouro da Instituição Financeira que comercializou o ETF no mercado secundário ao pequeno investidor.
.
- Registado: 4/4/2009 0:57
sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?
sergiomanuel332 Escreveu:...mas guardado no banco, num cofre eles não sabem o que lá tenho nesse cofre..certo?
Pois não sei responder com experiência própria pois nunca usei esse serviço.
Na minha opinião, em caso de falência, todos os valores depositados num Banco devem valorizados e identificados (o seu proprietário) e a regra da garantia máxima de 25.000€ por cliente deve ser aplicada. No caso do BPN acho que cada cliente só recuperou até 25.000€ de todos os activos que tinha lá depositados.
Se assim não fosse criava-se uma tendência e as pessoas informadas queriam transformar tudo (acima dos 25.000€) em ouro depositado no cofre...
se a moda pega... os Bancos não gostariam

.
Seaman, por isso é que é importante que haja ouro fisico por detrás. Vais lá buscar a tua barra e metes no bolso.
Exemplo de ETF :
ch0024391002 (em CHFs) - zkb gold
Description
The fund's investment objective is primarily to reflect the long-term performance of gold, after deducting the fees and incidental costs charged to the fund's assets. The fund invests exclusively in physical Gold and replicates the value of approximately 100 gram per Unit.
ou o
us5706ou1007 . market vect ric
Exemplo de ETF :
ch0024391002 (em CHFs) - zkb gold
Description
The fund's investment objective is primarily to reflect the long-term performance of gold, after deducting the fees and incidental costs charged to the fund's assets. The fund invests exclusively in physical Gold and replicates the value of approximately 100 gram per Unit.
ou o
us5706ou1007 . market vect ric
- Registado: 29/11/2007 13:16
Presa35 Escreveu:E se a instituição que lhe vende o ETF estoura?
Pois estava cá a pensar o mesmo para com os meus botões

Claro que é complicada a logística de guardar barras de ouro em casa mesmo admitindo que ninguém sabe que se comprou barras de ouro. Se é para guardar no cofre de um Banco é um activo como outro qualquer e pode estar sob a regra dos 25.000€ garantidos por Banco.
Pergunta para a Pata
Boa tarde,
Pata, que tipo de commodity é que os profissionais usam para o mergulho?
obrigado
Pata, que tipo de commodity é que os profissionais usam para o mergulho?

obrigado
Ixonas
- Registado: 12/12/2010 12:21
- Registado: 29/11/2007 13:16
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gold Stock, Google [Bot], PacoNasssa, Shimazaki_2, silva_39 e 130 visitantes