Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MOODY'S DOWNGRADES PORTUGAL - now JUNK STATUS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 6/7/2011 18:32

Godfather Escreveu:A uma companhia privada, que tem o poder de influenciar a forma como triliões de euros são investidos não admito erros (sim, porque muitos fundos de investimentos globais vêem limitados a forma como investem o seu asset de acordo com os ratings, obrigações são aceites como colaterais em função do rating...)

De acordo, mas dado que eles erram (quer a gente queira, quer não), então porque não defendes que o nosso Estado deixe de pagar a essas agências?

helderjsm Escreveu:Sem dúvida. Mas se daqui a 2 anos Portugal não tiver falido então estiveram errados na classificação de curto prazo e esse erro terá custado milhões em taxas de juro aos Portugueses bem como esforços adicionais para compensar o efeito negativo nas contas públicas.

Então porque não defendes a imposição de taxas de juro fixadas administrativamente?

E já agora, que taxa de juro é que seria "justa" do teu ponto de vista?

Registado: 5/11/2002 12:21

por The Mechanic » 6/7/2011 18:28

JMHP
Explica lá o que já foi feito de há 2 meses até aos dias de hoje?!... O que é que mudou na performance da nossa economia e no buraco das nossas conta publicas?!

Anda tudo amuado com as agências de rating, mas parecem esquecer que o nosso "buraco" aumenta a cada dia:

O que é mudou desde há dois meses para cá ?!
- Novo Governo ( vê Programa do Governo )de maioria
- Baillout de dezenas de Biliões aprovado ( com chegada da 1ª tranche que alivia o pais de uma situação que há dois meses era aflitiva, pois não havia dinheiro para continuar " a funcionar" e o posiciona para recuperar )
- Esforços para mudança do estado actual das coisas de acordo com o Memorando da Troika
- Outras medidas extra para melhorar mais rapidamente a situação ( vide corte de 50% nos Subs. de Natal )

...tens estado fora do país ,é ?!

Nas palavras do Ministro Alemão das Finanças :

"Portugal tem um novo governo deste há algumas semanas, e fomos informados por todas as instituições europeias de que, no que respeita à aplicação das recomendações decidida com base nas conversações com o Banco Central Europeu e da Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional, está não só a cumprir o calendário, como até a antecipá-lo", acrescentou o ministro democrata cristão.

"Por isso, do nosso ponto de vista, não há qualquer justificação para, neste para momento, tão cedo, a Moody's tomar uma tal decisão", sublinhou Schäuble.

Não queres é que já hajam resultados passado um mês, pois não !?

Isto é como um gajo com a corda na garganta e os braços presos atrás. Empurraram-no e começou a sufocar . Entretanto apareceu um que lhe está a segurar as pernas . O gajo está salvo ? Não . Mas pelo menos já estão a ser feitos esforços para o salvar e não morrerá nos próximos segundos . Com alguns esforços que estão a ser feitos , é até capaz de poderem retirar-lhe o nó da garganta ! Está salvo ? Não. Mas já está melhor que há alguns segundos atrás ... porque há-se a "agencia de rating dos enforcados " dizer que ele está agora mais morto que há alguns segundos atrás quando saltou ? Será que tem a ver com o dono da agencia , ser tambem o dono da Funerária ?

.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Godfather » 6/7/2011 18:28

Caro Elias,

não era minha intenção omitir parte do teu comentário nem com isso tentar induzir em erro. Se tal aconteceu as minhas desculpas.

Quanto à seguinte afirmação:

Elias Escreveu:Lá porque se enganaram uma vez, não quer dizer que estejam sempre errados, ou quer? Tu nunca te enganaste? :shock:

Já errei, continuo a errar, e espero ainda errar por muitos anos :).

Mas esse erro da Standard & Poor's, foi um erro que custou alguns milhares de milhões de euros.

A uma companhia privada, que tem o poder de influenciar a forma como triliões de euros são investidos não admito erros (sim, porque muitos fundos de investimentos globais vêem limitados a forma como investem o seu asset de acordo com os ratings, obrigações são aceites como colaterais em função do rating...)

São mais os interesses envolvidos que o profissionalismo de atribuírem ratings isentos e imparciais...

Cumps,

ps: por analogia de raciocínio: lá porque o Sócrates errou algumas vezes não quer dizer que estivesse sempre errado... Talvez sem sabermos, vivêssemos num país sem problemas tal como ele afirmava, queres ver? :mrgreen:
Editado pela última vez por Godfather em 6/7/2011 18:29, num total de 1 vez.
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Registado: 19/1/2009 23:08

por patacas » 6/7/2011 18:28

Para mais tarde recordar :
Anexos
10years.bmp
10years.bmp (837.9 KiB) Visualizado 1269 vezes

Registado: 3/4/2008 11:50

por helderjsm » 6/7/2011 18:26

Elias Escreveu:
helderjsm Escreveu:
Elias Escreveu:Lá porque se enganaram uma vez, não quer dizer que estejam sempre errados, ou quer? Tu nunca te enganaste? :shock:

Lá porque podem estar certos não quer dizer que o estejam :lol:

Lá porque o veredicto da Moody's não é do nosso agrado, isso não quer dizer que estejam errados :roll:

Sem dúvida. Mas se daqui a 2 anos Portugal não tiver falido então estiveram errados na classificação de curto prazo e esse erro terá custado milhões em taxas de juro aos Portugueses bem como esforços adicionais para compensar o efeito negativo nas contas públicas.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 6/7/2011 18:20

helderjsm Escreveu:

Lá porque o veredicto da Moody's não é do nosso agrado, isso não quer dizer que estejam errados :roll:

por helderjsm » 6/7/2011 18:16

Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por K. » 6/7/2011 18:14

Sim (fjp), existe esse interesse. O que se passa é que a situação complicou-se de tal maneira que essa falência irá arrastar toda a Europa com ela. Isto muda um pouco as coisas.

Porém, mesmo assim, a Europa continua sem fazer nada!

Registado: 28/5/2008 1:17

por Elias » 6/7/2011 18:13

Godfather Escreveu:Caro Elias,

Elias Escreveu:Eu aceitarei os argumentos contra as agências de rating no dia em que alguém me demonstrar que realmente elas não têm a razão...

Um extracto de quando Standard & Poor's baixou o rating do Lehman Brothers de A para CCC- no dia em que o mesmo faliu...

On Sept. 15, 2008, Standard & Poor's Ratings Services lowered its long-term counterparty credit rating on Lehman Brothers Holdings Inc ...
the downgrade followed our lowering of Lehman's preferred stock issues to 'D' from 'BBB+'. At the same time, we lowered Lehman's senior unsecured debt
issues to 'CCC-' from 'A', and its subordinated debt issues to 'C' from 'A-'.

Original em : http://www.standardandpoors.com/ratings/articles/en/us/?assetID=1245210943266

Os ratings não são imparciais nem isentos...

Godfather, omitiste o resto do meu comentário... eu referi explicitamente o caso da dívida portuguesa.

Lá porque se enganaram uma vez, não quer dizer que estejam sempre errados, ou quer? Tu nunca te enganaste? :shock:

por Godfather » 6/7/2011 18:11

Caro Elias,

Elias Escreveu:Eu aceitarei os argumentos contra as agências de rating no dia em que alguém me demonstrar que realmente elas não têm a razão...

Um extracto de quando Standard & Poor's baixou o rating do Lehman Brothers de A para CCC- no dia em que o mesmo faliu...

On Sept. 15, 2008, Standard & Poor's Ratings Services lowered its long-term counterparty credit rating on Lehman Brothers Holdings Inc ...
the downgrade followed our lowering of Lehman's preferred stock issues to 'D' from 'BBB+'. At the same time, we lowered Lehman's senior unsecured debt
issues to 'CCC-' from 'A', and its subordinated debt issues to 'C' from 'A-'.

Original em : http://www.standardandpoors.com/ratings/articles/en/us/?assetID=1245210943266

Os ratings não são imparciais nem isentos...
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Registado: 19/1/2009 23:08

por Lion_Heart » 6/7/2011 18:07

Volto ao mesmo, uns falam (Europa) , outros fazem (EUA).

E enquanto isto se mantiver nao saimos do sitio .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por tava3 » 6/7/2011 18:06

A primeira medida do governo, cortar no 13 mês, que mete uns trocos ao bolso é recessiva, a segunda, acabar com as acções douradas, vai entregar o ouro aos bandidos, fazendo o estado perder receitas. Até agora ainda não vi nada que potencie o crescimento que é fundamental para podermos pagar os juros e a divida, nem eu nem os gajos da moddy's pelos vistos.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por jjgustavo » 6/7/2011 17:57

K. Escreveu:Esse raciocínio simples do Las Vegas é exactamente o ponto central: ir contra as agências de rating é ir contra o mercado.

Como este é um Fórum de traders, já todos devem ter sentido na pele o que é ir contra o mercado...

Caro K., sabe bem melhor do que eu, que o que se passa no "mercado" é bem maior que as agências de rating, que não o esgotam. Estas estão a usar o mercado para destruir o EURO. E nada mais são que veículos de transmissão dos americanos ( que temem que o seu "way of life" possa ir pelo cano a baixo com a perda de poder do usd ). Quem defende que os veiculos ( ratings) devem circular com regras e supervisão, não está a dizer que o problema é das estradas ( mercado).

Cumps
JG

Registado: 3/12/2007 11:12

por fjp1977 » 6/7/2011 17:48

K. Escreveu:Volto a chamar a atenção que este corte no rating não tem nada a ver com Portugal, mas sim com o processo de reestruturação em curso na Grécia.

As agências acham que envolver os privados e não reestruturar a dívida são duas coisas impossíveis de conciliar.

Mas não acha que estes cortes vêem de encontro, com a sua ideia de haver um grande interesse em falir Portugal e Grécia?

Cumprimentos

Registado: 8/1/2010 12:53

por K. » 6/7/2011 17:42

Volto a chamar a atenção que este corte no rating não tem nada a ver com Portugal, mas sim com o processo de reestruturação em curso na Grécia.

As agências acham que envolver os privados e não reestruturar a dívida são duas coisas impossíveis de conciliar.

por JMHP » 6/7/2011 17:42

The Mechanic Escreveu:Eu ia até escreve sobre este corte , mas resolvi procurar a ver se o PSG já tinha escrito alguma coisa e o gajo já disse tudo .

Alguem tem duvidas de que o que este gajo diz é verdade !? Não podemos continuar a ver as Agencias de Rating como "isentas" nas suas avaliações . Já começa a cheirar muito mal .

Porque ráio estamos agora pior , com tudo o que está a ser feito , do que estavamos há 2 meses atrás ?!?!
Porque razão este rating sái um dia antes da colocação de 1 Bilião de divida Portuguesa ? Porque razão continua a Europa ( nem falo em Portugal, coitados) a sujeitar-se a isto ?

Um abraço ,

The Mechanic

.

Explica lá o que já foi feito de há 2 meses até aos dias de hoje?!... O que é que mudou na performance da nossa economia e no buraco das nossas conta publicas?!

Anda tudo amuado com as agências de rating, mas parecem esquecer que o nosso "buraco" aumenta a cada dia:

Economia portuguesa contrai-se 1,7%
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=494595

Crédit Suisse: Salários em Portugal têm de descer mais 5% a 10%
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=494613
Editado pela última vez por JMHP em 6/7/2011 17:42, num total de 1 vez.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Elias » 6/7/2011 17:41

Eu aceitarei os argumentos contra as agências de rating no dia em que alguém me demonstrar que realmente elas não têm a razão, que a nossa dívida está bem e recomenda-se e que o Estado conseguirá honrar os seus compromissos.

Até lá, só tenho razões para pensar o contrário, pois se nem a nível nacional o Estado consegue pagar a tempo e horas, como é que eu vou acreditar que no futuro as coisas vão ser diferentes.

Esta notícia, de há 3 meses, serve de suporte às minhas reservas:
http://www.ionline.pt/conteudo/115433-f ... derraparam

por urukai » 6/7/2011 17:35

Las_Vegas Escreveu:Mas não seria mais fácil manipular ao contrário?
Ou seja, em vez de baixar o rating, subia.

Acho que assim os big players tambem podiam ganhar ou agora só se ganha com a desgraça alheia?

Continuando a ser politicamente incorrecto prefiro agências de rating americanas privadas e com accionistas do que agências estatais europeias.

Atenção que eu entendo que há uma base subjacente.
O Brasil está em crescimento (é natural que lhe aumentem o rating).
Portugal pôs-se a jeito e está numa posição miserável e o rating é descido.
Talvez a extensão dessas descidas e subidas é que possa ser desvirtuada mas nisto tou a falar de cor pois não conheço o método de cálculo do rating. Agora que há espaço para desconfiar de alguma parcialidade isso há.

Registado: 11/5/2007 14:09

por Las_Vegas » 6/7/2011 17:32

Mas não seria mais fácil manipular ao contrário?
Ou seja, em vez de baixar o rating, subia.

Acho que assim os big players tambem podiam ganhar ou agora só se ganha com a desgraça alheia?

Continuando a ser politicamente incorrecto prefiro agências de rating americanas privadas e com accionistas do que agências estatais europeias.

Registado: 4/11/2002 23:12

por helderjsm » 6/7/2011 17:25

m2010 Escreveu:Agora a Europa ou fala a uma só voz, um só país, uma só união. Ou então está condenada.

Concordo. Não sei porquê mas um post meu foi apagado em que fazia referência a algo género.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por m2010 » 6/7/2011 17:18

Eu não gostava de ser profeta da desgraça.

Mas que isto está mau. Agora a Europa ou fala a uma só voz, um só país, uma só união. Ou então está condenada.

Agora compreendo, porque a Nobre Inglaterra não quis o Euro...

Um abraço.

Registado: 2/1/2010 15:38

por The Mechanic » 6/7/2011 17:16

O Mercado concorda com as notas ? Os Mercados estão-se a encher com estas notas . O Mercado são tambem os grandes especuladores , os grandes interesses nacionais de certos paises e se for preciso "enterrar um pequeno pais " como Portugal , eles nem hesitam.Há uma guerra de poder entre o Dolar e o Euro e neste momento, quem mexe os cordelinhos é o Dolar .

Vê lá se os Chineses não criaram já uma Agencia de Ratings e se estão a lixar para Moodys , S&P`s e afins !?

Portugal é apenas um instrumento , uma marioneta , nesta guerra . Já viram que pegam na Grrécia , a seguir, Irlanda , Portugal ...e à medida que os problemas vão sendo "resolvidos/adiados" , pegam logo em outro. Depois de andarem a pegar na questão do Governos em Portugal e da necessidade de baillout , Portugal aceita o baillout e muda o Governo . Pois bem . " Vamos à Grécia" .Acabou a "questão" da Grécia na semana passada com a Europa a concordar liberar mais uma tranche e a Grécia a implementar medidas ainda mais duras...tau !
"vamos a Portugal" .
"Mas em Portugal as coisas estão a ser feitas . O novo Governo está-se a mexer ..! A Europa está a ajudar ..." .
"...mmmhhh...bom, não interessa o que estão a fazer ...vamos pelo "what if não acontece?!" cortem o rating da divida .",
" um grau !? dado as novas medias estarem a ser implementadas ? " ;
" ...não... 4 graus ...não vão eles daqui a 2ou 5 anos não conseguirem , então a gente antecipa-se já..."

... mas o que é isto !?!?
Já viram as justificações que eles deram para baixarem 4 notações ?! Isto vale tudo, pá . A Europa tem de reagir , senão estamos lixados . Por mais que tentemos com todas as nossass forças sair da sepultura , há estar lá sempre " o Mercado" a meter-nos a pata na cabeça e a empurrar para baixo .

Se isto tivesse saido no tempo do Socrates, eu até me pareceria menos mal. A gente sabe como as coisas estavam ( aliás,a gente não sabia era muito bem como as coisas estavam). Mas agora que se estão a dar passos positivos na direcção certa , vem um corte destes !? Porque razão ?!

O presidente do BES defende que a Europa deve promover a criação de uma agência de "rating" europeia e deixar de contratar os serviços dos "raters" norte-americanos.
"Foi mais um tiro certeiro no 'navio Portugal' da 'frota europeia' na guerra que se está a travar entre o dólar e o euro. É uma pena que a 'frota europeia' se tenha deixado cercar pelas agências de rating norte-americanas", lamenta Ricardo Salgado, numa reacção escrita à decisão da Moody's de colocar Portugal com "rating" de "lixo".

O banqueiro considera que "só vamos conseguir sair desta situação se forem criadas uma ou mais agências de 'rating' europeias e se as instituições europeias deixarem de exigir as notações das agências de rating norte-americanas".

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por fjp1977 » 6/7/2011 17:03

A mim não me restam dúvidas nenhumas, que há muitos "big players" a apostar forte na nossa falência, e estas agencias de rating estão a fazer a parte delas...

E não me venham com a lenga lenga das teorias da conspiração...

BN

Registado: 8/1/2010 12:53

por Sinner » 6/7/2011 16:53

Las_Vegas Escreveu:
The Mechanic Escreveu:
Alguem tem duvidas de que o que este gajo diz é verdade !? Não podemos continuar a ver as Agencias de Rating como "isentas" nas suas avaliações . Já começa a cheirar muito mal .

Eu tenho sérias dúvidas.

Um raciocínio muito simples: se as agências de rating são manipuladas porque será que o Mercado concorda com as notas que vão sendo emitidas?

Porque eles estão todos ligados que nem irmãos gemeos.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por K. » 6/7/2011 16:51

Esse raciocínio simples do Las Vegas é exactamente o ponto central: ir contra as agências de rating é ir contra o mercado.

Como este é um Fórum de traders, já todos devem ter sentido na pele o que é ir contra o mercado...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, danielme1962, Google [Bot], m-m, trilhos2006 e 643 visitantes