[Focus] Vale a pena ser Funcionário Público?
AutoMech Escreveu:Mares Escreveu:E o médico (professor, juíz,...) que atendem uma população com rendimentos entre 200-800 euros/mês e ele(s) ganha(m) 2-5 mil euros/mês?
Mares, se tu fazes um comentário desses eu nem me vou dar ao trabalho de responder, porque o comunismo (todos iguais, camaradas) é coisa com a qual nem perco tempo.
Caso não tenhas reparado, numa empresa o presidente também costuma receber mais do que o porteiro do prédio. Mais outro caso de uma enorme injustiça social, provavelmente.
Lol...
Mas olha que um dos grande problemas da atual sociedade é a descrepância entre esses dois salarios.
Dito por outra palavras, ao CEO ganhar 100000 ou 90000 não faz grande mossa, mas ao trabalhador comum ganhar 700 ou 850 já faz grande diferença.
Atente-se ao fenomeno nos USA (comunismo=niet) deste problema em que na decada de 70 um só sálario sustentava uma casa, hoje nem dois por vezes dão.
Eu que tb não simpatizo com as "cassetes" acho que mais igualdade não fazia mal.
- Registado: 24/8/2004 10:42
AutoMech Escreveu:Mares Escreveu:E o médico (professor, juíz,...) que atendem uma população com rendimentos entre 200-800 euros/mês e ele(s) ganha(m) 2-5 mil euros/mês?
Mares, se tu fazes um comentário desses eu nem me vou dar ao trabalho de responder, porque o comunismo (todos iguais, camaradas) é coisa com a qual nem perco tempo.
Caso não tenhas reparado, numa empresa o presidente também costuma receber mais do que o porteiro do prédio. Mais outro caso de uma enorme injustiça social, provavelmente.
O porteiro é o povo e o presidente da empresa é o PR...
E O POVO PÁ???
Editado pela última vez por Mares em 7/4/2011 14:10, num total de 2 vezes.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Mares Escreveu:E o médico (professor, juíz,...) que atendem uma população com rendimentos entre 200-800 euros/mês e ele(s) ganha(m) 2-5 mil euros/mês?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
The Mechanic Escreveu:Ah,pois é Automech ... eu tambem fiquei de cara-á-banda quando vi lá na escola de musica afixados os vencimentos dos funcionários. O prof. de Guitarra do meu puto ganha 2,400 Euros/mês !!
Não é de um gajo ficar logo com vontade de ser violador tambem ?!
E ainda podes ir fazer uns biscates para a porta do Metro. Arranjas um cão só com 3 patas , uns oculos redondos escuros e vái de olhar para cima e tocar uma morna, que aquilo desatam a cair moedas de 50 centimos !
É uma mina, pá !!!.
Se eles vão parar a uma lista mensal com reformas de vários milhares de euros, tem de vír de de algum lugar essa carreira contributíva e de mérito pelos seus serviços ao interesse do povo português....
http://dre.pt/pdf2sdip/2011/03/046000000/1092110946.pdf
AutoMech Escreveu:Há países em que o peso dos FPs até é superior ao nosso (grande bandeira da defesa dos FPs). O que eu gostava era que se fizesse um estudo comparativo com outros países (por exemplo Suécia que tem um peso alto de FPs):
a) Da distribuição desses FPs por sector, serviço, profissão, etc.
b) Qual a sua produção em termos de serviços públicos
O a) não é difícil de fazer. Já o b) não sei como seria.
E o médico (professor, juíz,...) que atendem uma população com rendimentos entre 200-800 euros/mês e ele(s) ganha(m) 2-5 mil euros/mês?
Como o Estado pode pagar aos seus, aquilo que os restantes ganham muito menos que esses? De onde virá o dinheiro para pagar isso?
E depois tudo isso vai parar às reformas... Quem vai pagar essas reformas, se quem trabalha e desconta ganha 500-1000 euros/mês?
MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:É pena é que o artigo esteja feito de forma tendenciosa e de propósito para isso, pois todos os valores apresentados são para o topo de carreira e no ultimo escalão, não correspondendo à realidade de muita gente![]()
Eu conheço funcionários públicos licenciados, com mais de 15 anos de carreira e que não levam 1000 euros para casa. Já vi folhas de vencimento e é factual...
Por isso, em relação aos Funcionários Públicos há muita intoxicação.
Houve um exagero de facto: houve um período de vacas gordas, com progressões continuas e aumentos salariais acima do que se justificava.
Isso já acabou há algum tempo e está a ser corrigido da pior maneira: tirando a uns para poder continuar a dar aos outros o que se lhes deu a mais!
Tenho uma lá em casa... que após 10 anos de recibos verdes foi parar ao principio da carreira...
Quanto a bailarina, essa não me espanta pois são profissões "curtas" e até concordo, agora o professor de viola... enfim
- Registado: 24/8/2004 10:42
MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:É pena é que o artigo esteja feito de forma tendenciosa e de propósito para isso, pois todos os valores apresentados são para o topo de carreira e no ultimo escalão, não correspondendo à realidade de muita gente![]()
Eu conheço funcionários públicos licenciados, com mais de 15 anos de carreira e que não levam 1000 euros para casa. Já vi folhas de vencimento e é factual...
Houve um exagero de facto: houve um período de vacas gordas, com progressões continuas e aumentos salariais acima do que se justificava.
Isso já acabou há algum tempo e está a ser corrigido da pior maneira: tirando a uns para poder continuar a dar aos outros o que se lhes deu a mais!
MarcoAntonio,
e os licenciados, com mais de 15 anos em diversos trabalhos e não levam 1000 euros para casa? E esses mesmos licenciados (ou não) que hoje estão empregados e amanhã poderão já não estar?
Será que o funcionalismo público não devería seguir as regras de mercado?
Quanto ao resto estamos de acordo e aqui já foi discutido.
Apliquem-se as medidas de correção dos erros passados, diminuir a desigualdade social, senão a corda irá rebentar por aqueles que hoje ainda "estão remediados".
MarcoAntonio Escreveu:AutoMech Escreveu:Temos de separar aquilo que são FPs essenciais do que são FPs acessórios. O estado tem de definir quais são os serviços que quer/pode/deve proporcionar aos cidadãos e quais é que não.
Eu não sou contra o médico, o professor, o funcionário das finanças ou do polícia. Só se fosse estúpido.
Agora quem conheça, por exemplo, as direcções regionais de alguns ministérios sabe perfeitamente que há uma parte de FPs que está lá para enfeitar, têm um nível de competência limitado, não acrescentam valor (antes pelo contrário, empatam) e não raras vezes são sítios para meter amigos (e antes que perguntem, sim, falo com conhecimento de causa - 'desvantagem' de ter nascido num meio pequeno onde todos se conhecem).
E como as direcções regionais, há muito mais por aí certamente.
É as chamadas "gorduras" do sistema...
Estão aí a incluir o sector militar?
Há países em que o peso dos FPs até é superior ao nosso (grande bandeira da defesa dos FPs). O que eu gostava era que se fizesse um estudo comparativo com outros países (por exemplo Suécia que tem um peso alto de FPs):
AutoMech Escreveu:Temos de separar aquilo que são FPs essenciais do que são FPs acessórios. O estado tem de definir quais são os serviços que quer/pode/deve proporcionar aos cidadãos e quais é que não.
Eu não sou contra o médico, o professor, o funcionário das finanças ou do polícia. Só se fosse estúpido.
Agora quem conheça, por exemplo, as direcções regionais de alguns ministérios sabe perfeitamente que há uma parte de FPs que está lá para enfeitar, têm um nível de competência limitado, não acrescentam valor (antes pelo contrário, empatam) e não raras vezes são sítios para meter amigos (e antes que perguntem, sim, falo com conhecimento de causa - 'desvantagem' de ter nascido num meio pequeno onde todos se conhecem).
É as chamadas "gorduras" do sistema...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Temos de separar aquilo que são FPs essenciais do que são FPs acessórios. O estado tem de definir quais são os serviços que quer/pode/deve proporcionar aos cidadãos e quais é que não.
Eu acho que as pessoas, funcionários públicos ou não, deviam ganhar consoante a produtividade que contribuem para o organismo a que trabalham!
Se produz muito deve ganhar mais. Se um gestor deixa uma empresa anos e anos a cair no prejuizo não devia por e simplesmente ganhar ordenado.
Uma enfermeira devia ganhar consoante os doentes que atendesse e a gravidade das urgências/doenças e desempenho. Bem como um médico, ou professor, pintor, pagos pela qualidade e quantidade de matéria a desenvolver. Os policias pelas multas que passavam e pela eficácia de estar no lugar certo às horas certas. Um carteiro quanto mais cartas distribuisse sem se enganar, mais bem pago devia ser. Tal como os camionistas ao ganharem ao Km.
Um varredor de ruas que não andasse ali só para cumprir horário...
Um bancário responsável e simpático que conseguisse realmente ser uma mais valia para instituição devia ganhar mais que o seu colega que apenas cumpre horário sem se chatear muito.
Tudo pela produtividade e pelo país.
Se uma empresa descobre na sua área de negocio um mercado novo em expansão, e se antes os empregados ganhavam 400 euros/mês, e o gestor vê que há possibilidade de aumentar salários (uns mais que outros conforme a produtividade de cada um) aumenta para 2900 euros na época em que o mercado está a dar, esses trabalhadores deviam era guardar esse dinheiro para o futuro e não gastá-lo de imediato.
Se produz muito deve ganhar mais. Se um gestor deixa uma empresa anos e anos a cair no prejuizo não devia por e simplesmente ganhar ordenado.
Uma enfermeira devia ganhar consoante os doentes que atendesse e a gravidade das urgências/doenças e desempenho. Bem como um médico, ou professor, pintor, pagos pela qualidade e quantidade de matéria a desenvolver. Os policias pelas multas que passavam e pela eficácia de estar no lugar certo às horas certas. Um carteiro quanto mais cartas distribuisse sem se enganar, mais bem pago devia ser. Tal como os camionistas ao ganharem ao Km.
Um varredor de ruas que não andasse ali só para cumprir horário...
Um bancário responsável e simpático que conseguisse realmente ser uma mais valia para instituição devia ganhar mais que o seu colega que apenas cumpre horário sem se chatear muito.
Tudo pela produtividade e pelo país.
Se uma empresa descobre na sua área de negocio um mercado novo em expansão, e se antes os empregados ganhavam 400 euros/mês, e o gestor vê que há possibilidade de aumentar salários (uns mais que outros conforme a produtividade de cada um) aumenta para 2900 euros na época em que o mercado está a dar, esses trabalhadores deviam era guardar esse dinheiro para o futuro e não gastá-lo de imediato.
Continua a valer a pena ser funcionário publico. Continuam a ser cidadãos de 1ª em relação aos outros.
Não tem tantas regalias como antigamente é verdade , mas tem muitas outras vantagens.
Atenção que quando eu digo f. publico só incluo funcionarios com vinculo permanente ou seja sem termo , mas incluos a admnistração central, regional e local.
Não tem tantas regalias como antigamente é verdade , mas tem muitas outras vantagens.
Atenção que quando eu digo f. publico só incluo funcionarios com vinculo permanente ou seja sem termo , mas incluos a admnistração central, regional e local.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
sem2006 Escreveu:É pena é que o artigo esteja feito de forma tendenciosa e de propósito para isso, pois todos os valores apresentados são para o topo de carreira e no ultimo escalão, não correspondendo à realidade de muita gente![]()
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
The Mechanic Escreveu:Ah,pois é Automech ... eu tambem fiquei de cara-á-banda quando vi lá na escola de musica afixados os vencimentos dos funcionários. O prof. de Guitarra do meu puto ganha 2,400 Euros/mês !!

- Registado: 17/3/2009 14:43
Ah,pois é Automech ... eu tambem fiquei de cara-á-banda quando vi lá na escola de musica afixados os vencimentos dos funcionários. O prof. de Guitarra do meu puto ganha 2,400 Euros/mês !!
E ainda podes ir fazer uns biscates para a porta do Metro. Arranjas um cão só com 3 patas , uns oculos redondos escuros e vái de olhar para cima e tocar uma morna, que aquilo desatam a cair moedas de 50 centimos !
É uma mina, pá !!!
.
É uma mina, pá !!!
.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
É pena é que o artigo esteja feito de forma tendenciosa e de propósito para isso, pois todos os valores apresentados são para o topo de carreira e no ultimo escalão, não correspondendo à realidade de muita gente
Quanto a essa história do não despedimento, ainda gostava de ver isso aplicado na prática a todos os fp, pois isso só se aplica aos de quadro.
Passem por exemplo pelo ensino superior (especialmente o politécnico) e perguntem quantos é que estão no quadro e quantos é que são contratados e há quantos anos...são capazes de apanhar uma surpresa
Sinceramente, não percebo mesmo esta obsessão de ser contra tudo o que é fp e como é que depois já não se aplica os gestores de empresas publicas que ganham balúrdios e se rescindirem por conta própria ainda tem direito a indemnização

Quanto a essa história do não despedimento, ainda gostava de ver isso aplicado na prática a todos os fp, pois isso só se aplica aos de quadro.
Passem por exemplo pelo ensino superior (especialmente o politécnico) e perguntem quantos é que estão no quadro e quantos é que são contratados e há quantos anos...são capazes de apanhar uma surpresa

Sinceramente, não percebo mesmo esta obsessão de ser contra tudo o que é fp e como é que depois já não se aplica os gestores de empresas publicas que ganham balúrdios e se rescindirem por conta própria ainda tem direito a indemnização

- Registado: 29/4/2009 13:31
Bom artigo este, LTCM. Obrigado.
Já tenho visto referido várias vezes a constituição como sendo o impedimento para o despedimentos de FPs, mas nunca consegui encontrar referencia ao tal artigo(s). A única coisa que encontrei foi isto, mas que é omisso na questão dos despedimentos:
P.S. Vão já dizer que sou um tipo anti-cultura, mas fiquei admirado pelos salários da bailarina (1.800€) e do músico (2.160€).
Já tenho visto referido várias vezes a constituição como sendo o impedimento para o despedimentos de FPs, mas nunca consegui encontrar referencia ao tal artigo(s). A única coisa que encontrei foi isto, mas que é omisso na questão dos despedimentos:
Artigo 269.º
Regime da função pública
1. No exercício das suas funções, os trabalhadores da Administração Pública e demais agentes do Estado e outras entidades públicas estão exclusivamente ao serviço do interesse público, tal como é definido, nos termos da lei, pelos órgãos competentes da Administração.
2. Os trabalhadores da Administração Pública e demais agentes do Estado e outras entidades públicas não podem ser prejudicados ou beneficiados em virtude do exercício de quaisquer direitos políticos previstos na Constituição, nomeadamente por opção partidária.
3. Em processo disciplinar são garantidas ao arguido a sua audiência e defesa.
4. Não é permitida a acumulação de empregos ou cargos públicos, salvo nos casos expressamente admitidos por lei.
5. A lei determina as incompatibilidades entre o exercício de empregos ou cargos públicos e o de outras actividades.
P.S. Vão já dizer que sou um tipo anti-cultura, mas fiquei admirado pelos salários da bailarina (1.800€) e do músico (2.160€).
[Focus] Vale a pena ser Funcionário Público?
<iframe class="scribd_iframe_embed" src="http://www.scribd.com/embeds/52480909/content?start_page=1&view_mode=list&access_key=key-84nl3mhce9n7ytag4d3" data-auto-height="true" data-aspect-ratio="0.772727272727273" scrolling="no" id="doc_901" width="500%" height="800" frameborder="0"></iframe>
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, lito, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, silva_39, trilhos2006, TTM62 e 237 visitantes