Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 6/4/2011 20:51

Nunoo, é isso.

Trisquel, sei lá, na Grécia o prémio de risco exigido aos bancos ainda piorou quando o FMI entrou e os ratings passaram todos para junk.... mas pelo menos garante a solvabilidade do estado durante uns aninhos....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Trisquel » 6/4/2011 16:36

Pata-Hari Escreveu:Infelizmente e lamentávelmnte nesse caso o DP ia (provavelmnte) ao ar e o crédito manter-se-ia. No entanto, os DPs seriam os primeiros a ser pagos da massa falida. A responsabilidade (o crédito) faria parte dessa massa falida a dividir pelos credores.

Olá "Parta"

Podemos dizer que um resgate é positivo no sentido que pode evitar males maiores?
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

Re: DPs

por Nunooo » 6/4/2011 16:23

paulop2009 Escreveu:
Zezezinho Escreveu:
boramasela Escreveu:Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?

Sem comentários :shock:

Por acaso acho uma pergunta super relevante. Nunca havia pensado em tal, nem sei qual a resposta. Parece-me lógico dizer-lhes "oh faxavor de ir ao DP buscar a prestação"...

Resumidamente e simplificadamente, em caso de falencia da instituição é nomeado um gestor de falencias que tem como objectivo cobrar os creditos da intituição em causa e distribuir a massa falida pelos credores segundo manda a lei sem que haja favorecimento de credores. Deste modo a prestação da casa ou qualquer outro credito junto dessa entidade tem que continuar a ser paga e entra para a massa falida que depois vai ser distribuida por todos os credores.

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Pata-Hari » 6/4/2011 16:22

Infelizmente e lamentávelmnte nesse caso o DP ia (provavelmnte) ao ar e o crédito manter-se-ia. No entanto, os DPs seriam os primeiros a ser pagos da massa falida. A responsabilidade (o crédito) faria parte dessa massa falida a dividir pelos credores.
Administrador Fórum

por paulop2009 » 6/4/2011 16:13

Zezezinho Escreveu:
boramasela Escreveu:Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?

Por acaso acho uma pergunta super relevante. Nunca havia pensado em tal, nem sei qual a resposta. Parece-me lógico dizer-lhes "oh faxavor de ir ao DP buscar a prestação"...

Registado: 15/9/2010 15:02

por Zezezinho » 6/4/2011 15:24

Registado: 30/6/2010 0:10

DPs

por boramasela » 6/4/2011 15:21

Já que estamos no campo das hipóteses, gostava que me esclarecessem, se souberem, o seguinte:

Neste momento possuo em DPs numa instituição bancária da nossa praça, um valor equivalente ao que tenho como crédito à habitação, nessa mesma instituição.

Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?

Registado: 16/9/2008 15:24

por poseidon635 » 6/4/2011 14:31

Já agora, há alguma instituição bancária em risco ...? :?

BN

Registado: 13/6/2008 10:22

por Pata-Hari » 5/4/2011 23:59

É quando falei no BPP...? queriam matar-me...

Eu juro que prefiro estar errada e prefiro estar a colocar hipóteses que se demonstrarão puramente académicas, mas o cenário que o mercado parece estar a descontar é mesmo este....
Administrador Fórum

Tenho medo desta Pata...

por cinco kapa » 5/4/2011 22:53

quando falou no bpn acertou, agora começa a falar nos CT e mais isto e aquilo e começa a tirar-me o sono...br...brrrrrrr.

Registado: 9/6/2010 14:52

por Pata-Hari » 5/4/2011 21:52

A mim parece-me que neste momento o risco de default do estado é maior que o risco de default de algumas instituições bancárias (sublinho "algumas"!). Logo, sem dúvida me parece que um DP é mais seguro. Além de que é a primeira prioridade nos pagamentos em caso de default de uma instituição bancária.
Administrador Fórum

Re: Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo

por alvim » 5/4/2011 14:37

Nunooo Escreveu:Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tendo em conta o momento que atravessamos e a possibilidade de haver uma reestruturção da divida, onde consideram que haja menos risco e porquê: nos CT´s ou nos DP's

Obrigado

Nunooo, vai aos CTT que eles tem lá um produto a 7% a 10 anos. Os juros caiem na conta a ordem anualmente, e pode ser resgatado ao fim do 1 ano. Penso que é um produto seguro (certificados de aforro).

Quanto aos CT, quer-se dizer... o país está falido. Os credores vao receber só 30 a 50% do carcanhol que emprestaram (é o mais certo). E ha quem diga que estamos endividados para os proximos..... 70 a 80 anos. :shock:

Em todo caso, o país está como está, e para o ano, temos de meter as PPP no orçamento. Ou seja: gasolina com magnesio na fogueira! :(

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

por Automech » 5/4/2011 11:48

Até porque os bancos estão cheios de divida publica. Se o estado não paga os bancos ficam entalados e podemos ter, por contágio, um problema no sistema bancário.

Eu penso que é de todo o interesse que o estado não entre em incumprimento, apesar de haver quem defenda o haircut. Já temos chatices a mais para, em cima de tudo, ainda termos o raio dos bancos a desmoronar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por paulop2009 » 5/4/2011 11:41

Nunooo Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Será a mesma coisa que colocar o dinheiro no lixo.
Repara no que aconteceu à Argentina uns anitos atrás.
Eu também me ardi com a Argentina e só consigo reaver o capital dentro de 25 anos.

E o que é que aconteceu aos DPs na argentina?

p.s. - eu tenho CTs. Tudo na vida tem um risco mas, estou em crer que se os CTs derem problemas, os DPs darão muito mais!

Paulop2009, segundo tenho lido, se houver uma reestruturaçao da divida soberana os CT´s são afectados, mas os DP's não são.

.

Isso pode acontecer. O estado, ao re-estruturar a dívida apenas manda no que é seu, e não pode mandar nos DPs. Só que, para o estado re-estruturar a dívida significa que vai faltar à palavra dada aos seus credores... e isso significa que estaremos na mais profunda m#$%a... Ao chegarmos a essa situação acontecerá em paralelo que o fundo de garantia dos DPs ou acaba ou deixa de ter qualquer credibilidade, haverá fuga de alguns capitais dos nossos bancos para outros bancos de paises mais "decentes" e pode haver uma corrida do "cidadão comum" às poupanças nos bancos, ficando estes descapitalizados. Estando os bancos descapitalizados e sem fundo de garantia... algo terá que acontecer aos DPs...

Tudo isto é uma dedução minha. Nada de científico... Nisto de prever o futuro é preciso um pouco de "assumptions" e fé. :)

por poseidon635 » 5/4/2011 11:34

Consideram que será preferível, preventivamente, levantar o dinheiro do banco e guardar em casa enquanto não se sabe o que poderá acontecer? :shock:

Registado: 13/6/2008 10:22

por Nunooo » 5/4/2011 11:25

paulop2009 Escreveu:
Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Eu também me ardi com a Argentina e só consigo reaver o capital dentro de 25 anos.

p.s. - eu tenho CTs. Tudo na vida tem um risco mas, estou em crer que se os CTs derem problemas, os DPs darão muito mais!

Paulop2009, segundo tenho lido, se houver uma reestruturaçao da divida soberana os CT´s são afectados, mas os DP's não são.

.

por paulop2009 » 5/4/2011 8:57

por cbslbstr » 4/4/2011 21:42

Podes recordar concretamente o que aconteceu na Argentina (a nível deste tipo de investimento: depósitos e outros similares) e em que é que ficaste "a arder" (que tipo de investimento)?

Obgdo

Registado: 19/2/2007 21:50

por jcms » 4/4/2011 19:07

Quem garante os depositos a prazo?

Se o fundo de garantia não tiver dinheiro para todos?

Será melhor levantar o dinheiro e por no caixo do lixo á porta de casa.

Registado: 29/11/2007 4:08

por investor1 » 4/4/2011 17:16

Aproveito este tópico para fazer a seguinte pergunta: O risco de Certificados do Tesouro e Certificado de Aforro é exactamente o mesmo? Investir em CA ou CT vai dar ao mesmo imaginando que Portugal tem que reestruturar a dívida daqui a uns anos?

Obrigado

Registado: 29/5/2009 20:45

por Zezezinho » 4/4/2011 16:48

Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.

Registado: 30/6/2010 0:10

Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo

por Nunooo » 4/4/2011 16:38

Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tendo em conta o momento que atravessamos e a possibilidade de haver uma reestruturção da divida, onde consideram que haja menos risco e porquê: nos CT´s ou nos DP's

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, darkreflection, Esquinas3, Garfield, Google [Bot], HFCA, hugob0ss, LACSIM, lito, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39, Tiago2006 e 227 visitantes