Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo
22 mensagens
|Página 1 de 1
Pata-Hari Escreveu:Infelizmente e lamentávelmnte nesse caso o DP ia (provavelmnte) ao ar e o crédito manter-se-ia. No entanto, os DPs seriam os primeiros a ser pagos da massa falida. A responsabilidade (o crédito) faria parte dessa massa falida a dividir pelos credores.
Olá "Parta"
Podemos dizer que um resgate é positivo no sentido que pode evitar males maiores?
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Re: DPs
paulop2009 Escreveu:Zezezinho Escreveu:boramasela Escreveu:Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?
Sem comentários
Por acaso acho uma pergunta super relevante. Nunca havia pensado em tal, nem sei qual a resposta. Parece-me lógico dizer-lhes "oh faxavor de ir ao DP buscar a prestação"...
Resumidamente e simplificadamente, em caso de falencia da instituição é nomeado um gestor de falencias que tem como objectivo cobrar os creditos da intituição em causa e distribuir a massa falida pelos credores segundo manda a lei sem que haja favorecimento de credores. Deste modo a prestação da casa ou qualquer outro credito junto dessa entidade tem que continuar a ser paga e entra para a massa falida que depois vai ser distribuida por todos os credores.
.
Zezezinho Escreveu:boramasela Escreveu:Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?
Sem comentários
Por acaso acho uma pergunta super relevante. Nunca havia pensado em tal, nem sei qual a resposta. Parece-me lógico dizer-lhes "oh faxavor de ir ao DP buscar a prestação"...
- Registado: 15/9/2010 15:02
boramasela Escreveu:Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?
Sem comentários

DPs
Já que estamos no campo das hipóteses, gostava que me esclarecessem, se souberem, o seguinte:
Neste momento possuo em DPs numa instituição bancária da nossa praça, um valor equivalente ao que tenho como crédito à habitação, nessa mesma instituição.
Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?
Neste momento possuo em DPs numa instituição bancária da nossa praça, um valor equivalente ao que tenho como crédito à habitação, nessa mesma instituição.
Pergunta: Em caso de default desse banco, ou seja de eventual "congelamento" dos DPs, posso deixar de pagar o crédito? É que se me tiram a possibilidade de aceder ao meu dinheiro, pela mesma ordem de raciocínio, tb me posso sentir no direito, de deixar de pagar o crédito, né!?
- Registado: 16/9/2008 15:24
- Registado: 13/6/2008 10:22
Tenho medo desta Pata...
quando falou no bpn acertou, agora começa a falar nos CT e mais isto e aquilo e começa a tirar-me o sono...br...brrrrrrr.
- Registado: 9/6/2010 14:52
A mim parece-me que neste momento o risco de default do estado é maior que o risco de default de algumas instituições bancárias (sublinho "algumas"!). Logo, sem dúvida me parece que um DP é mais seguro. Além de que é a primeira prioridade nos pagamentos em caso de default de uma instituição bancária.
Re: Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo
Nunooo Escreveu:Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tendo em conta o momento que atravessamos e a possibilidade de haver uma reestruturção da divida, onde consideram que haja menos risco e porquê: nos CT´s ou nos DP's
Obrigado
Nunooo, vai aos CTT que eles tem lá um produto a 7% a 10 anos. Os juros caiem na conta a ordem anualmente, e pode ser resgatado ao fim do 1 ano. Penso que é um produto seguro (certificados de aforro).
Quanto aos CT, quer-se dizer... o país está falido. Os credores vao receber só 30 a 50% do carcanhol que emprestaram (é o mais certo). E ha quem diga que estamos endividados para os proximos..... 70 a 80 anos.

Em todo caso, o país está como está, e para o ano, temos de meter as PPP no orçamento. Ou seja: gasolina com magnesio na fogueira!

Cumprimentos
Até porque os bancos estão cheios de divida publica. Se o estado não paga os bancos ficam entalados e podemos ter, por contágio, um problema no sistema bancário.
Eu penso que é de todo o interesse que o estado não entre em incumprimento, apesar de haver quem defenda o haircut. Já temos chatices a mais para, em cima de tudo, ainda termos o raio dos bancos a desmoronar.
Eu penso que é de todo o interesse que o estado não entre em incumprimento, apesar de haver quem defenda o haircut. Já temos chatices a mais para, em cima de tudo, ainda termos o raio dos bancos a desmoronar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Nunooo Escreveu:paulop2009 Escreveu:Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Será a mesma coisa que colocar o dinheiro no lixo.
Repara no que aconteceu à Argentina uns anitos atrás.
Eu também me ardi com a Argentina e só consigo reaver o capital dentro de 25 anos.
E o que é que aconteceu aos DPs na argentina?
p.s. - eu tenho CTs. Tudo na vida tem um risco mas, estou em crer que se os CTs derem problemas, os DPs darão muito mais!
Paulop2009, segundo tenho lido, se houver uma reestruturaçao da divida soberana os CT´s são afectados, mas os DP's não são.
.
Isso pode acontecer. O estado, ao re-estruturar a dívida apenas manda no que é seu, e não pode mandar nos DPs. Só que, para o estado re-estruturar a dívida significa que vai faltar à palavra dada aos seus credores... e isso significa que estaremos na mais profunda m#$%a... Ao chegarmos a essa situação acontecerá em paralelo que o fundo de garantia dos DPs ou acaba ou deixa de ter qualquer credibilidade, haverá fuga de alguns capitais dos nossos bancos para outros bancos de paises mais "decentes" e pode haver uma corrida do "cidadão comum" às poupanças nos bancos, ficando estes descapitalizados. Estando os bancos descapitalizados e sem fundo de garantia... algo terá que acontecer aos DPs...
Tudo isto é uma dedução minha. Nada de científico... Nisto de prever o futuro é preciso um pouco de "assumptions" e fé.

paulop2009 Escreveu:Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Eu também me ardi com a Argentina e só consigo reaver o capital dentro de 25 anos.
p.s. - eu tenho CTs. Tudo na vida tem um risco mas, estou em crer que se os CTs derem problemas, os DPs darão muito mais!
Paulop2009, segundo tenho lido, se houver uma reestruturaçao da divida soberana os CT´s são afectados, mas os DP's não são.
.
Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Podes recordar concretamente o que aconteceu na Argentina (a nível deste tipo de investimento: depósitos e outros similares) e em que é que ficaste "a arder" (que tipo de investimento)?Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Obgdo
- Registado: 19/2/2007 21:50
Zezezinho Escreveu:Eu acho que não há produto mais arriscado que investir em certificados de tesouro.
Quem garante os depositos a prazo?
Se o fundo de garantia não tiver dinheiro para todos?
Será melhor levantar o dinheiro e por no caixo do lixo á porta de casa.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Aproveito este tópico para fazer a seguinte pergunta: O risco de Certificados do Tesouro e Certificado de Aforro é exactamente o mesmo? Investir em CA ou CT vai dar ao mesmo imaginando que Portugal tem que reestruturar a dívida daqui a uns anos?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 29/5/2009 20:45
Certificados de Tesouro ou Dep. Prazo
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tendo em conta o momento que atravessamos e a possibilidade de haver uma reestruturção da divida, onde consideram que haja menos risco e porquê: nos CT´s ou nos DP's
Obrigado
Obrigado
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, darkreflection, Garfield, hugob0ss, lito, m-m, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, silva_39, Tiago2006 e 246 visitantes