Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/4/2011 18:17

Um artigo com dados interessantes de uma experiência de dois anos ao volante do Mini E:


Mini E Going Strong After 1,000 Recharges

One of the cool things about being in the Mini E trial lease program is that I can basically do what I want with the car. When the program ends this fall, I just hand back the keys and I’m not liable for anything. That’s allowed me to do things with the car that I wouldn’t necessarily do if I owned it, like: frequent deep discharges; driving it when the battery temperature was extremely high; racking up 54,000 miles in 22 months; and charging it constantly.

(...)



Artigo completo aqui:
http://www.plugincars.com/mini-e-going- ... 07004.html


Imagem

O quadro mostra a autonomia média (em milhas) em função a temperatura e para o primeiro e segundo ano.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por migluso » 6/4/2011 17:05

MarcoAntonio Escreveu:Sim, já passou por aqui. É uma teoria da conspiração e o documentário tem a qualidade típica e apresenta a parcialidade típico dos documentários feitos para promover uma teoria da conspiração.

A decisão de destruir os EV1 tem, na sua essência, uma explicação bem simples: o EV1 estava a dar um prejuízo tremendo.


Obrigado pelo alerta.
Como disse, não tive oportunidade de ver o documentário, mas como a fonte foi um blogue que aprecio muito e considero sério, decidi postar o vídeo...

cumps
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por MarcoAntonio » 6/4/2011 16:33

migluso Escreveu:
Provavelmente já aqui foi postado (ainda não tive oportunidade de ver):



Sim, já passou por aqui. É uma teoria da conspiração e o documentário tem a qualidade típica e apresenta a parcialidade típico dos documentários feitos para promover uma teoria da conspiração.

A decisão de destruir os EV1 tem, na sua essência, uma explicação bem simples: o EV1 estava a dar um prejuízo tremendo.

Os conspiracionistas contra-argumentam que não foi dada a hipótese de compra aos locatários (o EV1 era alugado, não era vendido). Bom, isto não altera nada: os locatários quererem continuar com eles porque gostavam das condições anteriores (que geravam prejuízo à GM) é natural. Mas isto, em particular no mercado automóvel, não é vender e acabou!

É preciso continuar a produzir componentes, é preciso continuar a dar assistência, etc. E é preciso vender a um preço razoável para os custos que tinham e esse preço nada tinha que ver com o preço anterior que estava a dar um prejuízo enorme. A esse preço, os locatários já não quereriam comprar nada...

Para referência e para apenas umas centenas de automóveis, a GM gastou mais de 1 bilião (dos americanos) de dolares em poucos anos.

A opção de enterrar um projecto que era ele próprio um enterranço para a empresa (ou já se esqueceram do buraco financeiro onde se meteu a GM para o qual o EV1 deu uma ajuda) não é assim tão incompreensível e não é preciso recorrer a nenhuma teoria da conspiração para explicá-la...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por migluso » 6/4/2011 12:31

One major difference between what Tesla is doing and what others like Nissan's leaf, GM's Volt and others are doing is rebuilding the car from scratch. Induction motors which don't use rare earth metals and are easier to cool are used in preference of direct drive, there is no backup power generation which obviates the need for any engine or fuel tank and most other parts are largely off the rack


Tesla seems to be doing a lot of clever things right now and may remake the auto industry - if only because all the majors cannot bring themselves to start off with a clean sheet of paper. For slightly more low beta way to play this theme it is probably better to just catch the trend in lithium miners and chemical producers as there is probably going to be a lot of competition between battery chemistries and the intermediate parts of the industry. One thing is for sure though - if this is the way it goes the whole internal combustion supply chain is going to get gutted faster than Blockbuster was by Netflix and Apple TV.


http://macro-man.blogspot.com/2011/04/m ... ction.html

Provavelmente já aqui foi postado (ainda não tive oportunidade de ver):
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/nsJAlrYjGz8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
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por atomez » 5/4/2011 2:48

Um Rolls elétrico!

Bateria de 71 kWh ... autonomia de 200 km ... tempo de carga de 8 horas ... preço: $3 milhões!

É mesmo este que eu quero!


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por Vanek » 31/3/2011 17:45

Mares Escreveu:

15:42
|ACÇÕES - USA| Tesla Motors Inc (TSLA:xnas) sobem 20.79% para os $28.64 após a Morgan Stanley subir a sua recomendação de "equal weight" para "overweight".

gobulling



Sinceramente estou tentado, em entrar em TSLA, mas teria q fazer hedge ao USD. A gobulling funciona bem em forex e em ordens nos states? Qual a corretora q funciona melhor em forex e US Markets aqui do burgo? Entrar em ações cotadadas em usd sem hedge acho perigoso.
 
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por Mares » 31/3/2011 17:39


15:42
|ACÇÕES - USA| Tesla Motors Inc (TSLA:xnas) sobem 20.79% para os $28.64 após a Morgan Stanley subir a sua recomendação de "equal weight" para "overweight".

gobulling

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por MarcoAntonio » 31/3/2011 0:54

Para que fique claro: o ganho de eficiência não é o mesmo em auto-estrada e (tendencialmente) velocidade cruzeiro e num percurso citadino, nem pouco mais ou menos.

Em percurso citadino o ganho de eficiência num eléctrico ou num híbrido mesmo é muito superior.

Portanto, não é o mesmo gastar a bateria na auto-estrada ou nos quarteirões de uma cidade...
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por MarcoAntonio » 31/3/2011 0:50

Automech, provavelmente é limitada (propositadamente). Trata-se de um híbrido e vai utilizar o modo "só eléctrico" em percursos pequenos e faz sentido que o faça preferencialmente nos percursos citadinos, onde não pode de qq das formas atingir velocidades muito elevadas.

Não faz sentido um híbrido em plena auto-estrada sem limite de velocidade (tipo autobahn) usar o modo eléctrico e circular a todo "electrão" (para não dizer "gás"): é um desperdício pois chegavas ao fim da recta sem bateria e depois, quando chegasses à cidade, onde essa bateria poderia ser útil e iria representar uma poupança tremenda... estava depleta.

É uma forma inteligente de forçar consumos mais racionais, modelando a forma como vais optar por um ou outro modo.
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por Elias » 31/3/2011 0:48

AutoMech Escreveu:
uma velocidade máxima de 320 km/h, valor que desce para os 150 km/h quando impulsionado apenas pelos motores eléctricos.


Epá, assim perde a piada :)


Menos velocidade ---> menos aceleras ---> menos autuações ---> menos receitas das multas ---> menos receita do Estado ---> aumento do défice

Conclusão: quando chegarem os carros eléctricos, o IVA aumenta para 27% para equilibrar as contas públicas :lol:
 
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por Automech » 31/3/2011 0:42

uma velocidade máxima de 320 km/h, valor que desce para os 150 km/h quando impulsionado apenas pelos motores eléctricos.


Epá, assim perde a piada :)
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por MarcoAntonio » 31/3/2011 0:29

Há que ser criativo: a Volvo inventou um híbrido que não é híbrido mas que também não é um puro eléctrico!

Quer extender a autonomia da bateria?

Então use ethanol para aquecer-se...

:lol:



Volvo C30 Electric Uses Ethanol For Passenger Cabin Heat

In a bit of an odd twist, Volvo has decided that their fully electric C30—set to be leased on a limited basis starting next year for a whopping $2,100 per month—will carry around a 3.8 gallon (14.5 liter) tank of ethanol.

This tank isn't for fueling a back up generator or a way to make a strange statement on what you are not burning by driving an electric car. Rather, according to Volvo the ethanol will be used to run the car's passenger cabin heater—which the company says "makes it possible to get comfortable heating in cold winter conditions without compromising the battery driving range."

The C30 electric can generate cabin heat with electricity as well. Volvo says that drivers of the C30 will be able to choose which kind of heating they want to use. "The driver can program and control the climate unit to suit the trip," said Lennart Stegland, director of Volvo Cars' Special Vehicles. "Ethanol is the default mode that is used when the battery capacity is needed for driving extend mobility to its maximum. However, on shorter distances electricity can be used to power the climate system."

Volvo is not clear on how the ethanol generates heat (burning? catalytic reaction?), but the effort seems a bit gimmicky given that electric resistance heating is probably a few times more efficient than burning ethanol to generate heat. A catalytic reaction of some sort could be more efficient, but I'm not a good enough chemist to know. Yes you could save yourself some range by not running the electric heater from the battery, but even in the coldest weather it will likely only be a difference of 10% range. Any engineers out there care to take a stab at this one?

Another issue: ethanol may be easy to come by in Sweden (?), but in the U.S. finding even E85 (85% ethanol/15% gasoline) is next to impossible. Volvo doesn't make it clear if the heater could be run off of gasoline too, but if it is tuned to work only with ethanol it could be a tricky sell.

The company also says the C30 is equipped with two more climate control systems besides the novel ethanol-powered cabin heat: a battery cooling/heating system, as well as water-cooled motor and power electronics. Volvo is currently testing all the heating and cooling systems in the frigid north of Sweden. "We must ensure that the C30 Electric performs as intended when driving, parking and charging in a variety of conditions, from normal to very cold or hot," said Stegland. "Northern Sweden is the perfect place to do sub-zero temperature testing."



http://www.plugincars.com/volvo-c30-ele ... 06987.html


Nota: o artigo contém algumas incorrecções no que diz respeito à eficiência, penso (o autor também deixa claro que não é propriamente um especialista).
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por MarcoAntonio » 22/3/2011 22:46

E paciência...

Se a notícia está correcta, esperar mais de 3 anos pelo carro não é para qualquer um!

:mrgreen:
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por helderjsm » 22/3/2011 22:27

carf2007 Escreveu:Já podem encomendar o Híbrido da Porsche ...

http://www.gadgetsportugal.com/porsche- ... -30l100km/


Porreiroooo.

Agora só falta o dinheiro :?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
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por carf2007 » 22/3/2011 22:10

Já podem encomendar o Híbrido da Porsche ...

http://www.gadgetsportugal.com/porsche- ... -30l100km/
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por FilRib » 21/3/2011 19:49

Boa! :P
 
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por MarcoAntonio » 21/3/2011 19:36

Dado que o participante que abriu o tópico já não está activo há bastante tempo e o tópico é mantido por vários outros participantes há longo tempo com um debate relativamente alargado que o vai mantendo actual, parece-me relativamente bem mudar o título (uma vez que criar um novo parece-me fora de questão).

Que tal este?
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por FilRib » 21/3/2011 19:28

Podia-se mudar o nome deste tópico, para carro eléctrico ou qualquer coisa que não soe tanto a notícias velhas... pelo menos é a sensação que me dá quando o vejo.
 
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por Elias » 21/3/2011 19:18

Dar com uma mão e tirar com a outra... :roll:
 
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por MarcoAntonio » 21/3/2011 19:17

Não é que eu tenha "alertado" poucas vezes...

Mas pronto, os políticos já começam a por a boca no trombone!

States Consider Taxing Electric Cars to Make Up For Lost Gas Tax Revenue

Politicians in at least three states are reportedly considering the creation of plug-in car taxes. The new fees would be intended to fill the budgetary void created by falling gas tax revenue as drivers gradually abandon oil for electric drive. But state governments may have difficulty convincing citizens that GPS monitoring of their driving habits doesn't infringe too far upon privacy.


in http://www.plugincars.com/
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por MarcoAntonio » 8/3/2011 18:29

Os consumos do Megane nas motorizações de entrada são 42mpg no Gasolina e 59mpg no Gasóleo.

Ver aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_M% ... erformance

No exemplo usam um consumo de 25mpg como contraponto ao Fluence ZE...
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por MarcoAntonio » 8/3/2011 18:23

Atomez Escreveu:Preços assim cá em Portugal nem pensar...


A Renault apresentou para Portugal preços mais baixos há uns meses atrás: mensalidade de 72 euros mas também limitado a 10.000Km por ano (já tinha colocado isso aqui antes).

Ver aqui:
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/n ... a-portugal

É possivel que esteja sujeito a alteração ou existam outros planos.



While the cost of a car and battery service might sound expensive up front, consider someone who drives 230 miles a week in a car that gets 25 mpg. That’s $76.54 a week, or $3,980 a year, for gasoline at current prices. (...)


Esta comparação está francamente enviezada, os veículos actuais com que o Fluence concorre gastam perto de metade do valor apresentado e na maior parte dos casos ainda são veículos a gasóleo (que na maior parte da europa é vendido mais barato).

Aos preços actuais, um condutor europeu que adquira um veículo novo e que faça 240 milhas por semana gasta na ordem de 1.500 euros anuais (~125 euros por mês) impostos incluídos, mais coisa menos coisa.

E tenho a vaga ideia que este valor está um pedaço acima do que é a distância média percorrida por ano pelo condutor europeu típico.
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por atomez » 8/3/2011 18:08

Preços assim cá em Portugal nem pensar...

Better Place Announces First EV Battery Prices

Silicon Valley startup Better Place has opened its first dealership and announced prices for its battery swap and leasing program. Although the pricing structure applies only to Denmark, it offers the Danes a pretty good deal compared to internal combustion.

Customers can place orders for the Renault Fluence Z.E. along with a battery-swap subscription service at the world’s first fully operational Better Place visitor and sales center in Copenhagen.

It’s an appropriate place for a launch, as Denmark produces 20 percent of its energy from wind turbines and has some of the highest fuel prices in the world. A gallon of gas currently sells for the equivalent of $8.32. That makes walking, biking and public transit very attractive options — and Better Place hopes electric cars also catch on.

The Fluence Z.E. that Better Place is offering — a quite attractive sedan in our opinion — goes for a little more than $38,000 (at current exchange rates) in Denmark. It’s got a claimed range of 114 miles, a swappable battery and features that put it on par with conventional cars in the same entry-level luxury segment. Add another $1,870 for a charging station, plus a battery-subscription service that runs $277 to $556 per month and you’ll have your total cost of ownership.

We can hear you back there howling about the bottom line, but for Danish drivers this represents a significant cost savings over a comparable gas or diesel car, according to Better Place.


While the cost of a car and battery service might sound expensive up front, consider someone who drives 230 miles a week in a car that gets 25 mpg. That’s $76.54 a week, or $3,980 a year, for gasoline at current prices. With Better Place, a year’s worth of battery swaps and maintenance costs around the equivalent of $4164 — and that’s a fixed price that isn’t dependent upon what a barrel of oil is going for.

The added attraction of the Better Place plan to those in Denmark is they won’t pay a tax of up to 180 percent on the cost of a new car. And compared to the total cost of a car with a fixed battery — a car like the Nissan Leaf, for example — with Better Place you purchase the car and lease the battery separately, allowing you to swap a dead battery in minutes instead of waiting to recharge.

Better Place spokeswoman Julie Mullins says Danish customers considering conventional cars in the same class are looking at a savings of 10 to 20 percent by going with Better Place.

“At the end of the day, to make people switch, you have to make an offering that’s affordable,” she said.

The subscription service includes more than leasing a battery. It includes unlimited access to a network of public charge spots and battery-switch stations with batteries guaranteed to do the job. It also includes your electricity-usage charges, round-the-clock customer service and more. It’s pretty much everything you need to go electric. Mullins said the charging infrastructure is being built out now.

“We’ll have 15 by the end of the year, and that will expand as the customer base grows,” she said. “You can drive and basically never be too far away from a switch station.”

Denmark is the second major market for Better Place, which has enjoyed huge support from the Israeli government. Better Place founder Shai Agassi has boldly proclaimed one-third of the country’s cars could be electric by 2015, and his startup plans to flood the country with charging infrastructure. It will open 40 swap stations by the end of the year, and plans to install as many as 100 charging stations.

Better Place won’t sell electrified Fluences to those with limited incomes. However, for those Danes who are used to the expense of owning and driving a well-equipped car in a country where gas and taxes make personal transportation cost-prohibitive, becoming an early adopter of a Better Place-equipped Fluence may be attractive.

The folks at Better Place are cautious not to extrapolate Danish prices to the rest of the world but insist their goal is to offer a battery service that, combined with the price of the electric car, is more affordable than its gasoline equivalent.

“Every market will be different,” Mullins said. “This is our first pricing. It’s extremely competitive for the Danish market, and every market will have different nuances. But at the end of the day, our goal is to put people in a more affordable car.”

Deliveries of new vehicles will begin in the last quarter of 2011.
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por carf2007 » 6/3/2011 1:04

Elias Escreveu:BMW lança em Genebra as bases para o seu carro eléctrico

05.03.2011 - 17:36 Por Lusa

A BMW acaba de anunciar mundialmente, no Salão de Genebra, as suas novidades em matéria de mobilidade eléctrica ao apresentar o BMW ActiveE, um automóvel percursor de um carro completamente eléctrico a ser lançado em 2013.

A marca alemã refere que no Salão Automóvel de Genebra, que decorre até 13 de março, deu mais um passo face “à mobilidade isenta de CO2” e o BMW ActiveE representa o êxito do seu trabalho “em matéria de mobilidade eléctrica através do ‘projecto i’”.

Os responsáveis da BMW explicam que os resultados obtidos nos testes de campo com o ActiveE “serão aproveitados para o futuro trabalho de desenvolvimento com o objectivo do grupo apresentar em 2013 um veículo ‘megacity’ que será produzido em série”. O BMW ActiveE, desenvolvido sobre a base do Série 1 Coupé, tem um motor eléctrico com uma potência correspondente de 170 cavalos e oferece uma autonomia de cerca de 160 quilómetros em condições de tráfego normal.

Mas o que chamou mais a atenção dos visitantes foi o BMW Vision ConnectedDrive, um automóvel futurista em que o fabricante alemão quer mostrar a utilização das redes inteligentes com dados específicos sobre conforto, segurança e rendimento dos sistemas de informação.
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por Elias » 5/3/2011 23:22

BMW lança em Genebra as bases para o seu carro eléctrico

05.03.2011 - 17:36 Por Lusa

A BMW acaba de anunciar mundialmente, no Salão de Genebra, as suas novidades em matéria de mobilidade eléctrica ao apresentar o BMW ActiveE, um automóvel percursor de um carro completamente eléctrico a ser lançado em 2013.

A marca alemã refere que no Salão Automóvel de Genebra, que decorre até 13 de março, deu mais um passo face “à mobilidade isenta de CO2” e o BMW ActiveE representa o êxito do seu trabalho “em matéria de mobilidade eléctrica através do ‘projecto i’”.

Os responsáveis da BMW explicam que os resultados obtidos nos testes de campo com o ActiveE “serão aproveitados para o futuro trabalho de desenvolvimento com o objectivo do grupo apresentar em 2013 um veículo ‘megacity’ que será produzido em série”. O BMW ActiveE, desenvolvido sobre a base do Série 1 Coupé, tem um motor eléctrico com uma potência correspondente de 170 cavalos e oferece uma autonomia de cerca de 160 quilómetros em condições de tráfego normal.

Mas o que chamou mais a atenção dos visitantes foi o BMW Vision ConnectedDrive, um automóvel futurista em que o fabricante alemão quer mostrar a utilização das redes inteligentes com dados específicos sobre conforto, segurança e rendimento dos sistemas de informação.
 
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