Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 2/3/2011 20:30

helderjsm Escreveu:Mas concordo que devíamos ter mais privatizações e deixar de ter tantos subsídios. Mas nada de extremismos a esse ponto.


Extremismo: termo utilizado para classificar pontos de vista diferentes dos nossos 8-)
 
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por helderjsm » 2/3/2011 20:28

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Oh esperto , é gastar da maneira mais eficiente e com menos custos (para poupar) o dinheiro dos contribuintes, mas nas funções do Estado não dos privados.


Tanta conversa e não disseste nada.

Podes concretizar?



Ja aqui disse que acredito no minarquismo , o Estado só deve deter as funções basicas (educação , saude, forças policiais ).


Isso é bonito no papel, mas em povos pouco empreendedores, isso pode ser um entrave ao crescimento da economia. Além disso há sempre o risco de haver mais monopólios por parte dos privados o que por norma traduz-se num maior desequilíbrio social.

Mas concordo que devíamos ter mais privatizações e deixar de ter tantos subsídios. Mas nada de extremismos a esse ponto.
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por Elias » 2/3/2011 20:27

Lion_Heart Escreveu:Na minha prespectiva estas a ver a coisa mal, não es tu que tens a necessidade de insistir em produtos cada vez mais evoluidos , sao as empresas que tem que estar sempre a evoluir para criar uma necessidade constante de compra aos consumidores (dai estar numa sociedade consumista).


Mas isso acontece porque o ser humano tem a necessidade de se diferenciar. Quando sai um novo produto (exemplo: telemóvel), quem o adquire diferencia-se de quem não o tem. Ao fim de alguns anos já toda a gente tem telemóveis e a simples posse de telemóvel já não constitui factor de diferenciação - este factor passa agora pela posse de um iPhone ou de outro aparelho que faça muito mais coisas que um simples telemóveis.

O mesmo raciocínio aplica-se a um sem-número de produtos. A inovação fomenta a diferenciação. E como há sempre utilizadores que se querem diferenciar, criam-se novas necessidades junto dos consumidores.
 
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por Lion_Heart » 2/3/2011 20:24

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja aqui disse que acredito no minarquismo , o Estado só deve deter as funções basicas (educação , saude, forças policiais ).


ok, ok - então defendes a privatização da justiça, certo? 8-)


Eu pensei que ela ja fosse privada 8-) So quem tem bons advogados é que se safa :lol: :mrgreen:
Editado pela última vez por Lion_Heart em 2/3/2011 20:45, num total de 1 vez.
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por Lion_Heart » 2/3/2011 20:23

helderjsm Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Menor espaço, menor peso, menor consumo, maiores dimensões (face a um CRT), melhor contraste (face a um projector), etc.

A única coisa em que não era competitivo de início era o preço.


Maior calor, menor tempo de vida, e ainda deixava as paredes atrás todas queimadas.

Os LCD's também tinham imensos problemas de pixels defeituosos. No entanto a insistência do consumidor por estes produtos levou a que o desenvolvimento progredisse até que os LCD's tornaram-se uma tecnologia aceitável.


Na minha prespectiva estas a ver a coisa mal, não es tu que tens a necessidade de insistir em produtos cada vez mais evoluidos , sao as empresas que tem que estar sempre a evoluir para criar uma necessidade constante de compra aos consumidores (dai estar numa sociedade consumista).
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por Elias » 2/3/2011 20:18

Lion_Heart Escreveu:Ja aqui disse que acredito no minarquismo , o Estado só deve deter as funções basicas (educação , saude, forças policiais ).


ok, ok - então defendes a privatização da justiça, certo? 8-)
 
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por helderjsm » 2/3/2011 20:17

MarcoAntonio Escreveu:Menor espaço, menor peso, menor consumo, maiores dimensões (face a um CRT), melhor contraste (face a um projector), etc.

A única coisa em que não era competitivo de início era o preço.


Maior calor, menor tempo de vida, e ainda deixava as paredes atrás todas queimadas.

Os LCD's também tinham imensos problemas de pixels defeituosos. No entanto a insistência do consumidor por estes produtos levou a que o desenvolvimento progredisse até que os LCD's tornaram-se uma tecnologia aceitável.
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por Lion_Heart » 2/3/2011 20:17

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Oh esperto , é gastar da maneira mais eficiente e com menos custos (para poupar) o dinheiro dos contribuintes, mas nas funções do Estado não dos privados.


Tanta conversa e não disseste nada.

Podes concretizar?



Ja aqui disse que acredito no minarquismo , o Estado só deve deter as funções basicas (educação , saude, forças policiais ).
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por Elias » 2/3/2011 20:13

Lion_Heart Escreveu:Oh esperto , é gastar da maneira mais eficiente e com menos custos (para poupar) o dinheiro dos contribuintes, mas nas funções do Estado não dos privados.


Tanta conversa e não disseste nada.

Podes concretizar?

carf2007 Escreveu:Pessoalmente não me importo que alguns dos meus impostos vão para carros electricos, se num futuro próximo me vir livre de fumos de escapes ...


Estás a dizer que não te importas que os teus impostos sejam usados para os senhores governantes andarem a passear de carro eléctrico? Olha, eu cá importo-me...
 
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por Lion_Heart » 2/3/2011 20:13

helderjsm Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu: A função do Estado é aplicar da melhor forma os impostos dos seus cidadãos.


esta afirmação dá pano para mangas. "Aplicar da melhor forma" é o quê, para ti?


Ja começas :mrgreen: , ora deixa pensar: é capaz de ser o TGV , a terceira auto estrada Lisboa-Porto , renovar a frota de Mercedes, Audi e BMW do Estado .

Oh esperto , é gastar da maneira mais eficiente e com menos custos (para poupar) o dinheiro dos contribuintes, mas nas funções do Estado não dos privados.


Continuas a não apresentar uma ideia de investimento. Não vale só dizer o que está errado. :wink:


Mas o Estado tem que investir porque? Se querem carros electricos aqui , as empresas que investiam , a EDPr que invista , O Estado quando muito pode facilitar locais para isso (ja me chega pagar na factura electricidade a subsidiação de algo quatro vezes mais caro que o comum).

Se nem os Países ricos se dedicam a tal , iam ser logo os pobretanas dos portugueses a querer liderar uma tecnologia no inicio (que nem sequer é nossa).

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por MarcoAntonio » 2/3/2011 20:10

carf2007 Escreveu:O que é que um plasma (que eram caríssimos) oferecia no início para além de ocupar menos espaço ?


Tudo...

Menor espaço, menor peso, menor consumo, maiores dimensões (face a um CRT), melhor contraste (face a um projector), etc.

A única coisa em que não era competitivo de início era o preço.


carf2007 Escreveu:Uma tv convencional tinha de longe melhor qualidade de imagem. No entanto houve adesão apenas pelo prazer de ser o 1º a ter um, pela novidade ...


Nem sequer existia oferta CRT para as dimensões típicas de um plasma (afinal, um dos "mais" que o Plasma oferecia, precisamente).

As verdadeiras alternativas eram projectores e retroprojectores.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por helderjsm » 2/3/2011 20:05

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu: A função do Estado é aplicar da melhor forma os impostos dos seus cidadãos.


esta afirmação dá pano para mangas. "Aplicar da melhor forma" é o quê, para ti?


Ja começas :mrgreen: , ora deixa pensar: é capaz de ser o TGV , a terceira auto estrada Lisboa-Porto , renovar a frota de Mercedes, Audi e BMW do Estado .

Oh esperto , é gastar da maneira mais eficiente e com menos custos (para poupar) o dinheiro dos contribuintes, mas nas funções do Estado não dos privados.


Continuas a não apresentar uma ideia de investimento. Não vale só dizer o que está errado. :wink:
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por carf2007 » 2/3/2011 20:03

Pessoalmente não me importo que alguns dos meus impostos vão para carros electricos, se num futuro próximo me vir livre de fumos de escapes ...

Certamente dentro de poucos anos vai ser proibida a circulação de veiculos não electricos nos centros das grandes cidades.
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por helderjsm » 2/3/2011 20:02

Lion_Heart Escreveu:Helder , voltamos sempre ao mesmo.

Quem quer compra a tecnologia no seu inicio , ninguém o pode probir .

Agora ter o Estado a subsidiar essa tecnologia em força (pondo todos a pagar) é que ja não concordo e muito menos aceito.


Subsidiar a compra se calhar também não concordo até porque acho que já há demasiados financiamentos para automóveis quando o que os Portugueses neste momento menos precisam é de automóveis. Defendo sim a criação das infraestruturas.

Elias Escreveu:esta afirmação dá pano para mangas. "Aplicar da melhor forma" é o quê, para ti?


Concordo com o Elias. Como é que alguém pode saber qual é a melhor forma de aplicar os impostos. Uns defendem umas coisas outros outras. Quem é que está certo? Cada um tem os seus argumentos.
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por Lion_Heart » 2/3/2011 19:58

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu: A função do Estado é aplicar da melhor forma os impostos dos seus cidadãos.


esta afirmação dá pano para mangas. "Aplicar da melhor forma" é o quê, para ti?


Ja começas :mrgreen: , ora deixa pensar: é capaz de ser o TGV , a terceira auto estrada Lisboa-Porto , renovar a frota de Mercedes, Audi e BMW do Estado .

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por carf2007 » 2/3/2011 19:57

MarcoAntonio Escreveu:
carf2007 Escreveu:Isto é como tudo no inicio, os telemóveis, os LCDs e Plasmas ... Os primeiros são sempre caros.


Já agora, este argumento é demasiado utilizado.

Em primeiro lugar, veículos eléctricos não são novidade e estes não são os primeiros. A tecnologia eléctrica existe há mais de um século.

Nos motores, tecnologia mais do que madura, só há ganhos marginais a ocorrer (de resto, em determinadas áreas, já se utilizam veículos eléctricos há imenso tempo: golf, deslocação de mercadorias, etc, etc).

Nas baterias, há um ganho potencial maior mas não tão grande como as pessoas tendem a imaginar: a tecnologia que é utilizada nos automóveis é essencialmente a mesma que é utilizada em telemóveis, portáteis e afins e já existe quer a produção massificada quer o incentivo à investigação e desenvolvimento dessas tecnologias independentemente de terem interesse directo para o mercado automóvel (as baterias têm vindo a evoluir, independentemente do mercado automóvel apostar nelas ou não porque são utilizadas em muitas áreas já massificadas).

Assim:

> Pelo potencial de baixa de preço, não é directamente comparável a outros exemplos dados.

> Também não é directamente comparável noutra medida não menos importante: nos exemplos dados, as novas tecnologias eram tecnologias que embora mais caras de início, também ofereciam desde logo mais. O eléctrico, por sua vez, é uma "nova tecnologia" que é mais cara e oferece menos!


Acho que o facto de haver uma nova indústria, com grande potencial de vendas, a necessitar de baterias mais potentes, vai fazer com que haja mais investimento em I&D e surgirão novas tecnologias que irão tornar as baterias "acessiveis"


O que é que um plasma (que eram caríssimos) oferecia no início para além de ocupar menos espaço ? Uma tv convencional tinha de longe melhor qualidade de imagem. No entanto houve adesão apenas pelo prazer de ser o 1º a ter um, pela novidade ...

Os consumidores por vezes não são racionais, e ainda bem, porque senão ninguem comprava, e o circulo não se rompia.
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por Elias » 2/3/2011 19:51

Lion_Heart Escreveu: A função do Estado é aplicar da melhor forma os impostos dos seus cidadãos.


esta afirmação dá pano para mangas. "Aplicar da melhor forma" é o quê, para ti?
 
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por Lion_Heart » 2/3/2011 19:48

Helder , voltamos sempre ao mesmo.

Quem quer compra a tecnologia no seu inicio , ninguém o pode probir .

Agora ter o Estado a subsidiar essa tecnologia em força (pondo todos a pagar) é que ja não concordo e muito menos aceito.

Ai o Sr. Costa de Lx em vez de comprar carros de 30.000€ podia por a frota toda da camara a Toyota IQ ou Smart ou algo do genero. Poupava mais.

O Estado tem que cortar e não andar a investir em tecnologias no seu inicio, isso não é papel do Estado. A função do Estado é aplicar da melhor forma os impostos dos seus cidadãos.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 2/3/2011 19:52, num total de 1 vez.
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por Elias » 2/3/2011 19:45

helderjsm Escreveu:Indeed. Mas a verdade é que sem risco não há proveito.


Certo. Mas uma coisa é "risco de mercado" que qualquer empreendedor corre, outra é o Estado "criar as infraestruturas para convencer as pessoas que as energias alternativas são um investimento viável".

Por isso é que eu perguntei "viável para quem?" - par o Estado, para os construtores, para a EDP ou para os utilizadores?
 
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por helderjsm » 2/3/2011 19:42

MarcoAntonio Escreveu:A tua exposição é um exemplo de memória tecnológica selectiva: a tua lista só enumera inventos que tiveram sucesso comercial, esqueceste-te da imensa lista de inventos que "poderiam" vir a ser mas que nunca o foram.


Indeed. Mas a verdade é que sem risco não há proveito. Se todos pensassem assim em relação à introdução de novas tecnologias ainda hoje vivíamos na idade da pedra. Olha se o Steve Jobs disesse que era um risco contruir o iPad e o iPhone e competir com Nokias e afins? E no entanto quantos gadgets e computadores a Apple lançou que foram um fracasso total que custaram rios de dinheiro à empresa?

Sim é verdade que o mundo está cheio de exemplos falhados e se calhar os carros eléctricos não são excepção, mas se ninguém tentar como vamos saber?

MarcoAntonio Escreveu:Pela enésima vez, o eléctrico é mais caro tanto na aquisição como no custo de utilização por kilómetro.


Desculpa mas não acompanho o tópico por isso se já o disseste peço desculpa, mas o que disse mantém-se sobre os preços de "novas tecnologias".
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por MarcoAntonio » 2/3/2011 19:31

carf2007 Escreveu:Isto é como tudo no inicio, os telemóveis, os LCDs e Plasmas ... Os primeiros são sempre caros.


Já agora, este argumento é demasiado utilizado.

Em primeiro lugar, veículos eléctricos não são novidade e estes não são os primeiros. A tecnologia eléctrica existe há mais de um século.

Nos motores, tecnologia mais do que madura, só há ganhos marginais a ocorrer (de resto, em determinadas áreas, já se utilizam veículos eléctricos há imenso tempo: golf, deslocação de mercadorias, etc, etc).

Nas baterias, há um ganho potencial maior mas não tão grande como as pessoas tendem a imaginar: a tecnologia que é utilizada nos automóveis é essencialmente a mesma que é utilizada em telemóveis, portáteis e afins e já existe quer a produção massificada quer o incentivo à investigação e desenvolvimento dessas tecnologias independentemente de terem interesse directo para o mercado automóvel (as baterias têm vindo a evoluir, independentemente do mercado automóvel apostar nelas ou não porque são utilizadas em muitas áreas já massificadas).

Assim:

> Pelo potencial de baixa de preço, não é directamente comparável a outros exemplos dados.

> Também não é directamente comparável noutra medida não menos importante: nos exemplos dados, as novas tecnologias eram tecnologias que embora mais caras de início, também ofereciam desde logo mais. O eléctrico, por sua vez, é uma "nova tecnologia" que é mais cara e oferece menos!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por MarcoAntonio » 2/3/2011 19:25

helderjsm Escreveu:Marco,

Quando saíram os primeiros carros não eram propriamente baratos. Quando saíram os primeiros Smartphones não eram propriamente baratos. Quando saíram os primeiros computadores não eram propriamente baratos. Quando saíram as primeiras TV's não eram propriamente baratas.


Portanto, tu querias realmente dizer "convencer as pessoas que eventualmente um dia vão ser viáveis".


A tua exposição é um exemplo de memória tecnológica selectiva: a tua lista só enumera inventos que tiveram sucesso comercial, esqueceste-te da imensa lista de inventos que "poderiam" vir a ser mas que nunca o foram.


Os automóveis eléctricos actualmente estão longe de ser competitivos. Podem vir a ser ou podem nunca o vir a ser. Não há qualquer utilidade, de momento, de convencer as pessoas do que quer que seja. O que existem é "apostas" e a "aposta" no eléctrico neste momento custa dinheiro a toda a gente, desde o Estado ao consumidor utilizador!


helderjsm Escreveu:Já agora em que aspecto é que dizes que dá um tremendo prejuízo para o consumidor?


Pela enésima vez, o eléctrico é mais caro tanto na aquisição como no custo de utilização por kilómetro.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Elias » 2/3/2011 19:23

carf2007 Escreveu:Aliás é por isso e pela sua dimensão, que Portugal é utilizado pelas grandes marcas como "cobaia" para os seus produtos tecnológicos.


carf,

Esta afirmação baseia-se nalgum estudo ou é mera percepção pessoal?
 
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por Zundy » 2/3/2011 19:23

rmachado Escreveu:
Pq?


Neste blogue há imensos artigos que ajudam a perceber o problema do carro eléctrico:
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot. ... %A9ctricos
 
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por carf2007 » 2/3/2011 19:21

Isto é como tudo no inicio, os telemóveis, os LCDs e Plasmas ... Os primeiros são sempre caros.

No entanto há que começar por algum lado. Há sempre empresas e pessoas que não se importam de gastar mais para ter a última tecnologia. E quando se trata de tecnologia nova os Portugueses adoram. Aliás é por isso e pela sua dimensão, que Portugal é utilizado pelas grandes marcas como "cobaia" para os seus produtos tecnológicos.

Vou deixar aqui a minha previsão para consulta futura ... :lol:

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