É bom investimento adquirir acções agora?
aaugustobb Escreveu:hmaavv Escreveu:e-finance , concordo contigo , vamos ultrapassar esta crise certamente , mas não concordo é que seja certo para quem investir na banca daqui a 5 ou 10 anos vai estar a ganhar dinheiro .
O histórico do bcp fala por si , vê os últimos 10 anos onde a tendência da cotação é claramente descendente
Cinco ou dez anos...aos preços que se encontram os bancos portugueses, mal corre se até ao final do ano já não se está a ganhar dinheiro...nem que seja à custa de opas ou fusões...
Concordo, por isso referi inicialmente BCP e BPI. Mas mesmo que não seja já acredito que será no futuro.
Buy and hold.
Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
hmaavv Escreveu:e-finance , concordo contigo , vamos ultrapassar esta crise certamente , mas não concordo é que seja certo para quem investir na banca daqui a 5 ou 10 anos vai estar a ganhar dinheiro .
O histórico do bcp fala por si , vê os últimos 10 anos onde a tendência da cotação é claramente descendente
O gráfico de longo prazo parece-me animador, eu falo num intervalo de 5 a 10 anos(aproximado), como é óbvio não iria esperar novos mínimos depois das subidas para vender.
Cumps.
- Anexos
-
- bcp.png (19.62 KiB) Visualizado 1108 vezes
Turney Duff
Turney Duff
hmaavv Escreveu:e-finance , concordo contigo , vamos ultrapassar esta crise certamente , mas não concordo é que seja certo para quem investir na banca daqui a 5 ou 10 anos vai estar a ganhar dinheiro .
Cinco ou dez anos...aos preços que se encontram os bancos portugueses, mal corre se até ao final do ano já não se está a ganhar dinheiro...nem que seja à custa de opas ou fusões...

- Registado: 29/11/2007 1:39
e-finance , concordo contigo , vamos ultrapassar esta crise certamente , mas não concordo é que seja certo para quem investir na banca daqui a 5 ou 10 anos vai estar a ganhar dinheiro .
- Registado: 14/1/2008 0:05
Bvreis-1983 Escreveu:asrael Escreveu:e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
A mim já nada parece ridículo.
Mas penso que poderemos ver uma recuperação/resalto nos bancos, para depois termos mais do mesmo.
O que leva crer isso?
abraço
Resalto porque acho que já se notou algum medo em quem estava alavancado ou com posições delicadas. E também porque já levam descidas consideráveis.
Quanto aos valores ridículos é muito subjectivo, mas quem diria em 2009, que em 2011 beberíamos um café mais barato que um BCP. (aqui na zona)

Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
hmaavv Escreveu:e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
Valores ridículos porque ?
As cotações não precisam de ir a zero para perderes dinheiro , basta que haja necessidade de aumentos de capital para as acções perderem valor.
O capital é a matéria prima da sector bancário , e em Potugal começa a escassear .
Consegues imaginar um país desenvolvido sem bancos? Eu acredito que vamos ultrapassar esta crise tal como já ultrapassamos outras, se assim não for vamos quase todos perder o pouco que nos resta de qualquer das formas.
Cumps.
Turney Duff
Turney Duff
hmaavv Escreveu:e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
As cotações não precisam de ir a zero para perderes dinheiro , basta que haja necessidade de aumentos de capital para as acções perderem valor.
O capital é a matéria prima da sector bancário , e em Potugal começa a escassear .
Mas a maior parte das receitas principalmente do bes e do bpi, vêm do estrangeiro...
e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
- Registado: 14/1/2008 0:05
asrael Escreveu:e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
Mas penso que poderemos ver uma recuperação/resalto nos bancos, para depois termos mais do mesmo.
O que leva crer isso?
abraço
- Registado: 7/12/2010 17:12
e-finance Escreveu:Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
Se tivesse capital que não fosse precisar nos próximos 5 a 10 anos comprava BCP e BPI. É verdade que pode cair até zero mas, estamos a atingir valores ridículos, além disso se os bancos falirem perdemos o dinheiro de qualquer das formas.
Cumps.
Cumps.
Turney Duff
Turney Duff
pdcarrico Escreveu:Eu acho que é sempre boa altura para comprar ... sem ironias. As empresas não vão deixar de existir e como complemento de aforro, ter umas acções parecem-me sempre boa opção.
Mas não me arrisco a uma previsão de 1/2 anos nem acho aconselhável concentrar numa acção/sector.
... ou seja, é a opinião dejá vu

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
aaugustobb Escreveu:Mas a procura não tem superado sempre a oferta??
Isso não quer dizer nada!
Cada instituição interessada apresenta sempre uma quantidade de ofertas a vários preços para executar só a que lhe interessa mais.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Eu acho que é sempre boa altura para comprar ... sem ironias. As empresas não vão deixar de existir e como complemento de aforro, ter umas acções parecem-me sempre boa opção.
Mas não me arrisco a uma previsão de 1/2 anos nem acho aconselhável concentrar numa acção/sector.

Pedro Carriço
Juros de Portugal em forte queda com BCE agressivo nas compras (act)
10 Janeiro 2011 | 13:45
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt
"Yield" das obrigações do tesouro a 10 anos desce abaixo dos 7%, beneficiando com a intervenção agressiva do Banco Central Europeu na compra de dívida portuguesa
(actualiza com descida mais acentuada dos juros da dívida portuguesa)
Os juros da dívida pública portuguesa acentuaram a tendência de queda, beneficiando com a intervenção do Banco Central Europeu, que está no mercado a comprar obrigações portuguesas e irlandesas.
A “yield” da dívida a 10 anos desce 14 pontos base para 6,96%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg. Esta manhã atingiram um novo recorde nos 7,18%.
Nos prazoa mais curtos a descida é ainda mais intensa. Descem 28 pontos nas obrigações a 2 anos, para 4,14% e caem 17 pontos na maturidade a 5 anos, para 5,99%.
A inversão de tendência ocorreu depois do BCE ter comprado obrigações no mercado. A Bloomgerg, que cita três operadores com conhecimento da operação, adianta que a autoridade monetária está a comprar obrigações portuguesas e irlandesas. Já na sexta-feira o BCE também comprou dívida portuguesa, o que não evitou os juros de superarem os 7%.
Operadores citados pela Reuters dão conta que o BCE está a “comprar obrigações com maturidades de 5 e dez anos, basicamente tudo o que os investidores estão a vender no mercado.
A tensão no mercado de dívida surge depois de este fim-de-semana a imprensa internacional ter noticiado que a França e a Alemanha estão a pressionar Portugal para recorrer a ajuda internacional.
As notícias têm vindo a ser desmentidas pela Comissão Europeia, França e Alemanha, com o ministro das Finanças germânico, Wolfgang Schäuble, a afirmar mesmo que “não estamos a exercer pressão sobre ninguém mas a defender o euro”.
Contudo, analistas e economistas citados pela Reuters dão conta que “se os ‘spreads’ da dívida portuguesa continuarem a subir, Portugal tem poucas hipóteses de escapara a um resgate”.
Na Alemanha os estão em alta ligeira. A "yield" da dívida a 10 anos sobe 2 pontos base para 2,886%, pelo que o “spread” de Portugal se situa esta manhã nos 408 pontos base.
Na Irlanda a “yield” da dívida a 10 anos recua 12 pontos para 8,94%, sendo que o BCE está também a compara obrigações irlandesas.
10 Janeiro 2011 | 13:45
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt
"Yield" das obrigações do tesouro a 10 anos desce abaixo dos 7%, beneficiando com a intervenção agressiva do Banco Central Europeu na compra de dívida portuguesa
(actualiza com descida mais acentuada dos juros da dívida portuguesa)
Os juros da dívida pública portuguesa acentuaram a tendência de queda, beneficiando com a intervenção do Banco Central Europeu, que está no mercado a comprar obrigações portuguesas e irlandesas.
A “yield” da dívida a 10 anos desce 14 pontos base para 6,96%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg. Esta manhã atingiram um novo recorde nos 7,18%.
Nos prazoa mais curtos a descida é ainda mais intensa. Descem 28 pontos nas obrigações a 2 anos, para 4,14% e caem 17 pontos na maturidade a 5 anos, para 5,99%.
A inversão de tendência ocorreu depois do BCE ter comprado obrigações no mercado. A Bloomgerg, que cita três operadores com conhecimento da operação, adianta que a autoridade monetária está a comprar obrigações portuguesas e irlandesas. Já na sexta-feira o BCE também comprou dívida portuguesa, o que não evitou os juros de superarem os 7%.
Operadores citados pela Reuters dão conta que o BCE está a “comprar obrigações com maturidades de 5 e dez anos, basicamente tudo o que os investidores estão a vender no mercado.
A tensão no mercado de dívida surge depois de este fim-de-semana a imprensa internacional ter noticiado que a França e a Alemanha estão a pressionar Portugal para recorrer a ajuda internacional.
As notícias têm vindo a ser desmentidas pela Comissão Europeia, França e Alemanha, com o ministro das Finanças germânico, Wolfgang Schäuble, a afirmar mesmo que “não estamos a exercer pressão sobre ninguém mas a defender o euro”.
Contudo, analistas e economistas citados pela Reuters dão conta que “se os ‘spreads’ da dívida portuguesa continuarem a subir, Portugal tem poucas hipóteses de escapara a um resgate”.
Na Alemanha os estão em alta ligeira. A "yield" da dívida a 10 anos sobe 2 pontos base para 2,886%, pelo que o “spread” de Portugal se situa esta manhã nos 408 pontos base.
Na Irlanda a “yield” da dívida a 10 anos recua 12 pontos para 8,94%, sendo que o BCE está também a compara obrigações irlandesas.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Ulisses Pereira Escreveu:Não têm liquidez? As grandes casas internacionais não têm liquidez para isso? Claro que têm.
Eu não estou a dizer se é bom ou mau, mas dizer que os bancos estão a fazer um grande negócio com isto é assumir certezas numa altura em que o risco em Portugal está a um nível como nunca esteve.
Um abraço,
Ulisses
Mas o risco na minha opinião é diminuto...se Portugal não conseguir pagar, apenas tem que pedir ajuda...por isso alguem pagará sempre...
Não têm liquidez? As grandes casas internacionais não têm liquidez para isso? Claro que têm.
Eu não estou a dizer se é bom ou mau, mas dizer que os bancos estão a fazer um grande negócio com isto é assumir certezas numa altura em que o risco em Portugal está a um nível como nunca esteve.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:augusto, deram-me a mesma resposta há meio ano atrás! E se fosse um negócio tão seguro e bom, por que é que não estava o mundo inteiro a comprar a nossa dívida?
Mas a procura não tem superado sempre a oferta??...por isso mesmo não dá para todos...depois tem que haver especulação para os juros aumentarem...e muitos mesmo que queiram não têm liquidez...
Ulisses Pereira Escreveu:E a compra da dívida pública portugues aé bom negócio? Vamos ver. Quando as yields estavam 30% abaixo do que estão hoje já se dizia que sim...
Um abraço,
Ulisses
Mas porquê, achas que não??...por isso é que eles preferem emprestar ao estado...é mais rentavél, e mais seguro, do que emprestar ao particular...

Ainda hoje vindo de uma pessoa que ocupa um cargo com algum relevo numa instituição bancária portuguesa, me disse que esta situação da divida publica de Portugal, que estava a ser um grande negocio para os bancos portugueses...que cerca de 40% da divida era comprada pelos bancos portugueses... 

Atomez Escreveu:Parabolic Escreveu:Caro epedro,
Veja o que aconteceu às cotações dos bancos irlandeses antes, durante e após o resgate da Irlanda e terá uma visão aproximada do que poderá acontecer à cotação do BCP...
Não é correcto fazer essa comparação. Há uma grande diferença -- na Irlanda o Estado, em 2008, garantiu a totalidade dos depósitos nos bancos para evitar uma hemorragia enorme de capital estrangeiro. Na altura a coisa resultou mas agora estoirou-lhes a bomba nas mãos porque o Estado vai mesmo ter de cumprir essa promessa e só isso são para aí 20% do PIB...
Cá o Estado só garante 100k€ por cliente por banco, portanto por um lado o Estado não está tão exposto, mas por outro lado os bancos estão muito mais vulneráveis.
100K até ao final deste ano; depois regressamos aos 25k

Parabolic Escreveu:Caro epedro,
Veja o que aconteceu às cotações dos bancos irlandeses antes, durante e após o resgate da Irlanda e terá uma visão aproximada do que poderá acontecer à cotação do BCP...
Não é correcto fazer essa comparação. Há uma grande diferença -- na Irlanda o Estado, em 2008, garantiu a totalidade dos depósitos nos bancos para evitar uma hemorragia enorme de capital estrangeiro. Na altura a coisa resultou mas agora estoirou-lhes a bomba nas mãos porque o Estado vai mesmo ter de cumprir essa promessa e só isso são para aí 20% do PIB...
Cá o Estado só garante 100k€ por cliente por banco, portanto por um lado o Estado não está tão exposto, mas por outro lado os bancos estão muito mais vulneráveis.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Pata-Hari Escreveu:LTCM e como é que saberemos quando é que foram fechadas as posições curtas e as que há abertas?
Os regulamentos da CMVM obrigam a comunicar a constituição (ou cobertura) de posições superiores a 0,25% do capital.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 152 visitantes