Governo aumenta taxas moderadoras na Saúde
Krupper Escreveu:Isso não é propriamente uma novidade. Já desde há muito tempo que se sabia que era preciso o fundo de pensões da PT para cumprir o valor do défice para este ano...
O problema é que mesmo assim pode não chegar... e se chegar será, provavelmente com o adiamento de alguns problemas que serão os submarinos de 2011!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Derrapagem: défice público chega aos 9,4% até Setembro
É mais uma prova da derrapagem orçamental durante este ano: meta do défice para 2010 só será alcançada com recurso ao fundo de pensões da PT
O Estado é o sector da economia com maiores necessidades de financiamento. Prova disso é que o défice das administrações públicas atingiu os 9,4% em Setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
E, embora represente uma ligeira descida face aos 9,5% do final do primeiro semestre, este valor continua a ser claramente acima da meta do défice prevista para o final do ano (de 7,3%) e prometida a Bruxelas e aos mercados financeiros.
Para manter os seus compromissos, o Governo conta com a receita extraordinária do fundo de pensões da Portugal Telecom.
A transferência do fundo do grupo para o Estado permitiu um encaixe de 2,8 mil milhões de euros.
Do lado das famílias, há uma redução da poupança, o que pode ser exemplificado com um maior aumento do consumo face aos rendimentos disponíveis.
As empresas são obrigadas a cortar fortemente no investimento, o que acaba por baixar o recurso à banca, a principal explicação para uma queda no endividamento externo da economia nacional.
in www.agenciafinanceira.iol.pt
É mais uma prova da derrapagem orçamental durante este ano: meta do défice para 2010 só será alcançada com recurso ao fundo de pensões da PT
O Estado é o sector da economia com maiores necessidades de financiamento. Prova disso é que o défice das administrações públicas atingiu os 9,4% em Setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
E, embora represente uma ligeira descida face aos 9,5% do final do primeiro semestre, este valor continua a ser claramente acima da meta do défice prevista para o final do ano (de 7,3%) e prometida a Bruxelas e aos mercados financeiros.
Para manter os seus compromissos, o Governo conta com a receita extraordinária do fundo de pensões da Portugal Telecom.
A transferência do fundo do grupo para o Estado permitiu um encaixe de 2,8 mil milhões de euros.
Do lado das famílias, há uma redução da poupança, o que pode ser exemplificado com um maior aumento do consumo face aos rendimentos disponíveis.
As empresas são obrigadas a cortar fortemente no investimento, o que acaba por baixar o recurso à banca, a principal explicação para uma queda no endividamento externo da economia nacional.
in www.agenciafinanceira.iol.pt
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Mares,
Haver alguns que enganam, é diferente de todos.
De qualquer modo, a questão não é a fraude nas baixas, a questão é que para terem baixa têm de ir ao Centro de Saúde "convencer" o Médico a autorizar a baixa. Assim, recentemente foram detectados 67.000 pessoas que não precisavam de ir ao Centro de Saúde e foram, simples. (pena não haver estatísticas das tentativas falhadas).
O sistema que é referido na notícia é a detecção destes casos, que não está ligado sequer com o Ministério da Saúde (a própria notícia diz isso, fui eu que coloquei o link).
Estes casos não são nos Hospitais, são nos Centros de Saúde, mas se o Médico não concordar, recusa apenas (acho eu, aqui já não posso assegurar, mas nunca li nada que houvesse consequências para estes casos, até porque é uma questão delicada).
Apenas pretendi ilustrar uma parte da realidade, claro que não é a maioria senão já tinha estourado.
Posso-te dar mais um exemplo: na altura das férias é muito comum os internamentos de pessoas de idade aumentar... (pode parecer desumano mas é a realidade, por vezes basta falar com o Porteiro da Urgência).
Haver alguns que enganam, é diferente de todos.
De qualquer modo, a questão não é a fraude nas baixas, a questão é que para terem baixa têm de ir ao Centro de Saúde "convencer" o Médico a autorizar a baixa. Assim, recentemente foram detectados 67.000 pessoas que não precisavam de ir ao Centro de Saúde e foram, simples. (pena não haver estatísticas das tentativas falhadas).
O sistema que é referido na notícia é a detecção destes casos, que não está ligado sequer com o Ministério da Saúde (a própria notícia diz isso, fui eu que coloquei o link).
Estes casos não são nos Hospitais, são nos Centros de Saúde, mas se o Médico não concordar, recusa apenas (acho eu, aqui já não posso assegurar, mas nunca li nada que houvesse consequências para estes casos, até porque é uma questão delicada).
Apenas pretendi ilustrar uma parte da realidade, claro que não é a maioria senão já tinha estourado.
Posso-te dar mais um exemplo: na altura das férias é muito comum os internamentos de pessoas de idade aumentar... (pode parecer desumano mas é a realidade, por vezes basta falar com o Porteiro da Urgência).
- Registado: 14/8/2009 12:27
kknd Escreveu:Mares Escreveu:
É um mau princípio acharmos que andam todos a enganar...
Eu não escrevi isso.Mares Escreveu:Como refere a ministra...se foram identificadas fraudes "é porque o sistema funciona".
Esse sistema não está relacionado com o tópico.Mares Escreveu:
O que é não é bom é colocarmos todo o sistema em causa por uma percentagem pequena de pessoas desonestas.
Eu não coloquei o sistema em causa (taxas moderadoras). Antes pelo contrário.Mares Escreveu:
Desviamos do assunto principal e não se acrescenta muito à discussão.
![]()
Afirmar "As pessoas recorrem porque realmente precisam." entre outros pontos, é que não acrescenta nada ao tópico (aliás acrescenta, uma visão completamente fora da realidade)Mares Escreveu:Qual é a percentagem que correspondem 67 mil fraudes no número total de consultas?
Não sabemos se são 67000 consultas, mas sim 67000 pessoas, pelo que não se conseguirá apurar a percentagem. Fora que para calcular os custos era necessário saber também os MCDTs associados.
Mas mesmo que correspondessem a 67000 consultas, estaríamos a falar no minimo de 2M €, dos quais a maior fatia é paga pelo SNS.
kknd,
"sistema" é o Sistema de Saúde... que tem tudo a vêr com "taxas moderadoras"....
Se referes a notícia que existem "baixas fraudulentas" estás a falar em pessoas que "enganam"...
Se a Ministra refere que " a detectação das fraudes significa que o sistema funciona"... ela está correctíssima.
(por favor, lê de novo a notícia: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1740757 )
Contínuo a achar que "as pessoas vão aos hospitais porque precisam de cuidados de saúde". O papel dos hospitais é atenderem todos, independentemente de qual é o interesse que cada um que lá chega.
Se fôr por fraude, então o hospital passa o seu pareçer para outro sector e os restantes doentes são atendidos...
Mares Escreveu:
Eu não escrevi isso.
Mares Escreveu:Como refere a ministra...se foram identificadas fraudes "é porque o sistema funciona".
Esse sistema não está relacionado com o tópico.
Mares Escreveu:
O que é não é bom é colocarmos todo o sistema em causa por uma percentagem pequena de pessoas desonestas.
Eu não coloquei o sistema em causa (taxas moderadoras). Antes pelo contrário.
Mares Escreveu:

Afirmar "As pessoas recorrem porque realmente precisam." entre outros pontos, é que não acrescenta nada ao tópico (aliás acrescenta, uma visão completamente fora da realidade)
Mares Escreveu:Qual é a percentagem que correspondem 67 mil fraudes no número total de consultas?
Não sabemos se são 67000 consultas, mas sim 67000 pessoas, pelo que não se conseguirá apurar a percentagem. Fora que para calcular os custos era necessário saber também os MCDTs associados.
Mas mesmo que correspondessem a 67000 consultas, estaríamos a falar no minimo de 2M €, dos quais a maior fatia é paga pelo SNS.
Mares Escreveu:é um valor "simbólico" no universo de gastos do sistema...
Se isso custa muito ou se são uns "tostões", isso depende da capacidade que cada cidadão tem para pagar.
O que está errado é excluír-se alguém (mesmo que seja um só) porque não pode pagar pela sua saúde.
A saúde é um bem de todos!!
Mas quem é que se está a excluir? Todos têm acesso, alguns têm é de pagar uma taxa moderadora... que quase aposto terá tendência a aumentar ainda mais!
Quanto ao "simbólico" eu já percebi que é em relação aos gastos totais mas, como já referi lá atrás, neste momento o governo está a ir buscar tudo o que pode, e tudo junto dará alguma ajuda para combater o defice...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Mares Escreveu:Não financia o sistema pois é um valor simbólico...
Valos simbólico que tem vindo a aumentar e provavelmente tenderá a subir ainda mais... chama-lhe o que quiseres!Mares Escreveu:As taxas moderadoras tem outro efeito... e que pode ser uma quebra de princípio e isso é que é muito perigoso!!!
Obviamente... e a quebra desse princípio deveu-se a uma necessidade extrema do país, chegámos a um ponto em que todos os tostões ajudam, na saúde, na educação, na justiça e em tudo onde se puder ir buscar alguma coisa!
abraço
artista
artista,
é um valor "simbólico" no universo de gastos do sistema...
Se isso custa muito ou se são uns "tostões", isso depende da capacidade que cada cidadão tem para pagar.
O que está errado é excluír-se alguém (mesmo que seja um só) porque não pode pagar pela sua saúde.
A saúde é um bem de todos!!
Elias Escreveu:Mares Escreveu:As taxas moderadoras não diminuíu o uso dos serviços,... pois é um serviço essencial... As pessoas recorrem porque realmente precisam.
Então se não diminuiu então é porque a introdução da taxa não teve qualquer efeito de afastar os indesejáveis. Daqui se prova que não são realmente necessárias.
Tens de transmitir isso a quem justifica sendo essa a razão....
kknd Escreveu:Já foram descritas atrás situações que contrariam esta ideia, que está incorrecta.
Basta ver que recentemente foram canceladas baixas fraudulentas http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1740757
Só aqui existem 67000 pessoas que se deslocaram ao Centro de Saúde indevidamente.
Fora aqueles que tentam atirar o barro à parede e que o Médico recusa.
Outro exemplo: o dia da semana em que há mais urgências é a 2ª feira. Porquê? Muitos não lhes apetece trabalhar depois do fds e vão à Urgência para ter a declaração de presença.
Preciso de dizer em que dias da semana há menos urgências? (ao fim de semana as pessoas são mais saudáveis...)
Isto só para constatar o mais óbvio...Mares Escreveu:As pessoas recorrem porque realmente precisam.
Como refere a ministra...se foram identificadas fraudes "é porque o sistema funciona".
Qual é a percentagem que correspondem 67 mil fraudes no número total de consultas?
kknd Escreveu:Outro exemplo: o dia da semana em que há mais urgências é a 2ª feira. Porquê? Muitos não lhes apetece trabalhar depois do fds e vão à Urgência para ter a declaração de presença.
Preciso de dizer em que dias da semana há menos urgências? (ao fim de semana as pessoas são mais saudáveis...)
Penso que a análise do assunto é mais complexa do que tu fazes crer... também poderá acontecer que as pessoas aguentem o fim-de-semana à para ver se melhoram e só no início da semana, quando verificam que não estão em condições de trabalhar, recorram aos hospitais... raramente falto, a única vez em que faltei no último ano foi realmente a uma segunda-feira e foi exactamente o que descrevi que me aconteceu!
abraço
artista
Mares Escreveu:As taxas moderadoras não diminuíu o uso dos serviços,... pois é um serviço essencial... As pessoas recorrem porque realmente precisam.
Então se não diminuiu então é porque a introdução da taxa não teve qualquer efeito de afastar os indesejáveis. Daqui se prova que não são realmente necessárias.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Já foram descritas atrás situações que contrariam esta ideia, que está incorrecta.
Basta ver que recentemente foram canceladas baixas fraudulentas http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1740757
Só aqui existem 67000 pessoas que se deslocaram ao Centro de Saúde indevidamente.
Outro exemplo: o dia da semana em que há mais urgências é a 2ª feira. Porquê? Muitos não lhes apetece trabalhar depois do fds e vão à Urgência para ter a declaração de presença.
Isto só para constatar o mais óbvio...
Isto só para constatar o mais óbvio...
Mares Escreveu:As pessoas recorrem porque realmente precisam.
Mares Escreveu:Não financia o sistema pois é um valor simbólico...
Valos simbólico que tem vindo a aumentar e provavelmente tenderá a subir ainda mais... chama-lhe o que quiseres!
Mares Escreveu:As taxas moderadoras tem outro efeito... e que pode ser uma quebra de princípio e isso é que é muito perigoso!!!
Obviamente... e a quebra desse princípio deveu-se a uma necessidade extrema do país, chegámos a um ponto em que todos os tostões ajudam, na saúde, na educação, na justiça e em tudo onde se puder ir buscar alguma coisa!
abraço
artista
Elias Escreveu:Mares Escreveu:tu és uma pessoa com sentido crítico e que gosta de fundamentar as suas afirmações (ou pedir isso aos restantes).
Por isso mesmo propunha-te que faças uma pesquisa mostrando que o número de consultas diminuíu com a introdução das taxas moderadoras.
Só assim podemos discutír com factos concretos.Elias Escreveu:Eu não sei se diminuiu ou não diminuiu.
O que eu digo é que se objectivo é moderar o uso e abuso, então essas taxas devem ser transversais. Se o objectivo é financiar, então já pode fazer sentido onerar mais quem mais pode.
Precisamos primeiro saber se diminuíu ou não e depois discutirmos se o que nos "vendem" é verdade ou não.
Se não fôr verdade, então estão a mentir à população!Elias Escreveu:O que para mim não faz sentido é onerar que mais pode e dizer que é para moderar o abuso, quando aqueles que "não podem" pagar têm condições para continuar a abusar.
Não faz qualquer sentido que os "que não podem" fossem para os hospitais abusar dos serviços.
Iríam lá fazer o quê?...Vêr TV, ficarem perto dos aquecedores, conviver, jogar às cartas?
Mares Escreveu:Dizermos que se coloca uma taxa para "evitar abusos" ou que se "penaliza quem compra a passagem nos autocarros para penalizar os turistas..." ...isso não é nada...Elias Escreveu:A Carris é que justificou a introdução dos preços elevados com a maior afluência de turistas.
Como diz o artista, o objectivo é ir buscar dinheiro onde se pode. As justificações só as "compra" quem quiser.
1 abraço,
Elias
Cá estamos de novo... desculpas esfarrapadas... O que eles devêm pensar dos portuguêses quando mentem e apresentam desculpas esfarrapadas?
Deixo um gráfico com a evolução da taxa dos serviços de saúde (consultas, internamentos e urgências, por mil habitantes), entre 1990 e 2009.
(fonte: http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=4)
Podemos observar um contínuo aumento nas consultas; as urgências e internamentos praticamente estáveis.
As taxas moderadoras não diminuíu o uso dos serviços,... pois é um serviço essencial... As pessoas recorrem porque realmente precisam.
Não financia o sistema pois é um valor simbólico... O problema está em que o sistema está altamente desaproveitado, mal gerído...
As taxas moderadoras tem outro efeito... e que pode ser uma quebra de princípio e isso é que é muito perigoso!!!
- Anexos
-
- Utilizacao_Servicos_saude_Portugal.png (26.56 KiB) Visualizado 2091 vezes
Mares Escreveu:tu és uma pessoa com sentido crítico e que gosta de fundamentar as suas afirmações (ou pedir isso aos restantes).
Por isso mesmo propunha-te que faças uma pesquisa mostrando que o número de consultas diminuíu com a introdução das taxas moderadoras.
Só assim podemos discutír com factos concretos.
Eu não sei se diminuiu ou não diminuiu.
O que eu digo é que se objectivo é moderar o uso e abuso, então essas taxas devem ser transversais. Se o objectivo é financiar, então já pode fazer sentido onerar mais quem mais pode.
O que para mim não faz sentido é onerar que mais pode e dizer que é para moderar o abuso, quando aqueles que "não podem" pagar têm condições para continuar a abusar.
Mares Escreveu:Dizermos que se coloca uma taxa para "evitar abusos" ou que se "penaliza quem compra a passagem nos autocarros para penalizar os turistas..." ...isso não é nada...
A Carris é que justificou a introdução dos preços elevados com a maior afluência de turistas.
Como diz o artista, o objectivo é ir buscar dinheiro onde se pode. As justificações só as "compra" quem quiser.
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Será correcto cobrarem-se taxas de quem ganha acima de um salário mínimo (€450,00)?
Será que a aplicação de taxas apenas a quem ganha acima de determinado valor (e que tende a ir mais ao privado) resolve o alegado problema de haver quem abuse do sistema?
Ou por outra, havendo isenções não continua a haver margem para abusadores?
Elias,
tu és uma pessoa com sentido crítico e que gosta de fundamentar as suas afirmações (ou pedir isso aos restantes).
Só assim podemos discutír com factos concretos.
Dizermos que se coloca uma taxa para "evitar abusos" ou que se "penaliza quem compra a passagem nos autocarros para penalizar os turistas..." ...isso não é nada...
O objectivo das taxas moderadoras consiste em moderar, racionalizar e regular o acesso às prestações de saúde, bem como reforçar o princípio da justiça social no âmbito do SNS.
http://www.portaldasaude.pt/portal/cont ... adoras.htm
- Registado: 10/10/2003 10:04
Elias Escreveu:kknd Escreveu:Notem também que desde 2003, apenas em 2010 não houve revisão dos preços das taxas moderadoras e esta em particular está em linha com o que tem sido feito.
As grandes novidades são o fim de algumas isenções e, quem não pagar após 10 dias da notificação, pagará a taxa vezes 5 (nunca inferior a 100€).
Claro que aqui já estamos a falar de financiamento...
Agora estão todos teimosos

Ainda assim, tendo em conta a percentagem do que é arrecadado em relação às necessidades penso que fará mais sentido falar-se em moderação... por outro lado parece-me que os montantes conseguidos com estas taxas moderadoras e outros custos que irão ser cobrados, vai crescer e tenderá a aumentar ainda mais no futuro, tenho dúvidas que não possam também ser considerados como um financiamento!
abraços
artista
Mares Escreveu:Será correcto cobrarem-se taxas de quem ganha acima de um salário mínimo (€450,00)?
Será que a aplicação de taxas apenas a quem ganha acima de determinado valor (e que tende a ir mais ao privado) resolve o alegado problema de haver quem abuse do sistema?
Ou por outra, havendo isenções não continua a haver margem para abusadores?
A linha de pobreza estava em €414/mês (valores de 2008).
Será correcto cobrarem-se taxas de quem ganha acima de um salário mínimo (€450,00)?
Fonte: "Sobre a pobreza, as desigualdades e a privação material em Portugal", pg.52, INE, 2010.
Será correcto cobrarem-se taxas de quem ganha acima de um salário mínimo (€450,00)?
Fonte: "Sobre a pobreza, as desigualdades e a privação material em Portugal", pg.52, INE, 2010.
- Anexos
-
- Risco_pobreza_pg52.png (55.29 KiB) Visualizado 2126 vezes
Que existem muitas isenções existem (o valor isento deverá andar por 2,5 vezes o valor cobrado).
Mas ainda assim não seria financiamento (o Marco António já explorou bem esta questão).
Relativamente ao agravamento da taxa em caso não pagamento, há duas soluções: ou se recusa atender os Pacientes que têm taxas em dívida ou opta-se por soluções alternativas. Esta é uma solução alternativa (outra é o contencioso mas aí já depende de Hospital para Hospital). Ou seja, é uma forma de incentivar o pagamento (continua a não ser financiamento, na minha opinião). Porque para além dos valores pagos e isentos, existem ainda verbas não cobradas, se bem que com menos expressão.
Mas ainda assim não seria financiamento (o Marco António já explorou bem esta questão).
Relativamente ao agravamento da taxa em caso não pagamento, há duas soluções: ou se recusa atender os Pacientes que têm taxas em dívida ou opta-se por soluções alternativas. Esta é uma solução alternativa (outra é o contencioso mas aí já depende de Hospital para Hospital). Ou seja, é uma forma de incentivar o pagamento (continua a não ser financiamento, na minha opinião). Porque para além dos valores pagos e isentos, existem ainda verbas não cobradas, se bem que com menos expressão.
Elias Escreveu:Claro que aqui já estamos a falar de financiamento...
Elias Escreveu:kknd Escreveu:Notem também que desde 2003, apenas em 2010 não houve revisão dos preços das taxas moderadoras e esta em particular está em linha com o que tem sido feito.
As grandes novidades são o fim de algumas isenções e, quem não pagar após 10 dias da notificação, pagará a taxa vezes 5 (nunca inferior a 100€).
E porque não falar na redução dos custos...?
kknd Escreveu:Notem também que desde 2003, apenas em 2010 não houve revisão dos preços das taxas moderadoras e esta em particular está em linha com o que tem sido feito.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, PiFer, trilhos2006 e 330 visitantes