Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cardos » 9/12/2010 23:46

Boa noite,

Caro Seaman, poderás fazer um "update" gráfico a este título?

Parece-me que o estocástico está a dar sinal de inversão de tendência, correcto?

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por am6903 » 8/12/2010 10:56

Ulisses,

Concordo com a tua análise, aliás quem sou eu para questionar a leitura de quem anda nestas lides à bastante tempo. Grosso modo, acredito que podem existir muitas razões para justificar e nunca se sabem as razões subjacentes a quem vende.
O que pretendia salientar e, se calhar indevidamente, coloco na box da “manipulação” alguns aproveitamentos de alguns players do mercado em momentos de enorme volatilidade. Estou certo que o short selling, nos momentos instáveis em que vivemos, tem terreno fértil e são indutores de enorme volatilidade nos títulos já de si sob pressão, sobretudo na nossa bolsa com pouca liquidez. Estes momentos, na minha modesta opinião, são desequilibradores a favor dos que estão no mercado a curto-prazo (legitimamente), em detrimento de posições de médio e longo prazo.
Como sempre deparamo-nos no conceito, muitas vezes utópico, de que o mercado é eficiente, quando sabemos bem que esse postulado raramente se aplica, logo toda a análise das condicionantes que podem afectar o desempenho do título perdem sentido.
Resumindo, não posso concordar mais na tua velha máxima que não interessa ter razão, mas o importante é ganhar dinheiro.

Ulisses Pereira Escreveu:am, o que acho é que a maior parte dos investidores e analistas têm a mania de justificar todos os movimentos dos títulos. Se há um vendedor forte do BES por que raio havemos de nós de dizer que o BES se deveria comportar de outra forma? Se alguém está a vender porque precisa de liquidez, porque teme o futuro do Banco, porque quer ir investir para outra paragem, porque está a chover ou por outra razão qualquer, nós não sabemos. Claro que é fácil arranjarmos 1001 argumentos, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo a motivação de quem vende.

Claro que, de vez em quando, há manipulação no mercado. Mas será 1% das vezes em que se diz que há. Não basta que um título não siga o rumo que esperamos que nos faz dizer que há manipulação. Terá que haver alguma indicação clara pois, caso contrário, estamos simplesmente a justificar desta forma um movimento que não entendemos.

Um abraço,
Ulisses
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

Re: BES

por rasteiro » 7/12/2010 19:21

Se o Rasteiro estivesse rico, não andava a perder o seu tempo na bolsa, em que muitos dias só dá para enervar.
Mas é o vicio.... 8-) 8-)
Quanto á noticia, que passas a citar é vém provável que a banca no seu geral dé um pulito amanhã.
bem vou dar uma corridita com um grupo de amigos, para acalmar o STRESS.

Abraçps

Clinico Escreveu:Ilustre, se eu fizesse sempre como o Rasteiro hoje estava rico :lol: .

Por acaso não pus stops e a posição é pequena na carteira (15%), estando o grosso na PT.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=457667
Olhem a noticia grossa do Negocios

(ai o soninho "gostoso" do Trichet... :lol: )

Abraços
Clinico

Registado: 29/11/2007 12:24

BES

por Clinico » 7/12/2010 19:16

Ilustre, se eu fizesse sempre como o Rasteiro hoje estava rico :lol: .

Por acaso não pus stops e a posição é pequena na carteira (15%), estando o grosso na PT.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=457667
Olhem a noticia grossa do Negocios

(ai o soninho "gostoso" do Trichet... :lol: )

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: BES

por rasteiro » 7/12/2010 19:09

mas não faças como o RASTEIRO :P , que á custa de não colocar stop, ficou encravado quase 1 ano com a zon, a perder rios de dinheiro.
Mas lá recuperou e sai perto dos 4.00€, que era o meu preço médio.
Moral da história.
Usa os stop e deixa os mercados fazerem o resto.

Abraços

Clinico Escreveu:Já há analistas que dizem que a banca podes ser um bom investimento no futuro pelo que é de ir acumulando agora (não sei em que jornal li isto...)

Pessoalmente não acredito na falencia do BES nem de nenhuma dos outros 3 grandes (pequenos) bancos portugueses (BCP; BPI; CGD). Se isso acontecesse, o meu conselho é sair daqui para outro pais qualquer, talvez para a Islandia, que lá vai andando!.

Acredito sim, que poderá haver alguma concentração bancária e deixo o resto á vossa imaginação, salvaguardando o BES, que é de uma família e a CGD, que é do chefe e não a privatiza.

Acreditando nisto, apesar do BES ser um papel "desinteressante" por agora, esteve no seu "fortissimo" suporte e não o quebrou.

Portanto, para o longo prazo, e porque estou farto de me dizer que "se tivesse comprado no suporte há uns anos, hoje tinha feito um grande negócio", entrei quando vos disse.
E porque pode estar a construir uma grande base sólida antes dum arranque (como diria o Ulisses), entrei no papel.

E agora fico á espera.

Abraços
Clinico

BES

por Clinico » 7/12/2010 19:06

Já há analistas que dizem que a banca podes ser um bom investimento no futuro pelo que é de ir acumulando agora (não sei em que jornal li isto...)

Pessoalmente não acredito na falencia do BES nem de nenhuma dos outros 3 grandes (pequenos) bancos portugueses (BCP; BPI; CGD). Se isso acontecesse, o meu conselho é sair daqui para outro pais qualquer, talvez para a Islandia, que lá vai andando!.

Acredito sim, que poderá haver alguma concentração bancária e deixo o resto á vossa imaginação, salvaguardando o BES, que é de uma família e a CGD, que é do chefe e não a privatiza.

Acreditando nisto, apesar do BES ser um papel "desinteressante" por agora, esteve no seu "fortissimo" suporte e não o quebrou.

Portanto, para o longo prazo, e porque estou farto de me dizer que "se tivesse comprado no suporte há uns anos, hoje tinha feito um grande negócio", entrei quando vos disse.
E porque pode estar a construir uma grande base sólida antes dum arranque (como diria o Ulisses), entrei no papel.

E agora fico á espera.

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Ulisses Pereira » 7/12/2010 18:43

am, o que acho é que a maior parte dos investidores e analistas têm a mania de justificar todos os movimentos dos títulos. Se há um vendedor forte do BES por que raio havemos de nós de dizer que o BES se deveria comportar de outra forma? Se alguém está a vender porque precisa de liquidez, porque teme o futuro do Banco, porque quer ir investir para outra paragem, porque está a chover ou por outra razão qualquer, nós não sabemos. Claro que é fácil arranjarmos 1001 argumentos, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo a motivação de quem vende.

Claro que, de vez em quando, há manipulação no mercado. Mas será 1% das vezes em que se diz que há. Não basta que um título não siga o rumo que esperamos que nos faz dizer que há manipulação. Terá que haver alguma indicação clara pois, caso contrário, estamos simplesmente a justificar desta forma um movimento que não entendemos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Krupper » 7/12/2010 18:28

Então a manipulação agora passou do BCP para o BES? Definitivamente a tradição já não é o que era... :P

Registado: 30/9/2010 13:54

por am6903 » 7/12/2010 18:19

Ulisses,

Concordo contigo quando dizes que não se deve andar em contra ciclo com o mercado, já que valor nem sempre se equipara ao preço, ou seja a empresa pode valer muito mais mas o preço que o mercado dita é que deverá ser tido em consideração.
Os aumentos de capital são quase sempre mal recebidos pelo mercado é verdade, no entanto quer no BPI (filha do Presidente de Angola) quer no BES (Silchester International Investors LLP) reforçou para mais de 5%, ou seja, existem accionistas de referência que continuam a querer aumentar a sua participação.
O que entendi por alguns comentários anteriores e, partilho da indignação de alguns, quando se vê o BES a ter um comportamento diferente, para pior, dos seus pares.
Estou certo que não deve ser apenas uma causa que o justifique mas sim, um conjunto de causas e entre elas, não excluo alguma manipulação…
A conjuntura não está favorável, mas o BES tem assumido um comportamento pior que os pares, e se olharmos aos problemas que pairam sobre a banca nacional, penso que está, grosso modo, em melhor posição que os pares
- Detém menos e de menor prazo dívida soberana da Grécia e da Irlanda (BPI está mais exposto à Irlanda);
- Está melhor provisionado para cobranças duvidosas que os pares (especialmente BCP);
- Está mais rentável que os pares;
- Tem índices de incobrabilidade não muito distintos que os demais (BCP está um pouco pior)
- Teve o pior resultado nos stress tests mas como já vimos de pouco valem porque estão assentes em critérios que não são os mais correctos (relembro que Ricardo Salgado aludiu de certa forma a este problema aquando da revelação dos resultados);
- Tem uma grande parte do seu negócio no exterior (Espanha também tem peso mas no geral atendendo aos palops e ao Brasil o peso é reduzido).

Enfim, haveriam também aspectos em que se encontra pior, no entanto, continuo a pensar que o BES tem sido sobre penalizado face aos demais, sem que encontre uma razão racional para além da evidência do comportamento do mercado que é soberano.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 1:52

por Ulisses Pereira » 7/12/2010 16:47

Sim, mas o espectro dos aumentos de capital continua a pairar, apesar dessa boa notícia.

Eu não digo que isso obriga os bancos a cair, mas que acaba por ser um travão às recuperações, não haja dúvida, sobretudo porque isso faz com que investidores de referência que queiram tomar posição pensem duas vezes.

De qualquer das formas, como tenho dito, se a banca começar a mostrar força, esse será um sinal muito mais relevante do que qualquer notícia.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

BES - Quedas sistemáticas

por silva.armando » 7/12/2010 16:20

Boa tarde Ulisses,

Essa notícia de possibilidade de aumento de capital não apareceu antes do BCE garantir financiamento até abril?

As quedas sistematicamente superiores do BES não me parece ter grande fundamento!

Obrigado,

Abraço,
Armando Silva

Registado: 29/11/2007 1:42

Ok....

por rasteiro » 7/12/2010 15:34

tudo bem.
É de notar que não tenho nebhuma participação em nenhum banco neste momento.

abraços

Ulisses Pereira Escreveu:Rasteiro, sempre que as acções não tomam o rumo que achas que deviam tomar, falas logo em grandes a encherem-se e coisas assim. Acredita que isso é uma péssima forma de não aceitarmos que o mercado não se comporta como esperamos.

O espectro dos aumentos de capital torna difícil arranques muito fortes dos Bancos. Mas este argumento não dá jeito. Fica bem mais fácil falar em manipulação. Ora bolas... há 20 anos que as coisas não mudam.

Um abraço,
Ulisses

por Ulisses Pereira » 7/12/2010 15:27

Rasteiro, sempre que as acções não tomam o rumo que achas que deviam tomar, falas logo em grandes a encherem-se e coisas assim. Acredita que isso é uma péssima forma de não aceitarmos que o mercado não se comporta como esperamos.

O espectro dos aumentos de capital torna difícil arranques muito fortes dos Bancos. Mas este argumento não dá jeito. Fica bem mais fácil falar em manipulação. Ora bolas... há 20 anos que as coisas não mudam.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

então o que será?

por rasteiro » 7/12/2010 15:22

que está por de trás de esta descida do BES e BCP.
Os juros a 10anos estiveram a subir 2%, e agora só estão a subir 0.4%.
Antes só se houvia falar nesta menina nos fundos a apostar nela todos os meses, e de um momento para o outro, nunca mais falaram nela.
Devem estar-se a encher delas a estes valores, para depois, começarem a falar dela com prices target malucos.

Abraços

tncm Escreveu:Não percebo porque esta notícia faria mossa na cotação. Pelo que sei a operação foi um sucesso, e o BES acabou por se financiar sem problemas.

por Seaman » 7/12/2010 15:15

Será a história do 7Dez levantamento do dinheiro dos Bancos? :mrgreen:

Certo, certo é que os Bancos não estão a acompanhar o PSI20... :?

Registado: 4/4/2009 0:57

por tncm » 7/12/2010 15:11

Não percebo porque esta notícia faria mossa na cotação. Pelo que sei a operação foi um sucesso, e o BES acabou por se financiar sem problemas.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

Que se passa....

por rasteiro » 7/12/2010 13:59

com esta menina, que hoje está a descer?
Será por causa disto?

BES vende 176 milhões de euros em obrigações perpétuas a clientes.

Abraços

por Seaman » 4/12/2010 19:26

Euroverde,

andei à procura de justificação para uma resistência nos 3€ e não encontro razão nenhuma para esse valor ser considerado como uma resistência.

Junto gráfico semanal onde se pode ver que o suporte actual é nos 2,77€ e, de facto, o BES está a cotar a níveis muito baixos relativamente ao passado do título.
Anexos
BES 04122010.PNG
BES 04122010.PNG (30.59 KiB) Visualizado 6415 vezes

por Seaman » 4/12/2010 17:24

EuroVerde Escreveu:O BES está a bater os minimos e pode não ter força no curto prazo para se levantar verdadeiramente com o vigor para muito lucrarem com esse afrodit.

O meu argumento para a possível lateralização no BES é fazer-se aqui um compasso de espera até melhores dias. Porque apesar da redução do défice ter impacto nas espectativas da nossa banca. O BES é um banco que está já bem internacionalizado e isso devido ao último aumento de capital que provocou uma grande diluição e expanção da actividade. Haverá certamente um compasso de espera por volta deste (2,75 e 3 euros)

Viva!

se assim for até não é mau. Eu se tivesse a certeza que o BES iria estar a lateralizar durante uns meses entre os 2,75 e os 3,00 ganhava de certeza muito dinheiro. É que comprando nos 2,75 e vendendo nos 3,00 várias vezes são ganhos de 10% várias vezes... :idea:

por EuroVerde » 4/12/2010 15:34

O BES está a bater os minimos e pode não ter força no curto prazo para se levantar verdadeiramente com o vigor para muito lucrarem com esse afrodit.

O meu argumento para a possível lateralização no BES é fazer-se aqui um compasso de espera até melhores dias. Porque apesar da redução do défice ter impacto nas espectativas da nossa banca. O BES é um banco que está já bem internacionalizado e isso devido ao último aumento de capital que provocou uma grande diluição e expanção da actividade. Haverá certamente um compasso de espera por volta deste (2,75 e 3 euros)
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (17.53 KiB) Visualizado 3636 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por camaleo » 4/12/2010 0:42

Elias Escreveu:COMUNICAÇÃO DE TRANSACÇÕES DE DIRIGENTES

Nos termos e para os efeitos estabelecidos nos números 1 e 3 do Artigo 248 – B do Código dos Valores Mobiliários e nos números 4 e 8 do Artigo 14º do Regulamento nº 5/2008 da CMVM, vem o Banco Espirito Santo, SA (BES) comunicar que o seu Dirigente Paulo António Estima da Costa Gonçalves Padrão efectuou a seguinte operação sobre acções do BES:
- no dia 3 de Dezembro 2010 adquiriu 2 000 acções, ao preço unitário de € 2,95 na Euronext Lisbon.
Após esta operação o referido dirigente passou a ser detentor de 8.229 acções do BES.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N30986.pdf

Se calhar está a tentar baixar o preço médio :lol: :mrgreen:

Registado: 25/3/2010 21:12

por Seaman » 3/12/2010 19:00

Ena tenho mais acções ( e compradas a menor preço) que esse Dirigente :shock:

Acho que me vou candidatar a algum cargo dirigente no BES :mrgreen:

por Elias » 3/12/2010 18:09

COMUNICAÇÃO DE TRANSACÇÕES DE DIRIGENTES

Nos termos e para os efeitos estabelecidos nos números 1 e 3 do Artigo 248 – B do Código dos Valores Mobiliários e nos números 4 e 8 do Artigo 14º do Regulamento nº 5/2008 da CMVM, vem o Banco Espirito Santo, SA (BES) comunicar que o seu Dirigente Paulo António Estima da Costa Gonçalves Padrão efectuou a seguinte operação sobre acções do BES:
- no dia 3 de Dezembro 2010 adquiriu 2 000 acções, ao preço unitário de € 2,95 na Euronext Lisbon.
Após esta operação o referido dirigente passou a ser detentor de 8.229 acções do BES.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N30986.pdf

Registado: 5/11/2002 12:21

por Cardos » 3/12/2010 18:05

Boa tarde,

O BES anunciou hoje que a Silchester International Investors LLP reforçou para mais de 5% a sua posição no capital do banco.

Fonte: CMVM

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por Seaman » 3/12/2010 17:54

Aqui fica o gráfico actualizado.
Anexos
BES 03122010.PNG
BES 03122010.PNG (37.34 KiB) Visualizado 3982 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado: