Não pagamos !!!
15 mensagens
|Página 1 de 1
Um curioso... Escreveu:Se a tua loja falir apenas tu e a tua família seriam basicamente prejudicados...
Se um banco médio falir, as falências seriam em dominó e em vez de salvar um banco médio terias que salvar vários bancos grandes (grandes para o nosso país, claro) e milhares ou milhões de pessoas seriam afectadas!!!...
Só a familia? E se tiver empregados, e o senhorio da loja, e a empregada de limpeza, a babysiter, o jardineiro, o senhorio de casa, etc.?
A questão é: socorrer um banco que funcionava como uma associação criminosa, em que tudo o que parecia, não era, em que quase tudo era feito de forma ilegal.
4500 ou 3500 ou 2500 milhões de euros é pouco?
Quantas empresas fecharam portas, despediram milhares de trabalhadores (já são mais de 500 mil no desemprego) por não terem uns milhares de euros para pagar à segurança social, ou por terem encomendas mas não terem disponibilidades financeiras para comprar a matéria prima ou porque precisavam de adquirir um novo equipamento e não havia dinheiro? Quantas empresas poderiam estar a laborar com esse dinheiro deitado fora no BPN? Quantas empresas arrastaram estas empresas? Quantos milhares de trabalhadores teriam deixado de perder o seu emprego? Quanto pouparia o estado em subsídios de desemprego?
Onde estão aqueles que constantemente acusavam o estado de se imiscuir na actividade privada. Caladinhos? Não!!! são os que acusam o estado de não os ter controlado.
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
urukai Escreveu:Os EUA deixaram cair bancos...
Se eu tiver uma loja e ela falir, nenhum banco/estado a vai salvar.
Se a tua loja falir apenas tu e a tua família seriam basicamente prejudicados...
Se um banco médio falir, as falências seriam em dominó e em vez de salvar um banco médio terias que salvar vários bancos grandes (grandes para o nosso país, claro) e milhares ou milhões de pessoas seriam afectadas!!!
A falência do Lehman Brothers, custou biliões de dólares ao Tesouro Americano no resgate de outros bancos e seguradoras.
Não ficas mais irritado do que eu, ao ver o dinheiro dos nossos impostos ser gasto desta maneira

E por mais complexos e difíceis de avaliar que sejam os actuais produtos financeiros, esta crise ensinou-nos a todos que o "sistema" não pde ter livre arbítrio e não se pode auto gerir, sem uma apertadíssima supervisão.
Sempre que se fala de BPN só me sai isto:
carrancho Escreveu:O "grande demais para deixar cair", no BPN, é a maior tanga de sempre para deixar 10.000.000 de tanga salvando uns colarinhos de perderem os casacos.
O que tirou o casaco, calsas, camisa... para vestir o fato prisional deve ter um com os bolsos bem recheados à sua espera quando tudo isto passar... ou já tinha metido a boca no trombone com traje da fanfarra e tudo!
O outro vestidinho, sai disto tudo "auréolado" e é premiado com um smoking à la BCE.
Penso que só quando nos tirarem a tanga a gente acaba por perder a vergonha de mostrar os tomates e resolve usá-los!!!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Uma coisa é salvar (nacionalizando a preços de "mercado") um banco, uma empresa que corra o risco de falência por falta de liquidez temporária outra assumir as perdas de uma fraude como o BPN.
Enquanto deu os gestores, os accionistas e os depositantes eram os "maiores". Depois socializou-se as perdas à custa dos "patos"...

Enquanto deu os gestores, os accionistas e os depositantes eram os "maiores". Depois socializou-se as perdas à custa dos "patos"...

- Registado: 4/2/2010 19:57
Alvim... Sem desmerecer da iniciativa de abrires o tópico, deixa que te diga que o teu primeiro post está... como direi... a palavra correcta seria algo tipo "enviesmigalhado"...
Passo a explicar...
Ia começar por dizer "enviezado. Porque parece que se faz questão, e a culpa não é tua, de esquecer que a ajuda do estado Português à banca foi na forma de aval, pelo qual os bancos (os que usaram... o BPI acho que nem isso) pagaram e bem. Não gosto de ouvir demagogia no Outono...
O caso do BPN é a única e grande excepção. Aí podias dizer ao BPN: PAGA MALANDRO!! Só que não ias longe... O que o BPN, com a dimensão que tinha (reforço o "tinha"), tudo o que podia trazer à situação actual do país eram "migalhitas"...
Abraço.

Passo a explicar...
Ia começar por dizer "enviezado. Porque parece que se faz questão, e a culpa não é tua, de esquecer que a ajuda do estado Português à banca foi na forma de aval, pelo qual os bancos (os que usaram... o BPI acho que nem isso) pagaram e bem. Não gosto de ouvir demagogia no Outono...
O caso do BPN é a única e grande excepção. Aí podias dizer ao BPN: PAGA MALANDRO!! Só que não ias longe... O que o BPN, com a dimensão que tinha (reforço o "tinha"), tudo o que podia trazer à situação actual do país eram "migalhitas"...
Abraço.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Essa historia do contagio tb tem muito que se lhe diga, ate porque não havia nenhum problema na banca, até ao dia em que o primeiro "adoeceu"....; no dia seguinte, parecia que a banca estava toda falida. A mesma banca que tinha dado lucros fabulásticos nos ultimos "500 trimestres"....
Ou seja: eu tenho um sector que dá lucros fabulásticos durante "uma vida", e num trimestre como o estado AJUDA... é a desgraça dos coitadinhos.
Ate parecia que o dinheiro tinha evaporado das economias.
Para onde teria ido ele?!!!!!

Ou seja: eu tenho um sector que dá lucros fabulásticos durante "uma vida", e num trimestre como o estado AJUDA... é a desgraça dos coitadinhos.

Ate parecia que o dinheiro tinha evaporado das economias.

1º O Subsidio de desemprego existe e é para ser usado (apesar de eu achar que deverá ser um estimulo à procura de emprego e não o contrário, ou seja um subsidio para coçar a micose como é utilizado).
2º Os 2.500 milhões de Euros empatados no BPN permitiam pagar muitos anos de subsidio de desemprego aos cerca de 2000 trabalhadores do BPN que certamente seria absorvidos pelos outros bancos/empresas.
3º O contágio dos outros bancos era um risco que teria de ser corrido.
2º Os 2.500 milhões de Euros empatados no BPN permitiam pagar muitos anos de subsidio de desemprego aos cerca de 2000 trabalhadores do BPN que certamente seria absorvidos pelos outros bancos/empresas.
3º O contágio dos outros bancos era um risco que teria de ser corrido.
Eu por mim tinha deixado o BPN afundar...
Esta coisa do salvar empresas em livre concorrência do mercado deturpa a essência de uma economia livre.
E o que fazias aos empregados todos do banco? Iam pro fundo de desemprego?
Não punhas dinheiro no bpn por um lado, mas dp levavas a factura em mais dinheiro no fundo de desemprego.
Alem disso, a falencia do bpn iria levar a muita gente, mas mesmo muita gente a correr aos bancos, para levantar o dinheiro.
Eu lembro-me que alem do bpn falou-se de outros 2, 3 bancos que estariam fragilizados.
- Registado: 18/9/2010 12:14
Eu por mim tinha deixado o BPN afundar...
Esta coisa do salvar empresas em livre concorrência do mercado deturpa a essência de uma economia livre.
Salvar empresas ainda compreendo (a muito custo). O que eu nao compreendo, é porque a justiça NAO funciona e nunca a culpados ou mesmo uma responsabilidade directamente aplicavel.
urukai Escreveu:A dívida que estamos a contrair não é aos bancos que resgatámos.
Exemplo: Resgatámos o BPN e estamos a contrair dívida ao BCP (exemplo), a fundos soberanos de outros países, a Fundos de Investimentos Estrangeiros etc...
Ou seja, como podemos dizer a X que não lhe vamos pagar porque estamos a usar esse dinheiro por ter salvo Y cuja única semelhança com X é serem letras do alfabeto?
ps- para além disso não estamos apenas a contrair dívida por causa do resgate aos bancos (no caso português nem é a principal razão, penso eu). Ainda a semana passada foram 250 milhões para os estragos do temporal da Madeira!
Isto funciona em bola de neve; Se nao fosse assim, tinha-se deixado cair 2 ou 3 bancos e ponto final.O problema é que todos fazem parte da mesma bola.
ou seja, nao há inocentes.
Mas curiosamente isto tb levanta outro problema; Quando se faz um emprestimo há garantias e seguros....; que tambem nunca ouvi serem accionados; Mas que sao pagos .... la isso sao.
A dívida que estamos a contrair não é aos bancos que resgatámos.
Exemplo: Resgatámos o BPN e estamos a contrair dívida ao BCP (exemplo), a fundos soberanos de outros países, a Fundos de Investimentos Estrangeiros etc...
Ou seja, como podemos dizer a X que não lhe vamos pagar porque estamos a usar esse dinheiro por ter salvo Y cuja única semelhança com X é serem letras do alfabeto?
ps- para além disso não estamos apenas a contrair dívida por causa do resgate aos bancos (no caso português nem é a principal razão, penso eu). Ainda a semana passada foram 250 milhões para os estragos do temporal da Madeira!

Não pagamos !!!
Eu gostaria de levantar aqui um tema de discussao, que penso nunca ter ouvido falar.
Há 2 anos, os estados (inclusive o portugues, foram-se endividar; e sublinho ENDIVIDAR, para salvar bancos.
Muitos bancos foram salvos .... a bem das naçoes.
Dois anos passados, os estados estão "á rasca" e o contribuinte, é outra vez chamado, a pagar as asneiras banca/estado vs estado/banca.
Não seria de bom tom, os estados dizerem á banca... ESPEREM; ou NAO PAGAMOS !!! Há 2 anos vcs foram ajudados, agora é hora de vcs ajudarem!!!!
Tirando a parte injenua..., o que é certo, é que o contribuinte vai pagar a Re-capitalizaçao da banca + JUROS, desse dinheiro emprestado; Ou seja... quem está em divida para alguem, é a banca para com os estados!!!
Friso pois, que há aqui muito dinheiro+Juro a ser pago .... A BANCOS, para salvar BANCOS, tendo como intremediario um estado (contribuinte) que deve a bancos, porque esteve a ajudar a Banca.
E que tal um ESPEREM ou NAO PAGAMOS !!
Há 2 anos, os estados (inclusive o portugues, foram-se endividar; e sublinho ENDIVIDAR, para salvar bancos.
Muitos bancos foram salvos .... a bem das naçoes.
Dois anos passados, os estados estão "á rasca" e o contribuinte, é outra vez chamado, a pagar as asneiras banca/estado vs estado/banca.
Não seria de bom tom, os estados dizerem á banca... ESPEREM; ou NAO PAGAMOS !!! Há 2 anos vcs foram ajudados, agora é hora de vcs ajudarem!!!!
Tirando a parte injenua..., o que é certo, é que o contribuinte vai pagar a Re-capitalizaçao da banca + JUROS, desse dinheiro emprestado; Ou seja... quem está em divida para alguem, é a banca para com os estados!!!

Friso pois, que há aqui muito dinheiro+Juro a ser pago .... A BANCOS, para salvar BANCOS, tendo como intremediario um estado (contribuinte) que deve a bancos, porque esteve a ajudar a Banca.
E que tal um ESPEREM ou NAO PAGAMOS !!
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: lito e 187 visitantes