Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não pagamos !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mcmad » 24/11/2010 1:34

Respondendo diretamente á pergunta do tópico, não pagamos porque não temos cacau, é óbvio que algures no futuro Portugal vai deixar de cumprir compromissos de pagamento de dívida..
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por e-finance » 24/11/2010 0:39

Onde anda o dinheiro? Porque não se aperta com o oliveira e costa? Ao madoff até os sapatos venderam. Que se lixe o Povo paga tudo, como sempre.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por LOAMIL » 24/11/2010 0:26

Um curioso... Escreveu:Se a tua loja falir apenas tu e a tua família seriam basicamente prejudicados...
Se um banco médio falir, as falências seriam em dominó e em vez de salvar um banco médio terias que salvar vários bancos grandes (grandes para o nosso país, claro) e milhares ou milhões de pessoas seriam afectadas!!!...

Só a familia? E se tiver empregados, e o senhorio da loja, e a empregada de limpeza, a babysiter, o jardineiro, o senhorio de casa, etc.?

A questão é: socorrer um banco que funcionava como uma associação criminosa, em que tudo o que parecia, não era, em que quase tudo era feito de forma ilegal.

4500 ou 3500 ou 2500 milhões de euros é pouco?

Quantas empresas fecharam portas, despediram milhares de trabalhadores (já são mais de 500 mil no desemprego) por não terem uns milhares de euros para pagar à segurança social, ou por terem encomendas mas não terem disponibilidades financeiras para comprar a matéria prima ou porque precisavam de adquirir um novo equipamento e não havia dinheiro? Quantas empresas poderiam estar a laborar com esse dinheiro deitado fora no BPN? Quantas empresas arrastaram estas empresas? Quantos milhares de trabalhadores teriam deixado de perder o seu emprego? Quanto pouparia o estado em subsídios de desemprego?

Onde estão aqueles que constantemente acusavam o estado de se imiscuir na actividade privada. Caladinhos? Não!!! são os que acusam o estado de não os ter controlado.

ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por Um curioso... » 23/11/2010 22:15

urukai Escreveu:Os EUA deixaram cair bancos...

Se eu tiver uma loja e ela falir, nenhum banco/estado a vai salvar.

Se a tua loja falir apenas tu e a tua família seriam basicamente prejudicados...
Se um banco médio falir, as falências seriam em dominó e em vez de salvar um banco médio terias que salvar vários bancos grandes (grandes para o nosso país, claro) e milhares ou milhões de pessoas seriam afectadas!!!

A falência do Lehman Brothers, custou biliões de dólares ao Tesouro Americano no resgate de outros bancos e seguradoras.

Não ficas mais irritado do que eu, ao ver o dinheiro dos nossos impostos ser gasto desta maneira :evil:
E por mais complexos e difíceis de avaliar que sejam os actuais produtos financeiros, esta crise ensinou-nos a todos que o "sistema" não pde ter livre arbítrio e não se pode auto gerir, sem uma apertadíssima supervisão.

Registado: 29/11/2007 14:04

por carrancho » 23/11/2010 21:41

Sempre que se fala de BPN só me sai isto:

carrancho Escreveu:O "grande demais para deixar cair", no BPN, é a maior tanga de sempre para deixar 10.000.000 de tanga salvando uns colarinhos de perderem os casacos.

O que tirou o casaco, calsas, camisa... para vestir o fato prisional deve ter um com os bolsos bem recheados à sua espera quando tudo isto passar... ou já tinha metido a boca no trombone com traje da fanfarra e tudo!

O outro vestidinho, sai disto tudo "auréolado" e é premiado com um smoking à la BCE.

Penso que só quando nos tirarem a tanga a gente acaba por perder a vergonha de mostrar os tomates e resolve usá-los!!!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por amsfsma » 23/11/2010 20:47

Uma coisa é salvar (nacionalizando a preços de "mercado") um banco, uma empresa que corra o risco de falência por falta de liquidez temporária outra assumir as perdas de uma fraude como o BPN.

Enquanto deu os gestores, os accionistas e os depositantes eram os "maiores". Depois socializou-se as perdas à custa dos "patos"...
:evil:

Registado: 4/2/2010 19:57

por Quimporta » 23/11/2010 20:32

Alvim... Sem desmerecer da iniciativa de abrires o tópico, deixa que te diga que o teu primeiro post está... como direi... a palavra correcta seria algo tipo "enviesmigalhado"... :)

Passo a explicar...
Ia começar por dizer "enviezado. Porque parece que se faz questão, e a culpa não é tua, de esquecer que a ajuda do estado Português à banca foi na forma de aval, pelo qual os bancos (os que usaram... o BPI acho que nem isso) pagaram e bem. Não gosto de ouvir demagogia no Outono...

O caso do BPN é a única e grande excepção. Aí podias dizer ao BPN: PAGA MALANDRO!! Só que não ias longe... O que o BPN, com a dimensão que tinha (reforço o "tinha"), tudo o que podia trazer à situação actual do país eram "migalhitas"...

Abraço.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por alvim » 23/11/2010 16:45

Essa historia do contagio tb tem muito que se lhe diga, ate porque não havia nenhum problema na banca, até ao dia em que o primeiro "adoeceu"....; no dia seguinte, parecia que a banca estava toda falida. A mesma banca que tinha dado lucros fabulásticos nos ultimos "500 trimestres"....

Ou seja: eu tenho um sector que dá lucros fabulásticos durante "uma vida", e num trimestre como o estado AJUDA... é a desgraça dos coitadinhos. :lol:

Ate parecia que o dinheiro tinha evaporado das economias. :? Para onde teria ido ele?!!!!!
:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 1:52

por urukai » 23/11/2010 16:26

1º O Subsidio de desemprego existe e é para ser usado (apesar de eu achar que deverá ser um estimulo à procura de emprego e não o contrário, ou seja um subsidio para coçar a micose como é utilizado).

2º Os 2.500 milhões de Euros empatados no BPN permitiam pagar muitos anos de subsidio de desemprego aos cerca de 2000 trabalhadores do BPN que certamente seria absorvidos pelos outros bancos/empresas.

3º O contágio dos outros bancos era um risco que teria de ser corrido.

Registado: 11/5/2007 14:09

por kanes » 23/11/2010 16:21

Eu por mim tinha deixado o BPN afundar...

Esta coisa do salvar empresas em livre concorrência do mercado deturpa a essência de uma economia livre.

E o que fazias aos empregados todos do banco? Iam pro fundo de desemprego?

Não punhas dinheiro no bpn por um lado, mas dp levavas a factura em mais dinheiro no fundo de desemprego.
Alem disso, a falencia do bpn iria levar a muita gente, mas mesmo muita gente a correr aos bancos, para levantar o dinheiro.
Eu lembro-me que alem do bpn falou-se de outros 2, 3 bancos que estariam fragilizados.

Registado: 18/9/2010 12:14

por alvim » 23/11/2010 16:20

Esta coisa do salvar empresas em livre concorrência do mercado deturpa a essência de uma economia livre.

Salvar empresas ainda compreendo (a muito custo). O que eu nao compreendo, é porque a justiça NAO funciona e nunca a culpados ou mesmo uma responsabilidade directamente aplicavel.

por urukai » 23/11/2010 16:13

Os EUA deixaram cair bancos...

por alvim » 23/11/2010 16:09

urukai Escreveu:A dívida que estamos a contrair não é aos bancos que resgatámos.

Exemplo: Resgatámos o BPN e estamos a contrair dívida ao BCP (exemplo), a fundos soberanos de outros países, a Fundos de Investimentos Estrangeiros etc...

Ou seja, como podemos dizer a X que não lhe vamos pagar porque estamos a usar esse dinheiro por ter salvo Y cuja única semelhança com X é serem letras do alfabeto? :roll:

ps- para além disso não estamos apenas a contrair dívida por causa do resgate aos bancos (no caso português nem é a principal razão, penso eu). Ainda a semana passada foram 250 milhões para os estragos do temporal da Madeira!

Isto funciona em bola de neve; Se nao fosse assim, tinha-se deixado cair 2 ou 3 bancos e ponto final.O problema é que todos fazem parte da mesma bola.
ou seja, nao há inocentes.

Mas curiosamente isto tb levanta outro problema; Quando se faz um emprestimo há garantias e seguros....; que tambem nunca ouvi serem accionados; Mas que sao pagos .... la isso sao.

por urukai » 23/11/2010 16:00

A dívida que estamos a contrair não é aos bancos que resgatámos.

Exemplo: Resgatámos o BPN e estamos a contrair dívida ao BCP (exemplo), a fundos soberanos de outros países, a Fundos de Investimentos Estrangeiros etc...

Ou seja, como podemos dizer a X que não lhe vamos pagar porque estamos a usar esse dinheiro por ter salvo Y cuja única semelhança com X é serem letras do alfabeto? :roll:

ps- para além disso não estamos apenas a contrair dívida por causa do resgate aos bancos (no caso português nem é a principal razão, penso eu). Ainda a semana passada foram 250 milhões para os estragos do temporal da Madeira!

Não pagamos !!!

por alvim » 23/11/2010 15:56

Eu gostaria de levantar aqui um tema de discussao, que penso nunca ter ouvido falar.

Há 2 anos, os estados (inclusive o portugues, foram-se endividar; e sublinho ENDIVIDAR, para salvar bancos.
Muitos bancos foram salvos .... a bem das naçoes.

Dois anos passados, os estados estão "á rasca" e o contribuinte, é outra vez chamado, a pagar as asneiras banca/estado vs estado/banca.

Não seria de bom tom, os estados dizerem á banca... ESPEREM; ou NAO PAGAMOS !!! Há 2 anos vcs foram ajudados, agora é hora de vcs ajudarem!!!!

Tirando a parte injenua..., o que é certo, é que o contribuinte vai pagar a Re-capitalizaçao da banca + JUROS, desse dinheiro emprestado; Ou seja... quem está em divida para alguem, é a banca para com os estados!!! :evil:

Friso pois, que há aqui muito dinheiro+Juro a ser pago .... A BANCOS, para salvar BANCOS, tendo como intremediario um estado (contribuinte) que deve a bancos, porque esteve a ajudar a Banca.

E que tal um ESPEREM ou NAO PAGAMOS !!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google Adsense [Bot], icemetal, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2 e 277 visitantes