Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Portugal teve sorte de ter um líder como Sócrates"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/10/2010 7:31

Ok ok. Eu estava a assumir que já sabiamos e admitiamos que um problema existe.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 22/10/2010 6:31

MarcoAntonio Escreveu:O primeiro passo para a resolução de qualquer problema é indentificar a causa primeira do problema...

Aqui discordo de ti, o primeiro passo para a resolução de qualquer problema é reconhecer que ele existe, coisa que facilmente se percebe por muitos comentários colocados aqui no forum ainda está longe de acontecer, só depois vem a identificação da causa. :wink:

Em termos gerais concordo com o teu ponto de vista sobre o assunto, há que mudar mentalidades e isso demora uma geração ou mais.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 22/10/2010 3:00

Mcmad Escreveu:MA,

Parece que tens a ideia que gerir dinheiro publico e igual a privado :shock:

O que eu queria que me explicasses é onde foste buscar essa ideia. Mas antes que expliques o que quer que seja, eu aconselhava-te era a releres o que eu escrevi. Porque é uma leitura completamente equívoca do que está realmente escrito.

E para que não restem dúvidas, podes verificar que eu efectivamente não penso nada disso e que o tenho escrito em diversas instâncias aqui no Forum. Por exemplo, aqui:

(...)

Repara bem, eu nem sequer acho que a qualidade dos políticos se mede meramente pela presença ou não de grandes gestores. A coisa política e a gestão de empresas, embora possa apresentar paralelismos, não são uma e a mesma coisa. Não só entendo que os atributos necessários não têm de ser exactamente os mesmos como não tenho qualquer garantia que a liberdade e funcionalidade para aplicar os atributos disponíveis sejam também os mesmos...

(...)

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... p?p=760472

Também tenho defendido em diversas instâncias que a nossa organização política barra o caminho a pessoas que tenham o espírito e a vocação necessários para liderar portugal de uma forma diferente (mais de acordo com as necessidades efectivas do país). Temos um "sistema político" fechado sobre ele próprio, o que não é mais do que um reflexo da nossa própria organização social. Esse "corporativismo" não está presente só na política, está afinal um pouco por todo o lado e aí também...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Mcmad » 22/10/2010 2:26

MA,

Parece que tens a ideia que gerir dinheiro publico e igual a privado :shock:
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por MarcoAntonio » 22/10/2010 0:22

EALM Escreveu:Ao ler o post que citei dá quase ideia que estamos inevitavelmente condenados à mediocridade.

Só lendo o que não lá está...
:wink:

Não estamos condenados à mediocridade. O que tem faltado - nos mais diversos sectores da sociedade - é a vontade e a capacidade para mudar e deixarmos de ser medíocres.

EALM Escreveu: Pelo contrário, reafirmo o que disse anteriormente. O ponto chave tem que ser a nossa EXIGÊNCIA.

O que implica/requere mudança. Porque o tuga não é exigente...

Bem, é preciso especificar do que estamos a falar: se estamos a falar de gadgets, state-of-the-art em tecnologia e etc o tuga sabe ser muito exigente. Do mais exigente que há. Mas se a matéria é competência, honestidade, etc o tuga é muito pouco exigente pois ele faz essa avaliação segundo os seus próprios padrões!

O que se faz diariamente por esse país fora é considerado escandaloso (e nalguns casos, criminoso até) noutros países desenvolvidos. Portanto, como é que se pode esperar "exigência"...

Só depois de mudarmos todos com um povo!

EALM Escreveu: E com posts a escusar ou "compreender" a mediocridade passa-se a ideia contrária.

Bem, eu aqui perdi-me!

O primeiro passo para a resolução de qualquer problema é indentificar a causa primeira do problema...

EALM Escreveu:Quando algo é MAU muda-se na tentativa de encontrar melhor. Os cobardes assustam-se e não mudam com medo de obter algo pior. O seu castigo é, inevitavelmente, mais tarde terem MESMO algo pior.

Claro que a cobardia não resolve coisa nenhuma!

Há que ser corajoso e assumir o problema e dizê-lo com todas as letras. Só quando o tuga se passar a sentir mal consigo próprio, sentir a necessidade interior de mudar, é que as coisas mudam de facto para melhor. Até lá é preciso esquentar-lhe os ouvidos até ele perceber a realidade (porque de paninhos quentes e de "está tudo bem, nós somos muito competentes e capazes e a culpa não é nosso, os outros é que são maus para nós" é cantiga - aliás, dava quase para letra de uma canção da eurovisão - que se anda a ouvir há coisa de uma década).

Pois, eu sei que isto é muito desagradável, custa a ouvir e é sempre tremendamente mais fácil - ao ponto de já se ter tornado um desporto nacional - apontar o dedo e dizer que a culpa é deste e daquele!
Imagem

Administrador Fórum

por EALM » 22/10/2010 0:01

MarcoAntonio Escreveu:

Bom, quanto à governação, o que é que se pode esperar ao certo de um governo composto por portugueses?

Eu já trabalhei numa empresa portuguesa, composta por portugueses e de grande sucesso.

- É uma excepção, dirão vocês.
- Conheço muitas excepções destas, respondo eu. E mais, digo o seguinte:

- Espero, EXIJO até, que o Governo da minha Pátria seja, na medida do possível, exemplo de excepção.

Ao ler o post que citei dá quase ideia que estamos inevitavelmente condenados à mediocridade. Pelo contrário, reafirmo o que disse anteriormente. O ponto chave tem que ser a nossa EXIGÊNCIA. E com posts a escusar ou "compreender" a mediocridade passa-se a ideia contrária.

Quando algo é MAU muda-se na tentativa de encontrar melhor. Os cobardes assustam-se e não mudam com medo de obter algo pior. O seu castigo é, inevitavelmente, mais tarde terem MESMO algo pior.

Registado: 1/5/2008 2:21

por MarcoAntonio » 21/10/2010 22:41

marath Escreveu:já o disse neste forum, os nossos políticos são todos muito fracos, (...)

Assim como os portugueses em geral...

marath Escreveu:(...) já a Ferreira Leite lhe pedia para falar verdade ao país.

Eu também queria que os mecânicos, administradores de condomínios e pessoas que prestam serviços nos condomínios, electricistas, restaurantes e cafés, empregados de cafés face ao que auferem em gorjetas e empresários dos mais diversos sectores de actividade, etc, etc, etc, etc, etc falassem verdade sobre os bens e serviços que vendem e prestam, sobre o que realizam e contribuissem de acordo com a verdade.

Mas oh oh vai lá vai...

Bom, quanto à governação, o que é que se pode esperar ao certo de um governo composto por portugueses?

marath Escreveu:Sócrates é um artista com uma máquina publicitária muito eficaz, (...)

O tuga é um artista com a mentalidade do desenrascanço, do faz de conta e da aparência exterior enterradas até ao tutano.

marath Escreveu: nada mais do que isso.Se as medidas tivessem sido tomadas quando, por exemplo, a Espanha o fez, os danos orçamentais teriam sido muito menores, nomeadamente ao nível dos juros da divida. por alto arrisco entre 1000 e 1500 milhões de euros de prejuízo causados por mais esta mentira do engenheiro. enfim, mais um teste de inglês, feito por fax, mas muito mais caro. se somarmos este dinheiro à vergonha do bpn temos à volta de 6000 milhões de euros, com mais 2 submarinozinhos, 7000 milhões e vou parar por aqui...pois já vou em mais de 5,5% do pib, daqui a pouco acabo com o deficit e já não há desculpa para roubar o salário ao Povo...

É o governo/estado a endividar-se com submarinos e o tuga a endividar-se com automóveis: um dos maiores parques automóveis per capita da Europa é aqui mesmo, neste país riquíssimo que habitamos que é Portugal. Haa, e também estamos no pelotão da frente em segunda habitação, taxas de telemóveis per capita, banda larga móvel, etc, etc, etc.
Imagem

Administrador Fórum

por marath » 21/10/2010 22:26

helderjsm Escreveu:
varus Escreveu:Deve estar a delirar !!!!

Que bom argumento :wink:

Nesta altura está na moda falar mal dos actuais governantes. Claro que estes jogos de política como refere o Berardo nada têm a ver com o que se passa!?

Desculpa lá ser irónico, mas o que o homem disse eu acho que tem muita razão. A crise Portuguesa abateu-se devido à falta de prevenção de todos os governos anteriores, e não por causa de um só ministro. Quando aconteceu esta crise mundial, Portugal só foi de arrasto e agora que toda a gente se habitou a viver no bem bom há que criticar por este governo ter de fazer cortes mais severos do que os outros que lá estiveram antes.

De qualquer forma o Sócrates também fez asneiras como todos os outros, mas se calhar é preciso pensar que outros poderiam fazer ainda mais asneiras. Não?

já o disse neste forum, os nossos políticos são todos muito fracos, mas pior que o actual 1º ministro nunca vi. Aliás antes da vergonha dos aumentos salariais que fez para ganhar as eleições, já a Ferreira Leite lhe pedia para falar verdade ao país. Sócrates é um artista com uma máquina publicitária muito eficaz, nada mais do que isso.Se as medidas tivessem sido tomadas quando, por exemplo, a Espanha o fez, os danos orçamentais teriam sido muito menores, nomeadamente ao nível dos juros da divida. por alto arrisco entre 1000 e 1500 milhões de euros de prejuízo causados por mais esta mentira do engenheiro. enfim, mais um teste de inglês, feito por fax, mas muito mais caro. se somarmos este dinheiro à vergonha do bpn temos à volta de 6000 milhões de euros, com mais 2 submarinozinhos, 7000 milhões e vou parar por aqui...pois já vou em mais de 5,5% do pib, daqui a pouco acabo com o deficit e já não há desculpa para roubar o salário ao Povo...

Registado: 22/9/2007 13:24

por pepi » 21/10/2010 20:55

‎"Se estamos mesmo destinados a seguir o caminho dos gregos, então comecemos por envenenar o Sócrates!"

Registado: 17/3/2009 14:43

por Zecatreca_1001 » 20/10/2010 14:25

Gtony84 Escreveu:O Joe Berardo pôs pouco tabaco na Mortalha 8-)

:lol: :lol: :lol:
Essa é nova para mim.Concordo.
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Pantone » 20/10/2010 12:24

helderjsm Escreveu:
varus Escreveu:Deve estar a delirar !!!!

Que bom argumento :wink:

Nesta altura está na moda falar mal dos actuais governantes. Claro que estes jogos de política como refere o Berardo nada têm a ver com o que se passa!?

Desculpa lá ser irónico, mas o que o homem disse eu acho que tem muita razão. A crise Portuguesa abateu-se devido à falta de prevenção de todos os governos anteriores, e não por causa de um só ministro. Quando aconteceu esta crise mundial, Portugal só foi de arrasto e agora que toda a gente se habitou a viver no bem bom há que criticar por este governo ter de fazer cortes mais severos do que os outros que lá estiveram antes.

De qualquer forma o Sócrates também fez asneiras como todos os outros, mas se calhar é preciso pensar que outros poderiam fazer ainda mais asneiras. Não?

Por coerência, se a culpa é de todos serem maus, então o actual é mau. Governa há pelo menos 6 anos e teve 4 em maioria absoluta.

Não vejo nada de incoerente portanto em falar mal dos que lá estão, mesmo que se pense que os anteriores também o eram.

Já não acho coerente escusar os actuais governantes com a inação dos anteriores.

O que se critica no actual não são os cortes, que são sobejamente necessários, mas para além das mentiras consecutivas, a falta de previsão, a falta de visão no futuro e a ideia que são feitos porque é obrigado, sem um vislumbre de equidade nem ponderação. O denominador aparentemente é o que tem efeitos imediatos e/ou que não mexa com os interesses do partido.

Não se vê um mínimo de preocupação em crescimento ou em equidade neste OE2011.

Registado: 4/1/2004 22:32

por helderjsm » 20/10/2010 10:14

Elá. Calma ai com os ataques pessoais.
Isso não dá razão a ninguém. Não defendi o Sócrates e muito menos o PS.

Eu apresentei a minha visão e disse que concordava com o Berardo. Agora se querem achar que este governo foi o diabo encarnado de Sócrates tudo bem.

Eu só acho piada que estas coisas são típicas dos ciclos económicos e ninguém quer ver isso. Ouros governantes até deram de frosques. Deixem ir para lá outros e a ver vamos se as coisas vão ser muito diferentes na próxima crise (e ela vem ai apesar de ainda mal termos saído desta).

Parece que já toda a gente se esqueceu que quando o Barroso chegou ao governo disse que afinal a situação do país era pior do que tinha sido pintada e o mesmo fez o Sócrates quando lá chegou. A bomba foi plantada há muitos anos...

E por favor respondam construtivamente porque eu não sou nenhum fanboy e também não gosto de ser tratado como tal...

Registado: 23/10/2009 8:52

por sargotrons » 20/10/2010 1:16

Olha se Portugal tivesse a sorte de calhar um "Cameron"?

Vejam lá os headlines da imprensa:
http://news.google.co.uk/

Ao menos as mudanças acontecem e o Reino tem a capacidade de se adaptar aos acontecimentos, logo os malvados especuladores não especulam que a barraca desaba, apenas abana!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Gtony84 » 20/10/2010 1:05

O Joe Berardo pôs pouco tabaco na Mortalha 8-)

Registado: 29/12/2009 12:44

por Mcmad » 20/10/2010 0:18

Sem duvida que o Berardo tem razão. Não fora o Sócrates e talvez não fossemos tão conhecidos pelos piores motivos, eheh
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por pepi » 19/10/2010 22:43

:mrgreen:
Anexos
68848_110667752328582_100001560730072_75547_7159739_n.jpg
68848_110667752328582_100001560730072_75547_7159739_n.jpg (29.52 KiB) Visualizado 2310 vezes

Registado: 17/3/2009 14:43

por tmits » 19/10/2010 22:42

Como é possivel os valores desta sondagem, pergunto eu, quem é mais parvo o Socrates ou quem vota nele?

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=468215

Registado: 2/5/2008 15:23

Re: "Portugal teve sorte de ter um líder como Sócrates&

por Adam hedge » 19/10/2010 21:37

Fingerspitzengefuhl Escreveu:<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/yAZ6hZPuEdmRoeDgsfkP/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>

:shock:

:-$
Anexos
langar.PNG
langar.PNG (261.55 KiB) Visualizado 2399 vezes
langar.PNG
langar.PNG (261.55 KiB) Visualizado 2422 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Automech » 19/10/2010 21:37

Be Cool Escreveu:
resultante de problemas estruturais que os sucessivos governos (este incluído) não souberam ou não tiveram coragem de resolver.

Acho que é mais a segunda opção. :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Be Cool » 19/10/2010 20:11

AutoMech Escreveu:Mas se olharmos apenas para a dívida publica então o quadro também não mostra tudo Be Cool.

Se tu tiveres duas pessoas. Uma deve 100.000 euros e outra 1.000.000 qual é que está pior ?

Não sabemos. Depende dos rendimentos de cada um.

Neste caso dos países depende do padrão dos crescimentos passados e os projectados para o futuro, além do nível dos défices nos últimos anos e aquilo que se perspectiva para o futuro.

Eu penso que não é por apresentarmos países com dívida publica superior à nossa que podemos concluir que esse não é o nosso problema mais grave.

Pois...acho que vais de encontro ao ponto onde eu quero chegar: o principal problema do País não é propriamente o nível da dívida, mas sim o crescimento débil ano após ano, resultante de problemas estruturais que os sucessivos governos (este incluído) não souberam ou não tiveram coragem de resolver.

Registado: 5/10/2005 18:05

por mfsr1980 » 19/10/2010 19:01

Sócrates é um embuste! Francamente, pasmo como ainda alguém neste forum possa ter dúvidas.

Registado: 3/5/2007 13:55

por MiamiBlue » 19/10/2010 18:10

O caro Joe agradece a quem lhe ajudou, simples.

Quanto à afirmação, José Sócrates está no poder à 5 anos, o PS está no poder em 80% dos últimos 12 anos e José Sócrates foi a eleições à um ano atrás.

Obvio que o país apresenta à décadas problemas estruturais graves, por isso, as fases de crescimento significativo são diminutas nas ultimas 2 décadas.

Mas José Sócrates tem a responsabilidade de 5 anos de governaçãoe a responsabilidade de ter escondido a situação á um ano atrás. Criticou, gozou, troçou de quem dizia que o país estava num caminho de insustentável, e o que sucedeu?? Estámos onde estámos..

José Sócrates mentiu a TODOS os portugueses e foi incompetente a lutar contra a presente situação.

O desnorte e o caos que actualmente existe, deriva em muito a incapacidade deste Governo não ter conseguido descer os gastos publicos. E não desceu, e nem sequer tentou..

Para descer ordenados e aumentar impostos, não é preciso ser minimamente inteligente. Um puto de 13 anos, perante o mesmo problema, fazia exactamente a mesma coisa.

Precisámos de um líder credível, com visão económica e corajoso. Tudo adjectivos que José Sócrates nunca teve..

Registado: 17/10/2010 19:32

por Automech » 19/10/2010 17:58

Mas se olharmos apenas para a dívida publica então o quadro também não mostra tudo Be Cool.

Se tu tiveres duas pessoas. Uma deve 100.000 euros e outra 1.000.000 qual é que está pior ?

Não sabemos. Depende dos rendimentos de cada um.

Neste caso dos países depende do padrão dos crescimentos passados e os projectados para o futuro, além do nível dos défices nos ultimos anos e aquilo que se perspectiva para o futuro.

Eu penso que não é por apresentarmos países com dívida publica superior à nossa que podemos concluir que esse não é o nosso problema mais grave.

por Be Cool » 19/10/2010 17:52

AutoMech Escreveu:Be Cool, falta aí o somatório da dívida total do pais (publica e privada) e os défices da balança comercial, esses sim os causadores deste problema e para o qual não há resolução a curto prazo.

Obrigado pela chamada de atenção, mas não falta nada, pois foi de dívida pública que o Pepi falou e foi a isso que eu respondi.

Abraço

Registado: 5/10/2005 18:05

por Automech » 19/10/2010 17:39

Be Cool, falta aí o somatório da dívida total do pais (publica e privada) e os défices da balança comercial, esses sim os causadores deste problema e para o qual não há resolução a curto prazo.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, darkreflection, Esquinas3, Garfield, Google [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39, trilhos2006, TTM62 e 250 visitantes