4.500.000.000€ Sabem quanto é?
Re: 4.500.000.000€ Sabem quanto é?
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Bem, a melhor forma seria que os consumidores tivessem interesse em pedir sempre recibo. Assim, o Estado poderia criar incentivos para que tal acontecesse, por exemplo permitindo o abate no IRS de certos tipos de despesa por parte dos contribuintes.
Em Itália é obrigatório pedir a factura do restaurante.
Os meus colegas disseram-me que qualquer pessoa pode ser questionada à saída do restaurante e é multada se não tiver a factura. Um dos que estava no grupo já tinha sido inclusivamente "inspeccionado".
Achei aquilo surreal, mas vi que levavam a coisa mesmo muito a sério. E aqueles não são muito de respeitar as regras...
É curioso esse exemplo vindo de Itália, pois é um dos países em que a economia paralela é, supostamente, maior que a nossa.
rmachado Escreveu:Eu pago sempre com MB. Logo menos "fugivel".
Será menos fugível?
Eu tenho ouvido dizer que em muitos restaurantes existem dois aparelhos multibanco que revertem para contas diferentes - um para a conta do restaurante (empresa) e outro para a conta do proprietário...
O que acontece ao dinheiro não sei

mnfv Escreveu:Assim de cor: votar, recolha de assinaturas de movimento de cidadãos, outras formas de pressão sobre os orgãos governativos (PR, PM etc), manifestações (eu sei que dão trabalho e nunca participei numa), revoluções...
bem, revoluções é um bocado antidemocrático.
Quanto às outras formas de pressão, são inconsequentes. Uma petição, por exemplo, pode (se tiver um número mínimo de assinaturas) estar sujeita a discussão obrigatória na AR, mas discussão não obriga a deliberação...
- Registado: 5/11/2002 12:21
carf2007 Escreveu:AutoMech Escreveu:carf2007 Escreveu:
É complicado termos que pagar mais 84€ por uma folha de papel que não serve para nada, nem sequer para limpar o ..,
Carf, não vou comentar o resto porque provavelmente já sabes o que penso![]()
Mas em relação à factura deixa-me só dizer que é importante, não apenas por razões fiscais.
Se não tiveres factura ficas à mercê do construtor (ou do vendedor) se tiveres de pedir uma reparação ao abrigo da garantia.
Se não tiveres factura é possível provar que fizeste a compra (com cheque, transferência bancária) mas dá muito mais trabalho (eu arrisco a dizer que nunca vais conseguir provar nada em tempo útil).
Já tem havido pessoas que 'poupam' no IVA mas depois têm esse problema das garantias.
Sim concordo. mas referia-me a situações em concreto como a descrita. Uma mudança. O serviço acabou, está tudo bem, quero a factura para que ?
É verdade isso da garantia... mas por exemplo numa obra de 10000€ "poupas" até 2100€ se não exisitrem facturas e nem vale a pena te preocupares com a garantia pois com obras... tens outros problemas antes de apelares para a garantia... e olha que eu tenho variados exemplos de pessoas que tiveram imensos problemas.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Re: inspecção
aaugustobb Escreveu:dfviegas Escreveu:Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?
Aposto que num mesmo dia atestou o depósito no algarve e 1/2 hora depois atestou no Porto.
Era despedimento com justa causa e indeminização total dos valores roubados.
Nem era necessario pedir as facturas, bastava verificar os quilometros da viatura, e fazer a media..
Não viram as justificações de um administrados das AP, era um director que se deslocava cerca de 3 vez por semana a vários pontos do pais, inclusive para verificar in-loco se os piquetes estavam a efectuar o serviço correctamente LoL.
Claro que iriam utilizar como justificação que o tal director usava vários carros de serviço, por isso os Km não batiam certo.
- Registado: 29/11/2007 2:53
mfsr1980 Escreveu:Como esta ainda é só a ponta do iceberg, podem contar com o IVA a crescer nos próximos anos até pelo menos os 30%, sendo que depois desse valor o pessoal começe armado em parvo a não querer pagar a crise.
O pessoal anda armado em parvo é agora e vai comendo e calando como é costume, nessa altura já anda mesmo é armado como deve ser e a passar uns quantos a chumbo... Isto há-de ter um limite porque a paciência não é eterna!
Já agora relativamente ao tema da economia paralela, deixem mas é de proteger a ciganada e obriguem-nos a ter uma actividade aberta nas Finanças e a pagar impostos. Além de não merecerem o respeito de ninguém por não respeitarem a sociedade que os acolhe e de se aproveitarem da protecção que lhes dão, são causa de inúmeros problemas, e de mão-de-obra qualificada que contribua com alguma coisa de positivo para o País não têm nada. Não estão cá a fazer nada. É pena é os governantes portugueses não terem tomates como em França...
Tridion Escreveu:7000 € em combustível mesmo que seja a gasolina dá cerca de 5000 litros. Se o carro consumir uns 10 litros isso dá 50 000 quilómetros/ano... por isso ao fim de 3 anos têm que ser trocados, porque 150 mil é aquela altura em que os carros começam a dar problemas...![]()
![]()
Se calhar precisavam mesmo de trocar a frota!
Tenho um familiar que andava de Golf com mais de 400.000 kms, sem problemas.
Paulo Moreira
7000 € em combustível mesmo que seja a gasolina dá cerca de 5000 litros. Se o carro consumir uns 10 litros isso dá 50 000 quilómetros/ano... por isso ao fim de 3 anos têm que ser trocados, porque 150 mil é aquela altura em que os carros começam a dar problemas...

Re: inspecção
dfviegas Escreveu:Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?
Aposto que num mesmo dia atestou o depósito no algarve e 1/2 hora depois atestou no Porto.
Nem era necessario pedir as facturas, bastava verificar os quilometros da viatura, e fazer a media..
- Registado: 29/11/2007 1:39
inspecção
Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?
- Registado: 29/11/2007 2:53
Alladin Broker Escreveu:Vamos fazer um peditório para ajudar Portugal. São só 450€ a cada Português, o que é isso? Será que não há por aí, um banco para abrir uma conta e uma televisão para divulgar, que alinhem nisso?
Abraço
Miserável é não entender o quanto de preocupante é, que isso é impossivel porque existe nos dias de hoje reformas de idosos que nem sequer chegam a 450 euros/mês. E que esse montante também é quase o ordenado de muita gente no nosso país. Onde essas pessoas nunca conseguem poupar para terem um minimo de dignidade.
10milhões de pessoas a contribuir é impossivel.
Porque ninguem fala nos jogadores de futebol, que descontam no máximo 15% para o IRS??
Já sei que alguns vão dizer...Ah muitos ganham pouco, e terminam a carreira cedo.
Mas mesmo esses que ganham ``pouco´´ chegam aos trinta e tal anos, e já ganharam mais que uma grande parte dos portugueses a vida toda.
Já sei que alguns vão dizer...Ah muitos ganham pouco, e terminam a carreira cedo.
Mas mesmo esses que ganham ``pouco´´ chegam aos trinta e tal anos, e já ganharam mais que uma grande parte dos portugueses a vida toda.

- Registado: 29/11/2007 1:39
Sargotronss Escreveu:helderjsm Escreveu:Sargotronss Escreveu:4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.
Isso a ser verdade o governo até estava a fazer um bom trabalho até ao momento em que decidiu ajudar o BPN. Pois isso queria dizer que o nosso buraco seria de apenas 500 milhões (não sei dizer tantos 0's como tu).
Isto tem algum quê de verdade?
http://economia.publico.pt/Noticia/proc ... ra_1457683
Se e' verdade pergunta 'a Cristina e 'a Ana.
Mas isto parece um pouco estranho. Se o BPN é a real razão de um défice tão grande, então porque ninguém fala disso directamente.
AutoMech Escreveu:carf2007 Escreveu:
É complicado termos que pagar mais 84€ por uma folha de papel que não serve para nada, nem sequer para limpar o ..,
Carf, não vou comentar o resto porque provavelmente já sabes o que penso![]()
Mas em relação à factura deixa-me só dizer que é importante, não apenas por razões fiscais.
Se não tiveres factura ficas à mercê do construtor (ou do vendedor) se tiveres de pedir uma reparação ao abrigo da garantia.
Se não tiveres factura é possível provar que fizeste a compra (com cheque, transferência bancária) mas dá muito mais trabalho (eu arrisco a dizer que nunca vais conseguir provar nada em tempo útil).
Já tem havido pessoas que 'poupam' no IVA mas depois têm esse problema das garantias.
Sim concordo. mas referia-me a situações em concreto como a descrita. Uma mudança. O serviço acabou, está tudo bem, quero a factura para que ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
helderjsm Escreveu:Sargotronss Escreveu:4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.
Isso a ser verdade o governo até estava a fazer um bom trabalho até ao momento em que decidiu ajudar o BPN. Pois isso queria dizer que o nosso buraco seria de apenas 500 milhões (não sei dizer tantos 0's como tu).
http://economia.publico.pt/Noticia/proc ... ra_1457683
Se e' verdade pergunta 'a Cristina e 'a Ana.
Não faz mal!...
Sargotronss Escreveu:4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.

Pelo menos qualquer coisita já detectaram que estava mal. Ao cortar na renovação da frota de luxo das Águas de Portugal e as despesas de 7000€ de combustível ao ano dos dirigentes.
Não me interpretem mal acho que as empresas têm o direito de pagar o que quiserem aos seus funcionários, mas não quando essas empresas são do estado ou quando o despesismo puder levar as empresas à falência.
Sempre me perguntei como é que todos os dias passam por mim novos carros topo de gama, e se teríamos assim tanta gente rica em Portugal. Se calhar não...
Não me interpretem mal acho que as empresas têm o direito de pagar o que quiserem aos seus funcionários, mas não quando essas empresas são do estado ou quando o despesismo puder levar as empresas à falência.
Sempre me perguntei como é que todos os dias passam por mim novos carros topo de gama, e se teríamos assim tanta gente rica em Portugal. Se calhar não...
Pois, como a mim me aconteceu. As finanças andaram a mandar cartas para minha casa que nunca na vida me chegaram, até que uma multa de 30€ por atraso na entrega de declaração já tinha passado a 160€ com ameaça de processo e perda das devoluções do ano seguinte de IRS, quando me chegou ao correio.
Tive que comer e calar, tal o nivel de ameaças e intransigencia a que me vi sujeito. Se fosse para tribunal nunca na vida teria que pagar as multas por incumprimento, mas entretanto lixavam-me a vida!!!
É preciso por um travão em prácticas que meteriam inveja às SS, porque o próximo a sofre-las podes ser tu!
Tive que comer e calar, tal o nivel de ameaças e intransigencia a que me vi sujeito. Se fosse para tribunal nunca na vida teria que pagar as multas por incumprimento, mas entretanto lixavam-me a vida!!!
É preciso por um travão em prácticas que meteriam inveja às SS, porque o próximo a sofre-las podes ser tu!
AutoMech Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Isso só aconteceria se toda a mercadoria fosse "contrabandeada" (o que não pode ser, basta a polícia mandar parar uma viatura de transporte e é alta cacetada se não estiver tudo documentado). Ou então uma inspecção ao restaurante e não estar tudo o que lá têm documentado.
Nisto de actividades paralelas é sempre muito difícil de ter estatísticas fiáveis mas eu fico com a percepção que a cacetada ainda devia ser maior (e mais rápido, como por exemplo o veiculo ficar apreendido ou o restaurante fechado até a multa (alta) ser paga).
E, se não é o caso, não me choca nada ficar logo com cadastro por crime fiscal.
Sim, eu tenho seguramente laivos de ditador em determinadas matérias.
Meus amigos, eles andam a gozar connosco. Quem se safará é quem conseguir qualquer coisa, um negócio com economia paralela que não pague impostos.
Eu já tenho em mente um. (não pagarei nem um cêntimo ao Estado mesmo que cometa crime e vá contra a lei) Os politicos andam a gozar na cara dos portugueses e não têm legitimidade para pedir seja o que for.
Tinha um tio que infelizmente já faleceu, que nunca na vida precisou da ajuda do Estado e últimamente tinha de longe muito mais dinheiro do que os outros membros da minha familia, que directa ou indirectamente necessitam do Estado.
Eu já tenho em mente um. (não pagarei nem um cêntimo ao Estado mesmo que cometa crime e vá contra a lei) Os politicos andam a gozar na cara dos portugueses e não têm legitimidade para pedir seja o que for.
Tinha um tio que infelizmente já faleceu, que nunca na vida precisou da ajuda do Estado e últimamente tinha de longe muito mais dinheiro do que os outros membros da minha familia, que directa ou indirectamente necessitam do Estado.
MarcoAntonio Escreveu:Isso só aconteceria se toda a mercadoria fosse "contrabandeada" (o que não pode ser, basta a polícia mandar parar uma viatura de transporte e é alta cacetada se não estiver tudo documentado). Ou então uma inspecção ao restaurante e não estar tudo o que lá têm documentado.
Nisto de actividades paralelas é sempre muito difícil de ter estatísticas fiáveis mas eu fico com a percepção que a cacetada ainda devia ser maior (e mais rápido, como por exemplo o veiculo ficar apreendido ou o restaurante fechado até a multa (alta) ser paga).
E, se não é o caso, não me choca nada ficar logo com cadastro por crime fiscal.
Sim, eu tenho seguramente laivos de ditador em determinadas matérias.

Há coisa de 1 mês fiz um pagamento, por correio, a uma instituição do Estado e não me enviaram comprovativo do meu pagamento.
Liguei para a tesouraria a perguntar pelo meu recibo e a resposta que obtive foi: "O senhor pediu? É que é nosso política passar recibo só a quem pede!"
Perante isto eu pergunto que raio de estado é este que me obriga a pagar e não me dá "automaticamente" um comprovativo de pagamento.
Se eu não o pedisse para onde poderia ir esse dinheiro? Para o bolso de alguém?
Liguei para a tesouraria a perguntar pelo meu recibo e a resposta que obtive foi: "O senhor pediu? É que é nosso política passar recibo só a quem pede!"
Perante isto eu pergunto que raio de estado é este que me obriga a pagar e não me dá "automaticamente" um comprovativo de pagamento.
Se eu não o pedisse para onde poderia ir esse dinheiro? Para o bolso de alguém?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
carf2007 Escreveu:
Carf, não vou comentar o resto porque provavelmente já sabes o que penso

Lion_Heart Escreveu:
Mas porque raio nao sai logo um talao de caixa identificativo ou um factura?
Foi dado um passo interessante com o Software Certificado, embora seja possível continuar a fugir comprando e vendendo sem factura.
Prevejo que no futuro vamos ter que usar Software de Facturação Online disponibilizado pelo Ministério das Finanças.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy e 101 visitantes