Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

4.500.000.000€ Sabem quanto é?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 4.500.000.000€ Sabem quanto é?

por Elias » 24/9/2010 16:50

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, a melhor forma seria que os consumidores tivessem interesse em pedir sempre recibo. Assim, o Estado poderia criar incentivos para que tal acontecesse, por exemplo permitindo o abate no IRS de certos tipos de despesa por parte dos contribuintes.

Em Itália é obrigatório pedir a factura do restaurante.

Os meus colegas disseram-me que qualquer pessoa pode ser questionada à saída do restaurante e é multada se não tiver a factura. Um dos que estava no grupo já tinha sido inclusivamente "inspeccionado".

Achei aquilo surreal, mas vi que levavam a coisa mesmo muito a sério. E aqueles não são muito de respeitar as regras...

É curioso esse exemplo vindo de Itália, pois é um dos países em que a economia paralela é, supostamente, maior que a nossa.

rmachado Escreveu:Eu pago sempre com MB. Logo menos "fugivel".

Será menos fugível?
Eu tenho ouvido dizer que em muitos restaurantes existem dois aparelhos multibanco que revertem para contas diferentes - um para a conta do restaurante (empresa) e outro para a conta do proprietário...
O que acontece ao dinheiro não sei 8-)

mnfv Escreveu:Assim de cor: votar, recolha de assinaturas de movimento de cidadãos, outras formas de pressão sobre os orgãos governativos (PR, PM etc), manifestações (eu sei que dão trabalho e nunca participei numa), revoluções...

bem, revoluções é um bocado antidemocrático.

Quanto às outras formas de pressão, são inconsequentes. Uma petição, por exemplo, pode (se tiver um número mínimo de assinaturas) estar sujeita a discussão obrigatória na AR, mas discussão não obriga a deliberação...

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 24/9/2010 16:44

carf2007 Escreveu:
AutoMech Escreveu:
carf2007 Escreveu:
É complicado termos que pagar mais 84€ por uma folha de papel que não serve para nada, nem sequer para limpar o ..,

Carf, não vou comentar o resto porque provavelmente já sabes o que penso :wink:

Mas em relação à factura deixa-me só dizer que é importante, não apenas por razões fiscais.

Se não tiveres factura ficas à mercê do construtor (ou do vendedor) se tiveres de pedir uma reparação ao abrigo da garantia.

Se não tiveres factura é possível provar que fizeste a compra (com cheque, transferência bancária) mas dá muito mais trabalho (eu arrisco a dizer que nunca vais conseguir provar nada em tempo útil).

Já tem havido pessoas que 'poupam' no IVA mas depois têm esse problema das garantias.

Sim concordo. mas referia-me a situações em concreto como a descrita. Uma mudança. O serviço acabou, está tudo bem, quero a factura para que ?

É verdade isso da garantia... mas por exemplo numa obra de 10000€ "poupas" até 2100€ se não exisitrem facturas e nem vale a pena te preocupares com a garantia pois com obras... tens outros problemas antes de apelares para a garantia... e olha que eu tenho variados exemplos de pessoas que tiveram imensos problemas.

Registado: 24/8/2004 10:42

Re: inspecção

por dfviegas » 24/9/2010 16:22

aaugustobb Escreveu:
dfviegas Escreveu:Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?

Aposto que num mesmo dia atestou o depósito no algarve e 1/2 hora depois atestou no Porto.

Era despedimento com justa causa e indeminização total dos valores roubados.

Nem era necessario pedir as facturas, bastava verificar os quilometros da viatura, e fazer a media..

Não viram as justificações de um administrados das AP, era um director que se deslocava cerca de 3 vez por semana a vários pontos do pais, inclusive para verificar in-loco se os piquetes estavam a efectuar o serviço correctamente LoL.

Claro que iriam utilizar como justificação que o tal director usava vários carros de serviço, por isso os Km não batiam certo.

Registado: 29/11/2007 2:53

por habanero04 » 24/9/2010 16:21

mfsr1980 Escreveu:Como esta ainda é só a ponta do iceberg, podem contar com o IVA a crescer nos próximos anos até pelo menos os 30%, sendo que depois desse valor o pessoal começe armado em parvo a não querer pagar a crise.

O pessoal anda armado em parvo é agora e vai comendo e calando como é costume, nessa altura já anda mesmo é armado como deve ser e a passar uns quantos a chumbo... Isto há-de ter um limite porque a paciência não é eterna!

Já agora relativamente ao tema da economia paralela, deixem mas é de proteger a ciganada e obriguem-nos a ter uma actividade aberta nas Finanças e a pagar impostos. Além de não merecerem o respeito de ninguém por não respeitarem a sociedade que os acolhe e de se aproveitarem da protecção que lhes dão, são causa de inúmeros problemas, e de mão-de-obra qualificada que contribua com alguma coisa de positivo para o País não têm nada. Não estão cá a fazer nada. É pena é os governantes portugueses não terem tomates como em França...

Registado: 8/11/2007 17:14

por PJBM2 » 24/9/2010 15:45

Tridion Escreveu:7000 € em combustível mesmo que seja a gasolina dá cerca de 5000 litros. Se o carro consumir uns 10 litros isso dá 50 000 quilómetros/ano... por isso ao fim de 3 anos têm que ser trocados, porque 150 mil é aquela altura em que os carros começam a dar problemas... :mrgreen: :mrgreen:

Se calhar precisavam mesmo de trocar a frota!

Tenho um familiar que andava de Golf com mais de 400.000 kms, sem problemas.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Tridion » 24/9/2010 15:35

7000 € em combustível mesmo que seja a gasolina dá cerca de 5000 litros. Se o carro consumir uns 10 litros isso dá 50 000 quilómetros/ano... por isso ao fim de 3 anos têm que ser trocados, porque 150 mil é aquela altura em que os carros começam a dar problemas... :mrgreen: :mrgreen:

Se calhar precisavam mesmo de trocar a frota!

Registado: 13/5/2010 17:53

Re: inspecção

por aaugustobb_69 » 24/9/2010 15:19

dfviegas Escreveu:Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?

Aposto que num mesmo dia atestou o depósito no algarve e 1/2 hora depois atestou no Porto.

Nem era necessario pedir as facturas, bastava verificar os quilometros da viatura, e fazer a media..

Registado: 29/11/2007 1:39

por mfsr1980 » 24/9/2010 15:18

Como esta ainda é só a ponta do iceberg, podem contar com o IVA a crescer nos próximos anos até pelo menos os 30%, sendo que depois desse valor o pessoal começe armado em parvo a não querer pagar a crise.

Registado: 3/5/2007 13:55

inspecção

por dfviegas » 24/9/2010 15:16

Porque é que ninguem pede todas as facturas de gasolina ao director dos 7000€ das aguas de portugal, e analisa os dias/horas e locais em que colocou a gasolina?

Registado: 29/11/2007 2:53

por EuroVerde » 24/9/2010 15:11

Alladin Broker Escreveu:Vamos fazer um peditório para ajudar Portugal. São só 450€ a cada Português, o que é isso? Será que não há por aí, um banco para abrir uma conta e uma televisão para divulgar, que alinhem nisso?

Abraço

Miserável é não entender o quanto de preocupante é, que isso é impossivel porque existe nos dias de hoje reformas de idosos que nem sequer chegam a 450 euros/mês. E que esse montante também é quase o ordenado de muita gente no nosso país. Onde essas pessoas nunca conseguem poupar para terem um minimo de dignidade.

10milhões de pessoas a contribuir é impossivel.

Registado: 29/11/2007 11:19

por aaugustobb_69 » 24/9/2010 15:06

Porque ninguem fala nos jogadores de futebol, que descontam no máximo 15% para o IRS??

Já sei que alguns vão dizer...Ah muitos ganham pouco, e terminam a carreira cedo.

Mas mesmo esses que ganham ``pouco´´ chegam aos trinta e tal anos, e já ganharam mais que uma grande parte dos portugueses a vida toda. :shock:

Registado: 29/11/2007 1:39

por helderjsm » 24/9/2010 14:31

Sargotronss Escreveu:
helderjsm Escreveu:
Sargotronss Escreveu:4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.

Isso a ser verdade o governo até estava a fazer um bom trabalho até ao momento em que decidiu ajudar o BPN. Pois isso queria dizer que o nosso buraco seria de apenas 500 milhões (não sei dizer tantos 0's como tu).

Isto tem algum quê de verdade? :|

http://economia.publico.pt/Noticia/proc ... ra_1457683

Se e' verdade pergunta 'a Cristina e 'a Ana.

Mas isto parece um pouco estranho. Se o BPN é a real razão de um défice tão grande, então porque ninguém fala disso directamente.

Registado: 23/10/2009 8:52

por Alladin Broker » 24/9/2010 14:22

Vamos fazer um peditório para ajudar Portugal. São só 450€ a cada Português, o que é isso? Será que não há por aí, um banco para abrir uma conta e uma televisão para divulgar, que alinhem nisso?

Abraço

Registado: 15/6/2010 20:09

por carf2007 » 24/9/2010 14:16

AutoMech Escreveu:
carf2007 Escreveu:
É complicado termos que pagar mais 84€ por uma folha de papel que não serve para nada, nem sequer para limpar o ..,

Mas em relação à factura deixa-me só dizer que é importante, não apenas por razões fiscais.

Se não tiveres factura ficas à mercê do construtor (ou do vendedor) se tiveres de pedir uma reparação ao abrigo da garantia.

Se não tiveres factura é possível provar que fizeste a compra (com cheque, transferência bancária) mas dá muito mais trabalho (eu arrisco a dizer que nunca vais conseguir provar nada em tempo útil).

Já tem havido pessoas que 'poupam' no IVA mas depois têm esse problema das garantias.

Sim concordo. mas referia-me a situações em concreto como a descrita. Uma mudança. O serviço acabou, está tudo bem, quero a factura para que ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por sargotrons » 24/9/2010 14:12

helderjsm Escreveu:
Sargotronss Escreveu:4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.

Isso a ser verdade o governo até estava a fazer um bom trabalho até ao momento em que decidiu ajudar o BPN. Pois isso queria dizer que o nosso buraco seria de apenas 500 milhões (não sei dizer tantos 0's como tu).

http://economia.publico.pt/Noticia/proc ... ra_1457683

Se e' verdade pergunta 'a Cristina e 'a Ana.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por EuroVerde » 24/9/2010 13:47

E foi também esse montante que Warren Buffett enfiou na Goldman Sachs a 115 por acção.

por helderjsm » 24/9/2010 13:47

por sargotrons » 24/9/2010 13:42

4.000.000.000€ foi o que enfiaram no buraco do BPN, so' faltam 500.000.000€.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por helderjsm » 24/9/2010 13:33

Pelo menos qualquer coisita já detectaram que estava mal. Ao cortar na renovação da frota de luxo das Águas de Portugal e as despesas de 7000€ de combustível ao ano dos dirigentes.

Não me interpretem mal acho que as empresas têm o direito de pagar o que quiserem aos seus funcionários, mas não quando essas empresas são do estado ou quando o despesismo puder levar as empresas à falência.

Sempre me perguntei como é que todos os dias passam por mim novos carros topo de gama, e se teríamos assim tanta gente rica em Portugal. Se calhar não...

por MNFV » 24/9/2010 13:02

Pois, como a mim me aconteceu. As finanças andaram a mandar cartas para minha casa que nunca na vida me chegaram, até que uma multa de 30€ por atraso na entrega de declaração já tinha passado a 160€ com ameaça de processo e perda das devoluções do ano seguinte de IRS, quando me chegou ao correio.

Tive que comer e calar, tal o nivel de ameaças e intransigencia a que me vi sujeito. Se fosse para tribunal nunca na vida teria que pagar as multas por incumprimento, mas entretanto lixavam-me a vida!!!

É preciso por um travão em prácticas que meteriam inveja às SS, porque o próximo a sofre-las podes ser tu!

AutoMech Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Isso só aconteceria se toda a mercadoria fosse "contrabandeada" (o que não pode ser, basta a polícia mandar parar uma viatura de transporte e é alta cacetada se não estiver tudo documentado). Ou então uma inspecção ao restaurante e não estar tudo o que lá têm documentado.

Nisto de actividades paralelas é sempre muito difícil de ter estatísticas fiáveis mas eu fico com a percepção que a cacetada ainda devia ser maior (e mais rápido, como por exemplo o veiculo ficar apreendido ou o restaurante fechado até a multa (alta) ser paga).

E, se não é o caso, não me choca nada ficar logo com cadastro por crime fiscal.

Sim, eu tenho seguramente laivos de ditador em determinadas matérias. :roll:

Registado: 28/12/2007 17:02

por EuroVerde » 24/9/2010 12:51

Meus amigos, eles andam a gozar connosco. Quem se safará é quem conseguir qualquer coisa, um negócio com economia paralela que não pague impostos.

Eu já tenho em mente um. (não pagarei nem um cêntimo ao Estado mesmo que cometa crime e vá contra a lei) Os politicos andam a gozar na cara dos portugueses e não têm legitimidade para pedir seja o que for.

Tinha um tio que infelizmente já faleceu, que nunca na vida precisou da ajuda do Estado e últimamente tinha de longe muito mais dinheiro do que os outros membros da minha familia, que directa ou indirectamente necessitam do Estado.

por Automech » 24/9/2010 12:49

MarcoAntonio Escreveu:Isso só aconteceria se toda a mercadoria fosse "contrabandeada" (o que não pode ser, basta a polícia mandar parar uma viatura de transporte e é alta cacetada se não estiver tudo documentado). Ou então uma inspecção ao restaurante e não estar tudo o que lá têm documentado.

Nisto de actividades paralelas é sempre muito difícil de ter estatísticas fiáveis mas eu fico com a percepção que a cacetada ainda devia ser maior (e mais rápido, como por exemplo o veiculo ficar apreendido ou o restaurante fechado até a multa (alta) ser paga).

E, se não é o caso, não me choca nada ficar logo com cadastro por crime fiscal.

Sim, eu tenho seguramente laivos de ditador em determinadas matérias. :roll:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 24/9/2010 12:46

Há coisa de 1 mês fiz um pagamento, por correio, a uma instituição do Estado e não me enviaram comprovativo do meu pagamento.

Liguei para a tesouraria a perguntar pelo meu recibo e a resposta que obtive foi: "O senhor pediu? É que é nosso política passar recibo só a quem pede!"

Perante isto eu pergunto que raio de estado é este que me obriga a pagar e não me dá "automaticamente" um comprovativo de pagamento.

Se eu não o pedisse para onde poderia ir esse dinheiro? Para o bolso de alguém?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Automech » 24/9/2010 12:44

carf2007 Escreveu:

Registado: 4/6/2010 12:12

por carf2007 » 24/9/2010 12:32

Lion_Heart Escreveu:
Mas porque raio nao sai logo um talao de caixa identificativo ou um factura?

Foi dado um passo interessante com o Software Certificado, embora seja possível continuar a fugir comprando e vendendo sem factura.

Prevejo que no futuro vamos ter que usar Software de Facturação Online disponibilizado pelo Ministério das Finanças.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, psandrade, rg7803, ThePlayMaker e 183 visitantes