Off-Topic: Garantia Veículo Usado
20 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Off-Topic: Garantia Veículo Usado
tonirai Escreveu:pasil74 Escreveu:(...)
Eu digo novo nunca mais pelos menos peugeot!!!
Lá está... cada caso é um caso![]()
Em minha casa, apenas o 1º carro do meu pai (em solteiro, até depois de ter casado) é que não foi novo e não foi Peugeot;
Depois disso, vieram um Peugeot 304 (não me lembro quantos anos), um 309 gasolina (vendido com 17 anos e ainda rola), um 106 diesel (dado para abate aos 12 anos), um 206 hdi (tem agora 6 anos) e um 207 gasolina (tem 1 ano).
Eu reconheço que tive azar! Citroens a gasolina ja tive varios e fiquei muito contente, a gasoleo foi o primeiro e enquanto me lembrar não quero outro!!
agora penso comprar uma skoda Superb e a ver pelos outros skodas e seats meus e de familiares, acho que não me vou arrepender!!!
Para trabalho logo que possa vendo este cancro e penso ir para a VW.
Nunca nenhum deles precisou de oficina por avarias
- Registado: 7/12/2007 0:29
Pois, eu já mencionei isso acima. Em muitos casos, a venda só é entre uma empresa e um particular na "aparência", porque é possível contornar a situação por forma a que não ocorra entre uma empresaa e um particular mas entre um particular e um particular.
A verdade é que para veículos usados muito baratos (que nem se vão encontrar à venda em determinados stands que não querem recorrer a subterfugios e se posicionam noutro mercado) é completamente inviável estar a dar-lhes garantia. Porque a garantia ia custar mais do que o valor do automóvel, nalguns casos. Eu penso saber que os stands ao dar garantia (e porque não podem correr/assumir o risco que lhes comia as margens todas) a cobrem com seguros que fazem sobre os veículos. E esses seguros especiais que os stands fazem ainda custam umas centenas de euros por ano.
Ora, há veículos à venda que custam 500 e 1000 e 1500 euros. Dar garantia sobre um veículo destes rasa o absurdo. E mais do que rasar o absurdo, o cliente não está a beneficiar nada em ter garantia sobre ele porque vai ter de a pagar, é tudo uma grande ilusão. Porque o stand ou encarece o preço de venda para cobrir o risco de avaria ou lhe faz um seguro para a poder dar descansado e reflectindo esse seguro obviamente no preço (o que em carros de baixo valor é um inflacionamento brutal).
Este problema surge a miúdo pois as pessoas tendem a ver só o benefício visível e quando discutem estas matérias não se apercebem que esse benefício tem custos para elas: não andam com carros usados comprados com garantia "de borla", andam a pagar essas garantias que se reflectem nos preços a que os carros acabam sendo comercializados.
Eu não estou a defender os stands que "contornam a lei" no sentido de dizer que são todos uns santinhos (há de tudo). Estou a dizer que isto também acontece por necessidade e se alguns são uns grandes artistas (que à primeira oportunidade fecham o stand e abrem com outro nome ou fogem do país ou etc ou etc) também há outros que o fazem apenas porque só assim o mercado em que se situam funcionaria (e há clientes - interessados - para esse mercado!).
A verdade é que para veículos usados muito baratos (que nem se vão encontrar à venda em determinados stands que não querem recorrer a subterfugios e se posicionam noutro mercado) é completamente inviável estar a dar-lhes garantia. Porque a garantia ia custar mais do que o valor do automóvel, nalguns casos. Eu penso saber que os stands ao dar garantia (e porque não podem correr/assumir o risco que lhes comia as margens todas) a cobrem com seguros que fazem sobre os veículos. E esses seguros especiais que os stands fazem ainda custam umas centenas de euros por ano.
Ora, há veículos à venda que custam 500 e 1000 e 1500 euros. Dar garantia sobre um veículo destes rasa o absurdo. E mais do que rasar o absurdo, o cliente não está a beneficiar nada em ter garantia sobre ele porque vai ter de a pagar, é tudo uma grande ilusão. Porque o stand ou encarece o preço de venda para cobrir o risco de avaria ou lhe faz um seguro para a poder dar descansado e reflectindo esse seguro obviamente no preço (o que em carros de baixo valor é um inflacionamento brutal).
Este problema surge a miúdo pois as pessoas tendem a ver só o benefício visível e quando discutem estas matérias não se apercebem que esse benefício tem custos para elas: não andam com carros usados comprados com garantia "de borla", andam a pagar essas garantias que se reflectem nos preços a que os carros acabam sendo comercializados.
Eu não estou a defender os stands que "contornam a lei" no sentido de dizer que são todos uns santinhos (há de tudo). Estou a dizer que isto também acontece por necessidade e se alguns são uns grandes artistas (que à primeira oportunidade fecham o stand e abrem com outro nome ou fogem do país ou etc ou etc) também há outros que o fazem apenas porque só assim o mercado em que se situam funcionaria (e há clientes - interessados - para esse mercado!).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
acintra Escreveu:Um stand de usados tem de dar sempre garantia de 2 anos na venda de uma viatura usada, excepto com a assinatura de um documento em que o cliente comprador aceita a diminuição para um ano em troca de desconto ou serviços.
Venda de viaturas sem garantia não existe, apesar de teres assinado esse documento.
Não sei o tipo de validade ou legalidade do documento e o que estava escrito quando assinaste.
Esse documento pode provocar chatices com advogados, tribunais e o carro para do com a avaria até estar resolvido. Espero que não avarie!
Quanto aos comerciantes de usados existem de todo o tipo, visto que são dezenas de milhar em Portugal. Tem é de ser bem escolhidos pelo comprador de forma a não terem chatices ou más surpresas no futuro.
Mas há aqui um grande "a não ser que..."!
Alguns stands actuam apenas como intermediários entre particulares, portanto, tudo o que já foi dito aqui está correcto, "a não ser que" o stand tenha actuado como um mero intermediário entre 2 particulares.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Um stand de usados tem de dar sempre garantia de 2 anos na venda de uma viatura usada, excepto com a assinatura de um documento em que o cliente comprador aceita a diminuição para um ano em troca de desconto ou serviços.
Venda de viaturas sem garantia não existe, apesar de teres assinado esse documento.
Não sei o tipo de validade ou legalidade do documento e o que estava escrito quando assinaste.
Esse documento pode provocar chatices com advogados, tribunais e o carro para do com a avaria até estar resolvido. Espero que não avarie!
Quanto aos comerciantes de usados existem de todo o tipo, visto que são dezenas de milhar em Portugal. Tem é de ser bem escolhidos pelo comprador de forma a não terem chatices ou más surpresas no futuro.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Obrigado!!
Marco António, muito obrigado pelo testamento...
Espero não vir a precisar, mas esse foi também o entendimento que tive da lei, quando a li agora à posteriori. A minha dúvida principal seria mesmo a do valor jurídico da dita declaração. Foi óptimo confirmar que a minha visão não estava de todo errada.
Obrigado a todos pelo contributo!
Cumprimentos.

Espero não vir a precisar, mas esse foi também o entendimento que tive da lei, quando a li agora à posteriori. A minha dúvida principal seria mesmo a do valor jurídico da dita declaração. Foi óptimo confirmar que a minha visão não estava de todo errada.
Obrigado a todos pelo contributo!
Cumprimentos.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
pasil74 Escreveu:(...)
Lá está... cada caso é um caso

Em minha casa, apenas o 1º carro do meu pai (em solteiro, até depois de ter casado) é que não foi novo e não foi Peugeot;
Depois disso, vieram um Peugeot 304 (não me lembro quantos anos), um 309 gasolina (vendido com 17 anos e ainda rola), um 106 diesel (dado para abate aos 12 anos), um 206 hdi (tem agora 6 anos) e um 207 gasolina (tem 1 ano).
Nunca nenhum deles precisou de oficina por avarias

Agany tu deves gostar mesmo do Socas.
Comprar um carro novo em Portugal é coisa para malucos , pagar 50% ou mais em IVA e IA ou la como se chama hoje em dia.
E estar a dar dinheiro a quem o gere mal e porcamente.
Depois, como em tudo neste País tens os artistas . Stands aos montes , mal geridos , a encobrir negocios obscuros e etc. A ASAE ai nao aparece.
Mas tambem tens stands bons, stands das marcas , carros de serviço e etc. . Quase so é enganado quem quer.
Infelizmente (aprendi da pior maneira) quando quero fazer um negocio daqui para a frente levo sempre um advogado para garantir que esta tudo nos conformes (País de artistas pede que sejamos espertos).
Portanto fazer uma escolha selectiva e profissional do stand e nao qq stand de estrada.
Levar o carro a um mecanico amigo para dar uma vista de olhos.
Levar o contrato a um advogado antes de assinar.
Assim se faz bons negocios.
Alternativa vais ao UK , ou a Alemanha (stands oficiais) e compras um.
Comprar um carro novo em Portugal é coisa para malucos , pagar 50% ou mais em IVA e IA ou la como se chama hoje em dia.
E estar a dar dinheiro a quem o gere mal e porcamente.
Depois, como em tudo neste País tens os artistas . Stands aos montes , mal geridos , a encobrir negocios obscuros e etc. A ASAE ai nao aparece.
Mas tambem tens stands bons, stands das marcas , carros de serviço e etc. . Quase so é enganado quem quer.
Infelizmente (aprendi da pior maneira) quando quero fazer um negocio daqui para a frente levo sempre um advogado para garantir que esta tudo nos conformes (País de artistas pede que sejamos espertos).
Portanto fazer uma escolha selectiva e profissional do stand e nao qq stand de estrada.
Levar o carro a um mecanico amigo para dar uma vista de olhos.
Levar o contrato a um advogado antes de assinar.
Assim se faz bons negocios.
Alternativa vais ao UK , ou a Alemanha (stands oficiais) e compras um.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
O meu skoda fabia de 2000 tem um enorme problema pois bebe cerca de 1 litro de oleo por cada 100 km. O problema é dos segmentos e uns aneis que devem estar ovalizados. Para abrir o motor fica um balurdio por isso fui aconselhado a meter um motor que o meu mecanico (meu amigo há uns anitos) vai tentar arranjar a um sucateiro (talvez de um polo). O factor sorte vai contar...
Abraço.
Abraço.
A questão aqui é a robustez do motor. E ísso só se encontra nos motores dos fabricantes que citei.
Não é bem assim... Não é raro os motores a gasolina da Renault fazerem quilometragens muito elevadas sem problemas de maior, mesmo o modesto 1.2 60cv do Clio é muito fiável.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Isso é verdade, porque, cada vez há mais intercâmbio de marcas. Normalmente quem recebe um "motor superior" fica a ganhar. O Colt (Mitsubishi) com motor da Mercedes (Smart) penso que ficou a ganhar,o Corsa com motor Isuzu, nos anos 90, também era jeitoso e o KIA com motor da Mercedes.
Um conselho: abram o capô do carro e vejam se a marca do motor coincide.
Uma coisa é o problema ao nível das velas, injectoras, amortecedores, isso, quase todos os carros têm, a partir de uma certa quilometragem. A questão aqui é a robustez do motor. E ísso só se encontra nos motores dos fabricantes que citei.
Um conselho: abram o capô do carro e vejam se a marca do motor coincide.
Uma coisa é o problema ao nível das velas, injectoras, amortecedores, isso, quase todos os carros têm, a partir de uma certa quilometragem. A questão aqui é a robustez do motor. E ísso só se encontra nos motores dos fabricantes que citei.
- Registado: 29/11/2007 1:44
agany Escreveu:
E novos, só japonês ou alemão: Toyota ou Mercedes.
Aliás, hoje fiz um teste drive com o Auris e gostei. O Audi A3, depois de arranjado, já tem o destino traçado. O Yaris, para o dia-a-dia do trabalho, também está jeitosinho.
Os Mercedes actuais (não estamos a falar dos tanques de guerra dos anos 80...) avariam como os outros carros, não são raros problemas nos injectores, caixas automáticas, e as reparações nalguns modelos menos vistos podem custar pequenas fortunas....
Regra geral todas as marcas têm modelos e motores mais ou menos problemáticos, quando se compra um modelo que acabou de ser lançado no mercado a probabilidade de vir a avariar é maior do que se for comprado um modelo com 3 ou 4 anos de mercado, no qual já foram identificados e corrigidos a maior parte dos defeitos de nascença do produto

- Registado: 9/2/2010 6:36
tugatuga11 Escreveu:agany Escreveu:Usados, nunca mais. Só se for para oferecer ao meu inimigo.
Nem todos têm esse azar com os usados.![]()
Acontece!
Isso é verdade comprei em 2001 um usado e ainda não me deu chatices e o novo comprado em 2008 mesmo em garantia andava mais tempo em oficina que na estrada e mesmo depois da garantia acabar já tive que a mandar para a oficina de reboque!
- Registado: 7/12/2007 0:29
tugatuga11 Escreveu:agany Escreveu:Usados, nunca mais. Só se for para oferecer ao meu inimigo.
Nem todos têm esse azar com os usados.![]()
Acontece!
E novos, só japonês ou alemão: Toyota ou Mercedes.
Aliás, hoje fiz um teste drive com o Auris e gostei. O Audi A3, depois de arranjado, já tem o destino traçado. O Yaris, para o dia-a-dia do trabalho, também está jeitosinho.
Agany, não exageremos, eu conheço montes de pessoas que adquiriram usados (até mais do que um nalguns casos) e que nunca tiveram problemas. Eu próprio até hoje comprei dois carros, um novo e outro usado. Não aconteceu nada de especial com o usado. Comprar um usado (é um mercado enorme, e não um mercado marginal, logo não deve ser descartado) pode ser um bom negócio e uma boa opção (especialmente em Portugal onde se paga à cabeça uma "barbaridade" em ISV [nota: confesso que já estive mais contra o alto valor do ISV do que estou actualmente]).
Claro que tb há pessoas que compram usados e têm problemas. Mas isso até com carros novos (tb há quem tenha montes de dores de cabeça de problemas sérios em automóveis novos e a lidar directamente com as Marcas, mas admitamos que acontece menos vezes).
Scorpio, sobre as garantias, quando é entre uma empresa e um particular, a lei diz que a garantia por defeito é 2 anos mas que por acordo entre as partes pode ser reduzida a um ano (normalmente em "troca" por um desconto). Se nada for assinado nesse sentido, é de dois anos.
Não é legal vender um carro usado sem garantia, quando vendido por uma empresa. Agora, o que aparentemente acontece é que muitos stands contornam isto actuando só como intermediários (entre o antigo proprietário e o novo) e não dão assim qualquer garantia porque "efectivamente" a venda não foi entre uma empresa e um particular mas entre um particular e outro particular (nem tão pouco passam recibo da venda em nome da empresa, que serviria de comprovativo para garantia).
Assim, e para responder directamente à tua questão, se a venda foi feita pelo stand e tens recibo desse pagamento passado pelo stand ou outro comprovativo, tens 2 anos de garantia. Se assinaste um papel a dizer que aceitavas só com um ano, então tens um ano. Eu suponho que se assinaste um papel a dizer que aceitas sem garantia nenhuma, esse papel é inválido e passas a ter dois anos que é o estipulado pela lei.
O decreto lei que define isso é o 67/2003 (com alterações no 84/2008).
Bom, isto é o que eu sei sobre a matéria. Penso que há por aí pessoal no forum bem mais dentro deste mercado do que eu pelo que já vi de outros tópicos passados...

Claro que tb há pessoas que compram usados e têm problemas. Mas isso até com carros novos (tb há quem tenha montes de dores de cabeça de problemas sérios em automóveis novos e a lidar directamente com as Marcas, mas admitamos que acontece menos vezes).
Scorpio, sobre as garantias, quando é entre uma empresa e um particular, a lei diz que a garantia por defeito é 2 anos mas que por acordo entre as partes pode ser reduzida a um ano (normalmente em "troca" por um desconto). Se nada for assinado nesse sentido, é de dois anos.
Não é legal vender um carro usado sem garantia, quando vendido por uma empresa. Agora, o que aparentemente acontece é que muitos stands contornam isto actuando só como intermediários (entre o antigo proprietário e o novo) e não dão assim qualquer garantia porque "efectivamente" a venda não foi entre uma empresa e um particular mas entre um particular e outro particular (nem tão pouco passam recibo da venda em nome da empresa, que serviria de comprovativo para garantia).
Assim, e para responder directamente à tua questão, se a venda foi feita pelo stand e tens recibo desse pagamento passado pelo stand ou outro comprovativo, tens 2 anos de garantia. Se assinaste um papel a dizer que aceitavas só com um ano, então tens um ano. Eu suponho que se assinaste um papel a dizer que aceitas sem garantia nenhuma, esse papel é inválido e passas a ter dois anos que é o estipulado pela lei.
O decreto lei que define isso é o 67/2003 (com alterações no 84/2008).
Bom, isto é o que eu sei sobre a matéria. Penso que há por aí pessoal no forum bem mais dentro deste mercado do que eu pelo que já vi de outros tópicos passados...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
agany Escreveu:Usados, nunca mais. Só se for para oferecer ao meu inimigo.
Nem todos têm esse azar com os usados.

Acontece!

Scorpio Escreveu:Boas. Desde já agradeço qualquer informação que me possa ser facultada em relação a este caso.
Pelo crescimento da família, troquei em Maio último a minha viatura por um outro veículo usado, num stand de usados. Nunca antes tinha comprado um usado. Na altura o vendedor tinha o carro em venda no stand com uma garantia de uma ano e foi-me proposto abdicar da garantia, em troca de um desconto de cerca de 10% do preço do veículo.
Na altura, informei-me com meia dúzia de pessoas conhecidas e apurei que isto era mais ou menos prática corrente no mercado dos stands de usados, e optei por comprar o automóvel com o dito desconto, assinando uma declaração em como aceitava a viatura sem qualquer garantia. Aqui tenho de fazer um mea culpa, pois devia ter-me informado melhor.
Acontece que agora, calhei a tocar no assunto com um profissional da área dos seguros, que me disse que a garantia dada aos veículos usados é sempre de dois anos, a menos que a redução para um ano seja acordada entre vendedor e comprador.
Como é óbvio, senti-me baralhado e de certa forma enganado (em grande parte por minha culpa, reconheço), e venho até aqui solicitar a alguém que tenha eventualmente alguma experiência neste ramo que me elucide se afinal de contas, tenho ou não direito a algum tipo de protecção à viatura, uma vez que ainda não tive qualquer problema, mas ainda faltam uns meses para passar um ano sobre a compra e nunca se sabe o que poderá surgir.
Desde já o meu obrigado por qualquer coisa lançada à discussão.
Cumprimentos.
Então, vai rezando para que o carro não dê chatices.
Comprei um Audi A3, usado, há 8 meses com um ano de garantia para as partes mecânicas. Há 15 dias tive uma avaria na caixa e descobri que o stand estava insolvente e o tipo tinha-se pirado para Inglaterra. E mais, o carro que eu tinha dado em troca, ainda constava em meu nome, nas Finanças!
Tive que ir aos Registos notariados, à DGV e a policia. Agora, ando com uma mão cheia de documentos para provar que o carro já não é meu e uma avaria por resolver.

Usados, nunca mais. Só se for para oferecer ao meu inimigo.

Off-Topic: Garantia Veículo Usado
Boas. Desde já agradeço qualquer informação que me possa ser facultada em relação a este caso.
Pelo crescimento da família, troquei em Maio último a minha viatura por um outro veículo usado, num stand de usados. Nunca antes tinha comprado um usado. Na altura o vendedor tinha o carro em venda no stand com uma garantia de uma ano e foi-me proposto abdicar da garantia, em troca de um desconto de cerca de 10% do preço do veículo.
Na altura, informei-me com meia dúzia de pessoas conhecidas e apurei que isto era mais ou menos prática corrente no mercado dos stands de usados, e optei por comprar o automóvel com o dito desconto, assinando uma declaração em como aceitava a viatura sem qualquer garantia. Aqui tenho de fazer um mea culpa, pois devia ter-me informado melhor.
Acontece que agora, calhei a tocar no assunto com um profissional da área dos seguros, que me disse que a garantia dada aos veículos usados é sempre de dois anos, a menos que a redução para um ano seja acordada entre vendedor e comprador.
Como é óbvio, senti-me baralhado e de certa forma enganado (em grande parte por minha culpa, reconheço), e venho até aqui solicitar a alguém que tenha eventualmente alguma experiência neste ramo que me elucide se afinal de contas, tenho ou não direito a algum tipo de protecção à viatura, uma vez que ainda não tive qualquer problema, mas ainda faltam uns meses para passar um ano sobre a compra e nunca se sabe o que poderá surgir.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
20 mensagens
|Página 1 de 1