EDP Renováveis - Tópico Geral
insonia Escreveu:Será que alguém poderia dar uma opninião sobre o que se passa com esta acção? o mercado já começou a reverter a quebra, mas a EDPr continua a descer...
Obrigada
Estou como tu.
Tento perceber mas não sei o que se passa.
- Registado: 4/2/2010 15:57
Barclays Capital revê em baixa recomendação e "target" da EDP Renováveis
Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
Apesar de manter uma visão positiva para as acções da EDP Renováveis, o Barclays Capital reviu em baixaquer a recomendação quer o preço-alvo para as mesmas, tendo em conta o prémio a que negoceiam em comparação com a Iberdrola.
Numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso, a casa de investimento diz que baixou a recomendação de “overweigth” para “equalweigth” e o preço-alvo de 7,60 para 6,50 euros por acção.
Este novo “target” representa, ainda assim, um potencial de valorização de 21,6% face ao valor a que as acções estão hoje a transaccionar (5,344 euros).
“Mantemos a nossa visão a longo prazo positiva para a EDP Renováveis, mas baixamos a nossa recomendação para “equalweigth” dado premio a que as acções estão a negociar em comparação com a Iberdrola, que acreditamos ser injustificado”, sublinha o Barclays Capital.
Para a casa de investimento o prémio é “injustificado” por, entre outras razões, a Iberdrola “beneficiar de um mercado eólico mais diversificado que permitiu que a empresa [espanhola] avançasse para projectos nos EUA”.
Os títulos da EDP Renováveis avançam 0,09% para os 5,344 euros.
Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
Apesar de manter uma visão positiva para as acções da EDP Renováveis, o Barclays Capital reviu em baixaquer a recomendação quer o preço-alvo para as mesmas, tendo em conta o prémio a que negoceiam em comparação com a Iberdrola.
Numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso, a casa de investimento diz que baixou a recomendação de “overweigth” para “equalweigth” e o preço-alvo de 7,60 para 6,50 euros por acção.
Este novo “target” representa, ainda assim, um potencial de valorização de 21,6% face ao valor a que as acções estão hoje a transaccionar (5,344 euros).
“Mantemos a nossa visão a longo prazo positiva para a EDP Renováveis, mas baixamos a nossa recomendação para “equalweigth” dado premio a que as acções estão a negociar em comparação com a Iberdrola, que acreditamos ser injustificado”, sublinha o Barclays Capital.
Para a casa de investimento o prémio é “injustificado” por, entre outras razões, a Iberdrola “beneficiar de um mercado eólico mais diversificado que permitiu que a empresa [espanhola] avançasse para projectos nos EUA”.
Os títulos da EDP Renováveis avançam 0,09% para os 5,344 euros.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pikota Escreveu:Queria a vossa opinião pois ando nisto a pouco tempo.
Eu fui às compras no valor de 6.25 acham que deveria entrar agora também?
Eu já defendi esta ideia várias vezes. Não se pode entrar na bolsa só a pensar que pode correr bem.
Perdemos se for preciso horas a comparar duas televisões para a sala. Vamos a várias lojas, pesquisas na internet etc para comprar uma reles televisão da qual já sabemos todas as especificações técnicas.
Para a bolsa tomam-se decisões irreflectidas, e a maior parte das vezes com valores bem superiores ao de uma televisão, que por vezes dá nisto.
Mas respondendo à tua pergunta : Baixar o preço médio jamais é solução!
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Basta ler a ultima página deste topico e ficas a saber tudo o que precisas...
Vai comprando, quandoe stiver a 5 euros reforças, depois compras mais a 4,5 e quando esiver nos 3 compras ainda mais... quandoe stiver nos 2 ai sim... compras tudo o que poderes e ficas com um belo preço médio.
Vai comprando, quandoe stiver a 5 euros reforças, depois compras mais a 4,5 e quando esiver nos 3 compras ainda mais... quandoe stiver nos 2 ai sim... compras tudo o que poderes e ficas com um belo preço médio.
Lose your opinion, not your money
Boa tarde a todos. Cheguei agora e a primeira coisa que vi, foi o meu stop accionado aos 5,34...
Resumindo, vou continuar de fora do PSI, que era o que devia ter feito, segundo a estratégia que tinha planeado.
Mas, pelo que vejo dos dados de desemprego e comportamento dos futuros, do lado de lá as coisas hoje também me parece que vão ficar feias.
Bons negócios para todos
Abraço
Resumindo, vou continuar de fora do PSI, que era o que devia ter feito, segundo a estratégia que tinha planeado.
Mas, pelo que vejo dos dados de desemprego e comportamento dos futuros, do lado de lá as coisas hoje também me parece que vão ficar feias.
Bons negócios para todos
Abraço
A minha previsão para o futuro é que Portugal vai ser atacado (como já tem sido) após a Grécia e que cada novo tremelique na Grécia irá influenciar muito mais o PSI do que o CAC e o DAX, por isso com pouquissimas excepções do PSI que se têem se mostrado fortes ando pelo CAC e DAX.
A meu ver a o PSI está vermelhinho para mim.
A meu ver a o PSI está vermelhinho para mim.
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
canguru Escreveu:Champignon Escreveu:Porque haveria de ser? Porque dizem que as renováveis são o futuro?
E mesmo sendo, não será garantia nenhuma que acções de empresas ligadas a sectores com 'futuro' possam voar. Aliás a bolha das dot.com rebentou em 2000 e lá por isso a internet não deixou de fazer parte do nosso futuro.Champignon Escreveu:Fundamentalmente, à cotação actual, estamos a pagar 50 anos dos lucros actuais da empresa. São múltiplos elevadíssimos.
Estamos a falar de um PER de 50, certo?
1º Sim, é uma situação comparável. Acredito que as renováveis estão numa bolha parecida com as dot.com. Embora não estejam todas a subir irracionalmente como aconteceu com dot.com.
2º Sim, isso mesmo.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
Champignon Escreveu:Porque haveria de ser? Porque dizem que as renováveis são o futuro?
E mesmo sendo, não será garantia nenhuma que acções de empresas ligadas a sectores com 'futuro' possam voar. Aliás a bolha das dot.com rebentou em 2000 e lá por isso a internet não deixou de fazer parte do nosso futuro.
Champignon Escreveu:Fundamentalmente, à cotação actual, estamos a pagar 50 anos dos lucros actuais da empresa. São múltiplos elevadíssimos.
Estamos a falar de um PER de 50, certo?
Um dos conselhos que dou é que, em caso algum, se opte por fazer baixar o preço médio.
O ideal será alocar o capital num portfolio variado de acções em que todas tenham o mesmo capital inicial investido. Assim nunca temos preocupações excessivas com uma única só acção.
O ideal será alocar o capital num portfolio variado de acções em que todas tenham o mesmo capital inicial investido. Assim nunca temos preocupações excessivas com uma única só acção.
chimico Escreveu:A longo prazo parece-me um investimento seguro, o que acham?
Investi a 8€ e reforçei a 5,82€. Mais uma vez estou tentado a reforçar a 5,5€. A médio/longo prazo há-de voltar aos 7€.
Já agora o porque de ter um dos piores comportamentos do PSI20, logo num dia em que há uma revisão do preço alvo da GS para 8,2€?
De facto, reforçar neste momento é candidatar-se a perder cada vez mais dinheiro... Comprou a 8 e reforçou a 5,8 ( 2,2 de diferença ), mas já fala em reforçar a 5,5 ( 0,3 de diferença ), e depois vai reforçar a quanto? 5,3; 5,1???...
Já percebeu que não me parece boa ideia... mas também acho que quem investe no nosso mercado nos dias que correm, está a correr grandes riscos independentemente do título em causa...
Somos uma bomba relógio, que até pode nem rebentar, mas que o relógio faz tic-tac tic-tac tic-tac, lá isso faz...
Boa sorte
- Registado: 8/1/2010 12:53
Do pouco tempo que aqui ando, começo a ver que há pessoal que sente amor por determinadas acções.
Caro camarada, com acções a 8 euros, e tendo reforçado a 5.85, a pensar reforçar a 5.5 e com elas a escavarem um fosso sem fundo à vista, ainda acha que a longo prazo (1 ano) é um bom negocio?
Pessoalmente dúvido e muito que elas voltem a 7 euros num espaço de 6 meses a um ano. Neste momento, com toda a conjectura economica que estao a plantar, com todos os gap's que tem sido as renovaveis por esse mundo fora, vejo a EDPr mais depressa a chegar aos 4 euros que aos 3.
Não acha que o dinheiro que tem empatado na EDPr (e com tendencia de descida) nao rendia muito mais a longo prazo até num simples deposito a prazo?
Ficar agarrado a uma acçao é meio caminho andado para ficar sem dinheiro... (veja-se o caso do BCP)
Contudo, o camarada lá sabe o jeito que o dinheiro lhe dá.
Cumprimentos
Caro camarada, com acções a 8 euros, e tendo reforçado a 5.85, a pensar reforçar a 5.5 e com elas a escavarem um fosso sem fundo à vista, ainda acha que a longo prazo (1 ano) é um bom negocio?
Pessoalmente dúvido e muito que elas voltem a 7 euros num espaço de 6 meses a um ano. Neste momento, com toda a conjectura economica que estao a plantar, com todos os gap's que tem sido as renovaveis por esse mundo fora, vejo a EDPr mais depressa a chegar aos 4 euros que aos 3.
Não acha que o dinheiro que tem empatado na EDPr (e com tendencia de descida) nao rendia muito mais a longo prazo até num simples deposito a prazo?
Ficar agarrado a uma acçao é meio caminho andado para ficar sem dinheiro... (veja-se o caso do BCP)
Contudo, o camarada lá sabe o jeito que o dinheiro lhe dá.
Cumprimentos
- Registado: 15/1/2009 15:14
asrael Escreveu:Depois de o mercado de uma maneira geral subir, a fraqueza que este titulo tem mostrado não me agradou. Por isso decidi despachar mesmo perdendo €€€. Paciência.
Espero por volta dos 5,50€.
Alguém se lembra deste meu post?
Parece que não acertei

O raciocinio disse-me para sair pelos 5,80€ e fiz bem e enquanto não vir uma alteração de tendencia, clara, não entro.
Quem está dentro boa sorte.
Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
chimico Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:chimico Escreveu:A longo prazo parece-me um investimento seguro, o que acham?
Investi a 8€ e reforçei a 5,82€. Mais uma vez estou tentado a reforçar a 5,5€. A médio/longo prazo há-de voltar aos 7€.
Acho horrível...
E depois de reforçares a 5,50??
Reforças a 5, depois a 4,5o e vendes tudo a 3???
Quando entras te a 8 pensavas que ia subir correcto?
Ou seja, não correu como tu previas, logo estavas errado, logo devias assumir que estavas errado. Assim em vez de perder pouco queres perder cada vez mais.
É a minha opinião sincera
Isso numa perspectiva de curto prazo, mas pensando a longa prazo (1 ano ou mais), não será um bom investimento?
Porque haveria de ser? Porque dizem que as renováveis são o futuro?
Não tendo analisado a fundo a acção, não vejo grandes razões para investir nela.
Fundamentalmente, à cotação actual, estamos a pagar 50 anos dos lucros actuais da empresa. São múltiplos elevadíssimos.
Tecnicamente já foi mais do que referido aqui a sua tendência de baixa...
chimico Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:chimico Escreveu:A longo prazo parece-me um investimento seguro, o que acham?
Acho horrível...
Ou seja, não correu como tu previas, logo estavas errado, logo devias assumir que estavas errado. Assim em vez de perder pouco queres perder cada vez mais.
Isso numa perspectiva de curto prazo, mas pensando a longa prazo (1 ano ou mais), não será um bom investimento?
A longo prazo pode ser ou não , porque correr risco ??
Nunca reforces posições numa acção que está a cair ,
esquece que estás dentro , olha para o gráfico , e diz-me se compravas esta acção agora.
Investe no longo prazo quando os movimentos inverterem ,aí sim faz sentido reforçar posições nas descidas.
- Anexos
-
- edpr.jpg (92.29 KiB) Visualizado 6465 vezes
- Registado: 14/1/2008 0:05
Sr_SNiper Escreveu:chimico Escreveu:A longo prazo parece-me um investimento seguro, o que acham?
Acho horrível...
- Registado: 29/11/2007 2:38
Acho horrível...
Lose your opinion, not your money
Já agora o porque de ter um dos piores comportamentos do PSI20, logo num dia em que há uma revisão do preço alvo da GS para 8,2€?
Para ajudar ao mau comportamento da sessão de hoje, esteve uma má notícia que, saiu para os lados de Espanha, parece que o governo Espanhol está a planear cortar os subsídios às renováveis.
STOCKS NEWS EUROPE-Spanish Renewables down on subsidy cut fears
Shares in Spanish renwable energy generators Iberdrola
Renovables, Acciona, and EDP Renovaveis move sharply lower after
website elconfidencial says the government could be planning to
cut lucrative pre-2009 renwables subsidies retroactively.
"Potentially very negative. All sector sources we have been
contacting over the last few months have always rejected to
possibility of retroactive scenarios regarding the remuneration
of the wind power sector in Spain," BPI says in a note to
clients.
Elconfidencial cites sources close to the energy sector and
government as saying that the government could reduce existing
subsidies which finance most of the renewables plants in Spain
in its new energy sector regulation, due in 2010.
Spanish industry ministry is not immediately available for
comment.
Acciona falls 2.65 percent to 81.88 euros,
Iberdrola Renovables loses 2.53 percent to 3.04 euros
and EDP Renovaveis is 1.13 percent lower at 5.68
euros, compared to a 0.33 percent fall in the Stoxx 600
Utilities index.
The negative sentiment also hits wind turbine maker Gamesa
, down 1.88 percent at 10.45 euros, compares to a 0.43
percent rise in the Stoxx Oil and Gas index.
Reuters Messaging
rm://jonathan.gleave.reuters.com@reuters.net
Keywords: MARKETS EUROPE STOCKSNEWS
A longo prazo parece-me um investimento seguro, o que acham?
- Registado: 29/11/2007 2:38
A EDP Renováveis, que é uma das cotadas abordadas amanhã na minha coluna semanal, apresenta uma tendência de baixa bastante consistente que dura já há uma série de meses. Pessoalmente considero o suporte na zona dos 5.5/5.6 euros e este ficou hoje sobe ameaça em mais uma sessão crítica do índice.
Não creio que faça grande sentido estar a discutir se a quebra foi falsa ou não, logo se verá. A questão mesmo é que o título vem em tendência descendente, o que já não é novidade alguma (veria a situação um pouco diferente se o título estivesse por exemplo lateral pois nesse caso estariamos perante uma potencial alteração de tendência).
Não creio que faça grande sentido estar a discutir se a quebra foi falsa ou não, logo se verá. A questão mesmo é que o título vem em tendência descendente, o que já não é novidade alguma (veria a situação um pouco diferente se o título estivesse por exemplo lateral pois nesse caso estariamos perante uma potencial alteração de tendência).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.