Dúvida IRS
3 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Dúvida IRS
silvalm Escreveu:Boa noite
Em 2008 além de receber pensão de reforma, também passava recibos verdes. Acontece que a institução para onde passava esses recibos passou a pagar, em 2009, rendimento de trabalho dependente, pelo que deixei de passar recibos verdes. No entanto durante 2009, continuei a pagar o Pag. Esp. Conta, uma vez que não anulei a actividade.
Assim, gostaria que me ajudassem na minha dúvida: como só tenho redimento da categoria A e H, devo submeter irs na 1.ª fase? E onde colco a dedução à colecta? Ou devo esperar para a 2.ª fase?
Agradeço.
Cumps.
Bom dia,desde que tenha a actividade "aberta" tem obrigatoriamente de entregar na segunda fase, não há opção.....claro que os rendimentos da categoria B devem ir a zero....
Só uma correcção, quanto ao Pag. Especial por Conta que fala, deve estar a fazer confusão, pois trata-se de pagamento por conta e não especial (o Especial é para as sociedade e não para particulares).
Por fim, gostava de alertar apenas mais um pormenor (talvez sem importancia mas que por vezes acontece), cuidado com a actividade em nome individual "aberta", porque no caso dos rendimentos da cat. A não atingirem o valor de um IAS (419,22€, eu sei que é pouco mas ninguém está livre de ter de faltar) há a obrigatoriedade de fazer pagamentos à Seg. Social como trabalhador independente.....é só um aviso.....
Espero ter ajudado...
Cmpts
DS
DS
Dúvida IRS
Boa noite
Em 2008 além de receber pensão de reforma, também passava recibos verdes. Acontece que a institução para onde passava esses recibos passou a pagar, em 2009, rendimento de trabalho dependente, pelo que deixei de passar recibos verdes. No entanto durante 2009, continuei a pagar o Pag. Esp. Conta, uma vez que não anulei a actividade.
Assim, gostaria que me ajudassem na minha dúvida: como só tenho redimento da categoria A e H, devo submeter irs na 1.ª fase? E onde colco a dedução à colecta? Ou devo esperar para a 2.ª fase?
Agradeço.
Cumps.
Agradeço.
Cumps.
- Registado: 31/8/2007 23:09
3 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 221 visitantes