Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por knightbrg » 10/3/2010 13:04

Agradeço a ajuda.
Cumps.

Registado: 31/8/2007 23:09

Re: Dúvida IRS

por Dansousa » 10/3/2010 9:13

silvalm Escreveu:Boa noite
Em 2008 além de receber pensão de reforma, também passava recibos verdes. Acontece que a institução para onde passava esses recibos passou a pagar, em 2009, rendimento de trabalho dependente, pelo que deixei de passar recibos verdes. No entanto durante 2009, continuei a pagar o Pag. Esp. Conta, uma vez que não anulei a actividade.
Assim, gostaria que me ajudassem na minha dúvida: como só tenho redimento da categoria A e H, devo submeter irs na 1.ª fase? E onde colco a dedução à colecta? Ou devo esperar para a 2.ª fase?
Agradeço.
Cumps.

Bom dia,desde que tenha a actividade "aberta" tem obrigatoriamente de entregar na segunda fase, não há opção.....claro que os rendimentos da categoria B devem ir a zero....

Só uma correcção, quanto ao Pag. Especial por Conta que fala, deve estar a fazer confusão, pois trata-se de pagamento por conta e não especial (o Especial é para as sociedade e não para particulares).

Por fim, gostava de alertar apenas mais um pormenor (talvez sem importancia mas que por vezes acontece), cuidado com a actividade em nome individual "aberta", porque no caso dos rendimentos da cat. A não atingirem o valor de um IAS (419,22€, eu sei que é pouco mas ninguém está livre de ter de faltar) há a obrigatoriedade de fazer pagamentos à Seg. Social como trabalhador independente.....é só um aviso.....

Espero ter ajudado...

Cmpts
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

Dúvida IRS

por knightbrg » 10/3/2010 0:57

Boa noite
Em 2008 além de receber pensão de reforma, também passava recibos verdes. Acontece que a institução para onde passava esses recibos passou a pagar, em 2009, rendimento de trabalho dependente, pelo que deixei de passar recibos verdes. No entanto durante 2009, continuei a pagar o Pag. Esp. Conta, uma vez que não anulei a actividade.
Assim, gostaria que me ajudassem na minha dúvida: como só tenho redimento da categoria A e H, devo submeter irs na 1.ª fase? E onde colco a dedução à colecta? Ou devo esperar para a 2.ª fase?
Agradeço.
Cumps.

Registado: 31/8/2007 23:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Sr.Marques e 166 visitantes