Não começam a ficar fartos de tanta lateralização?
bEMdISPOSTO Escreveu:Luis19 Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:[
Quanto à segunda: estás a falar da quebra da tendência ascendente que começou dos 1,51 para baixo, ou de outra (se outra, qual)?
Sim, estava a falar dessa lta.
Até ela ser quebrada, eu só ensaiava posições curtas (com stops), porque a tendência não era descendente mas eu também não era partidário de subidas 8e o que acho pior é ir-se contra a tendência em que se acredita).
A partir do surgimento do problema do Dubai, em que o EurUsd levou uma paulada, vindo dos 1,51 para cerca de 1,47 achei que a coisa ia mudar (e estava aborrecido porque o raio da minha stop foi activada a 1,5130). Quando a cotação voltou aos 1,51 aí nem pensei 2 vezes: vinguei a stop entrando curto com muita força (bem, isto de "muita força" é na minha perspectiva, que no mercado sou uma gota d'água como não podia deixar de ser).
Foi nessa valente shortadela que iniciei a estratégia que está neste momento no activo. Se perguntares como é que eu podia ter a convicção de que a tendência de médio prazo ia mudar aí, a resposta é que o problema do Dubai é sério e com a Grécia (e Portugal a querer seguir-lhe os passos) com problemas de endividamento externo, já eram motivos suficientes para lançar algum pessimismo, e os carry trades da Primavera/Verão já teriam aqui motivos fortes para começarem a inverter o fluxo dos dólares, daí que a tendência de médio prazo estava ditada (bastava que o EurUSd não ultrapassasse os 1,5130 de novo).
Assim foi que entrei neste trend ainda antes da quebra da lta se consumar. Para muitos, só com essa quebra é que consideraram essa inversão, outros ainda esperaram por outra(s) confirmações para considerar a inversão, mas eu considerei-a antes pelas razões acima indicadas (já muitas vezes tenho aproveitado inícios de tendências imediatamente antes dos sinais técnicos as denunciarem - muito baseado em análise fundamental - pelo que os meus ganhos começam mais cedo do que se tomasse posição após os sinais técnicos).
BN
Já entendi.
Pensei que te baseasses apenas em AT e daí a minha pergunta. Mesmo se o fizesses a divergência no RSI e MACD poderia constituir o primeiro sinal técnico de alerta para o fecho de eventuais longos antes da quebra dessa lta.
Cumprimentos e bons negócios.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Luis19 Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:[
Quanto à segunda: estás a falar da quebra da tendência ascendente que começou dos 1,51 para baixo, ou de outra (se outra, qual)?
Sim, estava a falar dessa lta.
Até ela ser quebrada, eu só ensaiava posições curtas (com stops), porque a tendência não era descendente mas eu também não era partidário de subidas 8e o que acho pior é ir-se contra a tendência em que se acredita).
A partir do surgimento do problema do Dubai, em que o EurUsd levou uma paulada, vindo dos 1,51 para cerca de 1,47 achei que a coisa ia mudar (e estava aborrecido porque o raio da minha stop foi activada a 1,5130). Quando a cotação voltou aos 1,51 aí nem pensei 2 vezes: vinguei a stop entrando curto com muita força (bem, isto de "muita força" é na minha perspectiva, que no mercado sou uma gota d'água como não podia deixar de ser).
Foi nessa valente shortadela que iniciei a estratégia que está neste momento no activo. Se perguntares como é que eu podia ter a convicção de que a tendência de médio prazo ia mudar aí, a resposta é que o problema do Dubai é sério e com a Grécia (e Portugal a querer seguir-lhe os passos) com problemas de endividamento externo, já eram motivos suficientes para lançar algum pessimismo, e os carry trades da Primavera/Verão já teriam aqui motivos fortes para começarem a inverter o fluxo dos dólares, daí que a tendência de médio prazo estava ditada (bastava que o EurUSd não ultrapassasse os 1,5130 de novo).
Assim foi que entrei neste trend ainda antes da quebra da lta se consumar. Para muitos, só com essa quebra é que consideraram essa inversão, outros ainda esperaram por outra(s) confirmações para considerar a inversão, mas eu considerei-a antes pelas razões acima indicadas (já muitas vezes tenho aproveitado inícios de tendências imediatamente antes dos sinais técnicos as denunciarem - muito baseado em análise fundamental - pelo que os meus ganhos começam mais cedo do que se tomasse posição após os sinais técnicos).
BN
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Luis19 Escreveu:bEMdISPOSTO,
É impressão minha ou usas uma estratégia de 2 time-frames em que vez a tendência no de longo prazo e fazes trades no de curto-prazo nos retraces à tendência de longo-prazo, no pressuposto que essa tendência se manterá?
Se isso for verdade como tradaste a quebra da Lta de médio prazo neste par?
Resposta à primeira pergunta: Yep!
bEMdISPOSTO,
É impressão minha ou usas uma estratégia de 2 time-frames em que vez a tendência no de longo prazo e fazes trades no de curto-prazo nos retraces à tendência de longo-prazo, no pressuposto que essa tendência se manterá?
- Registado: 4/12/2007 16:30
tonirai Escreveu:Ó bEMdISPOSTO, isso aí lembra-me muito uma estratégia de Martingale...
Se os trades começaram onde começa o gráfico, vejo aí 7 ferros curtos espetados, e o preço sempre a subir... parece do estilo:
"Toma lá um ferro curto!" ... ... "Ai sobes?! Toma lá outro!" ... ... "Tens a mania de contrariar, mas eu sou mais forte que tu! Toma outro!" ... ... "Continuas a subir?! Mas vais acabar por cair... toma lá outro!!"
Até que finalmente o preço cai... bem, cuidado com essas estratégias, pois correm bem durante bastante tempo, mas quando correm mal... correm mesmo mal de vez
É mais ou menos ao estilo do que dizes... Mas há 4 factores que contrabalançam esse risco...
1 - O EURUSD está claramente apontado para baixo nos próximos tempos, após a quebra violenta de alguns suportes importantes, pelo que subidas quando existem, não serão muito prolongadas;
2 - Ainda que as subidas sejam severas (eventuais reacções violentas, ainda que de pouca duração, daquelas que "comem" os stops de toda a malta curta), o racio saldo da conta/margem utilizada aguenta até muito longe, mesmo (só se invertesse a tendência principal é que eu estremeceria);
3 - Como nesses processos de sobe e desce não uso stops (Sacrilégio! Dá direito a suspensão do fórum por tempo indeterminado!), evito perder dinheiro em stops "mal activadas", ou seja, quando são activadas e a cotação retrai-se em seguida, o que ao fim de alguns swings sempre dá uma quantia razoável (em vez da estratégia de ganhos que superem as perdas, só reconheço ganhos, e as perdas mantenho como potenciais até que se transformem em ganhos - sei que para os entendidos isto é meio caminho para o suicídio, mas numa conjuntura clara de queda, o risco é muito menor do que em conjuntura indefinida, e daí eu dizer que nunca foi tão fácil ganhar no EurUsd como agora);
4 - Este factor não digo (é como os livros de receitas dos chefes de cozinha: ensinam a confeccionar o prato/doce, mas falta sempre dizer o pormenorzinho que faz a diferença, e que o chefe guarda só para si).
Já agora, tens o exemplo de hoje... subiu, subiu, subiu (a manhã toda) e de tarde "veio comer à minha mão"... No dia em que este processo me correr mesmo mal, já terei ganho o suficiente para decidir retirar-me de campo, ou então aguentar com as perdas e resistir (caso a tendência não se inverta)
Abraço
Melhor era impossível! 

- Anexos
-
- NASDAQ241209.PNG (20.45 KiB) Visualizado 1788 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Ó bEMdISPOSTO, isso aí lembra-me muito uma estratégia de Martingale...
Se os trades começaram onde começa o gráfico, vejo aí 7 ferros curtos espetados, e o preço sempre a subir... parece do estilo:
"Toma lá um ferro curto!" ... ... "Ai sobes?! Toma lá outro!" ... ... "Tens a mania de contrariar, mas eu sou mais forte que tu! Toma outro!" ... ... "Continuas a subir?! Mas vais acabar por cair... toma lá outro!!"
Até que finalmente o preço cai... bem, cuidado com essas estratégias, pois correm bem durante bastante tempo, mas quando correm mal... correm mesmo mal de vez

Quico Escreveu:Só para que não pensarem que me venho para aqui "armar" com os trades que me correm bem, vejam este...![]()
Bem, também não pretendo que pensem que me venho "armar" com trades que correm bem, mas se corre, bem, é porque correm!
Deixo aqui mais um exemplo de como trading intraday pode ser compensador, para combater o mito de que muito trade leva a perdas irremediáveis, que está estatisticamente condenado a falhar, etc. Tudo depende de muitos factores, e das estratégias (os livros e os "gurus" não aprovariam a minha estratégia, mas que está a dar frutos, está - e isso é o que um investidor quer, em vez de masturbações mentais sobre estatística, teoria, análise, etc - há muita análise na minha estratégia, mas é muito prática, virada para a eficácia, mais do que a obedecer a compêndios).
Resumindo: a melhor estratégia é a que dá lucro, tal como no futebol, quem ganha quem marca golos. Não estou a dar achegas a ninguém, apenas a tentar mostrar que tudo é possível, não se confinando o sucesso apenas ao que os compêndios ou os "gurus" dizem, mas à sagacidade e ao engenho que existe em potência em cada um de nós.
(Quico, acho que vou candidatar-me a protagonista do próximo Matrix

- Anexos
-
- 22_DEZ.jpg (70.54 KiB) Visualizado 1958 vezes
indez
S&P bateu o último mínimo relativo que era de 1119 e trocos.
Nasdaq mais um novo máximo relativo.
Ao Dow Jones falta-lhe um bocadinho assim.....
Vamos ver se se confirma o break desta lateralização e se retomam a tendência ascendente.
Nasdaq mais um novo máximo relativo.
Ao Dow Jones falta-lhe um bocadinho assim.....
Vamos ver se se confirma o break desta lateralização e se retomam a tendência ascendente.
- Anexos
-
- Nasdaq($Comp).png (22.49 KiB) Visualizado 2119 vezes
-
- SP&P500.png (21.5 KiB) Visualizado 2133 vezes
-
- DJones.png (21.19 KiB) Visualizado 2129 vezes
Trade the trend.
O mais lamentável é que apontava neste trade, a avaliar pela extensão da bandeira anterior, para um alvo nos 750€. O curioso agora é ver se lá chega.
- Anexos
-
- xau22dez2009.gif (10.92 KiB) Visualizado 2234 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Só para que não pensarem que me venho para aqui "armar" com os trades que me correm bem, vejam este...
(Bem: este não se pode dizer que correu mal. Digamos que "não correu"...)

(Bem: este não se pode dizer que correu mal. Digamos que "não correu"...)
- Anexos
-
- Hoje tentei repetir a gracinha de ontem. E não é que a coisa até correria bem?! Ora vejam o gráfico...
Pois! Só que, não tenho a vossa vida, e tinha hoje um almoço de trabalho. Mal a coisa desceu um bocado tive que sair e resolvi pôr o stop no breakeven. - xau22dez2009.gif (10.07 KiB) Visualizado 2254 vezes
-
- Vejam só! Parece que fez de propósito...
Bem: pode ser que venha re-testar o suporte quebrado. E aí, volto à carga! - xau22dez2009_2.gif (9.86 KiB) Visualizado 2264 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Pata-Hari Escreveu:Atomez, não acompanhei a sessão. Com volume? não serão estas sessões "estranhas" por causa da semana do Natal? (adoro como os mercados "fazem" sempre as coisas de modo a confundir o pessoal e gerar falsos sinais).
A "lógica" (se é que isso existe em bolsa) é que na 6ª feira (18) quebrou finalmente em alta, ao fim de 3 meses, a resistência horizontal nos 2202 e com volume acima da média.
Ontem saiu definitivamente do wedge formado pela LTA de curto prazo e essa resistência, com volume na média.
Se continuar a subir hoje é mais uma confirmação e para já parece que sim.
Estas semanas de fim de ano costumam ser de fracos volumes e alta volatilidade, mas para já parece tudo normal.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Quico Escreveu:Pois!![]()
Eu shorto o que posso. (Andar no forex nessa corretora... só se eu não me importasse de arriscar aos 500€ em cada trade.) É que o meu estilo é mais pachorrento.
Por exemplo, aqui vai aquilo que considero um "rapidinho":
Hoje ao fim da manhã identifiquei aquela lateralização num range apertado no XAUEUR. Decidi que entraria, logo que houvesse um breakout, e na direcção em que ele se desse: coloquei stops de abertura para baixo ou para cima com stop-loss dos lados opostos do range. Não era preciso ser muito esperto (e eu nem sou muito) para ver que ele se deveria dar na abertura de Nova York.
E assim foi; ele deu-se para baixo. Nem esperava que ele fosse tão rápido.
Apontei uma alvo para o topo daquela zona suporte, mas ela ia com tanta pressa que resolvi retira-lo não fosse quebrá-lo e continuasse por ali abaixo. Mas não: quando vi não ia ser hoje, olhei para o gráfico de 15 min. e optei por por o stop logo acima da bandeira que estava a fazer (não se vê, claro, neste gráfico), e pouco depois acabou-se o trade.
Vendo agora, até que nem foi mau!
Abraço.
Ages mais pelo seguro, não te expões muito (nem muito tempo) e isso feito com ponderação costuma dar bons resultados e com poucas preocupações.
Nada mal, nada mal...
Eu arrisco muito mais (mas com muita ponderação no que faço e, na medida do possível, com mais método e menos emoção): resultado: mais adrenalina e mais radicalização nos resultados. Desde que sejam bons, compensa tudo. Mas é verdade que é preciso muito feeling por um lado (para saber quando, quanto e como arriscar), e autocontrolo pelo outro (para não descontrolar a estratégia seguida à medida que as coisas se sucedem).
Como se costuma dizer; é preciso que cada um encontre o seu estilo para negociar e faça-o da forma que se sentir melhor. Daí que desde que tanto eu como tu estejamos satisfeitos com os nossos trades e resultados, isso é, sem dúvida, o mais importante.
Abraço e bons negócios

P.S. Ontem estive o dia quase todo sem net (e ausente também) mas as ordens programadas fizeram algum trade por mim e cheguei à noite com "mais qualquer coisinha na conta", eh eh eh
A lateralização acabou hoje.
Pelo menos no NASDAQ.
Pelo menos no NASDAQ.
- Anexos
-
- NASDAQ211209.PNG (19.38 KiB) Visualizado 2523 vezes
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Pois!
Eu shorto o que posso. (Andar no forex nessa corretora... só se eu não me importasse de arriscar aos 500€ em cada trade.) É que o meu estilo é mais pachorrento.
Hoje ao fim da manhã identifiquei aquela lateralização num range apertado no XAUEUR. Decidi que entraria, logo que houvesse um breakout, e na direcção em que ele se desse: coloquei stops de abertura para baixo ou para cima com stop-loss dos lados opostos do range. Não era preciso ser muito esperto (e eu nem sou muito) para ver que ele se deveria dar na abertura de Nova York.
Apontei uma alvo para o topo daquela zona suporte, mas ela ia com tanta pressa que resolvi retira-lo não fosse quebrá-lo e continuasse por ali abaixo. Mas não: quando vi não ia ser hoje, olhei para o gráfico de 15 min. e optei por por o stop logo acima da bandeira que estava a fazer (não se vê, claro, neste gráfico), e pouco depois acabou-se o trade.
Abraço.

Abraço.
- Anexos
-
- xaueur21dez2009.gif (11.52 KiB) Visualizado 2548 vezes
Quico Escreveu:Que salgalhada, ó Bemdisposto!![]()
Esse ramo do EURUSD tem mais trades que bolas a minha árvore de Natal! Então há ali uma fase, entre as 22h e a 1 da manhã, em que deves ter estado à beira de um ataque de nervos. Já para não falar na noite sem dormir...
Eu não tenho vida para isso. Eu é mais bo... perdão, ir de vez em quando ver como está o mercado. Gráficos de velas de 4 horas já são velocidades alucinantes.
Se consegues sair dessa selva (estilo o gajo do Matrix no meio das balas) sem esboroar a carteira, mereces o meu apreço; então se sais com ganhos dou-te os meus mais entusiásticos parabéns!![]()
Abraço.
Eh eh eh! Antes de mais obrigado pelos parabéns. Mas é a realidade, ando aqui na selva forex e não tenho apanhado paludismo, mordidelas de cobras ou sido comido por grandes felinos... A prtir do momento que identifiquei a tendência descendente do EurUsd (praticamente ao começar), ponderei o seu alcance e fundamentais, e analisei as suas primeiras evoluções, fiquei à vontade e dispenso os repelentes de insectos, quinino, e grades no jipe... Se há altura fácil para estar no EurUsd é agora (já o disse mais de uma vez em dois tópicos do fórum), pelo que dá para "brincar", até!
Aquela fase entre as 22h e a 1 da manhã não foram ataques de nervos, foi um orgasmo especulativo (múltiplo, hein? Duas vezes!) e se reparares, no cimo das duas velas referidas estão vendas e na base estão compras... Quem dera que as noites fossem todas assim... eu passava a dormir de dia

Um abraço! E shorta nisto!
Que salgalhada, ó Bemdisposto!
Esse ramo do EURUSD tem mais trades que bolas a minha árvore de Natal! Então há ali uma fase, entre as 22h e a 1 da manhã, em que deves ter estado à beira de um ataque de nervos. Já para não falar na noite sem dormir...
Eu não tenho vida para isso. Eu é mais bo... perdão, ir de vez em quando ver como está o mercado. Gráficos de velas de 4 horas já são velocidades alucinantes.
Se consegues sair dessa selva (estilo o gajo do Matrix no meio das balas) sem esboroar a carteira, mereces o meu apreço; então se sais com ganhos dou-te os meus mais entusiásticos parabéns!
Abraço.

Se consegues sair dessa selva (estilo o gajo do Matrix no meio das balas) sem esboroar a carteira, mereces o meu apreço; então se sais com ganhos dou-te os meus mais entusiásticos parabéns!

Abraço.
bEMdISPOSTO Escreveu:Quico Escreveu:Já agora, e quanto à eventual reentrada no EURUSD: Vai uma aposta que a vela para as próximas 4h (a formar-se até à meia noite) é branca?
Pode ser da cor que quiseres, eu é que shortei mais a 1,4358 há pouco e se descer mais um bocado compro, e depois vou shortar mais acima "and so on..."
Olha, Quico, aqui está uma gentileza minha (o gráfico) para veres a minha actividade de trading, e que é compatível ainda assim com a posição de "trend follower", pois estive e estou sempre curto no meio dessa algaraviada de setinhas que vês, e hei-de estar até o EurUsd cair para 1,30 e tais. O gráfico começa quase com as duas setinhas juntas, que é a shortadela parcial que referi no post acima. Até à meia noite a tua aposta de vela branca falhou, mas nas 4 horas seguintes acertarias (o timing é que falhou). O que ganhei em andar a shortar em cima de madrugada foi oferecido pelo mercado com a queda à tarde. Como o caminho é para baixo (trend principal) não tive problemas em shortar de madrugada com aquelas subidas... Até serviram para reforçar a posição curta, que estava a ficar sem munições... daí a importãncia que as correcções têm, para limpar armas e recarregar a artilharia,

- Anexos
-
- 17_18dez.jpg (81.32 KiB) Visualizado 1643 vezes
Ui!
Aí é muito caro.
A última vez que parei lá, pedi 2 cafés (eu e a patroa), mais uma água das pedras... perdão! Perrier, e a coisa custou-me os olhos da cara: 11€!
De qualquer forma teria todo o gosto. Talvez no próximo almoço do Caldeirão*.
* - ...isso, se não acabar tudo à porrada, a ver pelo ambiente nos outros tópicos!

A última vez que parei lá, pedi 2 cafés (eu e a patroa), mais uma água das pedras... perdão! Perrier, e a coisa custou-me os olhos da cara: 11€!
De qualquer forma teria todo o gosto. Talvez no próximo almoço do Caldeirão*.
* - ...isso, se não acabar tudo à porrada, a ver pelo ambiente nos outros tópicos!

Quico Escreveu:Êh, pá! Isso não vale! Não é branca mas é mais um martelo. Se tivesse "traidado",não tinha sido "stopado" e continuava a jogo. Aposto que às 4 da manhã já estaria a ganhar (e a nanar,tb.). Mostrava-te o gráfico, mas aqui do iPod já custa imenso responder-te, quanto mais agora estar com essas mariquices.
Amanhã falamos
Não inventes desculpas para não pagar alcool

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Êh, pá! Isso não vale! Não é branca mas é mais um martelo. Se tivesse "traidado",não tinha sido "stopado" e continuava a jogo. Aposto que às 4 da manhã já estaria a ganhar (e a nanar,tb.). Mostrava-te o gráfico, mas aqui do iPod já custa imenso responder-te, quanto mais agora estar com essas mariquices.
Amanhã falamos
Amanhã falamos