Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não começam a ficar fartos de tanta lateralização?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luis19 » 28/12/2009 16:56

bEMdISPOSTO Escreveu:
Luis19 Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:[
Quanto à segunda: estás a falar da quebra da tendência ascendente que começou dos 1,51 para baixo, ou de outra (se outra, qual)?

Sim, estava a falar dessa lta.

Até ela ser quebrada, eu só ensaiava posições curtas (com stops), porque a tendência não era descendente mas eu também não era partidário de subidas 8e o que acho pior é ir-se contra a tendência em que se acredita).

A partir do surgimento do problema do Dubai, em que o EurUsd levou uma paulada, vindo dos 1,51 para cerca de 1,47 achei que a coisa ia mudar (e estava aborrecido porque o raio da minha stop foi activada a 1,5130). Quando a cotação voltou aos 1,51 aí nem pensei 2 vezes: vinguei a stop entrando curto com muita força (bem, isto de "muita força" é na minha perspectiva, que no mercado sou uma gota d'água como não podia deixar de ser).

Foi nessa valente shortadela que iniciei a estratégia que está neste momento no activo. Se perguntares como é que eu podia ter a convicção de que a tendência de médio prazo ia mudar aí, a resposta é que o problema do Dubai é sério e com a Grécia (e Portugal a querer seguir-lhe os passos) com problemas de endividamento externo, já eram motivos suficientes para lançar algum pessimismo, e os carry trades da Primavera/Verão já teriam aqui motivos fortes para começarem a inverter o fluxo dos dólares, daí que a tendência de médio prazo estava ditada (bastava que o EurUSd não ultrapassasse os 1,5130 de novo).

Assim foi que entrei neste trend ainda antes da quebra da lta se consumar. Para muitos, só com essa quebra é que consideraram essa inversão, outros ainda esperaram por outra(s) confirmações para considerar a inversão, mas eu considerei-a antes pelas razões acima indicadas (já muitas vezes tenho aproveitado inícios de tendências imediatamente antes dos sinais técnicos as denunciarem - muito baseado em análise fundamental - pelo que os meus ganhos começam mais cedo do que se tomasse posição após os sinais técnicos).

BN

Já entendi.

Pensei que te baseasses apenas em AT e daí a minha pergunta. Mesmo se o fizesses a divergência no RSI e MACD poderia constituir o primeiro sinal técnico de alerta para o fecho de eventuais longos antes da quebra dessa lta.

Cumprimentos e bons negócios.

Registado: 4/12/2007 16:30

por bEMdISPOSTO » 28/12/2009 0:53

Luis19 Escreveu:
Quanto à segunda: estás a falar da quebra da tendência ascendente que começou dos 1,51 para baixo, ou de outra (se outra, qual)?

Até ela ser quebrada, eu só ensaiava posições curtas (com stops), porque a tendência não era descendente mas eu também não era partidário de subidas 8e o que acho pior é ir-se contra a tendência em que se acredita).

A partir do surgimento do problema do Dubai, em que o EurUsd levou uma paulada, vindo dos 1,51 para cerca de 1,47 achei que a coisa ia mudar (e estava aborrecido porque o raio da minha stop foi activada a 1,5130). Quando a cotação voltou aos 1,51 aí nem pensei 2 vezes: vinguei a stop entrando curto com muita força (bem, isto de "muita força" é na minha perspectiva, que no mercado sou uma gota d'água como não podia deixar de ser).

Foi nessa valente shortadela que iniciei a estratégia que está neste momento no activo. Se perguntares como é que eu podia ter a convicção de que a tendência de médio prazo ia mudar aí, a resposta é que o problema do Dubai é sério e com a Grécia (e Portugal a querer seguir-lhe os passos) com problemas de endividamento externo, já eram motivos suficientes para lançar algum pessimismo, e os carry trades da Primavera/Verão já teriam aqui motivos fortes para começarem a inverter o fluxo dos dólares, daí que a tendência de médio prazo estava ditada (bastava que o EurUSd não ultrapassasse os 1,5130 de novo).

Assim foi que entrei neste trend ainda antes da quebra da lta se consumar. Para muitos, só com essa quebra é que consideraram essa inversão, outros ainda esperaram por outra(s) confirmações para considerar a inversão, mas eu considerei-a antes pelas razões acima indicadas (já muitas vezes tenho aproveitado inícios de tendências imediatamente antes dos sinais técnicos as denunciarem - muito baseado em análise fundamental - pelo que os meus ganhos começam mais cedo do que se tomasse posição após os sinais técnicos).

BN
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Luis19 » 28/12/2009 0:08

por bEMdISPOSTO » 28/12/2009 0:04

Luis19 Escreveu:bEMdISPOSTO,

É impressão minha ou usas uma estratégia de 2 time-frames em que vez a tendência no de longo prazo e fazes trades no de curto-prazo nos retraces à tendência de longo-prazo, no pressuposto que essa tendência se manterá?

Se isso for verdade como tradaste a quebra da Lta de médio prazo neste par?

Resposta à primeira pergunta: Yep!

por Luis19 » 25/12/2009 13:17

bEMdISPOSTO,

É impressão minha ou usas uma estratégia de 2 time-frames em que vez a tendência no de longo prazo e fazes trades no de curto-prazo nos retraces à tendência de longo-prazo, no pressuposto que essa tendência se manterá?

Se isso for verdade como tradaste a quebra da Lta de médio prazo neste par?

por bEMdISPOSTO » 25/12/2009 4:44

tonirai Escreveu:Ó bEMdISPOSTO, isso aí lembra-me muito uma estratégia de Martingale...
Se os trades começaram onde começa o gráfico, vejo aí 7 ferros curtos espetados, e o preço sempre a subir... parece do estilo:

"Toma lá um ferro curto!" ... ... "Ai sobes?! Toma lá outro!" ... ... "Tens a mania de contrariar, mas eu sou mais forte que tu! Toma outro!" ... ... "Continuas a subir?! Mas vais acabar por cair... toma lá outro!!"

Até que finalmente o preço cai... bem, cuidado com essas estratégias, pois correm bem durante bastante tempo, mas quando correm mal... correm mesmo mal de vez :wink:

É mais ou menos ao estilo do que dizes... Mas há 4 factores que contrabalançam esse risco...
1 - O EURUSD está claramente apontado para baixo nos próximos tempos, após a quebra violenta de alguns suportes importantes, pelo que subidas quando existem, não serão muito prolongadas;
2 - Ainda que as subidas sejam severas (eventuais reacções violentas, ainda que de pouca duração, daquelas que "comem" os stops de toda a malta curta), o racio saldo da conta/margem utilizada aguenta até muito longe, mesmo (só se invertesse a tendência principal é que eu estremeceria);
3 - Como nesses processos de sobe e desce não uso stops (Sacrilégio! Dá direito a suspensão do fórum por tempo indeterminado!), evito perder dinheiro em stops "mal activadas", ou seja, quando são activadas e a cotação retrai-se em seguida, o que ao fim de alguns swings sempre dá uma quantia razoável (em vez da estratégia de ganhos que superem as perdas, só reconheço ganhos, e as perdas mantenho como potenciais até que se transformem em ganhos - sei que para os entendidos isto é meio caminho para o suicídio, mas numa conjuntura clara de queda, o risco é muito menor do que em conjuntura indefinida, e daí eu dizer que nunca foi tão fácil ganhar no EurUsd como agora);
4 - Este factor não digo (é como os livros de receitas dos chefes de cozinha: ensinam a confeccionar o prato/doce, mas falta sempre dizer o pormenorzinho que faz a diferença, e que o chefe guarda só para si).

Já agora, tens o exemplo de hoje... subiu, subiu, subiu (a manhã toda) e de tarde "veio comer à minha mão"... No dia em que este processo me correr mesmo mal, já terei ganho o suficiente para decidir retirar-me de campo, ou então aguentar com as perdas e resistir (caso a tendência não se inverta)

Abraço

por atomez » 24/12/2009 21:24

Melhor era impossível! :twisted:
Anexos
NASDAQ241209.PNG
NASDAQ241209.PNG (20.45 KiB) Visualizado 1766 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por tonirai » 24/12/2009 18:39

Ó bEMdISPOSTO, isso aí lembra-me muito uma estratégia de Martingale...
Se os trades começaram onde começa o gráfico, vejo aí 7 ferros curtos espetados, e o preço sempre a subir... parece do estilo:

"Toma lá um ferro curto!" ... ... "Ai sobes?! Toma lá outro!" ... ... "Tens a mania de contrariar, mas eu sou mais forte que tu! Toma outro!" ... ... "Continuas a subir?! Mas vais acabar por cair... toma lá outro!!"

Até que finalmente o preço cai... bem, cuidado com essas estratégias, pois correm bem durante bastante tempo, mas quando correm mal... correm mesmo mal de vez :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por bEMdISPOSTO » 23/12/2009 1:09

Quico Escreveu:Só para que não pensarem que me venho para aqui "armar" com os trades que me correm bem, vejam este... :cry:

Bem, também não pretendo que pensem que me venho "armar" com trades que correm bem, mas se corre, bem, é porque correm!
Deixo aqui mais um exemplo de como trading intraday pode ser compensador, para combater o mito de que muito trade leva a perdas irremediáveis, que está estatisticamente condenado a falhar, etc. Tudo depende de muitos factores, e das estratégias (os livros e os "gurus" não aprovariam a minha estratégia, mas que está a dar frutos, está - e isso é o que um investidor quer, em vez de masturbações mentais sobre estatística, teoria, análise, etc - há muita análise na minha estratégia, mas é muito prática, virada para a eficácia, mais do que a obedecer a compêndios).
Resumindo: a melhor estratégia é a que dá lucro, tal como no futebol, quem ganha quem marca golos. Não estou a dar achegas a ninguém, apenas a tentar mostrar que tudo é possível, não se confinando o sucesso apenas ao que os compêndios ou os "gurus" dizem, mas à sagacidade e ao engenho que existe em potência em cada um de nós.

(Quico, acho que vou candidatar-me a protagonista do próximo Matrix :mrgreen: ).
Anexos
22_DEZ.jpg
22_DEZ.jpg (70.54 KiB) Visualizado 1936 vezes

indez

por Razao_Pura » 22/12/2009 19:18

S&P bateu o último mínimo relativo que era de 1119 e trocos.
Nasdaq mais um novo máximo relativo.
Ao Dow Jones falta-lhe um bocadinho assim.....
Vamos ver se se confirma o break desta lateralização e se retomam a tendência ascendente.
Anexos
Nasdaq($Comp).png
Nasdaq($Comp).png (22.49 KiB) Visualizado 2097 vezes
SP&P500.png
SP&P500.png (21.5 KiB) Visualizado 2111 vezes
DJones.png
DJones.png (21.19 KiB) Visualizado 2107 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Quico » 22/12/2009 17:10

O mais lamentável é que apontava neste trade, a avaliar pela extensão da bandeira anterior, para um alvo nos 750€. O curioso agora é ver se lá chega.
Anexos
xau22dez2009.gif
xau22dez2009.gif (10.92 KiB) Visualizado 2212 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Quico » 22/12/2009 16:59

Só para que não pensarem que me venho para aqui "armar" com os trades que me correm bem, vejam este... :cry:

(Bem: este não se pode dizer que correu mal. Digamos que "não correu"...)
Anexos
xau22dez2009.gif
Hoje tentei repetir a gracinha de ontem. E não é que a coisa até correria bem?! Ora vejam o gráfico...
Pois! Só que, não tenho a vossa vida, e tinha hoje um almoço de trabalho. Mal a coisa desceu um bocado tive que sair e resolvi pôr o stop no breakeven.
xau22dez2009.gif (10.07 KiB) Visualizado 2232 vezes
xau22dez2009_2.gif
Vejam só! Parece que fez de propósito...
Bem: pode ser que venha re-testar o suporte quebrado. E aí, volto à carga!
xau22dez2009_2.gif (9.86 KiB) Visualizado 2242 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por atomez » 22/12/2009 15:47

Pata-Hari Escreveu:Atomez, não acompanhei a sessão. Com volume? não serão estas sessões "estranhas" por causa da semana do Natal? (adoro como os mercados "fazem" sempre as coisas de modo a confundir o pessoal e gerar falsos sinais).

A "lógica" (se é que isso existe em bolsa) é que na 6ª feira (18) quebrou finalmente em alta, ao fim de 3 meses, a resistência horizontal nos 2202 e com volume acima da média.

Ontem saiu definitivamente do wedge formado pela LTA de curto prazo e essa resistência, com volume na média.

Se continuar a subir hoje é mais uma confirmação e para já parece que sim.

Estas semanas de fim de ano costumam ser de fracos volumes e alta volatilidade, mas para já parece tudo normal.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Pata-Hari » 22/12/2009 9:02

Atomez, não acompanhei a sessão. Com volume? não serão estas sessões "estranhas" por causa da semana do Natal? (adoro como os mercados "fazem" sempre as coisas de modo a confundir o pessoal e gerar falsos sinais).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bEMdISPOSTO » 22/12/2009 7:42

Quico Escreveu:Pois! :)
Eu shorto o que posso. (Andar no forex nessa corretora... só se eu não me importasse de arriscar aos 500€ em cada trade.) É que o meu estilo é mais pachorrento.

Por exemplo, aqui vai aquilo que considero um "rapidinho":
Hoje ao fim da manhã identifiquei aquela lateralização num range apertado no XAUEUR. Decidi que entraria, logo que houvesse um breakout, e na direcção em que ele se desse: coloquei stops de abertura para baixo ou para cima com stop-loss dos lados opostos do range. Não era preciso ser muito esperto (e eu nem sou muito) para ver que ele se deveria dar na abertura de Nova York.
E assim foi; ele deu-se para baixo. Nem esperava que ele fosse tão rápido.
Apontei uma alvo para o topo daquela zona suporte, mas ela ia com tanta pressa que resolvi retira-lo não fosse quebrá-lo e continuasse por ali abaixo. Mas não: quando vi não ia ser hoje, olhei para o gráfico de 15 min. e optei por por o stop logo acima da bandeira que estava a fazer (não se vê, claro, neste gráfico), e pouco depois acabou-se o trade.
Vendo agora, até que nem foi mau! :wink:

Abraço.

Ages mais pelo seguro, não te expões muito (nem muito tempo) e isso feito com ponderação costuma dar bons resultados e com poucas preocupações.
Nada mal, nada mal...
Eu arrisco muito mais (mas com muita ponderação no que faço e, na medida do possível, com mais método e menos emoção): resultado: mais adrenalina e mais radicalização nos resultados. Desde que sejam bons, compensa tudo. Mas é verdade que é preciso muito feeling por um lado (para saber quando, quanto e como arriscar), e autocontrolo pelo outro (para não descontrolar a estratégia seguida à medida que as coisas se sucedem).
Como se costuma dizer; é preciso que cada um encontre o seu estilo para negociar e faça-o da forma que se sentir melhor. Daí que desde que tanto eu como tu estejamos satisfeitos com os nossos trades e resultados, isso é, sem dúvida, o mais importante.

Abraço e bons negócios :wink:

P.S. Ontem estive o dia quase todo sem net (e ausente também) mas as ordens programadas fizeram algum trade por mim e cheguei à noite com "mais qualquer coisinha na conta", eh eh eh

por atomez » 22/12/2009 1:42

A lateralização acabou hoje.

Pelo menos no NASDAQ.
Anexos
NASDAQ211209.PNG
NASDAQ211209.PNG (19.38 KiB) Visualizado 2501 vezes
Niccolò Machiavelli

por Quico » 22/12/2009 1:26

Pois! :)
Eu shorto o que posso. (Andar no forex nessa corretora... só se eu não me importasse de arriscar aos 500€ em cada trade.) É que o meu estilo é mais pachorrento.

Por exemplo, aqui vai aquilo que considero um "rapidinho":
Hoje ao fim da manhã identifiquei aquela lateralização num range apertado no XAUEUR. Decidi que entraria, logo que houvesse um breakout, e na direcção em que ele se desse: coloquei stops de abertura para baixo ou para cima com stop-loss dos lados opostos do range. Não era preciso ser muito esperto (e eu nem sou muito) para ver que ele se deveria dar na abertura de Nova York.
E assim foi; ele deu-se para baixo. Nem esperava que ele fosse tão rápido.
Apontei uma alvo para o topo daquela zona suporte, mas ela ia com tanta pressa que resolvi retira-lo não fosse quebrá-lo e continuasse por ali abaixo. Mas não: quando vi não ia ser hoje, olhei para o gráfico de 15 min. e optei por por o stop logo acima da bandeira que estava a fazer (não se vê, claro, neste gráfico), e pouco depois acabou-se o trade.
Vendo agora, até que nem foi mau! :wink:

Abraço.
Anexos
xaueur21dez2009.gif
xaueur21dez2009.gif (11.52 KiB) Visualizado 2526 vezes

por bEMdISPOSTO » 22/12/2009 0:06

Quico Escreveu:Que salgalhada, ó Bemdisposto! :shock:
Esse ramo do EURUSD tem mais trades que bolas a minha árvore de Natal! Então há ali uma fase, entre as 22h e a 1 da manhã, em que deves ter estado à beira de um ataque de nervos. Já para não falar na noite sem dormir...

Eu não tenho vida para isso. Eu é mais bo... perdão, ir de vez em quando ver como está o mercado. Gráficos de velas de 4 horas já são velocidades alucinantes.

Se consegues sair dessa selva (estilo o gajo do Matrix no meio das balas) sem esboroar a carteira, mereces o meu apreço; então se sais com ganhos dou-te os meus mais entusiásticos parabéns! :)

Abraço.

Eh eh eh! Antes de mais obrigado pelos parabéns. Mas é a realidade, ando aqui na selva forex e não tenho apanhado paludismo, mordidelas de cobras ou sido comido por grandes felinos... A prtir do momento que identifiquei a tendência descendente do EurUsd (praticamente ao começar), ponderei o seu alcance e fundamentais, e analisei as suas primeiras evoluções, fiquei à vontade e dispenso os repelentes de insectos, quinino, e grades no jipe... Se há altura fácil para estar no EurUsd é agora (já o disse mais de uma vez em dois tópicos do fórum), pelo que dá para "brincar", até!

Aquela fase entre as 22h e a 1 da manhã não foram ataques de nervos, foi um orgasmo especulativo (múltiplo, hein? Duas vezes!) e se reparares, no cimo das duas velas referidas estão vendas e na base estão compras... Quem dera que as noites fossem todas assim... eu passava a dormir de dia :lol:

Um abraço! E shorta nisto!

por Quico » 19/12/2009 19:53

Que salgalhada, ó Bemdisposto! :shock:
Esse ramo do EURUSD tem mais trades que bolas a minha árvore de Natal! Então há ali uma fase, entre as 22h e a 1 da manhã, em que deves ter estado à beira de um ataque de nervos. Já para não falar na noite sem dormir...

Eu não tenho vida para isso. Eu é mais bo... perdão, ir de vez em quando ver como está o mercado. Gráficos de velas de 4 horas já são velocidades alucinantes.

Se consegues sair dessa selva (estilo o gajo do Matrix no meio das balas) sem esboroar a carteira, mereces o meu apreço; então se sais com ganhos dou-te os meus mais entusiásticos parabéns! :)

Abraço.

por bEMdISPOSTO » 18/12/2009 20:12

bEMdISPOSTO Escreveu:
Quico Escreveu:Já agora, e quanto à eventual reentrada no EURUSD: Vai uma aposta que a vela para as próximas 4h (a formar-se até à meia noite) é branca? :wink:

Pode ser da cor que quiseres, eu é que shortei mais a 1,4358 há pouco e se descer mais um bocado compro, e depois vou shortar mais acima "and so on..." :wink:

Olha, Quico, aqui está uma gentileza minha (o gráfico) para veres a minha actividade de trading, e que é compatível ainda assim com a posição de "trend follower", pois estive e estou sempre curto no meio dessa algaraviada de setinhas que vês, e hei-de estar até o EurUsd cair para 1,30 e tais. O gráfico começa quase com as duas setinhas juntas, que é a shortadela parcial que referi no post acima. Até à meia noite a tua aposta de vela branca falhou, mas nas 4 horas seguintes acertarias (o timing é que falhou). O que ganhei em andar a shortar em cima de madrugada foi oferecido pelo mercado com a queda à tarde. Como o caminho é para baixo (trend principal) não tive problemas em shortar de madrugada com aquelas subidas... Até serviram para reforçar a posição curta, que estava a ficar sem munições... daí a importãncia que as correcções têm, para limpar armas e recarregar a artilharia,

:wink: Abraço
Anexos
17_18dez.jpg
17_18dez.jpg (81.32 KiB) Visualizado 1621 vezes

por Quico » 18/12/2009 18:26

Ui! :shock: Aí é muito caro.
A última vez que parei lá, pedi 2 cafés (eu e a patroa), mais uma água das pedras... perdão! Perrier, e a coisa custou-me os olhos da cara: 11€!
De qualquer forma teria todo o gosto. Talvez no próximo almoço do Caldeirão*.

* - ...isso, se não acabar tudo à porrada, a ver pelo ambiente nos outros tópicos! :(

por bEMdISPOSTO » 18/12/2009 15:54

Como tens cara de mafioso porreiro... Pode ser um Martini Rosso... Numa qualquer esplanada junto à marina de Monte Carlo :) Va bene?

por Quico » 18/12/2009 9:23

Tás a ver, ó Bemdisposto!
Bem que me podias dar um desconto, e ficarmos... sei lá... por um cutty-sark mais baratito. :P
Anexos
eurusd18dez2009_8h.gif
eurusd18dez2009_8h.gif (15.04 KiB) Visualizado 1841 vezes

por Branc0 » 18/12/2009 1:42

Quico Escreveu:Êh, pá! Isso não vale! Não é branca mas é mais um martelo. Se tivesse "traidado",não tinha sido "stopado" e continuava a jogo. Aposto que às 4 da manhã já estaria a ganhar (e a nanar,tb.). Mostrava-te o gráfico, mas aqui do iPod já custa imenso responder-te, quanto mais agora estar com essas mariquices.

Amanhã falamos :P

Não inventes desculpas para não pagar alcool :P
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Quico » 18/12/2009 1:38

Êh, pá! Isso não vale! Não é branca mas é mais um martelo. Se tivesse "traidado",não tinha sido "stopado" e continuava a jogo. Aposto que às 4 da manhã já estaria a ganhar (e a nanar,tb.). Mostrava-te o gráfico, mas aqui do iPod já custa imenso responder-te, quanto mais agora estar com essas mariquices.

Amanhã falamos :P

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marketisnotefficient e 198 visitantes