Gíria de bolsa
22 mensagens
|Página 1 de 1
COF é a sigla corresponde a “Consulta de OFertas”, que vem do comando COF do antigo sistema informático de negociação em continuo da Bolsa de Valores de Lisboa, o Tradis, e que disseminava integralmente o livro de ordens.
Este comando permitia ao operador visualizar todas ordens de compra e venda presentes no mercado (ainda não efectuadas) para um determinado activo, o que hoje é também conhecido por profundidade do mercado, na medida em que mostra o número de ordens, quantidade de acções aos diferentes preços de compra e de venda.
Essas ordens, ainda não executadas, representam as intenções registadas de compra e venda dos investidores para determinada quantidade e preço de um determinado activo. Essas ordens são executadas em tempo real por uma tarefa de matching do sistema de negociação sempre que alguém se predispõe a comprar ou a vender aos preços registados de compra e venda, sendo satisfeitas de acordo com o melhor preço de negociação e dimensão de todos os preços de compra e venda e depois considerando a antiguidade de registo da ordem em sistema. Ou seja, as ordens de compra e de venda são satisfeitas do melhor preço para o pior apresentado no livro de ordens de acordo com a quantidade de acções disponíveis e com a antiguidade das mesmas no sistema.
O livro de ordens é muito útil para o trader na medida em que lhe dá a informação do total de quantidade de acções a que este pode vender a determinado preço médio.
Viana, R Octávio; "Estudos no Mercado de Capitais"; ATM|NYSE Euronext Lisbon; 2008
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Re: Gíria de bolsa
Elias Escreveu:cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)
Permitam-me uma correcção, diz-se QÓFs e não cofres, o termo vem das siglas Q.OF. que vinham no antigo sistem SIBS e outros antigos terminais que mostravam nas salas de investidores das corretoras, e isso sim é uma sigla da giria dos investidores.
Essas iniciais significam Quadro de Ofertas.
O termo cofre, surge mais tarde, provavelmente no inicio da internet, em que muita gente ouvia QÓF's possivelmente em conversas com amigos, mas não viam ou liam estas iniciais nos terminais, e não se sabendo da origem deste termo, é fácil achar que se está a falar de cofres já que isto é uma palavra, enquanto QOF é uma sigla.
- Registado: 4/6/2009 20:06
Re: Gíria de bolsa
Elias Escreveu:
cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)
1 abraço,
Elias
Julgo que esta merece uma explicacao melhor. Os novatos ficam na mesma depois de ler isto. Dois termos aqui que nao sao óbvios, profundidade e melhores.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
"Então é porque não acreditas nos 6 euros ainda este ano!
Cá para mim, já o disse: o crude e as petroliferas vão andar de costas voltadas uns meses.
Agora a galp tem vindo a subir, não tarda muito o crude vem aos 61/62.
Depois, a galp começará a afundar rumo aos 6, e o petroleo não parará de subir, num bonito bull. "
Tradução:
Caramba! Sempre que penso em comprar galp esta porcaria sobe e depois fico com medo de entrar.
Quem ta certo sou eu, a tendencia é que está errada, ela vai pos 6 euros!
ehehe

Cá para mim, já o disse: o crude e as petroliferas vão andar de costas voltadas uns meses.
Agora a galp tem vindo a subir, não tarda muito o crude vem aos 61/62.
Depois, a galp começará a afundar rumo aos 6, e o petroleo não parará de subir, num bonito bull. "
Tradução:
Caramba! Sempre que penso em comprar galp esta porcaria sobe e depois fico com medo de entrar.
Quem ta certo sou eu, a tendencia é que está errada, ela vai pos 6 euros!
ehehe

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
"Essa subida foi muito repentina e agora vai ter que corrigir. Até é melhor assim para depois subir de forma mais sustentada. Vou aguardar para reentrar"
=
Fosgasse que disparou mesmo agora que vendi
parece que estavam à espera que eu vendesse
deixa lá ver se assusto os gajos para venderem rápido e isto baixar novamente 
=
Fosgasse que disparou mesmo agora que vendi

- Registado: 4/4/2009 0:57
"Aposto o meu testículo esquerdo que isto amanhã é que vai inverter/disparar/etc. Uma empresa destas, a este preço, está a baratíssima!" - tradução: já foste!
Profusão de participantes em tópicos do estilo "Novos mínimos a caminho" - tradução: É comprar, pessoal!
Profusão de participantes em tópicos do estilo "O céu é o limite..." - tradução: Humm! Deixa-me cá preparar para fechar posições...
Profusão de participantes em tópicos do estilo "Novos mínimos a caminho" - tradução: É comprar, pessoal!
Profusão de participantes em tópicos do estilo "O céu é o limite..." - tradução: Humm! Deixa-me cá preparar para fechar posições...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
scpnuno Escreveu:Leitões: turbo warrants muito perto do strike
(de vez em quando alguém se esqueçe que isto não é claro e afirma "ontem comprei uns leitões que duplicaram" - o que eu acredito deixará alguns participantes a pensar que o autor se dedicou à suinicultura)
Ó dona ésse-cê-pê, desculpe dizer-lhe isto mas este não é o tópico da gastronomia. É de gíria bolsística

Editado pela última vez por Elias em 11/9/2009 16:27, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Leitões: turbo warrants muito perto do strike
(de vez em quando alguém se esqueçe que isto não é claro e afirma "ontem comprei uns leitões que duplicaram" - o que eu acredito deixará alguns participantes a pensar que o autor se dedicou à suinicultura)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Olá Elias,
Antes de mais, queria dizer que, como novato (e como tal tendo já sido corrigido por algumas gafes de gíria), acho esta iniciativa muito boa
Um ponto que penso ser muito útil é a questão de posições longas Vs posições curtas e curto-prazo Vs Longo-prazo. Já tenho visto muita dúvida por aí com estes termos.
Como tal, vou arriscar uma definição:
Posição longa: um investimento no sentido da valorização do título (ex: compra de acções, call Warrants)
Posição curta: um investimento no sentido da desvalorização do título (Ex. Vendas a descoberto; put warrants)
Longo prazo: Período de tempo a que se refere o investimento. Neste caso, superior a 1 ano.
curto/médio prazo: Aqui, referindo-se a períodos até 1 ano.
A barreira de 1 ano, não é fixa, sendo que muitos investidores consideram o longo prazo a partir de alguns meses, enquanto outros vários anos. Mas a ideia é mais separar os prazos das posições.
Correcções são bem-vindas
Abraços,
Elgenedy
Antes de mais, queria dizer que, como novato (e como tal tendo já sido corrigido por algumas gafes de gíria), acho esta iniciativa muito boa

Um ponto que penso ser muito útil é a questão de posições longas Vs posições curtas e curto-prazo Vs Longo-prazo. Já tenho visto muita dúvida por aí com estes termos.
Como tal, vou arriscar uma definição:
Posição longa: um investimento no sentido da valorização do título (ex: compra de acções, call Warrants)
Posição curta: um investimento no sentido da desvalorização do título (Ex. Vendas a descoberto; put warrants)
Longo prazo: Período de tempo a que se refere o investimento. Neste caso, superior a 1 ano.
curto/médio prazo: Aqui, referindo-se a períodos até 1 ano.
A barreira de 1 ano, não é fixa, sendo que muitos investidores consideram o longo prazo a partir de alguns meses, enquanto outros vários anos. Mas a ideia é mais separar os prazos das posições.
Correcções são bem-vindas

Abraços,
Elgenedy
- Registado: 17/12/2002 22:25
Elias Escreveu:EuroVerde Escreveu:Uma boa iniciativa era o Elias colocar de novo para apostarmos no Crude, Ouro, eur/dolar, SP500 até ao final do ano. E depois publicar a famosa tabela dos vencedores.
EuroVerde também podes ser tu a promover isso desta vez
Tens a certeza que queres que o Euroverde começe esse tópico? Bem me parecia que não!
- Registado: 2/4/2009 22:13
EuroVerde Escreveu:Uma boa iniciativa era o Elias colocar de novo para apostarmos no Crude, Ouro, eur/dolar, SP500 até ao final do ano. E depois publicar a famosa tabela dos vencedores.
EuroVerde também podes ser tu a promover isso desta vez

Tem graça que ontem lembrei-me de um tópico praticamente igual a este. Dou o meu contributo:
"este mercado está difícil de negociar" - tradução: estou a perder dinheiro à bruta
"este mercado está difícil de negociar" - tradução: estou a perder dinheiro à bruta

Editado pela última vez por um peao em 11/9/2009 16:07, num total de 1 vez.
- Registado: 2/4/2009 22:13
Gíria de bolsa
Quando estava a responder ao post da Alcatel, saiu-me a expressão "está a bombar" e nesse instante ocorreu-me que existem montes de expressões usadas no contexto dos mercados que formam uma gíria própria - algumas palavras pertencem à língua portuguesa, mas outras nem por isso.
Penso que teria alguma piada irmos compilando os termos e as expressões que são usadas neste contexto (incluindo o respectivo significado) e depois poderemos construir um glossário de termos que pode ficar como referência para todos.
Aqui ficam algumas ideias só para começar:
bombar = subir fortemente
cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)
OPA (Oferta Pública de Aquisição) = refere-se a uma oferta que é colocada no mercado com vista à aquisição de parte ou da totalidade do capital de uma empresa cotada
opada = termo que designa a empresa que foi alvo de uma OPA
opante = termo que designa a empresa que lança uma OPA
shortar = aportuguesamento do termo americano "to short" que significa abrir posições curtas (ou seja, apostar nas descidas)
alongar = o mesmo que abrir posições longas (ou seja, apostar nas subidas)
Oportunamente irei colocando mais coisas, de qualquer forma ficam todos já convidados a contribuir com outros termos.
1 abraço,
Elias
Penso que teria alguma piada irmos compilando os termos e as expressões que são usadas neste contexto (incluindo o respectivo significado) e depois poderemos construir um glossário de termos que pode ficar como referência para todos.
Aqui ficam algumas ideias só para começar:
bombar = subir fortemente
OPA (Oferta Pública de Aquisição) = refere-se a uma oferta que é colocada no mercado com vista à aquisição de parte ou da totalidade do capital de uma empresa cotada
opada = termo que designa a empresa que foi alvo de uma OPA
opante = termo que designa a empresa que lança uma OPA
shortar = aportuguesamento do termo americano "to short" que significa abrir posições curtas (ou seja, apostar nas descidas)
alongar = o mesmo que abrir posições longas (ou seja, apostar nas subidas)
Oportunamente irei colocando mais coisas, de qualquer forma ficam todos já convidados a contribuir com outros termos.
1 abraço,
Elias
22 mensagens
|Página 1 de 1