Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gíria de bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 14/9/2009 10:38

Pois essa dos COFs confesso que não sabia. Eu sempre disse "cofres" :oops:

Registado: 5/11/2002 12:21

por The Mechanic » 14/9/2009 8:49

COF é a sigla corresponde a “Consulta de OFertas”, que vem do comando COF do antigo sistema informático de negociação em continuo da Bolsa de Valores de Lisboa, o Tradis, e que disseminava integralmente o livro de ordens.

Este comando permitia ao operador visualizar todas ordens de compra e venda presentes no mercado (ainda não efectuadas) para um determinado activo, o que hoje é também conhecido por profundidade do mercado, na medida em que mostra o número de ordens, quantidade de acções aos diferentes preços de compra e de venda.

Essas ordens, ainda não executadas, representam as intenções registadas de compra e venda dos investidores para determinada quantidade e preço de um determinado activo. Essas ordens são executadas em tempo real por uma tarefa de matching do sistema de negociação sempre que alguém se predispõe a comprar ou a vender aos preços registados de compra e venda, sendo satisfeitas de acordo com o melhor preço de negociação e dimensão de todos os preços de compra e venda e depois considerando a antiguidade de registo da ordem em sistema. Ou seja, as ordens de compra e de venda são satisfeitas do melhor preço para o pior apresentado no livro de ordens de acordo com a quantidade de acções disponíveis e com a antiguidade das mesmas no sistema.

O livro de ordens é muito útil para o trader na medida em que lhe dá a informação do total de quantidade de acções a que este pode vender a determinado preço médio.

Viana, R Octávio; "Estudos no Mercado de Capitais"; ATM|NYSE Euronext Lisbon; 2008

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Re: Gíria de bolsa

por AntonioMB » 13/9/2009 22:54

Elias Escreveu:cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)

Permitam-me uma correcção, diz-se QÓFs e não cofres, o termo vem das siglas Q.OF. que vinham no antigo sistem SIBS e outros antigos terminais que mostravam nas salas de investidores das corretoras, e isso sim é uma sigla da giria dos investidores.

Essas iniciais significam Quadro de Ofertas.

O termo cofre, surge mais tarde, provavelmente no inicio da internet, em que muita gente ouvia QÓF's possivelmente em conversas com amigos, mas não viam ou liam estas iniciais nos terminais, e não se sabendo da origem deste termo, é fácil achar que se está a falar de cofres já que isto é uma palavra, enquanto QOF é uma sigla.

Registado: 4/6/2009 20:06

Re: Gíria de bolsa

por cannot » 12/9/2009 11:44

Elias Escreveu:
cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)

1 abraço,
Elias

Julgo que esta merece uma explicacao melhor. Os novatos ficam na mesma depois de ler isto. Dois termos aqui que nao sao óbvios, profundidade e melhores.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Dwer » 12/9/2009 1:30

O mercado está irracional - perdi o comboio
Está tudo louco - shortei e fui squeezado
Vão a mises.org que lá explica tudo - shortei e fui squeezado outra vez
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por newone » 12/9/2009 0:25

"Então é porque não acreditas nos 6 euros ainda este ano!
Cá para mim, já o disse: o crude e as petroliferas vão andar de costas voltadas uns meses.
Agora a galp tem vindo a subir, não tarda muito o crude vem aos 61/62.
Depois, a galp começará a afundar rumo aos 6, e o petroleo não parará de subir, num bonito bull. "

Tradução:

Caramba! Sempre que penso em comprar galp esta porcaria sobe e depois fico com medo de entrar.
Quem ta certo sou eu, a tendencia é que está errada, ela vai pos 6 euros!

ehehe
:lol:

Registado: 11/5/2009 10:04

por atomez » 12/9/2009 0:18

Market slang

Triple Witch Day (o próximo é dia 18)
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Mariachi » 12/9/2009 0:07

Boas,

Se me é permitido,

Target das casas de investimento = balelas (bull shit) em "estrangeiro" :lol:

Um abraço

Registado: 25/6/2007 11:05

por Seaman » 12/9/2009 0:01

"Essa subida foi muito repentina e agora vai ter que corrigir. Até é melhor assim para depois subir de forma mais sustentada. Vou aguardar para reentrar"

=

Fosgasse que disparou mesmo agora que vendi :? parece que estavam à espera que eu vendesse :evil: deixa lá ver se assusto os gajos para venderem rápido e isto baixar novamente :mrgreen:

Registado: 4/4/2009 0:57

por Navete » 11/9/2009 16:22

SCPNUNO, essa nunca tinha ouvido...

Excelente! Muito realista... com sorte levas a gripe, com azar sempre escusas de ir à mealhada..! :lol:
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Quico » 11/9/2009 16:20

"Aposto o meu testículo esquerdo que isto amanhã é que vai inverter/disparar/etc. Uma empresa destas, a este preço, está a baratíssima!" - tradução: já foste!

Profusão de participantes em tópicos do estilo "Novos mínimos a caminho" - tradução: É comprar, pessoal!

Profusão de participantes em tópicos do estilo "O céu é o limite..." - tradução: Humm! Deixa-me cá preparar para fechar posições...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 11/9/2009 16:19

scpnuno Escreveu:Leitões: turbo warrants muito perto do strike

(de vez em quando alguém se esqueçe que isto não é claro e afirma "ontem comprei uns leitões que duplicaram" - o que eu acredito deixará alguns participantes a pensar que o autor se dedicou à suinicultura)

Ó dona ésse-cê-pê, desculpe dizer-lhe isto mas este não é o tópico da gastronomia. É de gíria bolsística :P
Editado pela última vez por Elias em 11/9/2009 16:27, num total de 1 vez.

por scpnuno » 11/9/2009 16:16

Leitões: turbo warrants muito perto do strike

(de vez em quando alguém se esqueçe que isto não é claro e afirma "ontem comprei uns leitões que duplicaram" - o que eu acredito deixará alguns participantes a pensar que o autor se dedicou à suinicultura)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Elgenedy » 11/9/2009 16:16

Olá Elias,

Antes de mais, queria dizer que, como novato (e como tal tendo já sido corrigido por algumas gafes de gíria), acho esta iniciativa muito boa :)

Um ponto que penso ser muito útil é a questão de posições longas Vs posições curtas e curto-prazo Vs Longo-prazo. Já tenho visto muita dúvida por aí com estes termos.

Como tal, vou arriscar uma definição:

Posição longa: um investimento no sentido da valorização do título (ex: compra de acções, call Warrants)

Posição curta: um investimento no sentido da desvalorização do título (Ex. Vendas a descoberto; put warrants)

Longo prazo: Período de tempo a que se refere o investimento. Neste caso, superior a 1 ano.

curto/médio prazo: Aqui, referindo-se a períodos até 1 ano.

A barreira de 1 ano, não é fixa, sendo que muitos investidores consideram o longo prazo a partir de alguns meses, enquanto outros vários anos. Mas a ideia é mais separar os prazos das posições.

Correcções são bem-vindas :)

Abraços,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Elias » 11/9/2009 16:13

um peao Escreveu:Tens a certeza que queres que o Euroverde começe esse tópico? Bem me parecia que não!

Epá... eu no que diz respeito a mercados não tenho certezas acerca de nada 8-)

por um peao » 11/9/2009 16:09

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Uma boa iniciativa era o Elias colocar de novo para apostarmos no Crude, Ouro, eur/dolar, SP500 até ao final do ano. E depois publicar a famosa tabela dos vencedores.

EuroVerde também podes ser tu a promover isso desta vez :)

Tens a certeza que queres que o Euroverde começe esse tópico? Bem me parecia que não!

Registado: 2/4/2009 22:13

por Navete » 11/9/2009 16:07

Boas tardes.

Aqui fica o meu contributo:

"A MENINA" = Valor matriz da empresa Cotada (acção)
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Elias » 11/9/2009 16:07

EuroVerde Escreveu:Uma boa iniciativa era o Elias colocar de novo para apostarmos no Crude, Ouro, eur/dolar, SP500 até ao final do ano. E depois publicar a famosa tabela dos vencedores.

EuroVerde também podes ser tu a promover isso desta vez :)

por um peao » 11/9/2009 16:07

Tem graça que ontem lembrei-me de um tópico praticamente igual a este. Dou o meu contributo:

"este mercado está difícil de negociar" - tradução: estou a perder dinheiro à bruta :)
Editado pela última vez por um peao em 11/9/2009 16:07, num total de 1 vez.

Registado: 2/4/2009 22:13

por EuroVerde » 11/9/2009 16:04

Uma boa iniciativa era o Elias colocar de novo para apostarmos no Crude, Ouro, eur/dolar, SP500 até ao final do ano. E depois publicar a famosa tabela dos vencedores.

Registado: 29/11/2007 11:19

por EBF » 11/9/2009 15:58

Boas,

Parabéns pela iniciativa, belo post que de certeza dára muito que falar aos Caldeireiros. quando tiver oportunidade colocarei aqui algumas.

Caldeireiro - Participante do Grande Caldeirão

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

Gíria de bolsa

por Elias » 11/9/2009 15:42

Quando estava a responder ao post da Alcatel, saiu-me a expressão "está a bombar" e nesse instante ocorreu-me que existem montes de expressões usadas no contexto dos mercados que formam uma gíria própria - algumas palavras pertencem à língua portuguesa, mas outras nem por isso.

Penso que teria alguma piada irmos compilando os termos e as expressões que são usadas neste contexto (incluindo o respectivo significado) e depois poderemos construir um glossário de termos que pode ficar como referência para todos.

Aqui ficam algumas ideias só para começar:

bombar = subir fortemente

cofres = termo usado correntemente para designar a profundidade de cotações (isto é, a lista dos 5 melhores compradores e dos 5 melhores vendedores)

OPA (Oferta Pública de Aquisição) = refere-se a uma oferta que é colocada no mercado com vista à aquisição de parte ou da totalidade do capital de uma empresa cotada

opada = termo que designa a empresa que foi alvo de uma OPA

opante = termo que designa a empresa que lança uma OPA

shortar = aportuguesamento do termo americano "to short" que significa abrir posições curtas (ou seja, apostar nas descidas)

alongar = o mesmo que abrir posições longas (ou seja, apostar nas subidas)

Oportunamente irei colocando mais coisas, de qualquer forma ficam todos já convidados a contribuir com outros termos.

1 abraço,
Elias

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, caganixo7, Google Feedfetcher e 56 visitantes