Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic Quanto pedir por um estudo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Market-Gurus » 26/8/2009 22:11

Essa ta boa! Acho que irei por ai lolol

Registado: 16/8/2009 10:24

por mais_um » 26/8/2009 22:09

Market-Gurus Escreveu:Nunca ouve orçamento, porque em questão não estava o factor € mas sim a competência. O dinheiro não seria problema.

Mas desde início ficou definido que seria pago.

A questão é que quando me pedem para por um preço, sento-me um pouco a nora é só isso.

Tens duas formas de o fazer, ambas tem prós e contras, uma é pedires o valor que consideras justo pelo teu trabalho, outra é pedires o valor que consideras que o teu amigo paga sem deixar de ser teu amigo... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Market-Gurus » 26/8/2009 22:05

Nunca ouve orçamento, porque em questão não estava o factor € mas sim a competência. O dinheiro não seria problema.

Mas desde início ficou definido que seria pago.

A questão é que quando me pedem para por um preço, sento-me um pouco a nora é só isso.

Erro inicial - Falta de Orçamento

por alexandre.lobo » 26/8/2009 22:01

Boa Noite,

Na minha opinião há um erro básico que é a ausência de um orçamento prévio.

Como não há orçamento, o estudo realizado foi um favor pessoal e como tal não podes apresentar uma factura no final. Qualquer valor apresentado dará a ideia de ser exagerado.

Como favor que foi, quando o seu amigo perguntar quanto é, deves dizer "não é nada" e aceitar de bom grado qualquer gratificação que o seu amigo queira oferecer.

É claro que isso é só uma opinião, mas serve de aprendizado...

Abraço e boa sorte!

Registado: 29/11/2007 12:10

por Market-Gurus » 26/8/2009 21:59

Ficheiro do IAPMEI? Qual ficheiro? Não tenho conhecimento de nenhum! Tens o link?

por pedrom » 26/8/2009 20:21

Market-Gurus Escreveu:oolol quanto aos jantares e almoços lolol... já os como em restaurantes do grupo sem pagar nada lololol.

Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol

Alguém tem valores de referência?

Bem sei que falar de preços/ordenados/dinheiro é sempre tabú em Portugal... mas se me puderem dar uma ajuda agradecia

Ehh pá... sabes como é que estas coisas muitas vezes surgem... amigo pede a amigo...

Se já comes de borla nos restaurantes do grupo, o melhor é continuares a comer e não levares nada pelo estudo!!!!!

Os preços não são tabú, mas não existe nenhuma tabela fixa pois cada caso é uma caso e normalmente quando o cliente está enrascado o preço sobe..... :wink:

Já agora utilizas-te o ficheiro do IAPMEI? É que se foi, existem erros em algumas versões, ou melhor em quase todas.... :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por tugatuga11 » 26/8/2009 18:03

Quem lhe pediu o estudo não pediu também um orçamento? Estranho não é? :roll:

Registado: 27/4/2009 19:07

por Elias » 26/8/2009 17:58

Market-Gurus Escreveu:Se alguém me puder ajudar a saber qual o preço de mercado lol no fundo era isso que queria saber, sem tar a telefonar para empresas que o façam!

Olha já que o estudo é para o sector da restauração...

Imagina que tens um restaurante gourmet e vai lá um indivíduo com bom aspecto. Quanto deves pedir-lhe por uma refeição? Não me interessa saber o que ele vai comer, só quero saber o preço global.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Market-Gurus » 26/8/2009 17:56

Se alguém me puder ajudar a saber qual o preço de mercado lol no fundo era isso que queria saber, sem tar a telefonar para empresas que o façam!

por Elias » 26/8/2009 17:54

Market-Gurus Escreveu:Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol

Bem sei que falar de preços/ordenados/dinheiro é sempre tabú em Portugal... mas se me puderem dar uma ajuda agradecia

Não é questão de ser tabu, mas sim de não fazer muito sentido querer avaliar globalmente sem saber o custo das parcelas.

Imagina que eu quero construir uma moradia e peço um orçamento. E o empreiteiro assim a olho diz-me "são 300 mil euros". E eu pergunto "então e isso inclui quantas horas de mão-de-obra e quanto em material"? E ele "não fiz essas contas, isto é o preço final". A olho, tás a ver?

Para mim, como comprador, é importante saber e compreender o preço das várias parcelas para saber onde posso poupar (e quanto). E saber se o vendedor me está a fazer o preço de mercado.

Penso que qualquer orçamento de qualquer bem ou serviço deve ser adequadamente discriminado, mas é claro que muita gente não o faz, aproveitando-se da ingenuidade dos compradores para meter mais algum ao bolso.

E chegado a este ponto vou buscar a tua pergunta inicial: qual é o preço "justo"? Olha, sinceramente, depende da abordagem...

por Market-Gurus » 26/8/2009 17:50

oolol quanto aos jantares e almoços lolol... já os como em restaurantes do grupo sem pagar nada lololol.

Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol

Ehh pá... sabes como é que estas coisas muitas vezes surgem... amigo pede a amigo...

por Pickbull » 26/8/2009 17:47

Tens uma maneira simples de saber isso. Pega no telefone (ou mail, ou fax) e pede orçamento a uma empresa/pessoa que faça esse tipo de trabalho.

Sobre a situação em si não deixa de ser estranha. Fazes um trabalho sem saber quanto vale e a pessoa/empresa que te solicitou esse trabalho não quis saber em quanto iria ficar. :shock:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 26/8/2009 17:42

Não posso indicar números, pois não estou dentro desse mercado. No fundo o que estás a pedir é que o estudo seja valorado globalmente, eu estava a tentar avaliar as parcelas mas parece que não é isso que pretendes...

Eu caa convertia isso em Jantares...

por bboniek33 » 26/8/2009 17:42

...e ia laa m.amar uns quantos atee me fartar ! :mrgreen:
Editado pela última vez por bboniek33 em 26/8/2009 17:42, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Market-Gurus » 26/8/2009 17:38

Obrigado lol

Um amigo meu fez um estudo para uma empresa e pediu 3000 €. Embora sejam coisas mto diferentes pois o tempo despendido foi diferente.

Tendo por base o que indiquei alguém tem sugestões para números concretos?

por Elias » 26/8/2009 17:34

Quanto achas que vale uma hora do teu trabalho?

Pegas nesse valor, multiplicas por 16 e tens a remuneração horária.

Depois tens de pensar se o valor que pretendes receber (por hora) é líquido ou ilíquido de impostos, se for líquido tens de calcular o respectivo valor ilíquido pois é isso que o cliente vai pagar.

Tens de somar a isso os custos que tiveste para a realização do trabalho (material, deslocações, etc.).

Por fim, não te esqueças de adicionar o IVA, caso cobres IVA pelos teus trabalhos.

Espero que isto ajude.

Off Topic Quanto pedir por um estudo?

por Market-Gurus » 26/8/2009 17:31

Boa tarde a todos! Este é o meu primeiro post.

Recentemente efectuei um estudo de viabilidade financeira para a abertura de um restaurante gourmet.

1. O mesmo consiste em 9 folhas de excel. Apesar de conter pouco blabla toca devidamente nos pontos chave.

2. Gastei +/- 16 horas a efectuar o trabalho.

3. Alguma da informação foi-me dada logo à partida.

4. Algumas das sugestões apresentadas no estudo, nomeadamente a contratação através do IEFP de estagiários e a utilização de linha de crédito bonificada para PME's, foram aceites.

5. Importa referir que a parte burocrática das candidaturas das sugestões apresentadas foram igualmente por mim efectuadas em representação da empresa.

Qual é que acham que é o preço justo para o mesmo?

Abraço e obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], josehenry400, luislobs e 46 visitantes