Off Topic Quanto pedir por um estudo?
17 mensagens
|Página 1 de 1
- Registado: 16/8/2009 10:24
Market-Gurus Escreveu:Nunca ouve orçamento, porque em questão não estava o factor € mas sim a competência. O dinheiro não seria problema.
Mas desde início ficou definido que seria pago.
A questão é que quando me pedem para por um preço, sento-me um pouco a nora é só isso.
Tens duas formas de o fazer, ambas tem prós e contras, uma é pedires o valor que consideras justo pelo teu trabalho, outra é pedires o valor que consideras que o teu amigo paga sem deixar de ser teu amigo...

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Nunca ouve orçamento, porque em questão não estava o factor € mas sim a competência. O dinheiro não seria problema.
A questão é que quando me pedem para por um preço, sento-me um pouco a nora é só isso.
Erro inicial - Falta de Orçamento
Boa Noite,
Na minha opinião há um erro básico que é a ausência de um orçamento prévio.
Como não há orçamento, o estudo realizado foi um favor pessoal e como tal não podes apresentar uma factura no final. Qualquer valor apresentado dará a ideia de ser exagerado.
Como favor que foi, quando o seu amigo perguntar quanto é, deves dizer "não é nada" e aceitar de bom grado qualquer gratificação que o seu amigo queira oferecer.
É claro que isso é só uma opinião, mas serve de aprendizado...
Abraço e boa sorte!
Na minha opinião há um erro básico que é a ausência de um orçamento prévio.
Como não há orçamento, o estudo realizado foi um favor pessoal e como tal não podes apresentar uma factura no final. Qualquer valor apresentado dará a ideia de ser exagerado.
Como favor que foi, quando o seu amigo perguntar quanto é, deves dizer "não é nada" e aceitar de bom grado qualquer gratificação que o seu amigo queira oferecer.
É claro que isso é só uma opinião, mas serve de aprendizado...
Abraço e boa sorte!
Market-Gurus Escreveu:oolol quanto aos jantares e almoços lolol... já os como em restaurantes do grupo sem pagar nada lololol.
Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol
Alguém tem valores de referência?
Bem sei que falar de preços/ordenados/dinheiro é sempre tabú em Portugal... mas se me puderem dar uma ajuda agradecia
Ehh pá... sabes como é que estas coisas muitas vezes surgem... amigo pede a amigo...
Se já comes de borla nos restaurantes do grupo, o melhor é continuares a comer e não levares nada pelo estudo!!!!!
Os preços não são tabú, mas não existe nenhuma tabela fixa pois cada caso é uma caso e normalmente quando o cliente está enrascado o preço sobe.....

Já agora utilizas-te o ficheiro do IAPMEI? É que se foi, existem erros em algumas versões, ou melhor em quase todas....

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Market-Gurus Escreveu:Se alguém me puder ajudar a saber qual o preço de mercado lol no fundo era isso que queria saber, sem tar a telefonar para empresas que o façam!
Olha já que o estudo é para o sector da restauração...
Imagina que tens um restaurante gourmet e vai lá um indivíduo com bom aspecto. Quanto deves pedir-lhe por uma refeição? Não me interessa saber o que ele vai comer, só quero saber o preço global.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Market-Gurus Escreveu:Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol
Bem sei que falar de preços/ordenados/dinheiro é sempre tabú em Portugal... mas se me puderem dar uma ajuda agradecia
Não é questão de ser tabu, mas sim de não fazer muito sentido querer avaliar globalmente sem saber o custo das parcelas.
Imagina que eu quero construir uma moradia e peço um orçamento. E o empreiteiro assim a olho diz-me "são 300 mil euros". E eu pergunto "então e isso inclui quantas horas de mão-de-obra e quanto em material"? E ele "não fiz essas contas, isto é o preço final". A olho, tás a ver?
Para mim, como comprador, é importante saber e compreender o preço das várias parcelas para saber onde posso poupar (e quanto). E saber se o vendedor me está a fazer o preço de mercado.
Penso que qualquer orçamento de qualquer bem ou serviço deve ser adequadamente discriminado, mas é claro que muita gente não o faz, aproveitando-se da ingenuidade dos compradores para meter mais algum ao bolso.
E chegado a este ponto vou buscar a tua pergunta inicial: qual é o preço "justo"? Olha, sinceramente, depende da abordagem...
oolol quanto aos jantares e almoços lolol... já os como em restaurantes do grupo sem pagar nada lololol.
Sim, seria procurar ver de uma forma global. Além do estudo o trabalho igualmente acessório, que até toma mais tempo lol
Ehh pá... sabes como é que estas coisas muitas vezes surgem... amigo pede a amigo...
Tens uma maneira simples de saber isso. Pega no telefone (ou mail, ou fax) e pede orçamento a uma empresa/pessoa que faça esse tipo de trabalho.
Sobre a situação em si não deixa de ser estranha. Fazes um trabalho sem saber quanto vale e a pessoa/empresa que te solicitou esse trabalho não quis saber em quanto iria ficar.
Sobre a situação em si não deixa de ser estranha. Fazes um trabalho sem saber quanto vale e a pessoa/empresa que te solicitou esse trabalho não quis saber em quanto iria ficar.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Eu caa convertia isso em Jantares...
...e ia laa m.amar uns quantos atee me fartar ! 

Editado pela última vez por bboniek33 em 26/8/2009 17:42, num total de 1 vez.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Quanto achas que vale uma hora do teu trabalho?
Pegas nesse valor, multiplicas por 16 e tens a remuneração horária.
Depois tens de pensar se o valor que pretendes receber (por hora) é líquido ou ilíquido de impostos, se for líquido tens de calcular o respectivo valor ilíquido pois é isso que o cliente vai pagar.
Tens de somar a isso os custos que tiveste para a realização do trabalho (material, deslocações, etc.).
Por fim, não te esqueças de adicionar o IVA, caso cobres IVA pelos teus trabalhos.
Espero que isto ajude.
Pegas nesse valor, multiplicas por 16 e tens a remuneração horária.
Depois tens de pensar se o valor que pretendes receber (por hora) é líquido ou ilíquido de impostos, se for líquido tens de calcular o respectivo valor ilíquido pois é isso que o cliente vai pagar.
Tens de somar a isso os custos que tiveste para a realização do trabalho (material, deslocações, etc.).
Por fim, não te esqueças de adicionar o IVA, caso cobres IVA pelos teus trabalhos.
Espero que isto ajude.
Off Topic Quanto pedir por um estudo?
Boa tarde a todos! Este é o meu primeiro post.
Recentemente efectuei um estudo de viabilidade financeira para a abertura de um restaurante gourmet.
1. O mesmo consiste em 9 folhas de excel. Apesar de conter pouco blabla toca devidamente nos pontos chave.
2. Gastei +/- 16 horas a efectuar o trabalho.
3. Alguma da informação foi-me dada logo à partida.
4. Algumas das sugestões apresentadas no estudo, nomeadamente a contratação através do IEFP de estagiários e a utilização de linha de crédito bonificada para PME's, foram aceites.
5. Importa referir que a parte burocrática das candidaturas das sugestões apresentadas foram igualmente por mim efectuadas em representação da empresa.
Qual é que acham que é o preço justo para o mesmo?
Abraço e obrigado.
Recentemente efectuei um estudo de viabilidade financeira para a abertura de um restaurante gourmet.
1. O mesmo consiste em 9 folhas de excel. Apesar de conter pouco blabla toca devidamente nos pontos chave.
2. Gastei +/- 16 horas a efectuar o trabalho.
3. Alguma da informação foi-me dada logo à partida.
4. Algumas das sugestões apresentadas no estudo, nomeadamente a contratação através do IEFP de estagiários e a utilização de linha de crédito bonificada para PME's, foram aceites.
5. Importa referir que a parte burocrática das candidaturas das sugestões apresentadas foram igualmente por mim efectuadas em representação da empresa.
Qual é que acham que é o preço justo para o mesmo?
Abraço e obrigado.
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 72 visitantes