Bull / Bear - Estudo
Há uma média que se analisarmos bem, o indice quando rompe mostra mudança de movimento principal.
De momento o SP rompeu a mesma para cima
Este é mais um dos indicadores de sinal bull Market
Nota: Nem todos dão o sinal ao mesmo tempo, sendo este um dos mais tardios
De momento o SP rompeu a mesma para cima
Este é mais um dos indicadores de sinal bull Market
Nota: Nem todos dão o sinal ao mesmo tempo, sendo este um dos mais tardios
- Anexos
-
- sp.jpg (152.92 KiB) Visualizado 1413 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Considerando os mesmos movimentos que o anterior bull, o proximo máximo tinha como possivel target 1100 e deveria ser feito em Fevereiro em 2010.
Por curiosidade neste valor fechava o gap aberto.
Mas a teoria dos maximos não nos dá target exactos mas sim possiveis valores onde os maximos e minimos poderão chegar.
Já sabemos que isto da bolsa não existe sistemas perfeitos.
Por curiosidade neste valor fechava o gap aberto.
Mas a teoria dos maximos não nos dá target exactos mas sim possiveis valores onde os maximos e minimos poderão chegar.
Já sabemos que isto da bolsa não existe sistemas perfeitos.
- Anexos
-
- sp.jpg (78.9 KiB) Visualizado 1462 vezes
Vou analisar o ultimo bull 2003-2007, pela teoria dos maximos.
Já disse que o mesmo não dá target exactos mas sim intervalo de zonas onde o indice poderá subir e corrigir.
O Anterior bull foi constituido por 8 maximos importantes como constam no grafico.
A duração entre eles varia de 3 meses a 1 ano e a sua vriação percentual varia de 2% a 15%.
Podemos ver a diferença percentual entre os maximos pelo grafico.
Deixo a duração entre maximos:
1-2= 8 meses
2-3= 12 meses
3-4= 6 meses
4-5= 8 meses
5-6= 9 meses
6-7= 5 meses
7-8= 3 meses
Tinha dito anteriormente neste mesmo tópico que este bull foi constituido por 3 intensidades diferentes, podemos notar que a ultima intensidade a duração entre o maximos vai diminuindo.
O inicio do bear market 2007-2009 deu inicio no maximo 8
Já disse que o mesmo não dá target exactos mas sim intervalo de zonas onde o indice poderá subir e corrigir.
O Anterior bull foi constituido por 8 maximos importantes como constam no grafico.
A duração entre eles varia de 3 meses a 1 ano e a sua vriação percentual varia de 2% a 15%.
Podemos ver a diferença percentual entre os maximos pelo grafico.
Deixo a duração entre maximos:
1-2= 8 meses
2-3= 12 meses
3-4= 6 meses
4-5= 8 meses
5-6= 9 meses
6-7= 5 meses
7-8= 3 meses
Tinha dito anteriormente neste mesmo tópico que este bull foi constituido por 3 intensidades diferentes, podemos notar que a ultima intensidade a duração entre o maximos vai diminuindo.
O inicio do bear market 2007-2009 deu inicio no maximo 8
- Anexos
-
- sp.jpg (99.73 KiB) Visualizado 1471 vezes
Fica aqui uma curiosidade:
No inicio do bull 2003-2007 em que este teve inicio em março o mesmo mês que este bull(2009- ?)iniciou.
Na data de hoje o indice cotava em Agosto de 2003 com um maximo de 1008 pontos médios e em Agosto 2009 cota-se com um maximo de 1037 pontos .
A diferença está na diferença percentual de ambos, pois em março 2009 fez um minimo maior que o março 2003
No inicio do bull 2003-2007 em que este teve inicio em março o mesmo mês que este bull(2009- ?)iniciou.
Na data de hoje o indice cotava em Agosto de 2003 com um maximo de 1008 pontos médios e em Agosto 2009 cota-se com um maximo de 1037 pontos .
A diferença está na diferença percentual de ambos, pois em março 2009 fez um minimo maior que o março 2003
Re: Bull / Bear - Estudo
bestblandina Escreveu:Vou realizar um estudo com base dos ultimos dois bear e dois ultimos bull market e vou tentar a ver se encontro alguma semelhança entre eles.
Vou partir do principio que o bear market já acabou e que iniciamos um novo ciclo de bull market.
Analise do bear 2000-2003
Neste bear market encontramos 8 pontos importantes em relação a maximos e 7 pontos em relação a minimos, é logico que há mais mas para mim esses são os mais importantes.
O bear market começou no ponto 1 e há medida que ia descendo ia formar novo minimos e depois voltava a fazer uma tedencia contra a tedencia pricipal fazendo picos. Chamamos bull dentro do bear market. Esses picos nunca foram superiores ao ultimo pico feito.
Notamos tambem que no final do bear market encontamos 3 zonas (6,7,8) muito proximas uma das outras.
Outro dado importante é que a maior diferença entre pontos aconteceu do 5 para o 6. Da zona 5 para o 6 chamo a zona "o panico". Se repararmos houve uma correcção da zona 5 para o minimo feito pelo m5 na ordem 34,20%, foi sem duvida a maior.
Outro dado importante foi no final do bear market os minimos (m5,m6,m7) estarem com valores proximos, assim como os seus maximos (6,7,8)
Sendo assim neste bear market houve 8 zonas de maximo importante e 7 zonas de minimo importante
Mais tarde vou analisar eo bear de 2007
Como podem haver as diferenças entre minimos e maximos é maior num bear market
Deixo os dois suportes no SP e um suporte possivel pela teoria dos maximos em caso de correcção.
No entanto a teoria dos maximos é validada se tiver uma duração razoavel pois não funciona com periodos pequenos, quer isto dizer que se corrigir agora o e romper o primeiro suporte o suporte possivel embora o seja suporte não é na teoria dos maximos
No entanto a teoria dos maximos é validada se tiver uma duração razoavel pois não funciona com periodos pequenos, quer isto dizer que se corrigir agora o e romper o primeiro suporte o suporte possivel embora o seja suporte não é na teoria dos maximos
- Anexos
-
- sp2009.jpg (98.08 KiB) Visualizado 1638 vezes
estive a analisar alguma correcções nos bull market e julgo que uma das maiores tenha sido esta em 1998 com cerca de 22,50% com uma duração de 3 meses. No entanto a teoria dos maximos não foi invalidada mostrando que era uma só correcção
- Anexos
-
- sp2003.jpg (92.45 KiB) Visualizado 1645 vezes
Vou dar um exemplo de como as vezez os mercados podem enganar o investidor.
O exemplo data do bull 2003-2007, após 1 ano de boas subidas o indice começou a corrigir, não me lembro se nessa altura as pessoas falavam em minimos, mas acho que não isso não importante para o estudo.
A 4-03-2004 o indice comecou a corrigir e a teoria dos maximos voi posto á prova. Não sei ao certo como se chama esse estudo mas eu pus esse nome, para mim é um dos estudos mais importantes se não o mais importante para mim para dizer uma tendencia. Nos meus trades utilizo este estudo. Este estudo não dá target exactos mas ajuda em muito o investidor. Bem, até dá, mas eu é que não de os dizer com a pena de falhar visto eles não serem exactos. Tambem não há nada exacto nos mercados
Então a 4-03-09 fez o maximo 1 como ilustra o grafico, depois corrigiu até ao ponto A, depois voltou a subir até ao meximo 2 e depois corrigiu até ao minimo B, etc, como mostra os outros casos no grafico exposto.
Pela teoria dos maximos dizia que estavamos num periodo de correcção contra a tendencia principal, mas não num periodo bear market como principal.
A razão é que as diferenças entre maximos e minimos são pequenas. Entre os maximos ronda 1,0% e os minimos 1,50%. Essas diferenças levam-me a pensar que o bull ainda não acabou e que as subidas iam continuar mais tarde ou mais cedo. E foi o que aconteceu após o minimo D ter sido superior ao de C o indice voltou á gloria, e novamente no seu rumo a norte.
Se fosse num bear market a diferença entre maximos tinha que ser mais elevada e a de minimos tambem.
Este periodo de bear durou +- 8 meses e teve uma correcção de +- 9%, mas como podem ver nunca invalidou o bull de 2003-2007
O exemplo data do bull 2003-2007, após 1 ano de boas subidas o indice começou a corrigir, não me lembro se nessa altura as pessoas falavam em minimos, mas acho que não isso não importante para o estudo.
A 4-03-2004 o indice comecou a corrigir e a teoria dos maximos voi posto á prova. Não sei ao certo como se chama esse estudo mas eu pus esse nome, para mim é um dos estudos mais importantes se não o mais importante para mim para dizer uma tendencia. Nos meus trades utilizo este estudo. Este estudo não dá target exactos mas ajuda em muito o investidor. Bem, até dá, mas eu é que não de os dizer com a pena de falhar visto eles não serem exactos. Tambem não há nada exacto nos mercados

Então a 4-03-09 fez o maximo 1 como ilustra o grafico, depois corrigiu até ao ponto A, depois voltou a subir até ao meximo 2 e depois corrigiu até ao minimo B, etc, como mostra os outros casos no grafico exposto.
Pela teoria dos maximos dizia que estavamos num periodo de correcção contra a tendencia principal, mas não num periodo bear market como principal.
A razão é que as diferenças entre maximos e minimos são pequenas. Entre os maximos ronda 1,0% e os minimos 1,50%. Essas diferenças levam-me a pensar que o bull ainda não acabou e que as subidas iam continuar mais tarde ou mais cedo. E foi o que aconteceu após o minimo D ter sido superior ao de C o indice voltou á gloria, e novamente no seu rumo a norte.
Se fosse num bear market a diferença entre maximos tinha que ser mais elevada e a de minimos tambem.
Este periodo de bear durou +- 8 meses e teve uma correcção de +- 9%, mas como podem ver nunca invalidou o bull de 2003-2007
- Anexos
-
- sp2003.jpg (118.65 KiB) Visualizado 1662 vezes
No bull de 2003-2007 o Sp teve zonas de subida que são facieis de indentificar (1,2,3, onde desenhei a sua intensidade
De notar que a intensidade da zona 1 é quase semelhante á 3.
A intensidade 2 é a mais longa e a menos elevada e encontra-se a meio do periodo bull
As durações são quase semelhantes, embora a 1 seja a mais inferior, a 2 é a mais longa.
Tracei no grafico as intensidades da subida nesse bull
De notar que a intensidade da zona 1 é quase semelhante á 3.
A intensidade 2 é a mais longa e a menos elevada e encontra-se a meio do periodo bull
As durações são quase semelhantes, embora a 1 seja a mais inferior, a 2 é a mais longa.
Tracei no grafico as intensidades da subida nesse bull
- Anexos
-
- sp.jpg (96.83 KiB) Visualizado 1746 vezes
Mas há uma diferença que é de referir, nesse mesmo ano o indice subiu 47%, e neste já subiu 50%
- Anexos
-
- sp2003.jpg (87.61 KiB) Visualizado 1814 vezes
-
- sp2009.jpg (93.73 KiB) Visualizado 1812 vezes
fiz um pequeno estudo do ultimo bull (2003-2007), e a 1 onda bull teve uma duração de 1 ano (aproximadamente), a linha de intensidade (linha preta) foi tocada no final de setembro, aproximadamente ao meio da onda (meio ano).
Tracei a mesma linha com a mesma intensidade para este bull 2009 (linha preta grossa).
De notar que a mesma ainda não foi tocada e que no anterior bull só foi no final de setembro.
Este estudo é só uma mera comparação
Tracei a mesma linha com a mesma intensidade para este bull 2009 (linha preta grossa).
De notar que a mesma ainda não foi tocada e que no anterior bull só foi no final de setembro.
Este estudo é só uma mera comparação
- Anexos
-
- sp2003.jpg (96.19 KiB) Visualizado 1838 vezes
-
- sp2009.jpg (97.16 KiB) Visualizado 1836 vezes
BccDjinn Escreveu:Boa Tarde,
Podemos saber o que acha que será o mercado daqui para a frente?
Se estamos num bull market o mercado tenderá como é obvio a subir mas dentro de um bull haverá zonas bear e neutrais.
Pelo que vejo nos indices mais tarde ou mais cedo terá que fazer o ajustamento á intensidade da subida, no qual está muito alta neste momento.
Outro dado importante para uma afirmação valida que estamos no bull market é a analise do grafico semanal e da média 50, no qual o indice rompeu a mesma.
- Anexos
-
- sp.jpg (97.39 KiB) Visualizado 2006 vezes
O SP 500 deu um grande sinal que estamos no bull market pela teoria dos maximos.
Se havia duvidas se podia considerar a zona do maximo 3 ou não, então considerou-se a zona 2. Sendo até á data ultrapassou 3% relativamente ao maximo da zona 2, já por não falar do maximo da zona 3.
Mais um sinal de bull market, o nasdaq 100 já há muito o tinha dado.
Se havia duvidas se podia considerar a zona do maximo 3 ou não, então considerou-se a zona 2. Sendo até á data ultrapassou 3% relativamente ao maximo da zona 2, já por não falar do maximo da zona 3.
Mais um sinal de bull market, o nasdaq 100 já há muito o tinha dado.
- Anexos
-
- sp.jpg (102.4 KiB) Visualizado 2045 vezes
Outra média que gosto de utilizar é a media 50 no grafico semanal.
devem reparar quando o indice quebra a mesma.
A data actual o indice encontra-se ligeiramente acima da média 50.
Outra média que gosto de usar é de 70.
Embora esta ultima é para periodos mais longos, mas de qualquer maneira é mais um indicador a ter em conta.
devem reparar quando o indice quebra a mesma.
A data actual o indice encontra-se ligeiramente acima da média 50.
Outra média que gosto de usar é de 70.
Embora esta ultima é para periodos mais longos, mas de qualquer maneira é mais um indicador a ter em conta.
- Anexos
-
- sp semanal.jpg (95.79 KiB) Visualizado 2137 vezes
-
- sp semanal.jpg (103.5 KiB) Visualizado 2130 vezes
agora em relação ao grafico do nasdaq.
È importante estudar estes dois indices para acharmos um novo ciclo
È importante estudar estes dois indices para acharmos um novo ciclo
- Anexos
-
- nasdaq 2002.jpg (81.49 KiB) Visualizado 2190 vezes
-
- nasdaq2009.jpg (87.56 KiB) Visualizado 2187 vezes
Este tópico serve para demontrar quando podemos estar num novo ciclo e para ajudar a entender quais as regras que devem serm seguidas.
È muito complicado defenir se realmente estamos num novo periodo no entanto com base no historico vamos tentar ver os defirentes sinais, no quais alguns induziram em erro.
Acredito que alguns acham que possamos estar num bull market quando a LTD for quebrada, então com base do que aconteceu no passado vou demonstrar que as vezez esse indicador pode causar um erro.
Voltamos atraz ao ano 2001, vinhamos num periodo bear market desde de 2000. Quem traçou uma LTD, embora somente defenida por dois pontos reparou que em 2002 a mesma foi rompida (zona 5), alguns podiam pensar que era o final do bear market. Resultado, falso, o indice continuo a cair muito mais e por mais tempo.
Então essa LTD causou erros para quem tentou defenir o novo ciclo com base do seu rompimento.
Outro indicador de muita importancia é a media 200, nessa altura nessa mesma zona 5 a media foi quebrada, ora quem esperou pela quebra da LTD e da media 200, Sinal mais seguro, errou.
Então nessa altura havia indicadores que diziam que era cedo para dizer que podessemos estar num novo ciclo. Por exemplo a teoria dos maximos não foi validada, pois o maximo 5 não era maior que o 4, outro dado é media 50 não estar acima da 200.
Para mim nessa altura pelo simples facto da teoria dos maximos não ter sido cumprida não era um novo ciclo. Se vermos quando começou o bull market, estes dois indicadores foram validados mais a quebra da LTD e da média 200.
Regressando á data actual, o indicador da media movel 200 esta validado, media 50>media 200 esta validado, quebra da LTD não esta validado e a teria dos maximos que para mim é a mais importante esta e não esta valida. Agora é que causei confusão, e porque? Bem, Se considerarmos o maximo da zona 3 esta validado, o problema é saber se realmente posso considerar como zona, mesmo eu não sei ao certo, em relação á zona do maximo 2 não tenho qualquer duvida pode-se aplicar a teoria dos maximos pois para mim o maximo 2 é uma zona para ser avaliada. Se aplicarmos a teoria dos maximos sobre a zona 2 não podemos considerar validada pois embora que o indice tenha feito um maximo maior foi com pouca diferença, como tal não é validado. Portanto o problema está em saber se podemos considerar a zona 3 para a teoria.
Portanto alguns indicadores já deram o seu sinal.
Fiz só uma analise de alguns indicadores, existindo muitos mais. Quando tiver opurtunidade farei outra analise com outros indicadores
È muito complicado defenir se realmente estamos num novo periodo no entanto com base no historico vamos tentar ver os defirentes sinais, no quais alguns induziram em erro.
Acredito que alguns acham que possamos estar num bull market quando a LTD for quebrada, então com base do que aconteceu no passado vou demonstrar que as vezez esse indicador pode causar um erro.
Voltamos atraz ao ano 2001, vinhamos num periodo bear market desde de 2000. Quem traçou uma LTD, embora somente defenida por dois pontos reparou que em 2002 a mesma foi rompida (zona 5), alguns podiam pensar que era o final do bear market. Resultado, falso, o indice continuo a cair muito mais e por mais tempo.
Então essa LTD causou erros para quem tentou defenir o novo ciclo com base do seu rompimento.
Outro indicador de muita importancia é a media 200, nessa altura nessa mesma zona 5 a media foi quebrada, ora quem esperou pela quebra da LTD e da media 200, Sinal mais seguro, errou.
Então nessa altura havia indicadores que diziam que era cedo para dizer que podessemos estar num novo ciclo. Por exemplo a teoria dos maximos não foi validada, pois o maximo 5 não era maior que o 4, outro dado é media 50 não estar acima da 200.
Para mim nessa altura pelo simples facto da teoria dos maximos não ter sido cumprida não era um novo ciclo. Se vermos quando começou o bull market, estes dois indicadores foram validados mais a quebra da LTD e da média 200.
Regressando á data actual, o indicador da media movel 200 esta validado, media 50>media 200 esta validado, quebra da LTD não esta validado e a teria dos maximos que para mim é a mais importante esta e não esta valida. Agora é que causei confusão, e porque? Bem, Se considerarmos o maximo da zona 3 esta validado, o problema é saber se realmente posso considerar como zona, mesmo eu não sei ao certo, em relação á zona do maximo 2 não tenho qualquer duvida pode-se aplicar a teoria dos maximos pois para mim o maximo 2 é uma zona para ser avaliada. Se aplicarmos a teoria dos maximos sobre a zona 2 não podemos considerar validada pois embora que o indice tenha feito um maximo maior foi com pouca diferença, como tal não é validado. Portanto o problema está em saber se podemos considerar a zona 3 para a teoria.
Portanto alguns indicadores já deram o seu sinal.
Fiz só uma analise de alguns indicadores, existindo muitos mais. Quando tiver opurtunidade farei outra analise com outros indicadores
- Anexos
-
- sp2003.jpg (97.85 KiB) Visualizado 2213 vezes
-
- sp2009.jpg (102.6 KiB) Visualizado 2214 vezes
Tracei no bull de 2003 duas linhas, a de intensidade (liga minimo ao maximo) e a linha mestra (linha intocavel nesse periodo) e com os mesmas intensidades tracei para o nosso periodo.
Estes dados são curiosidades para fazer eventuais comparações, mas nós já sabemos que nunca é igual
Estes dados são curiosidades para fazer eventuais comparações, mas nós já sabemos que nunca é igual
- Anexos
-
- sp2003.jpg (100.79 KiB) Visualizado 2343 vezes
-
- sp2009.jpg (86.4 KiB) Visualizado 2346 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Hmm, estou a ver.
A frase aparece no assunto, possivelmente ele assume novamente o mesmo assunto. Experimenta escrever outro assunto num proximo post (uma coisa mais inócua... lol) pois é esquisito estar a ver sempre aquela frase.
Ok, vou tentar.
Hmm, estou a ver.
A frase aparece no assunto, possivelmente ele assume novamente o mesmo assunto. Experimenta escrever outro assunto num proximo post (uma coisa mais inócua... lol) pois é esquisito estar a ver sempre aquela frase.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Bestblandina, porque é que volta e meia aparece nos teus posts "Tópico meu a minha carteira. Desapareceu" ?
O tópico nunca desapareceu mas se tens dificuldade em encontra-lo, aqui fica:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0
Porque é que não gravas o endereço em qq lado, por exemplo, nos favoritos do Browser?
Olá, marco antonio, é quando escrevo no meu telemovel, não consigo tirar a frase, tiro mas depois volta a aparecer quando post
Bestblandina, porque é que volta e meia aparece nos teus posts "Tópico meu a minha carteira. Desapareceu" ?
Porque é que não gravas o endereço em qq lado, por exemplo, nos favoritos do Browser?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Feedfetcher e 56 visitantes