Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Questões sobre CFD`s

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elgenedy » 18/6/2009 22:34

Ulisses e Marco, Obrigado aos dois :)

Abraço,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por MarcoAntonio » 18/6/2009 22:20

Sim, é possivel (mas no contexto em que escrevi é extremamente improvável dado que se fala de um índice e uma alavancagem moderada). É t improvável que podemos esquecer essa possibilidade pura e simplesmente (era preciso o índice abrir com um gap na ordem dos 20% ou algo semelhante). Uma coisa "inconcebivel" num grande índice...

Contudo, com uma combinação diferente de subjacente/alavancagem essa probabilidade pode subir consideravelmente. Imagine-se um activo (uma acção por exemplo) volátil e relativamente pouco líquida com alavancagem bastante elevada. Aí um gap numa abertura por exemplo pode levar a conta a valores negativos com muito mais facilidade do que no exemplo que eu estava a dar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 18/6/2009 17:51

Tenho 1000€, alavancagem 10x e como sou "ninja", vai tudo para o mesmo activo a 1€. Se descer um pouquinho, como já não tenho margem, fecha-se.

Agora supondo o mesmo cenário, mas em que passo para o próximo dia, e no dia seguinte, o activo abre com um gap brutal para o 0,50. Na realidade vou perder bem mais que os 1000, certo? Ou falta-me aqui alguma coisa?

Sim, num gap brutal não há stops que te valham. Pederás mais do que tens na conta.

Outro exemplo, no sentido contrário. O que se passou com a Impresa, que uma ordem levou a uma valorização imediata de 140%, voltando a valores normais (0,8x) uns segundos depois. Supondo que eu estava curto na Impresa, suponhamos a 1€, o que teria acontecido nesta situação? Disparava o margin call, comprando ao que fosse? Ou outra situação?

SInceramente, parece-me que foi tão rápido o "spike" que não tinha tempo para activar as margin calls. Mas é por isso que as acções menos líquidas não têm CFD`s sobre elas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Em grande há mais de 6 anos..

por zedmad » 18/6/2009 17:32

Ulisses Pereira escreveu:
strutch, a frase minha que citaste tem 6 anos...

Um abraço,
Ulisses

Só tenho uma coisa a dizer! LOL

Tás em grande Struch.. sempre a tentar "apanhar" o Ulisses na curva, mas já são muitos anos disto.. lol

Registado: 6/10/2008 15:51

por Elgenedy » 18/6/2009 12:18

Bom dia Marco,

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, outra diferença importante entre as duas opções, além do capital que fica ainda disponível é o limite da perda máxima que cada uma das posições admite. A posição não alavancada permite uma perda máxima de 11.25% enquanto a posição alavancada permite uma perda máxima de 2.5%. Em qq dos casos, a perda máxima é o valor investido. No caso da posição alavancada a posição é fechada por margin-call quando a margem se esgota (ou seja, quando a perda acumulada é igual ao valor retido na margem, neste caso os 2.5% do capital total).

Sorry "desenterrar" este comentário mas isto vai muito de encontro a uma das minhas principais dúvidas sobre CFD's (e instrumentos alavancados no geral.

A questão da perda máxima, e dos fechos automáticos com Margin Calls, pode haver situações em que tal não seja possível? Ou não? Existindo, o que acontece?

Exemplificando.

Tenho 1000€, alavancagem 10x e como sou "ninja", vai tudo para o mesmo activo a 1€. Se descer um pouquinho, como já não tenho margem, fecha-se.

Agora supondo o mesmo cenário, mas em que passo para o próximo dia, e no dia seguinte, o activo abre com um gap brutal para o 0,50. Na realidade vou perder bem mais que os 1000, certo? Ou falta-me aqui alguma coisa?

Outro exemplo, no sentido contrário. O que se passou com a Impresa, que uma ordem levou a uma valorização imediata de 140%, voltando a valores normais (0,8x) uns segundos depois. Supondo que eu estava curto na Impresa, suponhamos a 1€, o que teria acontecido nesta situação? Disparava o margin call, comprando ao que fosse? Ou outra situação?

Agradeço-te desde já :)

Abraço,

./elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Valkyrie » 17/6/2009 23:54

tonirai Escreveu:
Valkyrie Escreveu:
Thunder Escreveu:3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.

??? A declaração é opcional ???

Para ambos:

Claro que não é opcional - mas ninguém te obriga a colocar no irs seja o que for (deve ser por isso que ele disse isso)... depois amanhas-te com as Finanças :lol:
Não acredito que haja alguém consciente, hoje em dia, que se arrisque a não declarar.

A taxa de irs é de 10%.

:lol: Bem me parecia...não me interessam problemas com esses senhores. :wink:

10% parece-me melhor.

Obrigado a todos pelas respostas.
Tenho muita vontade de começar a negociar CFDs.
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

por tonirai » 17/6/2009 22:48

Valkyrie Escreveu:
Thunder Escreveu:3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.

Para ambos:

Claro que não é opcional - mas ninguém te obriga a colocar no irs seja o que for (deve ser por isso que ele disse isso)... depois amanhas-te com as Finanças :lol:
Não acredito que haja alguém consciente, hoje em dia, que se arrisque a não declarar.

A taxa de irs é de 10%.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Valkyrie » 17/6/2009 20:46

Cumprimentos,
Valkyrie

por Thunder » 17/6/2009 19:53

GOE na minha plataforma para uma posição de 15 mil na EDP aparece um valor de 1,65€ diário.
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Thunder » 17/6/2009 19:42

GOE se não estou em erro vais pagar juros sobre os 15 mil e não apenas sobre os 10 mil.
No caso da edp deixa ver se na plataforma indicam o valor....

I´ll be back :mrgreen:

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por - GOE - » 17/6/2009 19:29

Thunder Escreveu:Olá GOE :)

Varia de mercado para mercado. Quase sempre nas longas pagas a taxa de juro local + um x
Nas curtas aplica-se a taxa de juros local - um valor y (logo em algumas situações podes receber nas posições curtas).
Assim sendo tens de investigar segundo o teu caso específico. Qual a acção ou índice que tens em mente. Assim se calhar posso conseguir ajudar-te... :wink:

Um abraço 8-)

Thunder, talvez através de um exemplo seja mais simples :)

Imaginemos uma conta de 5000,00€ que entra longo com 5000 títulos da EDP por exemplo a 3,00€

Isto dava um investimento de 15.000,00€ ou seja havia uma alavancagem do capital de 3x ..

Suponhamos que o trade passava de 2ª feira para 3ª feira.. Os juros a calcular, tendo em conta que houve um empréstimo de 10.000,00€ por parte da corretora/banco seriam de 10.000,00 x Euribor ? É assim ou estou a confundir tudo ? :roll:

Obrigado desde já pela ajuda Thunder :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Thunder » 17/6/2009 19:22

Olá GOE :)

Varia de mercado para mercado. Quase sempre nas longas pagas a taxa de juro local + um x
Nas curtas aplica-se a taxa de juros local - um valor y (logo em algumas situações podes receber nas posições curtas).
Assim sendo tens de investigar segundo o teu caso específico. Qual a acção ou índice que tens em mente. Assim se calhar posso conseguir ajudar-te... :wink:

Um abraço 8-)

por - GOE - » 17/6/2009 19:13

Thunder Escreveu:Não pagas juros se a posição for intraday. Se decidires ficar com a posição por mais de um dia és mais penalizado do lado longo que do curto em termos de juros.

Qual é o montante que se paga de juros de em posições longas, e como é que se faz o calculo já agora Thunder, obrigado desde ja :wink:

por Thunder » 17/6/2009 19:10

Respondendo melhor a primeira pergunta:

Não pagas juros se a posição for intraday. Se decidires ficar com a posição por mais de um dia és mais penalizado do lado longo que do curto em termos de juros.
Se é rentável ou não, depende do teu sistema de trading. Tens apenas que ter em conta que um spread de 1 ponto no sp500 não deve ser tomado de ânimo leve, pois trata-se duma margem grande para o tipo de trade referido. Um spread de 0,25 como nos futuros dão-te maior margem de manobra.
Se consegues em intraday fazer com alguma frequência e segurança (em média) um valor relativamente superior ao spread, o sistema pode ser rentável.

Um abraço 8-)

por Thunder » 17/6/2009 19:01

Valkyrie Escreveu:Vivam !

Permitam-me algumas questões de iniciado:

1 -Bem sei que os CFD's têem mais interesse por causa da alavancagem (quando se ganha, claro... :mrgreen: ), mas comprar "Contratos" sem alavancagem (nem que seja no inicio da negociação) é possivél ? É rentável tendo em conta o spread e os juros cobrados devido a ganhos pequenos no intraday ?

2 -Se bem entendi, (noutro local onde li isto) poderei investir a totalidade do valor da minha conta em CFD's. É verdade ?

3 -Já foi perguntado anteriormente, mas como não foi respondido, repito: qual é a fiscalidade aplicada a este produto?

Obrigado.

Olá :)

Vou tentar dar uma ajuda:

1- Não tens que negociar necessariamente com alavancagem. Imagina que tens uma conta de 5 mil USD. Se comprares 2 CFDs do SP500 vais assumir uma posição de aprox. 1820 USD, logo não vais estar alavancado. Tu é que vais dosear o tamanho da posição adquirindo mais ou menos CFDs. Assim a opção de estar alavancado ou não depende do tamanho da tua conta e da posição que assumes.

2- Acho que esta pergunta está ligada a anterior.

3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.

Um abraço e BN 8-)

por Valkyrie » 17/6/2009 18:53

Vivam !

Permitam-me algumas questões de iniciado:

1 -Bem sei que os CFD's têem mais interesse por causa da alavancagem (quando se ganha, claro... :mrgreen: ), mas comprar "Contratos" sem alavancagem (nem que seja no inicio da negociação) é possivél ? É rentável tendo em conta o spread e os juros cobrados devido a ganhos pequenos no intraday ?

2 -Se bem entendi, (noutro local onde li isto) poderei investir a totalidade do valor da minha conta em CFD's. É verdade ?

3 -Já foi perguntado anteriormente, mas como não foi respondido, repito: qual é a fiscalidade aplicada a este produto?

Obrigado.
Cumprimentos,
Valkyrie

por - GOE - » 17/6/2009 17:11

StRuTcH Escreveu:
- GOE - Escreveu:Tenho uma dúvida relativamente a CFDs, suponhamos o seguinte cenário:

Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.

Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..

A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..

Obrigado desde já e bons negócios

:wink:

É exactamente a mesma coisa! :shock:

Isso secalhar até muda de plataforma para plataforma...

Porque a "comissão" é paga através do spread.. Por isso teres uma ou várias compras é indiferente..

No caso da entrada em títulos através de CFDs não é só o spread que conta, pois este é igual ao bid ask do mercado, existe também uma comissão (pelo menos no BiG) de 9,95€ por ordem isto no mercado nacional...

por StRuTcH » 16/6/2009 22:03

Ulisses Pereira Escreveu:strutch, a frase minha que citaste tem 6 anos... :roll:

Um abraço,
Ulisses

Só tenho uma coisa a dizer! LOL :mrgreen:

Abraço!

Registado: 20/12/2008 14:26

por StRuTcH » 16/6/2009 22:01

- GOE - Escreveu:Tenho uma dúvida relativamente a CFDs, suponhamos o seguinte cenário:

Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.

Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..

A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..

Obrigado desde já e bons negócios

:wink:

É exactamente a mesma coisa! :shock:

Isso secalhar até muda de plataforma para plataforma...

Porque a "comissão" é paga através do spread.. Por isso teres uma ou várias compras é indiferente..

por Ulisses Pereira » 16/6/2009 21:58

strutch, a frase minha que citaste tem 6 anos... :roll:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Questões sobre CFD`s

por StRuTcH » 16/6/2009 21:54

Ulisses Pereira Escreveu: Ah... escusado será dizeres que CFD`s sobre acções portuguesas só na LJ encontrarás.

Caro Ulisses,

O BIG neste momento já tem disponivel uma plataforma de negociação de CFD's onde se podem negociar acções dos mais variadissimos mercados, inclusivamente acções do PSI-20. É uma coisa recente mas já está em funcionamento.

BuyPoint Escreveu:sabem se no BIG há CFD´s sobre acções do mercado nacional?

Tem. Com alavancagem de 10% (ou seja 1/10). E os spreads de 0,005€.

* - Só mais uma questão (confesso q não li os posts TODOS e secalhar já foi dito..):

Os spreads em alturas de incertezas de mercado (por exemplo decisão de taxas de juro) aumentam. Mas ao contrário dos warrants há sempre comprador e vendedor.

por - GOE - » 16/6/2009 19:43

Ulisses Pereira Escreveu:Goe, por curiosidade, para que é que queres saber isso? :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, porque não sei se o funcionamento dos CFDs neste caso é semelhante às acções..

Tenho essa dúvida, é mera curiosidade, mas gostava de a esclarecer..

Já percebi que quanto a índices as posições funcionam de uma forma independente(obrigado Thunder :wink:)

Mas e quanto às acções ?

Bons negócios :wink:

por Ulisses Pereira » 16/6/2009 19:18

Goe, por curiosidade, para que é que queres saber isso? :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por BuyPoint » 16/6/2009 19:12

sabem se no BIG há CFD´s sobre acções do mercado nacional?

Registado: 12/6/2008 19:25

por Thunder » 16/6/2009 19:09

Pelo menos quando uso CFDs de índices as posições são independentes, embora apareça um preço médio. Mas podes, por exemplo, encerrar as duas posições de forma independente.

Um abraço 8-)

Próximo

Quem está ligado: