Questões sobre CFD`s
Sim, é possivel (mas no contexto em que escrevi é extremamente improvável dado que se fala de um índice e uma alavancagem moderada). É t improvável que podemos esquecer essa possibilidade pura e simplesmente (era preciso o índice abrir com um gap na ordem dos 20% ou algo semelhante). Uma coisa "inconcebivel" num grande índice...
Contudo, com uma combinação diferente de subjacente/alavancagem essa probabilidade pode subir consideravelmente. Imagine-se um activo (uma acção por exemplo) volátil e relativamente pouco líquida com alavancagem bastante elevada. Aí um gap numa abertura por exemplo pode levar a conta a valores negativos com muito mais facilidade do que no exemplo que eu estava a dar.
Contudo, com uma combinação diferente de subjacente/alavancagem essa probabilidade pode subir consideravelmente. Imagine-se um activo (uma acção por exemplo) volátil e relativamente pouco líquida com alavancagem bastante elevada. Aí um gap numa abertura por exemplo pode levar a conta a valores negativos com muito mais facilidade do que no exemplo que eu estava a dar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tenho 1000€, alavancagem 10x e como sou "ninja", vai tudo para o mesmo activo a 1€. Se descer um pouquinho, como já não tenho margem, fecha-se.
Agora supondo o mesmo cenário, mas em que passo para o próximo dia, e no dia seguinte, o activo abre com um gap brutal para o 0,50. Na realidade vou perder bem mais que os 1000, certo? Ou falta-me aqui alguma coisa?
Sim, num gap brutal não há stops que te valham. Pederás mais do que tens na conta.
Outro exemplo, no sentido contrário. O que se passou com a Impresa, que uma ordem levou a uma valorização imediata de 140%, voltando a valores normais (0,8x) uns segundos depois. Supondo que eu estava curto na Impresa, suponhamos a 1€, o que teria acontecido nesta situação? Disparava o margin call, comprando ao que fosse? Ou outra situação?
SInceramente, parece-me que foi tão rápido o "spike" que não tinha tempo para activar as margin calls. Mas é por isso que as acções menos líquidas não têm CFD`s sobre elas.
Um abraço,
Ulisses
Em grande há mais de 6 anos..
Ulisses Pereira escreveu:
strutch, a frase minha que citaste tem 6 anos...
Um abraço,
Ulisses
Só tenho uma coisa a dizer! LOL
Tás em grande Struch.. sempre a tentar "apanhar" o Ulisses na curva, mas já são muitos anos disto.. lol
strutch, a frase minha que citaste tem 6 anos...
Um abraço,
Ulisses
Só tenho uma coisa a dizer! LOL
Tás em grande Struch.. sempre a tentar "apanhar" o Ulisses na curva, mas já são muitos anos disto.. lol
- Registado: 6/10/2008 15:51
Bom dia Marco,
Sorry "desenterrar" este comentário mas isto vai muito de encontro a uma das minhas principais dúvidas sobre CFD's (e instrumentos alavancados no geral.
A questão da perda máxima, e dos fechos automáticos com Margin Calls, pode haver situações em que tal não seja possível? Ou não? Existindo, o que acontece?
Exemplificando.
Tenho 1000€, alavancagem 10x e como sou "ninja", vai tudo para o mesmo activo a 1€. Se descer um pouquinho, como já não tenho margem, fecha-se.
Agora supondo o mesmo cenário, mas em que passo para o próximo dia, e no dia seguinte, o activo abre com um gap brutal para o 0,50. Na realidade vou perder bem mais que os 1000, certo? Ou falta-me aqui alguma coisa?
Outro exemplo, no sentido contrário. O que se passou com a Impresa, que uma ordem levou a uma valorização imediata de 140%, voltando a valores normais (0,8x) uns segundos depois. Supondo que eu estava curto na Impresa, suponhamos a 1€, o que teria acontecido nesta situação? Disparava o margin call, comprando ao que fosse? Ou outra situação?
Agradeço-te desde já
Abraço,
./elgenedy
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, outra diferença importante entre as duas opções, além do capital que fica ainda disponível é o limite da perda máxima que cada uma das posições admite. A posição não alavancada permite uma perda máxima de 11.25% enquanto a posição alavancada permite uma perda máxima de 2.5%. Em qq dos casos, a perda máxima é o valor investido. No caso da posição alavancada a posição é fechada por margin-call quando a margem se esgota (ou seja, quando a perda acumulada é igual ao valor retido na margem, neste caso os 2.5% do capital total).
Sorry "desenterrar" este comentário mas isto vai muito de encontro a uma das minhas principais dúvidas sobre CFD's (e instrumentos alavancados no geral.
A questão da perda máxima, e dos fechos automáticos com Margin Calls, pode haver situações em que tal não seja possível? Ou não? Existindo, o que acontece?
Exemplificando.
Agradeço-te desde já

Abraço,
./elgenedy
- Registado: 17/12/2002 22:25
tonirai Escreveu:Valkyrie Escreveu:Thunder Escreveu:3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.
??? A declaração é opcional ???
Para ambos:
Claro que não é opcional - mas ninguém te obriga a colocar no irs seja o que for (deve ser por isso que ele disse isso)... depois amanhas-te com as Finanças![]()
Não acredito que haja alguém consciente, hoje em dia, que se arrisque a não declarar.
A taxa de irs é de 10%.

10% parece-me melhor.
Obrigado a todos pelas respostas.
Tenho muita vontade de começar a negociar CFDs.
Cumprimentos,
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"
Valkyrie
Valkyrie Escreveu:Thunder Escreveu:3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.
??? A declaração é opcional ???
Para ambos:
Claro que não é opcional - mas ninguém te obriga a colocar no irs seja o que for (deve ser por isso que ele disse isso)... depois amanhas-te com as Finanças

Não acredito que haja alguém consciente, hoje em dia, que se arrisque a não declarar.
A taxa de irs é de 10%.
GOE na minha plataforma para uma posição de 15 mil na EDP aparece um valor de 1,65€ diário.
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
GOE se não estou em erro vais pagar juros sobre os 15 mil e não apenas sobre os 10 mil.
No caso da edp deixa ver se na plataforma indicam o valor....
I´ll be back
Um abraço
No caso da edp deixa ver se na plataforma indicam o valor....
I´ll be back

Um abraço

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
Thunder Escreveu:Olá GOE![]()
Varia de mercado para mercado. Quase sempre nas longas pagas a taxa de juro local + um x
Nas curtas aplica-se a taxa de juros local - um valor y (logo em algumas situações podes receber nas posições curtas).
Assim sendo tens de investigar segundo o teu caso específico. Qual a acção ou índice que tens em mente. Assim se calhar posso conseguir ajudar-te...![]()
Um abraço
Thunder, talvez através de um exemplo seja mais simples

Imaginemos uma conta de 5000,00€ que entra longo com 5000 títulos da EDP por exemplo a 3,00€
Isto dava um investimento de 15.000,00€ ou seja havia uma alavancagem do capital de 3x ..
Suponhamos que o trade passava de 2ª feira para 3ª feira.. Os juros a calcular, tendo em conta que houve um empréstimo de 10.000,00€ por parte da corretora/banco seriam de 10.000,00 x Euribor ? É assim ou estou a confundir tudo ?

Obrigado desde já pela ajuda Thunder

- Registado: 5/12/2007 16:26
Olá GOE
Varia de mercado para mercado. Quase sempre nas longas pagas a taxa de juro local + um x
Nas curtas aplica-se a taxa de juros local - um valor y (logo em algumas situações podes receber nas posições curtas).
Assim sendo tens de investigar segundo o teu caso específico. Qual a acção ou índice que tens em mente. Assim se calhar posso conseguir ajudar-te...
Um abraço

Assim sendo tens de investigar segundo o teu caso específico. Qual a acção ou índice que tens em mente. Assim se calhar posso conseguir ajudar-te...

Um abraço

Thunder Escreveu:Não pagas juros se a posição for intraday. Se decidires ficar com a posição por mais de um dia és mais penalizado do lado longo que do curto em termos de juros.
Qual é o montante que se paga de juros de em posições longas, e como é que se faz o calculo já agora Thunder, obrigado desde ja

Respondendo melhor a primeira pergunta:
Não pagas juros se a posição for intraday. Se decidires ficar com a posição por mais de um dia és mais penalizado do lado longo que do curto em termos de juros.
Se é rentável ou não, depende do teu sistema de trading. Tens apenas que ter em conta que um spread de 1 ponto no sp500 não deve ser tomado de ânimo leve, pois trata-se duma margem grande para o tipo de trade referido. Um spread de 0,25 como nos futuros dão-te maior margem de manobra.
Se consegues em intraday fazer com alguma frequência e segurança (em média) um valor relativamente superior ao spread, o sistema pode ser rentável.
Um abraço
Não pagas juros se a posição for intraday. Se decidires ficar com a posição por mais de um dia és mais penalizado do lado longo que do curto em termos de juros.
Se é rentável ou não, depende do teu sistema de trading. Tens apenas que ter em conta que um spread de 1 ponto no sp500 não deve ser tomado de ânimo leve, pois trata-se duma margem grande para o tipo de trade referido. Um spread de 0,25 como nos futuros dão-te maior margem de manobra.
Se consegues em intraday fazer com alguma frequência e segurança (em média) um valor relativamente superior ao spread, o sistema pode ser rentável.
Um abraço

Valkyrie Escreveu:Vivam !
Permitam-me algumas questões de iniciado:
1 -Bem sei que os CFD's têem mais interesse por causa da alavancagem (quando se ganha, claro...), mas comprar "Contratos" sem alavancagem (nem que seja no inicio da negociação) é possivél ? É rentável tendo em conta o spread e os juros cobrados devido a ganhos pequenos no intraday ?
2 -Se bem entendi, (noutro local onde li isto) poderei investir a totalidade do valor da minha conta em CFD's. É verdade ?
3 -Já foi perguntado anteriormente, mas como não foi respondido, repito: qual é a fiscalidade aplicada a este produto?
Obrigado.
Olá

Vou tentar dar uma ajuda:
1- Não tens que negociar necessariamente com alavancagem. Imagina que tens uma conta de 5 mil USD. Se comprares 2 CFDs do SP500 vais assumir uma posição de aprox. 1820 USD, logo não vais estar alavancado. Tu é que vais dosear o tamanho da posição adquirindo mais ou menos CFDs. Assim a opção de estar alavancado ou não depende do tamanho da tua conta e da posição que assumes.
2- Acho que esta pergunta está ligada a anterior.
3- Se tiveres lucro no final do ano e decidires declarar, acho que a taxa é de 20%.
Um abraço e BN

Vivam !
1 -Bem sei que os CFD's têem mais interesse por causa da alavancagem (quando se ganha, claro...
), mas comprar "Contratos" sem alavancagem (nem que seja no inicio da negociação) é possivél ? É rentável tendo em conta o spread e os juros cobrados devido a ganhos pequenos no intraday ?
2 -Se bem entendi, (noutro local onde li isto) poderei investir a totalidade do valor da minha conta em CFD's. É verdade ?
3 -Já foi perguntado anteriormente, mas como não foi respondido, repito: qual é a fiscalidade aplicada a este produto?
Obrigado.
1 -Bem sei que os CFD's têem mais interesse por causa da alavancagem (quando se ganha, claro...

Obrigado.
Cumprimentos,
Valkyrie
Valkyrie
StRuTcH Escreveu:- GOE - Escreveu:Tenho uma dúvida relativamente a CFDs, suponhamos o seguinte cenário:
Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.
Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..
A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..
Obrigado desde já e bons negócios
É exactamente a mesma coisa!![]()
Isso secalhar até muda de plataforma para plataforma...
Porque a "comissão" é paga através do spread.. Por isso teres uma ou várias compras é indiferente..
No caso da entrada em títulos através de CFDs não é só o spread que conta, pois este é igual ao bid ask do mercado, existe também uma comissão (pelo menos no BiG) de 9,95€ por ordem isto no mercado nacional...
- GOE - Escreveu:Tenho uma dúvida relativamente a CFDs, suponhamos o seguinte cenário:
Faço uma entrada longa através de 500 CFDs da GALP a 10,20€.
Mais tarde decido abrir mais uma posição longa a 10,00€ também com 500 CFDs..
A minha questão é se fico com 1000 CFDs da GALP a um preço médio de 10,10€ ou se as posições são independentes uma da outra..
Obrigado desde já e bons negócios
É exactamente a mesma coisa!

Isso secalhar até muda de plataforma para plataforma...
Porque a "comissão" é paga através do spread.. Por isso teres uma ou várias compras é indiferente..
Re: Questões sobre CFD`s
Ulisses Pereira Escreveu: Ah... escusado será dizeres que CFD`s sobre acções portuguesas só na LJ encontrarás.
Caro Ulisses,
O BIG neste momento já tem disponivel uma plataforma de negociação de CFD's onde se podem negociar acções dos mais variadissimos mercados, inclusivamente acções do PSI-20. É uma coisa recente mas já está em funcionamento.
BuyPoint Escreveu:sabem se no BIG há CFD´s sobre acções do mercado nacional?
Tem. Com alavancagem de 10% (ou seja 1/10). E os spreads de 0,005€.
* - Só mais uma questão (confesso q não li os posts TODOS e secalhar já foi dito..):
Os spreads em alturas de incertezas de mercado (por exemplo decisão de taxas de juro) aumentam. Mas ao contrário dos warrants há sempre comprador e vendedor.
Ulisses Pereira Escreveu:Goe, por curiosidade, para que é que queres saber isso?
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, porque não sei se o funcionamento dos CFDs neste caso é semelhante às acções..
Tenho essa dúvida, é mera curiosidade, mas gostava de a esclarecer..
Já percebi que quanto a índices as posições funcionam de uma forma independente(obrigado Thunder

Mas e quanto às acções ?
Bons negócios

Pelo menos quando uso CFDs de índices as posições são independentes, embora apareça um preço médio. Mas podes, por exemplo, encerrar as duas posições de forma independente.
Um abraço
Um abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, cisne3, Google [Bot], Goya777, jls1, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 61 visitantes