Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos - Valem mesmo a pena ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 6/5/2009 16:03

Um está a discutir a perspectiva dos investidores, o outro a perspectiva da empresa. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 6/5/2009 15:44

teoria ?

ficas smpre pior seja qual for a empresa...

volto a reiterar, e ai e' onde entra o teu ver caso a caso, é quando o Roic da empresa já nao é tao bom qnt isso... ai sim faz sentido dar $$ aos accionistas na forma de dividendos...

Geralmente qnd a empresa tem ROIC's abaixo de 14% ai sim prefiro que me dêem o capital em dividendos do que em reinvestimento dentro da empresa...

acaba por ser um mal menor... mas n deixa de ser pior.

Imaginando empresa A e empresa B em que tudo e' igual...

ROIC a 20% tanto na A como na B.

A empresa A dá dividendos a empresa B nao...

Prefiro a empresa B.

Registado: 12/3/2008 22:06

por Pedro Miguel » 6/5/2009 15:42

salvadorveiga Escreveu:Pedro Miguel eu dei.te uma explicaçao... tu ainda n disseste nada...

distribuiçao de dividendos e' pior do que uma empresa nao os distribuir...

Nem estou a falar do Warren Buffett mas prefiro empresas que n distribuam dividendos e tenham um ROIC estavel e acimda da média....

qual e' a piada de ser duplamente taxado ? Em IRC e depois a taxa liberatoria ?

Se quiseres q eu explique melhor eu explico...

O dividendo so faz sentido se a empresa já nao conseguir ter ROICs assim tao famosos quanto isso... ai sim faz sentido, uma vez q provavelmente o accionista consegue por esse cpaital a render mais mesmo sendo prejudicado da taxaçao do IRS em dividendos...

O que tu dizes é teoria. Também não podes generalizar.
Na prática é muito diferente. Tens que ver caso a caso, empresa a empresa.

Na minha opinião, quando se faz trading diário ou se investe a curto prazo, os dividendos não fazem sentido. Pode ter apenas vantagens quando entra em ex-dividendo.
Editado pela última vez por Pedro Miguel em 6/5/2009 15:46, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 11:45

por salvadorveiga » 6/5/2009 15:40

Pedro Miguel eu dei.te uma explicaçao... tu ainda n disseste nada...

distribuiçao de dividendos e' pior do que uma empresa nao os distribuir...

Nem estou a falar do Warren Buffett mas prefiro empresas que n distribuam dividendos e tenham um ROIC estavel e acimda da média....

qual e' a piada de ser duplamente taxado ? Em IRC e depois a taxa liberatoria ?

Se quiseres q eu explique melhor eu explico...

O dividendo so faz sentido se a empresa já nao conseguir ter ROICs assim tao famosos quanto isso... ai sim faz sentido, uma vez q provavelmente o accionista consegue por esse cpaital a render mais mesmo sendo prejudicado da taxaçao do IRS em dividendos...

por Pedro Miguel » 6/5/2009 15:36

salvadorveiga Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:na minha opiniao nao compensa...

es taxado a 20% de IRS portanto perdes... por alguma coisa o Warren Buffett nao distribui dividendos, porque ele diz mesmo que está a fazer um favor aos accionistas ....

Heheh, não é por acaso que ele é um tio patinhas.

Em relação aos dividendos, estás completamente errado.

dizme onde estou errado sff...

Tu qnd recebes dividendo ficas pior do q se a empresa nao o distribuisse fruto dos 20% de imposto...

Aquilo que o Rondinelli disse está correcto e concordo a 100% com ele.
O que o Buffet diz e faz é na óptica dele e apenas e só.

por Ulisses Pereira » 6/5/2009 15:34

Pedro, no Caldeirão é obrigatório que se justifiquem as opiniões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 6/5/2009 15:32

Pedro Miguel Escreveu:

es taxado a 20% de IRS portanto perdes... por alguma coisa o Warren Buffett nao distribui dividendos, porque ele diz mesmo que está a fazer um favor aos accionistas ....

dizme onde estou errado sff...

Tu qnd recebes dividendo ficas pior do q se a empresa nao o distribuisse fruto dos 20% de imposto...

por Pedro Miguel » 6/5/2009 15:27

dIvidendos: ir ou não ir

por semoke » 6/5/2009 13:21

Em BULL - Dividendos + valorizações futuras, ou seja, apostar nos dividendos,
Emm Bear - Dividendos - valorizações futuras, ou seja, não apostar nos dividendos.

Casos actuais - Portucel, JM, PT, Banif, BPI, etc, ou seja os valores actuais são superiores aos dias ex. dividendos.

Registado: 1/5/2009 11:22

por salvadorveiga » 6/5/2009 12:57

na minha opiniao nao compensa...

es taxado a 20% de IRS portanto perdes... por alguma coisa o Warren Buffett nao distribui dividendos, porque ele diz mesmo que está a fazer um favor aos accionistas.

Ele diz que só concorda com dividendos, quando uma empresa é já tão grande e acha que o capital que detém provavelmente fica melhor nas maos dos accionistas para investirem ao seu critério...

Temos por exemplo a Coca Cola, que n precisa de muito dinheiro envolto do negocio, nao precisa de investigaçao e desenvolvimento, etc e' um negocio simples...

Logo se ficasse com o $$ todo provavelmente o ROI no capital nao seria assim nada do outro mundo visto que já e' uma empresa de tamanho consideravel... desse modo fornece o capital em dividendos para o accionista alocar ond emelhor entender

Dividendos - Valem mesmo a pena ?

por Rondinelli » 6/5/2009 12:47

Escrevo este tópico porque vejo muitas e diversas opiniões acerca dos dividendos. Uns atrás destes, outros que afirmam não servirem para nada, outros acham importante, outros irrelevante.

Na minha opinião, e numa óptica de médio longo prazo, os dividendos compensam. Porque as correcções efectuadas no antes e após dividendos, são acontecimentos pontuais que apenas alteram a cotação da acção no curto prazo. A médio prazo a acção volta sempre para o seu valor justo. No entretanto, recebo um dividendo que muitas vezes me dá níveis de rentabilidade interessantes (muitas vezes acima de 5% do investimento inicial).

Ou seja, comprar acções pelo dividendo apenas, parece-me errado. Comprar também pelo dividendo, parece-me lucrativo. E compensa.

Registado: 29/4/2009 17:45

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, goncaladas, latbal, m-m, malakas, marketisnotefficient, nickforum, Nuno V, OCTAMA, rg7803, Shimazaki_2, smog63 e 92 visitantes