Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

dúvida de AT: onde está o suporte?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 4/5/2009 13:08

Razão Pura Escreveu:Olá,

Numa invesão de tendência ou correcção, a ultima resistência ultrapassada passa a suporte.

R.P.

é o que sempre se disse: uma vez uma linha ultrapassada, inverte o seu papel

coloquei aqui esta questão pois reparei que, neste caso, a coisa não é unânime

deixo dois exemplos

no livro do murphy (technical analysis of finantial markets) ele marca o suporte nas linhas azuis (pág 56)

já no livro do magee (technical analysis of stock trends) ele tem um sub-capítulo, curiosamente intitulado Popular misconceptions (pag 239 da 8ª ed) onde chama a atenção para o erro da abordagem do murphy: se uma linha - neste caso uma resistência - é quebrada, é de esperar que na próxima inversão seja ela a funcionar como suporte

contudo (e há sempre um mas), cada fundo é também ele um ponto de inversão, e portanto também àquela zona se pode atribuir o papel de suporte...

o que me chamou mais a atenção para isto foram as palavras do nosso druída, quando ele fala que é obrigação nossa estabelecer patamares a partir dos quais somos forçados a mudar de opinão relativamente ao mercado

ok, fui à procura de s/r e, ao observar gráficos dele, vi que havia discrepâncias (para além daquelas resultantes naturalmente da minha nabice) - é que, por vezes, o Ulisses usa o esquema do murphy!

já estou a ver a resposta dele: hmm, isto tem mais a ver com a sensibilidade do analista, blá blá ... :wink:

EDIT
escrevi isto antes de ler a intervenção do Ulisses

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 4/5/2009 13:03

Nem todos os máximos ou mínimos relativos se revelam resistências/suportes. Se não tens certeza sobre uma zona se é ou não um suporte, não o consideres. Passas para o gráfico seguinte e esperas encontrar algo mais fácil. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Quico » 4/5/2009 13:01

rsacramento Escreveu:ok, ok, mas já agora não queres dar a tua opinião cingindo-te ao que referi?

Obviamente estava a meter-me contigo! :wink:

Sendo mais explícito: Eu ia para a linha que se aproximasse mais do local provável de "toque" na LTA (ver figura anexa).

Quanto à história do Fibonacci, terias que escolher a linha que ficasse próxima dos 38%, 50%, ou 62% (acho eu) de retracção; baseando-te talvez nos movimentos que precederam.

Abraço.
Anexos
sr_q.png
sr_q.png (9.6 KiB) Visualizado 675 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por - GOE - » 4/5/2009 12:53

Razão Pura Escreveu:Olá,

Numa invesão de tendência ou correcção, a ultima resistência ultrapassada passa a suporte.

R.P.

Exacto, neste caso seria a linha vermelha

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Razao_Pura » 4/5/2009 12:50

Olá,

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por rsacramento » 4/5/2009 12:47

Quico Escreveu:Duas perguntas:

Fibonacci: diz-te alguma coisa? (Não que eu vá muito à bola com ele...)

E linhas de tendência?

Abraço. ;-)

ok, ok, mas já agora não queres dar a tua opinião cingindo-te ao que referi?

por Quico » 4/5/2009 12:38

Duas perguntas:

Fibonacci: diz-te alguma coisa? (Não que eu vá muito à bola com ele...)

E linhas de tendência?

Abraço. ;-)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

dúvida de AT: onde está o suporte?

por rsacramento » 4/5/2009 12:26

sempre que a acção faz um novo máximo, tracei uma linha vermelha - uma resistência

onde termina a correcção tracei uma linha azul

a minha pergunta é a seguinte: aquando da próxima correcção, qual a linha (cor) que usam para possível suporte (e já agora porquê)?
Anexos
sr.PNG
sr.PNG (4.83 KiB) Visualizado 799 vezes

Quem está ligado: