Carteira JAS*2009 - Mês 03
Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 12
Um dia muito activo com um total de 26 ordens...
JMT
Andei entretido a comprar e a revender com 1 a 4 centimos de diferença desde os 3,403 até aos 3,48.
No final do dia fiquei com umas a mais mas é uma quantidade pouco significativa e o b.p. pouco se alterou.
Quanto ao TW fiz apenas uma venda a 0,47 quando a JMT chegou aos 3,48.
Sendo assim mantenho a posição quase intacta.
SEM
Também fiz compras e vendas na zona 5,85-5,90 mas nesta nem ganhei os centimos.
O b.p aumentou porque acabei por ficar com mais umas.
BPI
O trade já está ganhador em cerca de 8% e os TW's também.
Considerei que não havia motivo para reduzir embora me apetecesse meter ao bolso as mais-valias.
VAA
Aguardamos que a CMVM se pronuncie...
Esperemos que não seja em 2012.
JAS
JMT
Andei entretido a comprar e a revender com 1 a 4 centimos de diferença desde os 3,403 até aos 3,48.
No final do dia fiquei com umas a mais mas é uma quantidade pouco significativa e o b.p. pouco se alterou.
Quanto ao TW fiz apenas uma venda a 0,47 quando a JMT chegou aos 3,48.
Sendo assim mantenho a posição quase intacta.
SEM
Também fiz compras e vendas na zona 5,85-5,90 mas nesta nem ganhei os centimos.
O b.p aumentou porque acabei por ficar com mais umas.
BPI
O trade já está ganhador em cerca de 8% e os TW's também.
Considerei que não havia motivo para reduzir embora me apetecesse meter ao bolso as mais-valias.
VAA
Aguardamos que a CMVM se pronuncie...
Esperemos que não seja em 2012.
JAS
- Anexos
-
- cart 03-12.png (64.39 KiB) Visualizado 2096 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re
Eu já disse que me enganei a fazer as contas e que o qualnhick tinha razão.
Portanto não vale muito a pena continuarem a discutir o meu "infeliz" exemplo.
E também já respondi ao qualnhick com os números reais da JMT que são os que interessam...
Posto isto vou mas é dormir.
Um abraço,
JAS
Portanto não vale muito a pena continuarem a discutir o meu "infeliz" exemplo.
E também já respondi ao qualnhick com os números reais da JMT que são os que interessam...
Posto isto vou mas é dormir.
Um abraço,
JAS
Re:
qualnhick Escreveu:Adrox Escreveu:Esses dados estão incompletos.
Esses dados dependem do crescimento das vendas em Portugal, e do tamanho das vendas de Portugal...
Tu estás a por CRESCIMENTO ZERO para as vendas em Portugal...
Experimenta partir do pressupsot que as vendas eem Portugal subiram 40%...
Cumprimentos.
Eu estou somente a partir do MESMO PRESSUPOSTO que partiu o JAS por forma a refazer as contas que ele fez e demonstrar que a queda do zloty é relevante para os resultados da JM.
Não me estava a apetecer fazer contas, mas já que não percebe, vou mesmo ter de as fazer:
Vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia, vendas em 2007:
Vendas totais da JM = 200
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100
Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim (e aumentar também as vendas em Portugal em 25%):
Vendas totais da JM = 250/ Crescimento = 25%
Vendas em Portugal = 125 / Crescimento = 25%
Vendas na Polonia = 125 / Crescimento = 25%
Vamos agora supor que, com base nos mesmos dados, o zloty cai 10%. Tudo transformado em euros ficava assim:
Vendas totais da JM = 238.6 / Crescimento = 19.3%
Vendas em Portugal = 125 / Crescimento = 25%
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 /
Crescimento = 13.6%
O crescimento diminuia de 25% para 19.3%...
Nada a ver com os numeros que pôs de 12.5% para 6.8%...
Alias por acaso até tem a ver, em ambos os lucros desceram a mesma percentagem 5.7% (12.5%- 6.8%) ou (25% - 19.3%).
A diferença é que 5.7% em 12.5%, representa uma queda de 46% no crescimento dos lucros...
E 5.7% em 25% representa uma queda de apenas em 22% no crescimento dos lucros...
Muito diferente do que disse... (E um pouco diferente também do que o JAS disse, que falou em 22.5% de crescimento com a queda do zloty, quando na verdade são 19.3% de crescimento).
De qualquer forma, 19.3% está mais perto do que o JAS disse (22.5%) do que voce disse, 6.8%...
Cumprimentos.
Re:
qualnhick Escreveu:A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.
Tens toda a razão na maneira de fazer as contas mas agora pensa assim:
- No gráfico que o GOE meteu vês que a queda do zloty foi da ordem dos 50% e que isso se deu, fundamentalmente, no 2º Semestre de 2008.
- Nas contas da JMT vês que as vendas na Polónia "like-to-like" até diminuiram em 2008 mas que foi apenas de 21,1 para 20,2 (Euro Mio) com essa queda de 50% do zloty.
- Portanto imagina quanto teriam crescido "like-for-like" sem essa depreciação do zloty!!!
Isto para não teres que imaginar a quanto equivaleria o crescimento das vendas consolidadas na Polónia que foram de +47,2% em 2008 apesar do zloty...
Convém não esquecer que no último semestre também tiveram que integrar a cadeia PLUS e que a área de venda no final cresceu 40% na Polónia.
Nota que eu insisto apenas num ponto:
- A desvalorização do zloty reduz os aumentos de vendas em Euros mas não é linear que reduza os lucros.
Poderá haver ganhos financeiros substanciais em Euros por receberem a pronto e pagarem 3 meses depois...
Com os fortes aumentos de vendas registados, o zloty é capaz de reduzir a performance de "muito boa" a apenas "boa" mas não conduz a prejuízos que justifiquem a queda de cotação.
A queda da cotação, continuo a insistir, deveu-se muito mais aos resgates dos Fundos do que à queda do zloty.
Um abraço,
JAS
P.S: Se quiseres ver os números da JMT o endereço é:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR22516.pdf
Re:
Adrox Escreveu:Esses dados estão incompletos.
Esses dados dependem do crescimento das vendas em Portugal, e do tamanho das vendas de Portugal...
Cumprimentos.
Eu estou somente a partir do MESMO PRESSUPOSTO que partiu o JAS por forma a refazer as contas que ele fez e demonstrar que a queda do zloty é relevante para os resultados da JM.
- Registado: 19/12/2002 2:50
Re:
qualnhick Escreveu:Adrox Escreveu:Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?
Considera crescimento em Portugal parecido com a Polonia, 25% e volta a fazer as contas...
Cumprimentos.
Pois não, mas estou só a rebater a afirmação do JAS que dizia o seguinte:JAS Escreveu:Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5%
Portanto partindo desse pressuposto o que se verifica é que um crescimento das vendas na Polonia de 25% com uma queda de 10% do zloty dá, na realidade, um pequeno crescimento de 6.8% das vendas.
Esses dados estão incompletos.
Cumprimentos.
Re:
Adrox Escreveu:Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?
Considera crescimento em Portugal parecido com a Polonia, 25% e volta a fazer as contas...
Cumprimentos.
Pois não, mas estou só a rebater a afirmação do JAS que dizia o seguinte:
JAS Escreveu:Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5%
Portanto partindo desse pressuposto o que se verifica é que um crescimento das vendas na Polonia de 25% com uma queda de 10% do zloty dá, na realidade, um pequeno crescimento de 6.8% das vendas.
Re:
qualnhick Escreveu:JAS Escreveu:Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.
A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.JAS Escreveu:Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.
Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5% e pouca importância tem no total pois, se Portugal for +10%, a variação no total passará de +17,5% para +16,25%...
Que raio de contas ... vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia:
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100
Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim:
Vendas totais da JM = 225 / Crescimento = 12.5%
Vendas em Portugal = 100
Vamos agora supor que, com base nos mesmos dados, o zloty cai 10%. Tudo transformado em euros ficava assim:
Vendas totais da JM = 213.6 / Crescimento = 6.8%
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 / Crescimento = 13.6%
Ou seja, uma queda do zloty em 10% passa o crescimento das vendas de 12.5% para 6.8%, praticamente para metade.
Achas isso irrelevante ? Eu acho que é muito relevante.
Já reparaste que, NÃO ESTÁS A CONSIDERAR CRESCIMENTO EM PORTUGAL?
Cumprimentos.

O EUR/PLN subiu em cerca de 7 meses cerca de +53%.
É claramente visível, que esta subida, foi feita num curtíssimo espaço de tempo, e numa tendência ascendente bastante inclinada.
O movimento em causa pode perder momentum a qualquer altura, tal como o Oil no ano passado, se bem se lembram subiu da mesma forma com uma inclinação acentuada e depois foi o que se viu.
Não me parece que as economias de Leste Europeu estejam tão afectadas como se agoira por aí. Até acho que poderão funcionar como refúgio...
[/img]
- Registado: 5/12/2007 16:26
Re:
JAS Escreveu:Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.
A margem % correcto, mas como ninguem vive de %, toda a gente vive é de $ e essa é grandemente afectada em euros com a queda do zloty.
JAS Escreveu:Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.
Se o aumento de vendas em zlotys for +25% a variação em euros será +22,5% e pouca importância tem no total pois, se Portugal for +10%, a variação no total passará de +17,5% para +16,25%...
Que raio de contas ... vamos partir do tal principio que as vendas da JM se repartem 50% em POrtugal e 50% na Polonia:
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 100
Se aumentar as vendas na Polonia 25% e mantendo a estabilidade cambial euro/sloty, ficava assim:
Vendas totais da JM = 225 / Crescimento = 12.5%
Vendas em Portugal = 100
Vendas totais da JM = 213.6 / Crescimento = 6.8%
Vendas em Portugal = 100
Vendas na Polonia = 125 / Em euros = 113.6 / Crescimento = 13.6%
Ou seja, uma queda do zloty em 10% passa o crescimento das vendas de 12.5% para 6.8%, praticamente para metade.
Achas isso irrelevante ? Eu acho que é muito relevante.
Re:
SMALL1969 Escreveu:A JM consolida as contas da Polónia em euros?
Para investir lá agora, com empréstimos em euros ou chf, é bom, mas para demostrar lucros à holding já é mais complicado, ou não?
A JMT consolida tudo em EUROS.
Lá na Polónia deve fazer compras em zlotys e fará certamente vendas em zlotys pelo que a margem pouco será afectada pelo câmbio.
Quando se transforma tudo em EUROS, uma variação do zloty de 10% num valor que representa 50% das vendas totais do grupo pouco pesa na comparação.
Os analistas, que andaram a justificar as quedas com o zloty, era melhor que averiguassem quem foram os Fundos que, pressionados por volumosos resgates, tiveram que se desfazer mesmo dos bons títulos.
Um abraço,
JAS
P.S. - Nos últimos dias o zloty não subiu, a JMT sim porque esgotaram as vendas...
Re: Re
JAS Escreveu:mlra Escreveu:Já repararam que depois de os reultados apresentados ainda não vi analistas a dizer se mantêm o PT da JM, se aumentam ou se diminuem?!
Eles devem estar um bocado baralhados por causa do zloty...
JAS
Boa tarde,
A JM consolida as contas da Polónia em euros?
Para investir lá agora, com empréstimos em euros ou chf, é bom, mas para demostrar lucros à holding já é mais complicado, ou não?
- Registado: 3/2/2009 12:21
Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 11
Hoje tive pouco tempo para a bolsa...
JMT
Apenas uma venda de 7660C a 0,45.
Começo a aproximar-me da situação cómoda em que os TW's cumprem o objectivo de absorver mais rapidamente a perda nas acções.
Quanto à rentabilidade apenas preciso de mais 1 ou 2 dias assim...
JAS
JMT
Apenas uma venda de 7660C a 0,45.
Começo a aproximar-me da situação cómoda em que os TW's cumprem o objectivo de absorver mais rapidamente a perda nas acções.
Quanto à rentabilidade apenas preciso de mais 1 ou 2 dias assim...
JAS
- Anexos
-
- cart 03-11.png (63.49 KiB) Visualizado 2734 vezes
Re
mlra Escreveu:Já repararam que depois de os reultados apresentados ainda não vi analistas a dizer se mantêm o PT da JM, se aumentam ou se diminuem?!
Eles devem estar um bocado baralhados por causa do zloty...
JAS
Re
majomo Escreveu:Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...
Nos TW's não há stops ou pelo menos não é garantido que funcionem.
Nessas ocasiões o MM, (market Maker, o que compra e vende por conta do citi), limita-se a pirar-se...
majomo Escreveu:Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?
Os 3,00 podem ser encarados como KO ou podem ser encarados como stop.
Abaixo de zero não passam.
Já expliquei isto mas explico outra vez:
Se comprares 1000 acções a 3,20, investes 3200 euros, e se a JMT descer a 2,80 ficas a perder 400 euros.
Se colocasses um stop a 3,00 perdias 200 euros.
Se em vez de comprares as 1000 acções, comprasses 2000 TW's (pois a paridade neste caso específico é 1:2) investirias aproximadamente 2000x0,14=280 euros.
Teoricamente valem 0,10 mas há um prémio e um spread o que devia dar 0,14.
Se a JMT for a 3,00 levas KO e perdes os 280 euros.
Se for a 2,80 já levaste KO e não perdes mais.
Sob este prisma os TW's permitem assumires posições idênticas com o menor capital e o KO funciona como stop.
Um abraço,
JAS
Olá Jas.
Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...
Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?
Cumps.
Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...
Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 10
Há dias em que somos forçados a tomar decisões...
JMT
Nos últimos tempos fartei-me de comprar TW's e não havia meio de vender os excedentes de acções...
Por outro lado um dos TW's, o baratinho, estava a 2 dias de atingir o último dia de negociação e, já havia decidido, fechar hoje essa posição.
Comecei por comprar mais 7660C a 0,36 e ainda umas acções a 3,193.
Entretanto a JMT passou toda a manhã sob uma enorme pressão de descargas na zona dos 3,20, o que dificultava a minha estratégia, e optei por fazer umas devoluções entre os 3,207 e os 3,228.
Inesperadamente as vendas acabaram e ela disparou quase de imediato.
Tratei logo de fechar a posição no 7333C a 0,16 o que até foi 0,01 acima do que tinha decidido.
No resto da tarde já não estive na bolsa mas deixei uma ordem de venda que saíu a 3,356.
A posteriori pode dizer-se que vendi o 7333c cedo demais mas convém não esquecer que já havia tratado de o substituir pelo 7660C.
E é bom lembrar que esse TW esteve a 0,01 do KO...
SEM
Um dia vendo, outro dia compro, não deve haver quem entenda...
Hoje comprei a 5,86.
BPI
Finalmente o pardalito levantou vôo.
Vamos ver se amanhã não há aterragem de emergência.
VAA
Continuo sem saber nada da OPA...
E continuo a ver a Visabeira a comprar sem que o mercado seja informado sobre "a quanto comprou" e sobre" que tipo de acções comprou".
É o que se chama um mercado transparente, não é?
JAS
JMT
Nos últimos tempos fartei-me de comprar TW's e não havia meio de vender os excedentes de acções...
Por outro lado um dos TW's, o baratinho, estava a 2 dias de atingir o último dia de negociação e, já havia decidido, fechar hoje essa posição.
Comecei por comprar mais 7660C a 0,36 e ainda umas acções a 3,193.
Entretanto a JMT passou toda a manhã sob uma enorme pressão de descargas na zona dos 3,20, o que dificultava a minha estratégia, e optei por fazer umas devoluções entre os 3,207 e os 3,228.
Inesperadamente as vendas acabaram e ela disparou quase de imediato.
Tratei logo de fechar a posição no 7333C a 0,16 o que até foi 0,01 acima do que tinha decidido.
No resto da tarde já não estive na bolsa mas deixei uma ordem de venda que saíu a 3,356.
A posteriori pode dizer-se que vendi o 7333c cedo demais mas convém não esquecer que já havia tratado de o substituir pelo 7660C.
E é bom lembrar que esse TW esteve a 0,01 do KO...
SEM
Um dia vendo, outro dia compro, não deve haver quem entenda...
Hoje comprei a 5,86.
BPI
Finalmente o pardalito levantou vôo.
Vamos ver se amanhã não há aterragem de emergência.
VAA
Continuo sem saber nada da OPA...
E continuo a ver a Visabeira a comprar sem que o mercado seja informado sobre "a quanto comprou" e sobre" que tipo de acções comprou".
É o que se chama um mercado transparente, não é?
JAS
- Anexos
-
- cart 03-10.png (64.4 KiB) Visualizado 2210 vezes
mlra Escreveu:Boas.
Isto não está nada fácil para a JM a força vendedora é muito forte quando entra na zona dos 3.20-3.25. Não vejo jeito de irmos novamente aos 3.75/4.00 tão cedo.
Cumps
Calma... Essa pressa em valorizar 0.75€/acção (23%) de um dia para o outro não será pedir demais?
As quedas são mais rápidas que as subidas... Sempre foram, ou estou errado?
Ela chega lá... Mantendo-se os pressupostos que te fizeram entrar, deixa-te estar! Pelo menos, é assim que estou na JMT @ 3.481...
Abraço
Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 09
A sessão começou promissora mas acabou tudo em águas de bacalhau...
JMT
Tinha uma venda a 3,248, para acerto de quantidades, mas só me levaram meia dúzia pelo que fiquei na mesma.
A pressão vendedora na zona dos 3,20 manteve-se.
SEM
Comecei por comprar algumas a 5,81 mas depois vendi maior quantidade a 5,865.
Esperava que subisse com os dividendos da PTI e isso não sucedeu.
Continua muito parada...
JAS
JMT
Tinha uma venda a 3,248, para acerto de quantidades, mas só me levaram meia dúzia pelo que fiquei na mesma.
A pressão vendedora na zona dos 3,20 manteve-se.
SEM
Comecei por comprar algumas a 5,81 mas depois vendi maior quantidade a 5,865.
Esperava que subisse com os dividendos da PTI e isso não sucedeu.
Continua muito parada...
JAS
- Anexos
-
- cart 03-09.png (63.9 KiB) Visualizado 2975 vezes
Apreciei bastante esta análise e tal como o Borja refere este é um dos titulos com maior estabilidade da nossa praça.
Estou bastante confiante num pequeno rebound, até pelo comportamento da ultima sessão em que a pressão vendedora diluiu o seu efeito nos 3,20.
Estou bastante confiante num pequeno rebound, até pelo comportamento da ultima sessão em que a pressão vendedora diluiu o seu efeito nos 3,20.
- Anexos
-
- J.MARTINS,SGPS.png (22.78 KiB) Visualizado 3192 vezes
uu
Esta analise do borga é muito contraprudente...entao o amigo gostaria que a Jm entrasse em dificuldades para ai sim investir no titulo.
Será um investimento fantastico investir numa acçao em dificuldades??
Diga lá..quero comprar mais barato
, como a analise que fez ao Bcp a 0.18 centimos
acredito que eu nao entro
em dificuldades nao compro nada.
abraço
Será um investimento fantastico investir numa acçao em dificuldades??
Diga lá..quero comprar mais barato

acredito que eu nao entro

abraço
-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
- Registado: 13/12/2007 10:15
Re
Adrox Escreveu:JAS onde tem rentab. total de 2008, não será 2009?
Foi preciso chegarmos a Março para alguém reparar nisso...
2ª feira faço a correcção.
Um abraço,
JAS
------------------
Crómio, se não fosse a desvalorização do zloty as vendas da Biedronka cresciam a 3 dígitos.
Mas olha que 2 dígitos, EM EUROS, já é muito bom.
Um abraço,
JAS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], m-m, malakas, MPAM, PMP69, Shimazaki_2, vaskom1973, Zorza e 136 visitantes